Buscar

Provas Online Lógica para Computação ESAB

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1 : 
A unidade 5 apresentou os princípios da argumentação lógica de Aristóteles. A partir dos princípios da não contradição, do terceiro excluído e da identidade, dada uma proposição P, quando afirmamos que a composição P é verdadeira ou ∼P é verdadeira, estamos considerando o quê? Assinale a alternativa correta.
Acertou! A resposta correta é a opção B 
Justificativa: Gabarito: B Comentário: O princípio do terceiro excluído, conforme a unidade 5, afirma que não há uma terceira opção. As proposições lógicas são verdadeiras ou falsas. Não há outra opção. Sendo assim, ou temos P ou ∼P como verdade.
	A
	
	O princípio da não contradição.
	B
	
	O princípio do terceiro excluído.
	C
	
	O princípio da Identidade.
	D
	
	Que há alguma outra opção além de P ou ∼P.
Questão 7 :
Vimos que um argumento lógico deve conter premissas e conclusão. Assinale a alternativa correta que indica como se denomina o processo de chegarmos à conclusão a partir das premissas.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B Comentário: A inferência é o processo lógico de, a partir das premissas, chegarmos à conclusão (unidade 34). Ou seja, na argumentação lógica, “inferimos” a conclusão a partir das premissas. A inferência é o processo pelo qual passamos ao deduzir a conclusão conhecendo as premissas.
	A
	
	Método dedutivo
	B
	
	Inferência
	C
	
	Equivalência
	D
	
	Indução
Questão 8 :
Você conheceu, ao longo da disciplina, alguns conceitos e princípios relacionados à lógica. Considere dois enunciados. Ao substituirmos um pelo outro na composição de um argumento, de modo a manter os mesmos valores da forma original, estamos considerando a aplicação do:
 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Gabarito: B Comentário: O Princípio da Substituição permite substituir uma sentença por outra de forma a manter os valores lógicos iniciais (unidade 18).
	A
	
	Conceito de contingência
	B
	
	Princípio da substituição
	C
	
	Princípio do terceiro excluído
	D
	
	Princípio da contradição
Questão 9 :
Pelo exposto na unidade 21, a implicação lógica relaciona enunciados em termos lógicos por meio de bicondicional. Neste contexto, podemos afirmar que para (A→B)⇒~A∨B:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Gabarito: A Comentário: O condicional entre as proposições é uma tautologia. Logo, (A→B)⇒~A∨B:
	A
	
	(A→B)⇒~A∨B
	B
	
	(A→B)⇏~A∨B
	C
	
	Não é possível definir implicação lógica entre as sentenças.
	D
	
	Todas as alternativas estão corretas.
Questão 10 :
O conjunto-verdade de sentenças abertas é determinante para estabelecer a conjunção entre elas. Considere as sentenças abertas no conjunto dos números inteiros A(x):x^2-5x+6=0 e B(x)=x^2-9=0. Assinale a alternativa que indica o conjunto verdade da conjunção A(X)∩B(X) entre as sentenças.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
Gabarito: C Comentário: O conjunto verdade de uma conjunção é composto pela interseção entre o conjunto verdade de cada uma das sentenças envolvidas (unidade 38, seção 38.1) – V_A;V_B. Neste caso, temos: V_c=V_A∩V_B={2,3}∩{-3,+3}={3}. Observe que as raízes da equação em A(x) são 2 e 3. Já para B(x),-3 e+3.
	A
	
	{-5}
	B
	
	{2}
	C
	
	{3}
	D
	
	{6}
Questão 2 : 
As composições de proposições simples têm comportamento específico dependendo do valor lógico de cada uma das combinações de valores das proposições simples envolvidas. A análise em conjunto estabelece tautologias, contradição e contingências. Nesta perspectiva, podemos afirmar que a composição P∨∼(P∧Q) é: 
Justificativa: Gabarito: A
	A
	
	Tautologia 
	B
	
	Contradição 
	C
	
	Contingência 
	D
	
	A composição não permite classificação.
Questão 3 : 
Estudamos sobre a construção da representação simbólica da negação. Seja P a sentença “João lê jornal”, Q: “João lê Folha da Tarde” e R: “João lê A Gazeta” e a sentença verbal “João não lê A Gazeta ou não lê a Folha da Tarde. Isto implica que João lê jornal e não lê a Folha da Tarde”, assinale a alternativa correta que representa simbolicamente essa sentença verbal.
Justificativa: Gabarito: B
	A
	
	∼R∨Q→P∨∼Q
	B
	
	∼R∨~Q→P∧∼Q
	C
	
	R∧~Q→P∧∼Q
	D
	
	∼R∧~Q→P∨∼Q
Questão 4 : 
Quando falamos em equivalências lógicas, estamos nos referindo a sentenças nas quais o bicondicional entre essas sentenças é uma tautologia. Em relação à negação de uma negação de uma proposição, é correto afirmar que: Resposta Errada! A resposta correta é a opção A 
Gabarito: A Comentário: Conforme a unidade 26, a dupla negação – negação da negação – equivale à proposição, ou seja, ∼(∼P)↔P é uma tautologia. Assim, podemos afirmar que ∼(∼P)⇔P.
	A
	
	é equivalente à proposição. 
	B
	
	é equivalente à negação da proposição. 
	C
	
	a negação de uma negação não é equivalente à proposição. 
	D
	
	a negação de uma negação não é possível em termos lógicos.
Questão 5 : 
Vimos que a implicação lógica relaciona sentenças pelo condicional. Para a composição [(P∨∼Q)∧Q], podemos afirmar que a implicação [(P∨∼Q)∧Q]⇒∼P:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A 
Comentário: Se o condicional entre as sentenças é uma tautologia, então vale a implicação lógica (unidade 21).
	A
	
	é válida. 
	B
	
	não é válida. 
	C
	
	não é possível relacionar as sentenças pela implicação lógica. 
	D
	
	nenhuma das alternativas está correta.
Questão 7 : 
Com base no que estudamos na unidade 12 e considerando que P: “O sol está a pino” e Q “Está calor”, P e Q são proposições com valores lógicos V e F, respectivamente, então qual o valor lógico da  disjunção (P∨Q)? Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: Gabarito: A Comentário: Sendo ao menos uma das proposições verdadeira, então a disjunção é verdadeira (unidade 12, tabela 2).
	A
	
	Sempre verdadeira. 
	B
	
	Sempre falsa. 
	C
	
	Nem verdadeira nem falsa. 
	D
	
	Sendo uma delas falsa, então a conjunção é falsa.
Questão 8 : 
Na unidade 9, você estudou aspectos introdutórios ao estudo dos conetivos lógicos. Considere as seguintes proposições:
(I) O homem é racional. Já os quadrúpedes são irracionais.
(II) Se o homem é irracional, então os quadrúpedes também são.
(III) O homem é racional se, e somente se, os quadrúpedes são irracionais.
Assinale a alternativa correta que apresenta a classificação dos conetivos das proposições, respectivamente:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D 
Justificativa: Gabarito: D Comentário: Na primeira proposição temos a conjunção. Podemos lê-la da seguinte forma: “O homem é racional e os quadrúpedes são irracionais. Na segunda, pela expressão “Se...então”, temos o condicional. Na terceira, a expressão “se, e somente se” indica o bicondicional.
	A
	
	Conjunção, disjunção e condicional.
	B
	
	Conjunção, conjunção e bicondicional.
	C
	
	Disjunção, condicional e bicondicional.
	D
	
	Conjunção, condicional e bicondicional.
Questão 9 : 
Vimos que a regra Modus Ponens do Cálculo Proposicional relaciona, por equivalência, conjunção, disjunção e negação. No contexto dos quantificadores, a regra Modus Ponens envolve condicional. Assinale a alternativa correta que indica a formulação da regra Modus Ponens no cálculo de predicados.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: Gabarito: A Comentário: De acordo com a apresentação da regra Modus Ponens (unidade 48) envolvendo sentenças quantificadas, a expressão é (P,P→Q)⊢P, onde o símbolo de dedutibilidade ⊢ nos mostra que a conclusão é deduzida das premissas.
	A
	
	(P,P→Q)⊢P 
	B
	
	(P,P→Q)⇒Q 
	C
	
	(P,P→Q)⇔P∨Q 
	D
	
	(P,P→Q)→P∧Q
Questão 10 : 
Vimos que a validação de argumentos por dedução requer, essencialmente, a formulação simbólica adequada. Considere o argumento em linguagem corrente a seguir: “A série
não está sendo reprisada. Se a série está sendo reprisada, então o canal não está com a programação desatualizada. Logo, o canal está com a programação atualizada”. Assinale a alternativa correta que apresenta a formulação simbólica para esse argumento considerando, para a formulação, a seguinte notação:
A: A série está sendo reprisada.
B: O canal está com a programação atualizada.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C 
Justificativa: Gabarito: C Comentário: A formulação de argumentos lógicos requer a identificação das premissas e da conclusão. 
	A
	
	A e A→B⊢~B 
	B
	
	A e ~A→∼B⊢B 
	C
	
	~A e A→∼B⊢B 
	D
	
	~A e A→B⊢~B
Questão 1 :Em lógica, argumento é o encadeamento de proposições que buscam chegar a uma conclusão. Em relação aos argumentos dedutivos e indutivos, é correto afirmar que:Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Gabarito: A Comentário: Na dedução, a conclusão deriva logicamente das premissas, sendo uma dedução lógica (unidades 31 e 32).
	A
	
	em argumentos dedutivos, a conclusão é obtida a partir das premissas.
	B
	
	em argumentos indutivos, a conclusão é obtida a partir das premissas.
	C
	
	em argumentos dedutivos, a conclusão independe das premissas.
	D
	
	em argumentos indutivos, a conclusão é deduzida imediatamente das premissas.
Questão 2 :
De acordo com as unidades 25, 26 e 27, a tabela-verdade verifica a equivalência entre composições. Por meio desse artifício, considerando as proposições P↔Q e (P→Q)∧(Q→P), assinale a alternativa correta.
 Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Gabarito: B
	A
	
	Não são equivalentes.
	B
	
	São equivalentes.
	C
	
	Nada podemos afirmar sobre a equivalência entre elas.
	D
	
	Nenhuma das respostas está correta.
Questão 3 :
Como você estudou na unidade 7, uma sentença aberta configura-se na lógica como expressão cujo valor lógico não se estabelece a menos que a variável nela contida assuma um determinado valor. Considere a sentença “X é torcedor do time A”. Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Gabarito: D Comentário: Como vimos na unidade 7, as sentenças abertas assumem valor lógico verdadeiro ou falso quando a variável assume determinado valor de um conjunto ao qual chamamos domínio. Para a sentença “Se X for o torcedor João do time A”, pertencente ao domínio, então é verdadeira. Caso contrário, é falsa.
	A
	
	Seu valor lógico é sempre verdadeiro.
	B
	
	Seu valor lógico é sempre falso.
	C
	
	Não é possível definir valor lógico, independentemente da circunstância.
	D
	
	É possível definir valor lógico para a sentença quando a variável assume determinado valor pertencente ao domínio estabelecido.
Questão 4 :
Conforme a unidade 36, a validação de argumentos lógicos por meio das regras de inferência é uma alternativa para o uso de tabelas-verdade. Considere o argumento (∼P∨Q)∧(Q→R)⊢(P→R) e a sua demonstração. Associe os passos (primeira coluna) às justificativas (segunda coluna):
  ∼P∨Q                    (a) Premissa
Q→R                       (b) Premissa
P→Q                        (c) Silogismo hipotético
P→R                        (d) Condicional
Agora assinale a alternativa que apresenta a ordem correta para essa associação:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
Gabarito: B Comentário: Pela definição de argumento, as premissas são certamente a e b. O passo 3 é a aplicação da regra de equivalência do condicional. O passo 4 é a aplicação do silogismo hipotético (unidade 36 – quadro 11) considerando os passos 2 e 3.
	A
	
	I - a, II - b, III - c, IV - d
	B
	
	I - a, II - b, III - d, IV - c
	C
	
	I - a, II - c, III - b, IV - d
	D
	
	I - c, II - d, III - a, IV - b
Questão 1 : Na unidade 6 estudamos sobre as proposições logicamente verdadeira. Com base no que vimos, assinale a alternativa que apresenta uma proposição logicamente verdadeira.
Acertou! A resposta correta é a opção C 
Justificativa: Gabarito: C. Comentário: O número 19 é divisível apenas por -1, +1, -19 e +19. Logo, é primo. O valor lógico aqui depende de seus conhecimentos de matemática básica e de valor lógico de proposições, conforme a unidade 6.
	A
	
	5 é divisível por 2.
	B
	
	3+6≠9
	C
	
	O número 19 é primo.
	D
	
	Os números pares não são divisíveis por 2.
Questão 2 : 
Ao estabelecer o escopo de um quantificador e os agrupamentos corretos, conforme a unidade 47, é possível identificar os casos em que, para certa interpretação de uma wff, não é possível atribuir valor lógico verdadeiro ou falso. Para o caso em que o conjunto universo é o conjunto dos números inteiros, P(x,y) é a propriedade x≥y (x é maior ou igual a y); e Q(x,y) a propriedade y divide x, é correto afirmar que:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C 
Justificativa: 
Gabarito: C Comentário: Para verificar se wff é verdadeira, falsa ou nenhuma das duas, devemos considerar um y, ou seja, (∃y)P(x,y). Neste caso, x≥y , e como [(∃y)P(x,y)∧Q(x,y)], para que a conjunção “∧” seja verdadeira, Q(x,y) também deve ser verdadeira. Mas se y divide x, isto é válido apenas se x é múltiplo de y. Apenas nesta condição as sentenças P e Q são verdadeiras e P(x,y)∧Q(x,y) é verdadeira. Como a conjunção é verdadeira apenas nesta condição (e não para todos os inteiros), ela não é válida.
	A
	
	a wff é verdadeira. 
	B
	
	a wff é falsa. 
	C
	
	a wff não é falsa nem verdadeira. 
	D
	
	não é o caso de uma wff.
Questão 4 : 
 Para sentenças abertas associadas pelo bicondicional A(X)↔B(X), conforme a unidade 38, também é possível determinar o seu conjunto verdade por meio de equivalências. Marque a alternativa que apresenta uma dessas equivalências.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: Gabarito: A Comentário: O condicional entre sentenças abertas é equivalente a [A(X)∧B(X)]→[B(X)∧A(X)], ou seja, A(X)⟷B(X) ⇔[A(X)→B(X)]∧[B(X)→A(X)].
	A
	
	[A(X)→B(X)]∧[B(X)→A(X)]
	B
	
	[A(X)∧B(X)]→[B(X)∧A(X)]
	C
	
	[A(X)∧B(X)]∨[B(X)∧A(X)] 
	D
	
	[A(X)∧B(X)]↔[B(X)∧A(X)]
Questão 5 : 
56. Seja o argumento P→Q,P∧R⊢Q, que sabe-se ser válido, para demonstrar a validade desse argumento dedutivamente (unidade 36), os passos estão descritos no quadro. Complete corretamente a justificativa para a dedução dos passos (2) e (3) e assinale a alternativa correta.
	(1)
	     P -> Q
	Premissa
	(2)
	P ∧ Q
	 
	(3)
	     P
	 
	(4)
	    Q
	(1),(3), Modus Ponens
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D 
Justificativa: Gabarito: D Comentário: De acordo com o quadro 13 apresentado na unidade 36, o passo (3) da validação considerou a simplificação deste quadro. Com isto, temos que, se P∧R, então podemos “simplificar” afirmando “R”. Ou seja, se temos P∧R, pela simplificação podemos afirmar R. Os itens (1) e (2) apenas relacionam as premissas do argumento P→Q,P∧R⊢Q.
	A
	
	(2) Premissa; (3) Modus Tollens
	B
	
	(2) Simplificação; (3) Premissa
	C
	
	(2) Premissa; (3) Silogismo
	D
	
	(2) Premissa; (3) Simplificação
Questão 6 : 
Em termos de equivalência lógica na Álgebra Proposicional, negar um condicional é equivalente à:
Acertou! A resposta correta é a opção C 
Justificativa: Gabarito: C Comentário: Negar um condicional é negar o consequente, no caso Q, mantendo-se o antecedente, ou seja, manter P “e” negar “Q”: (P∧∼Q). (unidade 26). 
	A
	
	(∼P∧∼Q) 
	B
	
	(P∧Q) 
	C
	
	(P∧∼Q) 
	D
	
	(∼P∧Q)
Questão 7 : 
Vimos na unidade 37 que para que possamos considerar a validade (ou não) de sentenças abertas, é necessário estabelecer o conjunto verdade das sentenças envolvidas em um contexto universal (conjunto universo). Sejam as sentenças abertas “x é divisor de 20” e “x é tal que, para qualquer n natural, x=5n”, ambas considerando x natural. Assinale a alternativa correta que apresenta, respectivamente, os conjuntos universo de cada uma
das sentenças.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D 
Justificativa: Gabarito: D Comentário: Como x é um número natural, as opções A, B e C são excluídas. Na opção D, qualquer que seja o elemento de {1,2,4,5,10}, é divisor natural de 20. O mesmo acontece para os múltiplos de 5 (5n).
	A
	
	{±1,±2,±4,±5,±10} e {0,1,5,10,15,20,25,30,…} 
	B
	
	{±1,±2,±4,±5,±10} e {0,±1,±5,±10,±15,±20,±25,±30,…} 
	C
	
	{1,2,4,5,10} e {0,±1,±5,±10,±15,±20,±25,±30,…} 
	D
	
	{1,2,4,5,10} e {0,1,5,10,15,20,25,30,…}
Questão 9 : 
As relações lógicas podem obedecer as propriedades específicas derivadas imediatas das definições. Nesses termos, a implicação lógica obedece a algumas propriedades. Assinale a alternativa correta que indica as propriedades da implicação lógica.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B 
Justificativa: 
Gabarito: B Comentário: A implicação lógica obedece às propriedades reflexiva e transitiva (unidade 22). No entanto, não é simétrica: P⇒Q, e não implica que Q⇒P, condição que deveria satisfazer para que a implicação fosse simétrica.
	A
	
	Reflexiva e simétrica. 
	B
	
	Reflexiva e transitiva. 
	C
	
	Simétrica e transitiva. 
	D
	
	Reflexiva, simétrica e transitiva.
Questão 10 : 
Ao estudarmos sobre equivalências lógicas, vimos que a equivalência lógica relaciona sentenças diretamente por meio do bicondicional. Considere as composições a seguir: ~[~(P∨Q)] e P∨Q. Em relação a elas, assinale a alternativa correta.
Acertou! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: Gabarito: A Comentário: Sentenças equivalentes são aquelas nas quais o bicondicional entre elas é uma tautologia (unidade 21). Nesta perspectiva, o aluno deve construir a tabela-verdade para verificar se o bicondicional é tautológico ou não, associando as sentenças pelo bicondicional: ~[~(P∨Q)]↔ P∨Q.
	A
	
	São equivalentes. 
	B
	
	Não são equivalentes. 
	C
	
	Não é possível relacioná-las pela equivalência. 
	D
	
	Todas as alternativas estão corretas.
Questão 2 : 
Vimos na unidade 38 que a associação de sentenças abertas por meio de conectivos envolve operações entre conjuntos, já que nessas sentenças temos conjunto universo e conjunto verdade como elementos centrais. Sendo assim, assinale a alternativa que representa corretamente o conjunto verdade da negação da sentença aberta A(X), V_(~A), sendo U o conjunto universo. 
Acertou! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: Gabarito: A Comentário: O conjunto verdade da negação de uma sentença aberta, conforme a unidade 38, é composto por todos os elementos do conjunto universo U que não estão no conjunto verdade de A(X), o que significa que está na diferença V_(~A)=U-V_A.
	A
	
	V_(~A)=U-V_A
	B
	
	V_(~A)=V_A
	C
	
	V_(~A)=V_A-U
	D
	
	V_(~A)=U
Questão 4 : 
Conforme vimos na unidade 13, o condicional é um conectivo lógico que tem o sentido de “implicação”. A afirmação (A∨∼B)→C  é verdadeira sempre que:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C 
Justificativa: Gabarito: C Comentário: O condicional é sempre verdadeiro quando o consequente é verdadeiro, independentemente do valor lógico do antecedente. 
	A
	
	A∨B é verdadeira.
	B
	
	A∨B é falsa.
	C
	
	C é verdadeira.
	D
	
	C é falsa.
Questão 5 : 
No contexto da lógica dos predicados, como estudamos na unidade 47, para as propriedades que envolvem apenas uma variável, são ditas unárias, ou seja, são predicados unários. Para duas variáveis chamamos predicado binário. Da mesma forma, para três variáveis, temos os predicados ternários. Assim, classifique as sentenças em binárias ou ternárias e marque a alternativa correta.
	Todo número inteiro é maior que qualquer número inteiro.
	Não é verdade que todo número natural é divisível por 4.
	Existem dois pontos tais que todo ponto está entre eles.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B 
Justificativa: 
Gabarito: B Comentário: A definição de predicados unários, binários e ternários foi apresentada na unidade 47. A primeira (I) apresenta duas variáveis: “número inteiro” para “todo número inteiro” e “inteiro” para “qualquer número inteiro”. Neste caso, temos a seguinte representação: P(x,y), que lê-se: x é maior que y. Para a segunda, temos apenas uma variável: P(x), em que x é um número natural e a propriedade P é ser divisível por 4. Na terceira e última sentença, temos um predicado ternário: x está entre y e z e, assim, P(x,y,z).
	A
	
	I Binária, II ternária, III unária. 
	B
	
	I Binária, II unária, III ternária. 
	C
	
	I Unária, II binária, III ternária. 
	D
	
	I Unária, II ternária, III binária.
Questão 7 : 
Considere a sentença quantificada a partir dos conceitos apresentados nas unidades 41 e 42. Assinale a alternativa correta que representa em linguagem corrente a sentença quantificada (∀a∈N)(∀b∈N) (a+b)^2>(a^2+b^2).
Acertou! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: Gabarito: A Comentário: A sentença é binária, pois temos aqui duas variáveis (a e b). Para elas, o símbolo ∀ nos leva a condição de que elas recebem (como atribuição) qualquer número natural – a sentença informa que são ambos naturais. A relação de desigualdade é imediata: (a+b)^2>(a^2+b^2). 
	A
	
	Para quaisquer que sejam a e b naturais, (a+b)^2 é maior que (a^2+b^2). 
	B
	
	Para todo a existe um b tal que (a^2+b^2). 
	C
	
	Para quaisquer a e b, (a+b)^2→(a^2+b^2). 
	D
	
	Existem a e b, tal que (a+b)^2 é maior que a^2+b^2.
Questão 8 : 
Na lógica de predicados, conforme a unidade 43, para que um sistema formal seja considerado bem constituído, é necessário definir elementos essenciais a essa construção. Considere:
I) Representação simbólica
II) Linguagem corrente
III) Fórmulas bem formadas
IV) Regras de inferência
V) Método indutivo
VI) Método dedutivo
Assinale a alternativa correta que apresenta os elementos para a construção de um sistema formal na lógica de predicados:
Acertou! A resposta correta é a opção C 
Justificativa: Gabarito: C Comentário: A unidade 43 apresenta a relação de elementos necessários à construção de um sistema formal: representação simbólica, fórmulas bem formadas, regras de inferência, método dedutivo.
	A
	
	I – II – III – IV
	B
	
	I – II – III – V
	C
	
	I – III – IV – VI
	D
	
	Todas as alternativas são corretas.
Questão 9 : 
Considerando as sentenças, analise o valor lógico das proposições envolvendo os conectivos conjunção e disjunção, de acordo com o que estudamos nas unidades 11 e 12:
(I)  4+2=5  e  6+3=9
(II) 3+2=5 ou 6+1=7
Assinale a alternativa que classifica logicamente cada uma delas.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D 
Justificativa: 
Gabarito: D Comentário: Para a primeira sentença, sendo uma conjunção, é necessário que ambas sejam verdadeiras, o que não ocorre, já que 4+2=5 é falsa. Logo, a conjunção em (I) é falsa. Já para a disjunção em (II), ambas as proposições (igualdades) são verdadeiras, o que determina verdade para o conectivo (unidades 11 e 12).
	A
	
	Verdadeira – verdadeira 
	B
	
	Verdadeira – falsa 
	C
	
	Falsa – falsa 
	D
	
	Falsa – verdadeira
Questão 10 : 
O Cálculo de Predicados envolve quantificadores universais e existenciais. Sejam as sentenças quantificadas:
	Alguns animais são adestrados.
	Todos os pescadores são contadores de estórias.
	Há ao menos um leão marinho que gosta de passear na orla.
Identificando as sentenças quantificadas em universal ou existencial, marque a alternativa que associa corretamente cada uma das sentenças de acordo com o quantificador.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D 
Justificativa: 
Gabarito: D Comentário: Conforme unidades 44 e 45, o quantificador existencial pode ser estabelecido por expressões como “alguns” e “há ao menos um”. Isso determina que I e II são sentenças que envolvem quantificador existencial. Ainda nas unidades 44 e 45, o quantificador universal é identificado por “todo”, “qualquer”, entre
outros. Assim, II é sentença quantificada universalmente.
	A
	
	I – quantificador universal; II – quantificador universal; III – quantificador existencial.
	B
	
	I – quantificador universal; II – quantificador universal; III – quantificador existencial.
	C
	
	I – quantificador existencial; II – quantificador existencial; III – quantificador universal.
	D
	
	I – quantificador existencial; II – quantificador universal; III – quantificador existencial.
Questão 1 : 
A unidade 35 levou você à validação de argumentos lógicos. Aplicando os conceitos apresentados nessa unidade, considere o argumento: “se 11 é primo, então 11 não divide 121. Logo, 11 não é primo.”. Podemos afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: Gabarito: A
	A
	
	o argumento é válido.
	B
	
	o argumento não é válido.
	C
	
	a sentença não é um argumento lógico.
	D
	
	o argumento pode ser válido independentemente do valor lógico das premissas.
Questão 2 : 
Em termos de equivalência lógica entre sentenças A e B, AB, considere as seguintes afirmações:
	I.   A implicação AB  é suficiente para afirmar a equivalência AB.
	II.  A implicação BA  é suficiente para afirmar a equivalência AB.
	III. As implicações AB  e BA, ocorrendo simultaneamente, garantem a equivalência AB.
Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C 
Justificativa: 
Gabarito: C Comentário: A equivalência lógica (unidade 21) pode ser definida por meio das implicações: a equivalência lógica AB é válida se, e somente se, AB e BA.
	A
	
	Apenas a alternativa I está correta. 
	B
	
	Apenas a alternativa II está correta. 
	C
	
	Apenas a alternativa III é correta. 
	D
	
	Nenhuma das alternativas está correta.
Questão 3 : 
A lógica organiza o pensamento. Um dos elementos é a conversão da linguagem corrente para a representação simbólica, conforme proposto em situações diversas nas unidades 4 a 14. Para a composição de proposições  “Se o ônibus está atrasado e o avião está dentro do estimado, então os passageiros do avião chegarão a tempo para seus compromissos”, assinale a alternativa que corresponde à representação simbólica correta considerando a seguinte notação:
- P O ônibus está atrasado.
- Q O avião está dentro do estimado.
- R Os passageiros do avião chegarão a tempo para seus compromissos.
 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B 
Justificativa: Gabarito: B
	A
	
	(P→Q)→R
	B
	
	(P∧Q)→R
	C
	
	P→(Q∧R)
	D
	
	P∧Q∧R
Questão 4 : 
Vimos que armulação simbólica. Considere a sentença “Se para qualquer que seja o número real diferente de zero ele tem um inverso, então existe um real que tem inverso”. Assinale a alternativa correta que apresenta a formulação simbólica para a sentença.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: 
Gabarito: A
	A
	
	∀x P(x)→∃x P(x) 
	B
	
	∃x P(x)→∀x P(x) 
	C
	
	∀x P(x)↔∃x P(x) 
	D
	
	∃x P(x)↔∀x P(x)
Questão 5 : 
Ao avaliar a validade de um argumento lógico, uma das formas é a partir das tabelas-verdade, considerando-se o condicional. Assim, para verificar se um argumento lógico é verdadeiro, devemos observar a tabela-verdade. Um argumento lógico é válido:
 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B 
Justificativa: Gabarito: B Comentário: Um argumento lógico é válido sempre que se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão for verdadeira (unidade 32, seção 32.1).
	A
	
	sempre que as premissas, mesmo sendo faltas, resultarem na conclusão verdadeira.
	B
	
	sempre que as premissas sendo exclusivamente verdadeiras, a conclusão for verdadeira.
	C
	
	independentemente do valor lógico das premissas, a conclusão é verdadeira.
	D
	
	independentemente do valor lógico das premissas, a conclusão é falsa.
Questão 6 : 
Você estudou na unidade 8 que as proposições podem ser classificas em simples e compostas. Com base nesse estudo, analise as seguintes sentenças:
I) O software está com problemas de execução.
II) Há programas livres e sob licenças.
Assinale a alternativa correta que corresponde à classificação das sentenças:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C 
Justificativa: 
Gabarito: C Comentário: Conforme a unidade 8, a sentença I é simples e a II associa as proposições “Há programas livres” e “Há programas sob licença” pelo conetivo “e”, formando uma proposição composta. Logo, a opção correta é a C.
	A
	
	Ambas são proposições simples.
	B
	
	Ambas são proposições compostas.
	C
	
	A sentença I é simples e a II, composta.
	D
	
	A sentença I é composta e a II, simples.
Questão 7 : 
Você conheceu os conectivos lógicos relacionados às operações lógicas. Considere a sentença “Um carro veloz é uma condição necessária para que a viagem seja rápida”. Assinale a alternativa que indica o conectivo que esse enunciado envolve.
 
Acertou! A resposta correta é a opção C 
Justificativa: Gabarito: C Comentário: Ao falarmos que uma proposição é necessária para que aconteça outra proposição, estamos falando em condicional ( unidade 13). O enunciado poderia ser escrito sem perda de sentido: “Se um carro é veloz, então a viagem é mais rápida”.
	A
	
	Conjunção
	B
	
	Disjunção
	C
	
	Condicional
	D
	
	Bicondicional
Questão 8 : 
Na unidade 4 estudamos sobre premissa e conclusão. Com base nesses conceitos, analise a seguinte proposição composta: “Não há grande número de veículos transitando na estrada. Não está chovendo. Logo, a viagem será rápida”. Agora, assinale a alternativa correta.
 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B 
Justificativa: Gabarito: B Comentário: “Não está chovendo” é uma premissa. Essa afirmação, juntamente com “Não há um grande número de veículos transitando na estrada”, é premissa. A conclusão “A viagem é rápida”, neste caso, é deduzida dessas premissas. Os conceitos de premissa e conclusão são temas da unidade 4.
	A
	
	“Não está chovendo” não é uma premissa.
	B
	
	“Não está chovendo” é uma premissa.
	C
	
	“A viagem será rápida” é premissa.
	D
	
	“Não há grande número de veículos transitando na estrada” é a conclusão.
Questão 9 : 
Na unidade 22 você viu que podemos relacionar sentenças abertas por meio da implicação lógica. Sejam as sentenças abertas “x é aluno de primeira fase” e "x é formando”, pergunta-se: um aluno cursar a primeira fase implica logicamente que é aluno formando? Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta a essa pergunta:
 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B 
Justificativa: Gabarito: B Comentário: Denotando as sentenças abertas por A e B, respectivamente, consideramos que os alunos de primeira fase jamais serão formandos e, ao contrário, os formandos não estarão cursando a primeira fase. A interseção entre o conjunto-verdade de ambas as sentenças é vazia. Logo, não se verifica a implicação lógica entre as sentenças. 
	A
	
	Sim 
	B
	
	Não 
	C
	
	Para alguns alunos, pode valer a implicação lógica. 
	D
	
	Nenhuma das alternativas está correta.
Questão 10 : 
A unidade 32 apresentou o estudo de argumentos lógicos. Em qual situação um argumento lógico é sempre válido? Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C 
Justificativa: 
Gabarito: C Comentário: Um argumento lógico P⊢Q é válido sempre que sendo todas as premissas verdadeiras, a conclusão for verdadeira.
	A
	
	A conclusão é válida, independentemente das premissas.
	B
	
	A conclusão é falsa.
	C
	
	A conclusão é verdadeira sempre que as premissas são verdadeiras.
	D
	
	Nenhuma das alternativas está correta.
Questão 1 : 
As unidades 9 a 14 apresentaram os conectivos lógicos. Na sequência, a unidade 15 descreve a construção de tabelas-verdade. Com os conceitos indicados, construa a tabela-verdade para a proposição composta (P→Q)∨(Q→P) e assinale a alternativa que apresenta o valor lógico correto
dessa composição para P verdadeira e Q falsa:
Acertou! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: Gabarito: A Comentário: verificamos que a composição é verdadeira. De fato, sendo ao menos uma das proposições (P→Q) ou (Q→P) verdadeira, então a composição pela conjunção é verdadeira (unidade 10, tabela 2): 
	A
	
	Sempre verdadeira. 
	B
	
	Sempre falsa. 
	C
	
	Nem verdadeira nem falsa. 
	D
	
	Nem sempre falsa.
Questão 2 : 
Por meio do estudo da aplicação das propriedades da conjunção e da disjunção, vimos que na Álgebra das Proposições os conectivos associados entre si obedecem a algumas propriedades operatórias. Assinale a alternativa correta que indica a equivalência da sentença ∼(P∧Q).
 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: Gabarito: A Comentário: A equivalência ∼(P∧Q)⇔∼P∨∼Q é conhecida como Lei de De Morgan (unidade 25). O aluno poderá verificar a tabela-verdade de ∼(P∧Q) com qualquer uma das opções e verificar em qual tabela mostra o comportamento tautológico.
	A
	
	∼P∨∼Q 
	B
	
	P∨∼Q 
	C
	
	P∨ Q 
	D
	
	∼P∨ Q
Questão 3 : 
O número de linhas de uma tabela está diretamente relacionado ao número de proposições simples envolvidas no enunciado. Considerando uma tabela-verdade com 128 linhas, assinale a alternativa correta que indica quantas proposições simples o enunciado contempla.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C 
Justificativa: Gabarito: C Comentário: Conforme a unidade 15, o número de linhas de uma tabela-verdade é calculado por 2^n, em que n é o número de proposições simples envolvidas na sentença (unidade 15). Se a tabela contém 128 linhas, então devemos descobrir n tal que 2^n=128. Sabemos que 2^7=128. Logo, a composição envolve 7 proposições simples.
	A
	
	5
	B
	
	6
	C
	
	7
	D
	
	8
Questão 4 : 
Em temos de implicação lógica, considere as sentenças abertas “x  é eleitor da capital A” e “x é morador da capital A” e a  afirmação de que um eleitor da capital A é um morador da capital A. É correto afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: 
Gabarito: A Comentário: Para avaliar a implicação de sentenças abertas, devemos considerar o conjunto verdade das sentenças e a inclusão entre elas (unidade 22). Neste caso, os eleitores da capital A são, também, moradores dessa capital. Assim, a implicação é válida.
	A
	
	a implicação é válida. 
	B
	
	a implicação não é válida. 
	C
	
	não é possível construir a implicação entre as sentenças. 
	D
	
	todas as alternativas estão incorretas.
Questão 5 : 
Argumentos lógicos são representados simbolicamente como forma de organizar o processo de validação. Considere o argumento a seguir: “João não assiste novela ou Maria joga cartas. Além disso, Maria jogar cartas implica que José joga boliche. Isto tudo nos leva a afirmar que se João assiste novela, então José joga boliche”.
Assinale a alternativa correta que indica a formulação simbólica do argumento considerando, para tal, a seguinte notação:
P: João assiste novela.
Q: Maria joga cartas.
R: José joga boliche.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D 
Justificativa: Gabarito: D Comentário: Como vimos na unidade 34, no segundo exemplo, sendo as proposições P,Q,R, o esquema a seguir mostra a você a construção da representação simbólica. João não assiste à novela ou Maria joga cartas: ∼P∨Q Além disso: ∧ Maria jogar cartas implica que José joga boliche: P→R Isto tudo nos leva a afirmar que: ⊢ se João assiste novela, então José joga boliche: (P→R).
	A
	
	(P∨Q) ∧(Q→R) ⊢(∼P→R) 
	B
	
	(P→Q),(Q∨R) ⊢(∼P→∼R) 
	C
	
	(∼P∨Q),(Q→∼R) ⊢(P→R) 
	D
	
	(~P∨Q),(Q→R) ⊢(P→R)
Questão 6 : 
Você conheceu os conectivos lógicos relacionados às operações lógicas. Considere a sentença “Um carro veloz é uma condição necessária para que a viagem seja rápida”. Assinale a alternativa que indica o conectivo que esse enunciado envolve.Resposta Errada! A resposta correta é a opção C 
Justificativa: Gabarito: C Comentário: Ao falarmos que uma proposição é necessária para que aconteça outra proposição, estamos falando em condicional ( unidade 13). O enunciado poderia ser escrito sem perda de sentido: “Se um carro é veloz, então a viagem é mais rápida”.
	A
	
	Conjunção
	B
	
	Disjunção
	C
	
	Condicional
	D
	
	Bicondicional
Questão 7 : 
Com base no que você estudou sobre operação condicional em proposições, assinale a alternativa correta que mostra quando o condicional entre duas proposições é falso.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B 
Justificativa: Gabarito: B Comentário: O condicional é falso apenas se o antecedente, sendo verdadeiro, implica em um consequente falso (tabela 3 da unidade 13).
	A
	
	Quando as duas proposições são falsas.
	B
	
	Quando a primeira é verdadeira e a segunda, falsa.
	C
	
	Quando a primeira falsa e a segunda, verdadeira.
	D
	
	Nenhuma das alternativas é correta.
Questão 8 : 
Em relação à negação de quantificadores, assinale a alternativa correta que formula a negação das sentenças quantificadas "A: Todos os alunos terão férias” e “B: Alguns alunos estão fazendo exames finais”.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: Gabarito: A Comentário: A negação do quantificador universal é o existencial. Assim, negar totalidade é mostrar que existe “ao menos um” que não satisfaz determinada propriedade. Portanto, ~A corretamente formulada é “Existe pelo menos um aluno que não terá férias”. Da mesma forma, negar que existe (quantificador existencial) significa afirmar que qualquer que seja (quantificador universal), não satisfaz a propriedade (unidade 45). 
	A
	
	“Existe pelo menos um aluno que não terá férias” e “Todos os alunos não estão fazendo exame em dezembro”.
	B
	
	“Existe pelo menos um aluno que terá férias” e “Há alunos que não estão fazendo exames finais”.
	C
	
	“Qualquer que seja o aluno, ele não terá férias” e “Pelo menos um aluno não está fazendo exames finais”.
	D
	
	“Existe um único aluno que não terá férias” e “Todos os alunos não estão fazendo exame em dezembro”.
Questão 9 : 
Vimos que as quantificações exigem atenção na sua formulação simbólica. Considere a sentença “Se para qualquer que seja o número real diferente de zero ele tem um inverso, então existe um real que tem inverso”. Assinale a alternativa correta que apresenta a formulação simbólica para a sentença.
Acertou! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: Gabarito: A
	A
	
	∀x P(x)→∃x P(x) 
	B
	
	∃x P(x)→∀x P(x) 
	C
	
	∀x P(x)↔∃x P(x) 
	D
	
	∃x P(x)↔∀x P(x)
Questão 10 : 
Vimos que as regras de inferência são aplicadas adequadamente no processo de chegar à conclusão a partir das premissas de um argumento lógico. Considere o argumento a seguir: [P∧(∼Q→∼P)]⊢ Q. Para este argumento, assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D 
Justificativa: Gabarito: D Comentário: A unidade 4 descreve argumentos indicando que é composto por premissas e argumento. Já na unidade 31, apresentamos a você a representação simbólica como a do enunciado para argumentos lógicos. Assim, de acordo com o material didático, tudo o que vem após o símbolo de dedutibilidade ⊢ é o argumento. No caso, Q. Antes dele, temos as premissas que são relacionadas entre si pela conjunção ∧.
	A
	
	P e Q são as únicas premissas. 
	B
	
	∼Q→∼P é a única premissa. 
	C
	
	∼Q→∼P é a única premissa e Q o argumento. 
	D
	
	P e ∼Q→∼P são premissas e Q, o argumento.
Questão 1 : 
Ao falarmos em bicondicional entre sentenças abertas, o estudo da validade dessa associação nos leva diretamente ao conjunto verdade deste conectivo, como vimos na unidade 38. Assinale a alternativa que apresenta corretamente como o bicondicional P(X)⟷Q(X) pode ser escrito de forma equivalente.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A 
Justificativa: Gabarito: A
Comentário: O bicondicional equivale à
(P(X)→Q(X))∧(Q(X)→P(X)). Além disso, o conjunto verdade pode ser estabelecido por essa equivalência da seguinte forma: V_bic=(V_(∼A)∪V_B)∩(V_(∼B)∪V_A).
	A
	
	(P(X)→Q(X))∧(Q(X)→P(X))
	B
	
	(P(X)→Q(X))∨(Q(X)∨P(X))
	C
	
	(P(X)∧Q(X))→(Q(X)→P(X))
	D
	
	Não há forma equivalente ao condicional de sentenças abertas.
Questão 3 : 
Considere o conjunto universo U={0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10}. Sabemos que sentenças abertas associadas pelo condicional A(X)→B(X) equivalem à ∼A(X)∨B(X), conforme vimos na unidade 38. A partir dessa equivalência, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conjunto verdade do condicional A(X)→B(X), tal que A(X): X^2-4X=0 e B(X): x^2<10.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D 
Justificativa: 
Gabarito: D Comentário: Pela equivalência, A(X)→B(X) equivale logicamente a ∼A(X)∨B(X). O conjunto verdade do condicional é dado por: V_(∼A)∪V_B, em que V_(∼A)=U-V_A. Determinando os conjuntos envolvidos, temos: V_A={0,4} composto pelos valores que satisfazem a igualdade X^2-4X=0. Já para B(X), V_B={0,1,2,3} pois são os elementos de U cujos quadrados são menores que 10. Por V_A={0,4}, V_(∼A)=U-V_A={1,2,3,5,6,7,8,9,10}. Assim, o conjunto verdade de A(X)→B(X) é V_(∼A)∪V_B={1,2,3,5,6,7,8,9,10}∪{0,1,2,3}={0,1,2,3,5,6,7,8,9,10}.
	A
	
	{0,1,2,3,4,5,6,7,8,9}
	B
	
	{4,5,6}
	C
	
	{0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10}
	D
	
	{0,1,2,3,5,6,7,8,9,10}
Questão 4 : 
Das unidades 4 a 8 estudamos sobre proposição. Considere as seguintes sentenças:
(I) Ligue a máquina!
(II) Você está bem vestido.
(III) Não!
(IV) Não é fato que o dia está nublado.
Marque a alternativa correta que apresenta as proposições lógicas.
Acertou! A resposta correta é a opção D 
Justificativa: 
Gabarito: D Comentário: Apenas II e IV são passíveis de classificação em verdadeira ou falsa. As sentenças I e III são exclamativas. Proposição é tudo o que pode ser negado ou afirmado (unidade 4).
	A
	
	I e II estão corretas.
	B
	
	I, II e III estão corretas.
	C
	
	II e III estão corretas.
	D
	
	II e IV estão corretas.
Questão 5 : 
A dedução de valores lógicos a partir de dados iniciais é um procedimento importante. Sabendo-se que P→Q é falso, então, a partir dos conhecimentos apresentados nas unidades 9 a 13 e nas equivalências lógicas (unidade 21), o valor lógico de P∧Q é:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B 
Justificativa: Gabarito: B Comentário: Sabe-se que o condicional é falso sempre que o consequente, no caso Q, é falso, sendo que o antecedente é verdadeiro (P). Se “verdadeiro”, então “falso” é, assim, falso, esta é a única possibilidade de falsidade para o condicional. Logo, P é verdadeiro e Q, falso e, assim, P∧Q é falso.
	A
	
	Verdadeiro 
	B
	
	Falso 
	C
	
	Nem verdadeiro nem falso. 
	D
	
	A sentença não é uma proposição.
Questão 6 : 
  Considerando o conceito de argumento lógico dedutivo (unidade 31), é correto afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção B 
Justificativa: 
Gabarito: B Comentário: Segundo o exposto na unidade 31, em um argumento lógico “a conclusão deriva logicamente das premissas”. Em outros termos, argumentos são ditos lógicos dedutivos se, como o nome já diz, a conclusão é deduzida diretamente das premissas.
	A
	
	a conclusão é determinada pela negação das premissas.
	B
	
	a conclusão deriva logicamente das premissas.
	C
	
	não há relação lógica entre as premissas e a conclusão.
	D
	
	as premissas são dedução da conclusão.
Questão 7 : 
Vimos que a negação de sentenças abertas segue a ideia geral na negação de proposições lógicas. Com base no que estudamos sobre o assunto, assinale a alternativa correta que indica a negação formulada da sentença aberta “X é um algoritmo eficiente”.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B 
Justificativa: Gabarito: B Comentário: As sentenças abertas podem ser negadas. Isto ocorre quando negamos seu valor lógico (unidade 38, seção 38.3).
	A
	
	X não deve ser implementado corretamente.
	B
	
	X não é um algoritmo eficiente.
	C
	
	Não é verdade que X pode ser implementado.
	D
	
	As sentenças abertas não podem ser negadas na lógica.
Questão 8 : 
Ao construirmos uma tabela-verdade para o estudo do valor lógico de uma composição, vimos que o número de linhas depende do número de proposições simples envolvidas. Assinale a alternativa correta que apresenta o número de linhas da tabela-verdade para uma composição envolvendo cinco proposições.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D 
Justificativa: Gabarito: D Comentário: A tabela-verdade de uma composição envolvendo n proposições simples deve conter 2^n linhas (unidade 15). Assim, para n=5, temos 2^5=32 linhas.
	A
	
	5 linhas 
	B
	
	10 linhas 
	C
	
	16 linhas 
	D
	
	32 linhas
Questão 9 : 
Como apresentou a unidade 44, uma sentença quantificada passa a ser uma proposição verdadeira ou falsa sempre que atribuímos um valor para a variável. Ou seja, a sentença aberta passa a ser uma proposição se a variável que a define assume determinado valor. Assinale a alternativa que apresenta corretamente qual valor a variável deve assumir para que a sentença aberta seja transformada em proposição verdadeira.
Acertou! A resposta correta é a opção C 
Justificativa: Gabarito: C Comentário: O conjunto universo contém todos os possíveis valores para a variável de uma sentença quantificada. Portanto, ao estabelecermos um valor, ele deve pertencer ao conjunto universo. Além disso, para que a proposição seja verdadeira, esse valor da variável deve pertencer ao conjunto verdade que contém todos os valores que satisfazem a propriedade da sentença quantificada. Logo, para que a proposição seja verdadeira, o elemento deve pertencer tanto ao conjunto universo quanto ao conjunto verdade.
	A
	
	Qualquer valor do conjunto universo.
	B
	
	Qualquer valor do conjunto verdade.
	C
	
	De ambos os conjuntos universo e verdade.
	D
	
	Nenhuma das alternativas está correta.
Questão 10 : 
Você estudou sobre argumentações em vários momentos, como, por exemplo, na unidade 4. Leia os argumentos a seguir:
(I) Nas próximas férias, dado que o trabalho foi concluído em tempo e a verba para viagens é satisfatória, a família deve viajar para o litoral.
(II) Tão logo o avião decole, o serviço de bordo será iniciado.
Assinale a alternativa que classifica corretamente os argumentos em dedutivo ou indutivo.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D 
Justificativa: Gabarito: D Comentário: No caso I, do contexto geral (conclusão do trabalho e verba satisfatória), deduz-se o específico (viajar para o litoral). Já no caso II, induz-se a conclusão pela informação da decolagem do avião. A argumentação é dedutiva sempre que a inferência à conclusão acontece de forma direta e única (unidade 4). A argumentação por indução leva a proposições gerais a partir de premissas construídas por evidências.
	A
	
	Ambos são dedutivos.
	B
	
	Ambos são indutivos.
	C
	
	O argumento I é indutivo e o II é dedutivo.
	D
	
	O argumento I é dedutivo e o II é indutivo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando