Buscar

TDE BIOPILHAS

Prévia do material em texto

FACULDADE PIAGET
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
ANDREY FERNANDES DE ALMEIDA 
ALAN CLEVER DE CARVALHO OLIVEIRA
HUMBERTO LINS JUNIOR
LUCAS MIRANDA DA SILVA DE OLIVEIRA
TÉCNICA DE REMEDIAÇÃO
BIOPILHAS
Suzano – SP
2018
FACULDADE PIAGET
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
ANDREY FERNANDES 0213-13-2
ALAN CLEVER 0631-14-1
LUCAS MIRANDA 0696-14-1
HUMBERTO LINS 0193-13-2
TÉCNICA DE REMEDIAÇÃO
BIOPILHAS
Trabalho de Conclusão de Curso de graduação, apresentado à disciplina Remediação Ambiental, do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget da cidade de Suzano, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel.
Prof.ª Augusto Hashimoto
Suzano- SP
2018
OBJETIVO
A presente pesquisa tem como objetivo caracterizar e detalhar as características, funcionamento e aplicações da técnica de biopilhas, utilizada na descontaminação e remoção de contaminantes do solo e aguas subterrâneas.  
DESCRIÇÃO DA TÉCNICA E DETALHAMENTO DE SEU FUNCIONAMENTO
 O processo de biopilhas, trata-se de uma tecnologia vem sendo adotada como grande sucesso por ser uma alternativa menos gravosa e mais efetiva que as técnicas convencionais para reduzir a poluição subterrânea gerada por contaminantes orgânicos, um problema que está em crescimento em todo o mundo.
 A tecnologia de Biopilhas envolve a construção de células ou pilhas de solo contaminado de forma a estimular a atividade microbiana aeróbica dentro da pilha através de uma aeração muito eficiente. A atividade microbiana pode ser aumentada pela adição de umidade e nutrientes como nitrogênio e fósforo. As bactérias degradam os hidrocarbonetos adsorvidos nas partículas de solo, reduzindo assim suas concentrações. 
 Normalmente, as Biopilhas são construídas sobre uma base impermeável para reduzir o potencial de migração dos lixiviados para o ambiente subsuperficial. Uma malha de dutos perfurados instalados na base da pilha e conectados a um compressor garante a perfeita aeração do conjunto. Em alguns casos, constrói-se um sistema de coleta para o lixiviado, principalmente quando do uso de sistema de adição de umidade. As pilhas são, geralmente, recobertas por plástico para evitar a liberação de contaminantes para a atmosfera, bem como para protegê-la das intempéries.
PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA TÉCNICA
Pontos negativos:
A textura do solo afeta diretamente a permeabilidade, a quantidade de água presente e a densidade do solo. Solos constituídos por partículas muito pequenas, como os solos argilosos, são menos permeáveis que aqueles constituídos por grãos maiores, como os solos arenosos. Quanto menor a permeabilidade, mais difícil a aeração e maior a retenção de água. Baixa permeabilidade está normalmente associada a solos que tendem a formar torrões, que dificultam a perfeita distribuição de umidade, ar e nutrientes. 
Nessa situação, é necessário que se revolva muito bem a terra através do processo de aragem. Está presente no solo uma grande quantidade de microorganismos – bactérias, fungos, algas, protozoários etc. As bactérias representam o grupo mais numeroso e bioquimicamente ativo. Elas precisam de uma fonte de carbono para o crescimento celular, uma fonte de energia, além de nitrogênio e fósforo, para a manutenção das funções metabólicas necessárias ao crescimento. Embora a quantidade de microorganismos presentes no solo seja suficiente para a biorremediação, recentes aplicações incluem a adição de esterco animal. 
As Biopilhas operam muito bem em temperaturas acima de 10ºC. Todavia, a atividade microbiana dobra a cada 10ºC de incremento até o limite de 45ºC. Para o clima brasileiro esta é uma grande vantagem. Na Europa e EUA, no inverno, é necessária a injeção de ar quente para a manutenção da atividade da pilha. À 0ºC cessa-se a atividade bacteriana, cessando também a biorremediação. Concentrações muito altas de petróleo, seus derivados e de metais pesados apresentam efeitos tóxicos aos microorganismos, inibindo o crescimento e a reprodução das bactérias.
 CONTAMINANTES APLICADOS E EFICIÊNCIAS RELACIONADAS
A biopilha já provou ser eficiente na diminuição da concentração de praticamente todos os constituintes presentes em produtos de petróleo, para solos arenosos. Os produtos de petróleo mais leves (mais voláteis), como a gasolina, tendem a ser removidos por evaporação durante o processo de aeração e, em menor extensão, pela degradação microbiana. Os produtos médios (ex: óleo diesel e querosene) contém menor quantidade de constituintes leves que a gasolina. Neste caso, o processo de biodegradação é mais importante que o de evaporação. Nos produtos de petróleo pesados (ex.: óleos combustíveis e lubrificantes) o mecanismo dominante de 47 desaparecimento destes produtos é a biodegradação. Contudo, compostos de petróleo com altas massas molares normalmente requerem um maior tempo de degradação do que os constituintes de produtos médios. Compostos voláteis e semivoláteis halogenados, além de pesticidas, também podem ser tratados, mas a eficiência do processo variará e poderá ser aplicado a somente alguns compostos presentes nessas classes de contaminantes.
 APLICAÇÕES E CUSTOS
 Esta estimativa de custo não inclui os custos para as etapas adicionais de tratamento que podem ser necessárias ao empregar a tecnologia de precipitação / coagulação / floculação, como o desaguamento de lodo e o descarte.  Para fins orçamentários, o descarte de lodo pode ser estimado para aumentar os custos operacionais em aproximadamente US $ 0,50 por mil galões de água subterrânea tratada.  As principais informações sobre o custo do motorista e análise de custos foram desenvolvidas usando a versão 2006 do software RACER (Remedial Action Cost Engineering and Requirements).
Os principais drivers de Custo Nenhuma análise de sensibilidade é possível, pois somente a variável é a taxa de fluxo influente.
Análise de Custo a tabela a seguir representa os custos estimados (por unidade de medida comum) para aplicar a tecnologia de precipitação / coagulação / floculação em locais de tamanho e complexidade variados. Uma tabela de cálculo de custos mais detalhada, que inclui características específicas do local e elementos de custo significativos que contribuíram para os custos finais, pode ser visualizada clicando no link abaixo.
 APRESENTAÇÃO DE ESTUDO DE CASO DETALHADO
A tecnologia pode ser usada para remediar a água subterrânea contendo metais pesados, incluindo seus isótopos radioativos. A precipitação é usada principalmente para converter metais dissolvidos em partículas que podem ser removidas por coagulação e filtração.
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TACHIZAWA, Takeshy; FERREIRA, Victor Cláudio Paradela; FORTUNA, Antônio Alfredo Mello; Gestão com pessoas: Uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 5 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. 315 p.
DUBRIN, Andrew J. Princípios de Administração. Rio de aneiro: ed. LTC, 1998. 151p
HAMMER, Michael. CHAMPY, James. Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes da concorrência e das grandes mudanças gerenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
FRANÇA, Ana Cristina Limongi-et al. As Pessoas na Organização. 1 ed. São Paulo: Gente, 2002. 306p.

Continue navegando

Outros materiais