Buscar

Avaliação de Psicologia Social I

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0162_AV2_201202284205 » PSICOLOGIA SOCIAL I
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201202284205 - ANGELA PEREIRA
	Professor:
	NEIDI DE OLIVEIRA NYARADI
ANA CRISTINA RODRIGUES VALE
	Turma: 9012/H
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 19/11/2014 15:24:16
	
	 1a Questão (Ref.: 201202485413)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Segundo Aronson (2002) o preconceito pode ser entendido como uma atitude. ¿Especificamente, preconceito é definido como uma atitude negativa ou hostil contra pessoas de um grupo identificável, baseada exclusivamente na sua condição de membro do grupo. Por exemplo, quando dizemos que uma pessoa tem preconceito contra os negros queremos dizer que ela está preparada para comportar-se fria ou hostilmente na relação aos negros e que ela acha que todos os negros são mais ou menos a mesma coisa. Assim, as características que esse individuo atribui aos negros são negativas e fanaticamente aplicadas ao grupo como um todo ¿ os traços ou o comportamento do indivíduo alvo do preconceito não são percebidos ou são desconsiderados¿ (Aronson, 2002, p. 294). Ofereça exemplos do impacto que o preconceito pode trazer para as pessoas e para a sociedade.
		
	
Resposta: O preconceito pode trazer consideráveis problemas tanto socialmente como psicologicamente, por exemplo, a interação social - Criam esteriótipos que implica para que se tenham um relacionamento positivo, constragimento e uma inferioridade para quem o sofre.
	
Gabarito: O preconceito deve ser considerado como perigoso. Ele pode levar ao ódio extremo e até o genocídio. Em casos menos radicais, o preconceito traz como consequência quase inevitável a redução da autoestima dos indivíduos alvo. As pessoas que pertencem a grupos sujeitos ao preconceito são vítimas, desde muito cedo, de ataques mais ou menos francos a sua autoestima.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202485486)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando estamos em um ambiente com ar condicionado podemos sentir frio, mas a interpretação do frio é subjetiva, uma vez que cada pessoa tem uma experiência diferente com o frio. A isso denomina-se:
		
	
	Exultação
	
	Denominação
	
	Fascinação
	
	Exploração
	 
	Percepção
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202485520)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Maria tem 30 anos e gosta de ser o centro das atenções e acredita que tudo o que as pessoas falam ou fazem, de alguma forma, está relacionado a ela. Algumas pessoas acham isso engraçado, outras pensam que Maria é egoísta. A respeito do egocentrismo, é correto afirmar que:
		
	
	Não é uma característica de adultos.
	
	É uma característica comum em crianças até 7 anos de idade.
	
	Não é uma característica presente nos seres humanos.
	 
	É uma característica presente em maior ou menor extensão, em todos nós.
	
	É uma característica comum somente em crianças pequenas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202423871)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São possíveis objetos de estudo em Psicologia Social, EXCETO:
		
	
	A atribuição de causalidade.
	
	A cooperação entre as pessoas.
	 
	O pensamento das pessoas independente do que pensam os outros.
	
	A competição entre as pessoas.
	
	O comportamento grupal.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202550603)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ser humano se desenvolve na relação que estabelece com os demais sujeitos. É através dessas relações que ele adquire a linguagem e a cultura. O homem é um ser social e, ao longo de sua vida, participa de diferentes grupos sociais. As relações em grupo possuem diversos fenômenos que podem ser estudados, um deles é a vadiagem social. Acerca desse fenômeno podemos afirmar
		
	 
	É o fenômeno onde o sujeito realiza menos esforço na execução de tarefas quando está em grupo do que quando está sozinho.
	
	É um fenômeno que ocorre nas relações grupais onde um membro, líder do grupo, influencia outros a não cumprir às regras.
	
	Ocorre nos grupos constituídos por sujeitos que depredam bens públicos.
	
	Ocorre quando a tarefa é realizada em grupo e refere-se à dispersão dos membros e não a execução da tarefa grupal.
	
	Ocorre nos grupos constituídos por adolescentes que não freqüentam a escola.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202426157)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma consequência direta do processo de tomada de conhecimento do ambiente social que nos circunda é a formação de atitudes que irão orientar o nosso próprio comportamento. Estas podem ser descritas como:
		
	
	Uma estrutura cognitiva que auxilia no processamento das informações que são captadas do meio ambiente determinando a seletividade de atenção do sujeito.
	
	Uma característica emocional do indivíduo que é diretamente ligada a suas características de personalidade.
	
	Uma característica pessoal derivada dos processos de funcionamento inconscientes do indivíduo e que estão fora de sua compreensão imediata embora influenciem seu comportamento.
	
	Uma característica comportamental do indivíduo que foi modelada dentro de seu processo de socialização primária e secundária.
	 
	Uma organização duradoura de crenças e cognições em geral, dotada de carga afetiva pró ou contra um objeto social definido, que predispõe a pessoa a uma ação coerente com as cognições e afetos relativos a esse objeto.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202498000)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Se você a uma empresa e os novos funcionários dizem que os diretores de marketing são antipáticos, e você questiona por que, mas todos não sabem te responder, só afirmam que sempre foi assim e isto acaba restringindo sua relação com os diretores, devido ao medo que se cria, pode-se dizer que esta é uma causa social do preconceito do tipo:
		
	
	Competição
	 
	Conformidade
	
	Categorização Social
	
	Aprendizagem Social
	
	Clima organizacional
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202499124)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Complete frase com o conceito correto. A ______________ refere-se a processos cognitivos por meio dos quais as pessoas compreendem e explicam as outras pessoas e a si mesmas.
		
	
	Facilitação social
	 
	Cognição
	
	Indolência social
	 
	Teoria Social
	
	Desindividuação
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202426093)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os seres humanos parecem motivados não apenas a se perceberem de modo que exaltem a si mesmos, mas também a se apresentarem aos outros de forma desejosa. De que maneira essa estratégia de administração da imagem pode levar à falsa modéstia?
		
	
Resposta: Os seres humanos sempre são motivados quando estão na presença de outro.Tem a capacidade de mudar o seu comportamento só por influencia dos outros.Quando temos algum comportamento por influencia social, não estamos sendo verdadeiros conosco e nem com o outro,a partir dá criamos uma imagem falsa somente para agradar ou até mesmo ser aceito em determinado grupo.
	
Gabarito: As pessoas às vezes apresentam um eu diferente do que sentem. Um claro exemplo disso é a falsa modéstia, situação na qual uma pessoa se deprecia com críticas que muitas vezes podem ser sutilmente personalistas a fim de arrancar afagos tranquilizadores.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202884814)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O segundo paradigma, chamado de lei positiva, é marcado como uma reação ao paradigma da lei natural, ou seja, há uma rejeição ideológica e epistemológica do apelo a uma ordem natural como referencial ético. De acordo com a afirmativa acima analise as alternativas abaixo e responda:
I - O paradigma da lei positiva se fundamenta no relativismo cultural refutando as leis ditas naturais, universais e transculturais.
II - Este paradigma representa uma manifestação ideológica contra a história de abuso dos poderes religiosose civis que apelaram pela prevalência de leis naturais usadas para reprimir minorias que se opunham a determinados regimes.
III - Este paradigma também retrata uma fonte possível para a ética diferente dos costumes ou instituições de determinados povos ou nações.
		
	
	Apenas a alternativa I está correta
	
	Apenas a alternativa III está correta
	
	As alternativas I, II e III estão corretas
	 
	As alternativas I e II estão corretas
	
	As alternativas II e III estão corretas

Continue navegando