Buscar

avaliação Dicursiva alfabetização e letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alfabetização e Letramento
A função de aluno e professor durante o processo de revisão do texto produzido. A conceituação de texto não se restringe ao ato de palavras escritas, pois texto é tudo aquilo que é possível ser compreendido pelo interlocutor (ouvinte/leitor) podendo ser oral ou escrito.
O ciclo de produção de texto consiste em ler, escrever e reescrever. Ao escrever a criança vai se aproximar das formas estruturadas e correções da linguagem escrita, capazes de torna-lo um ser ativo e comunicativo na sociedade. E é com essa necessidade de se comunicar que o aluno começa a utilizar os sinais gráficos de formas correta, assim como a acentuação das palavras e a grafia correta das palavras, para não correr o risco de que seu leitor não entenda o que está escrito.
	A revisão textual contribui para que o aluno perceba a estrutura do seu texto e considere aspectos relativos ao nível de informatividade do mesmo como a ortografia, a caligrafia, a concordância, a pontuação e os demais aspecto formais do texto.
	Durante a primeira versão do texto, o aluno tem sua atividade reflexiva centrada em aspectos como o que dizer, como dizer, que palavras usar, etc. Já no momento da revisão do texto, o aluno tem a possibilidade de perceber como dizer mais, dizer de outra maneira, analisar o que foi escrito, fazer correções, como a concordância, ortografia e caligrafia para que o leitor compreenda melhor o que foi escrito. Já para o professor, não é fácil o processor de revisão do texto, tendo em vista o número de turmas e a carga horária. No entanto, ele não afasta de sua visão de produtor de texto (ao corrigir e indicar as modificações aos seus alunos) pois mesmo diante da realidade da falta de tempo, cada um dos discentes estão à espera de uma palavra “nova” ou “sugestão” para o início ou continuidade das produções como articulação crítica do conhecimento em decorrência do ensino e aprendizagem promovida pela escola.
B)
Ensinar alguém a ler e escrever é uma experiência extremamente gratificante:
Ensinar o alfabeto.
Aprender a reconhecer as letras do alfabeto é o primeiro passo para aprender a ler. Ao iniciar com as letras do próprio nome, o aprendizado se torna pessoal e importante.
Ensinar os sons.
Após estar familiarizado com o alfabeto, ensine os sons de cada letra, criando uma consciência fonológica.
Ensinar palavras curtas de uma silaba e conforme o aprendizado, aumente o número de sílabas da palavra.
Ensine palavras usuais - palavras que não seguem as regras normais de ortografia, portanto, devem ser memorizadas, a fim de serem reconhecidas imediatamente ao se deparar com elas em um texto. Para ensinar palavras usuais, deve-se sempre associá-las a uma ilustração. Repetição é a palavra-chave aqui.
Construa de vocabulário - é um componente essencial para se ensinar a ler, listar as palavras apreendidas e compreendidas e dependendo da quantidade, maior a quantidade de texto que conseguira ler. Nos textos, peço para sublinhar as palavras desconhecidas.
Construa fluência- habilidade de ler rapidamente e com precisão, através leitura repetida
Testar a compreensão da leitura- observar a decodificação das palavras e a associação com seus significados.
Leitura em voz alta para que o aluno entenda que a leitura é algo divertido e que compreenda o processo de entonação e pontuação. Deve–se fazer uso de materiais interessantes e relevantes à vida do aluno. O aluno deve ser motivado e elogiado por qualquer esforço. Com paciência e motivação, rapidamente o aluno estará lendo, escrevendo e compreendendo tudo aquilo que lê e escreve.

Outros materiais