Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO 19 MEDIAÇÃO DE CONFLITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: CCJ0057 - MEDIAÇÃO DE CONFLITOS 
	
�
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Marque a afirmativa incorreta: O mediador , em uma mediação, deve se comportar __________________________em relação às partes
	
	 
	como um colaborador
	
	como um facilitador
	
	como um restaurador
	 
	como um árbitro
	
	como um intermediador
	
Explicação:
O enunciado pede a única alternativa incorreta. O mediador não pode ser um árbitro. Este chega a uma decisão final para a composição de um conflito. Na mediação, quem construirá a decisão final serão as partes. 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Você certamente já adquiriu diversos conceitos acerca da mediação. Entretanto, sob a ótica, adotada pelo pesquisador Ildemar Egger (Justiça Privada: formas alternativas de resolução de conflitos. Brasília: Revista JUSTILEX, ano I, nº 12, Dez/2002, p.60), podemos afirmar:
	
	 
	Na mediação, através do diálogo, o mediador auxilia os participantes a descobrirem os verdadeiros conflitos, seus reais interesses e a trabalhar cooperativamente na busca das melhores soluções.
	
	Segundo Egger, as soluções surgem espontaneamente, reconhecendo-se que a melhor sentença é a vontade do Estado-juiz ou das partes.
	
	A mediação consegue sempre restaurar a harmonia e a paz entre as partes envolvidas, pois o mediador trabalha especialmente nas interrelações.
	
	A solução obtida na Mediação culminará num acordo voluntário dos participantes ou num consenso pré-determinado pelos mediadores.
	
	Para Egger, apresentando um entendimento moderno de mediação, é importante que o mediador apresente soluções e obrigue as partes a celebrar um acordo de paz.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a resposta correta:
Para Warat, advogado , professor universitário argentino e expoente na mediação de conflitos, um recurso alternativo ao Judiciário, como a mediação
	
	 
	não deve ser realizado em Varas de Família, porque nesses locais os conflitos encontrados são de ordem emocional
	
	deve ter como objetivo o acordo a partir das soluções propostas pelo mediador a cada um dos participantes da mediação
	 
	não deve ser concebido com as crenças e os pressupostos do pensamento dos juristas
	
	não deve estabelecer um trabalho com a comunicação entre as partes , porque essa situação demoraria mais do que o trâmite do processo no Judiciário
	
	deve ser estabelecido através de leis e resoluções que deverão ser cumpridas por todos os envolvidos no conflito
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Considerando o conceito da pré mediação, qual das opções abaixo está errada ?
	
	 
	Neste momento, será analisada a forma de representação em juízo.
	
	Neste momento será definido o lugar e o idioma da Mediação.
	 
	Neste momento as regras de procedimento são informadas as partes, com a ressalva de que não poderão ser redefinidas nem rediscutidas.
	
	Neste momento as partes tomam ciência do que consiste a mediação e podem escolher se querem que o conflito venha a ser resolvido desta forma.
	
	Neste momento serão analisados os custos e formas de pagamento da Mediação.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Marque a melhor resposta: Em uma briga entre vizinhos foi sugerida a participação em uma mediação. As pessoas foram encaminhadas para uma Câmara de Mediação , onde foram esclarecidas sobre o procedimento a ser realizado. Ao saírem do estabelecimento , uma delas comentou com um amigo que o acompanhava: ¿A próxima mediação ocorrerá em uma semana . O mediador disse que nos trará uma solução para o caso¿. Este comentário
	
	 
	Não procede porque o procedimento realizado não foi uma mediação , no entanto se fosse , o mediador poderia dar a solução para o conflito
	
	Procede este comentário porque na mediação realizada os conflitos ficaram claros e o mediador apenas deverá trazer a solução
	 
	Não procede porque não foi realizada uma mediação e sim a pré-mediação, além disso, o mediador não dá solução para os conflitos
	
	Procede porque na pré-mediação ,o mediador ,ao escutar as partes, já pode ir compreendendo o conflito e preparando a sua solução
	
	Não procede porque o procedimento realizado foi uma pré-mediação apesar do mediador já ter colhido informações suficientes para a sua solução
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A mediação é um processo conversacional em que um terceiro qualificado ajuda pessoas em conflito a restabelecerem o diálogo, favorecendo que elas próprias sejam autoras de soluções mutuamente satisfatórias. A mediação contribuirá para que as partes entendam que não necessitam ser adversárias, buscando soluções conjuntas aos problemas que se apresentam. Diante do exposto marque a alternativa incorreta no que tange a mediação de conflitos, especificamente o mediador:
	
	 
	O mediador na sessão de mediação judicial familiar define: O que se conversa, com quem se conversa, como se conversa e para que se conversa.
	
	O mediador tem a incumbência da pacificação das partes, não pode acumular tarefas, se for necessária à orientação por outros profissionais, estes devem ser chamados, não é papel do facilitador fazer essa orientação, por isto que é fundamental a presença do advogado na sessão de mediação, embora não seja obrigatória.
 
	
	O mediador tem o papel de facilitador, ele esclarece o procedimento que será realizado, para ter certeza de que serão respeitados os interesses dos envolvidos, a voluntariedade, frisar ausência de obrigação de resultado, prometer o maior empenho, mas não pode prometer o resultado (obrigação de meio).
 
	 
	O objetivo principal do Mediador Judicial é: construir um contexto de credibilidade pessoal, para decidir a questão.
 
 
	
	O mediador tem o papel fundamental de conseguir sensibilizar as partes, através da comunicação produtiva.
	
Explicação:
O principal foco está na relação e na busca da transformação dessa relação, enfatizando o empoderamento das pessoas para que tenham condições de decidirem seus caminhos, assumindo responsabilidades em relação à suas escolhas. A resolução do conflito por esse modelo se dará a partir da transformação da relação entre as partes.
Logo a alternativa A é incorreta e as demais corretas.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em relação à conciliação e à mediação,
	
	 
	 
os conciliadores e mediadores judiciais devidamente registrados no cadastro do Tribunal de Justiça, se advogados, não terão qualquer restrição ou impedimento para o exercício de suas atividades, uma vez que as atividades de solução consensual dos conflitos caracterizam múnus público e de interesse social.
	
	o conciliador atuará somente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, podendo sugerir soluções para o litígio, mas não impor a conciliação.
	
	em razão do dever de sigilo inerente às suas funções, o conciliador e o mediador não poderão divulgar os fatos ou elementos oriundos da conciliação ou da mediação, mas deverão depor se notados pelo juiz, pelo dever de colaboração para com o judiciário.
	 
	o mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.
	
	as partes podem escolher, de comum acordo o conciliador e o mediador, desde que estejam cadastradosno registro do tribunal competente.
	
Explicação:
Considerando o tema da mediação e da conciliação no Novo CPC, observa-se que a alternativa:
- as partes podem escolher, de comum acordo o conciliador e o mediador, desde que estejam cadastrados no registro do tribunal competente tem uma incorreção,  à medida que o § 1 do Art .168 diz que:
 O conciliador ou mediador escolhido pelas partes poderá ou não estar cadastrado no tribunal.
-  conciliador atuará somente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, podendo sugerir soluções para o litígio, mas não impor a conciliação tem incorreção uma vez que § 2 do Art.165 traz o advérbio preferencialmente.
- em razão do dever de sigilo inerente às suas funções, o conciliador e o mediador não poderão divulgar os fatos ou elementos oriundos da conciliação ou da mediação, mas deverão depor se notados pelo juiz, pelo dever de colaboração para com o judiciário tem incorreção associada ao que dispõe o Art.166 em seus parágrafos 1 e 2:
§ 1o A confidencialidade estende-se a todas as informações produzidas no curso do procedimento, cujo teor não poderá ser utilizado para fim diverso daquele previsto por expressa deliberação das partes.
§ 2o Em razão do dever de sigilo, inerente às suas funções, o conciliador e o mediador, assim como os membros de suas equipes, não poderão divulgar ou depor acerca de fatos ou elementos oriundos da conciliação ou da mediação.
- os conciliadores e mediadores judiciais devidamente registrados no cadastro do Tribunal de Justiça, se advogados, não terão qualquer restrição ou impedimento para o exercício de suas atividades, uma vez que as atividades de solução consensual dos conflitos caracterizam múnus público e de interesse social traz incorreção, porque o Art. 167 prevê que:
§ 5o Os conciliadores e mediadores judiciais cadastrados na forma do caput, se advogados, estarão impedidos de exercer a advocacia nos juízos em que desempenhem suas funções.
GABARITO - o mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.
Art 165 § 3 - O mediador, que atuará preferencialmente, nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Marque a melhor resposta: Numa sessão de mediação, as partes estão relatando o conflito , quando de repente , o advogado de uma das partes começa a falar sobre a situação de seu cliente. O mediador , observando a situação resolve :
	
	 
	Interromper o advogado e explicar a sua função na mediação
	
	Sugerir que a solução deva ser construída por todos os presentes na mediação
	
	Escutar os advogados e a partir daí estabelecer uma decisão
	
	Decidir pela solução mais interessante apresentada por uma das partes para o conflito
	
	Incentivar para que o advogado da outra parte também faça as suas apreciações

Outros materiais