Buscar

AVALIACAO PARCIAL DE FISIOTERAPIA EM DOR

Prévia do material em texto

AVALIACAO PARCIAL DE FISIOTERAPIA EM DOR
	A resistência à dor expressa à amplitude de uma estimulação dolorosa à qual o indivíduo pode aceitavelmente resistir.
POR QUÊ
A resistência à dor pode ser modificada por traços culturais e emocionais, e ao sistema límbico cabe à modulação da resposta comportamental à dor.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	 
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	 A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	 As duas afirmações são falsas.
	
	 A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201505516728)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A dor é uma sensação em uma ou mais partes do organismo e sempre desagradável. Portanto representa uma experiência emocional.
POR QUÊ
A dor é sempre subjetiva.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	 A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	 As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	 As duas afirmações são falsas.
	
	 A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502712569)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O exame neurológico deve atribuir atenção especial para a pesquisa de sinais de alterações sensitivas, motoras e neurovegetativa que sugerirem dor neuropática. O exame da sensibilidade pode evidenciar anormalidades, como alodínia, analgesia, anestesia, anestesia dolorosa, causalgia, hiperalgesia, hiperestesia, hiperpatia e sinal de Tinel. Em dor neuropática (ou nociceptiva) é comum verificar os seguintes sinais e sintomas:
		
	
	hipoestesia, hiperpatia e parestesia;
	 
	alodínia, hiperalgesia e hiperestesia;
	
	alodínia, anestesia e hiperestesia;
	
	anestesis, analgesia e hiperestesia.
	
	anestesia, analgesia e hiperalgesia,
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502765143)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Embora com terminologia criticada por alguns autores, a dor fisiológica é aquela que induz respostas protetoras, com intuito de interromper a exposição ao estímulo nocivo, como:
		
	
	as dores somáticas.
	 
	o reflexo de retirada (ou reação de fuga),
	
	as dores crônicas
	
	os reflexos de endireitamento
	
	os reflexos primitivos d) os reflexos de endireitamento e) as dores somáticas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502825101)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmações abaixo, sobre a dor crônica: I. As formas de sentir e de expressar a dor são conduzidas por indicadores culturais e a própria dor, como fato humano, constitui-se a partir dos significados conferidos pela coletividade, que confirma as formas de manifestação dos sentimentos. II. A dor se insere num universo de referências simbólicas, configurando um fato cultural. III. No enfrentamento da dor crônica, são reconhecidas possibilidades que emergem menos da rigidez da técnica e mais da vitalidade da prática de sujeitos, terapeutas e doentes, no exercício do cuidado da saúde. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I e II, somente.
	 
	I, II e III estão corretas.
	
	Somente a I.
	
	Somente a II.
	
	I e III, somente.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201505526460)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A dor é um sentimento angustiante, muitas vezes causado por estímulos intensos ou prejudiciais, por ser  é um fenômeno complexo e subjetivo, definir a dor tem sido um desafio. A definição da Associação Internacional para o Estudo da Dor é amplamente utilizada: "A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada ao dano tecidual real ou potencial, ou descrita em termos de tais danos", logo temos alguns conceitos como dor visceral, assinale a afirmativa correta para dor visceral.
		
	
	Age como mecanismo protetor, para incitar o indivíduo a se afastar de uma possível fonte de lesão, evitar movimentos ou contato com estímulos externos durante a fase de reparação de uma injúria.
	 
	Proveniente de estiramento, distensão ou inflamação de vísceras, descrita como profunda, espasmódica contínua ou corrosiva, sem localização exata.
	
	Resposta exagerada, muito além de sua utilidade protetora. A dor patológica é resultado de um processo inflamatório crônico, como artrite e câncer, ou de lesão aguda, como traumatismo e cirurgia. Tem um efeito protetor menos claro ao indivíduo e, sempre que possível, deve ser tratada.
	
	Ausência de dor em presença de um estímulo que normalmente seria doloroso.
	
	Originada de lesões em ossos, articulações, músculos e pele. Descrita em humanos como localizada, constante, lancinante, contínua e pulsante.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201503188555)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O limiar de dor fisiológico pode ser definido como:
		
	 
	o ponto ou momento em que um dado estímulo é reconhecido como doloroso.
	
	o ponto em que o estímulo alcança tal intensidade que não mais pode ser aceitavelmente tolerado.
	
	redução ou perda da sensibilidade e motricidade no território inervado.
	
	uma resposta fisiológica normal, predita que decorre de um estímulo mecânico, térmico ou químico, com períodos de exacerbação.
	
	uma síndrome dolorosa com alta incidência.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201502712559)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na anamnese de um idoso deve indagar-se a presença de dor e procurar caracterizá-la o melhor possível, considerando-se seu início, duração, caráter (qualidade, intensidade), periodicidade, localização, irradiação, fatores desencadeantes, fatores de piora ou de melhora. A avaliação adequada evita que se atribua caráter de dor aguda a quadros dolorosos crônicos e vice-versa. Leia as afirmativas abaixo:
I. Nos idosos, freqüentemente a dor crônica é intermitente.
II. Alterações súbitas podem refletir nova condição dolorosa ou exacerbação da doença, em idosos.
III. Certas atividades, posições, mudanças de tempo, hora do dia, humor ou tipo de pensamento, são comumente associados com variações na dor.
IV. O paciente, muitas vezes, expressa dor como desconforto, peso ou aperto e essas informações não devem ser relevantes.
São corretas:
		
	 
	I, II e III
	
	I, III e IV
	
	Somente a III.
	
	I, II e IV.
	
	I e III
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201502764196)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	 "A estratégia do trabalho em equipe interdisciplinar em clínicas de dor, implantadas nos últimos 25 anos representa uma nova leitura acerca das práticas, valores, atitudes e conhecimentos de todos os indivíduos envolvidos nessas propostas sociais, ampliando as ações a serem realizadas pelos profissionais da saúde e aumentando os limites e as possibilidades de atuação, exigindo novas habilidades e qualificações.¿
Nesse sentido, a finalidade do trabalho em equipes multiprofissionais na área da saúde é
 
		
	
	garantir uma base comum de conhecimento, valores e práticas que permitam o efetivo trabalho dessas equipes nas unidades básicas de saúde e sua gestão com base no ato médico.
	
	proporcionar uma reorientação nas diretrizes curriculares dos cursos da grande área da saúde, com a articulação de saberes e práticas durante a formação acadêmica dos estudantes, buscando desenvolver habilidades voltadas ao atendimento preventivo de populações em condições de risco.
	
	dar condições para que, no curto prazo, o Ministério da Saúde e o Sistema Único de Saúde possam reduzir os gastos com o sistema hospitalar, deslocando o foco da visão tradicional da medicina curativa para as intervenções de formação e prevenção de doenças.
	
	diversificar as especialidades médicas e paramédicas que têm crescido emdiferentes graus de complexidade tecnológica a partir da década de 1990, o que tem possibilitado acompanhar a demanda populacional por tratamento e informações de qualidade.
	 
	proporcionar o enfrentamento e a resolução de problemas identificados pela articulação de saberes e práticas com diferentes graus de complexidade, integrando distintos campos do conhecimento e desenvolvendo habilidades e mudanças de atitudes nos profissionais envolvidos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201502797271)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na clínica de dor, a movimentação dos doentes entre as terapêuticas não é uma decisão puramente médica, apesar de a figura médica ser a responsável por definir vários encaminhamentos.  
PORQUE
Do ponto de vista do paciente, entrar no espaço da clínica da dor é mais do que se deslocar no espaço físico, significa estar aberto a experimentar em si os efeitos dos múltiplos tratamentos e olhares, aprendendo sobre si próprio através delas.
		
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são falsas.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando