Buscar

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO FUNDAMENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA NÚMERO 1 
x Observação Coparticipação Intervenção 
	Data: 14/09/17 
	Horário: 07:30 as 08:30 
	Ano: 4º ano Turma: u 
	Nº de alunos: 08 
	Tema: Esportes Subtema: Jogos e esportes 
	Conteúdo:Esportes e jogos. 
	Objetivo:Ampliar o conhecimento sobre a cultura dos esportes. 
	Recursos materiais: sala e quadra 
	Procedimentos didáticos: 
O primeiro passo é identificar um esporte para ser trabalhado - o importante é que ele faça parte do cotidiano da turma. Inicie o diagnóstico com uma roda de conversa. Pergunte: quais esportes conhecem? Quais praticam? Quais podem ser feitos na escola? Construa uma lista e eleja, junto com a classe, uma modalidade. 
Realize uma primeira prática do esporte de forma que os alunos possam vivenciar diferentes funções: jogador, árbitro, técnico etc. Em seguida, reúna a turma para um pequeno debate, com o objetivo de levá-los a refletir sobre o jogo. Quais as responsabilidades em cada papel? Quais os mais difíceis de executar? Quais as habilidades necessárias para cada função? 
Hora de investigar a origem da modalidade, sua história e evolução. Peça aos alunos uma 
pesquisa em enciclopédias e sites com base em um roteiro mínimo: quem inventou o esporte? Onde e quando isso aconteceu? Em quais locais ele é popular? Que habilidades exige? Como evoluiu em termos de regras e material esportivo? 
Momento de retomar a prática - dessa vez, ampliada pela reflexão e pela pesquisa da turma. Divida a classe em quatro grupos, deixando a cargo de cada um uma etapa específica da organização: preparação do espaço e do material, explicação da atividade, mediação 
dos desafios e conflitos e arrumação do material pós-aula. Ressalte que o planejamento precisa ser feito levando em conta que todos devem jogar e experimentar várias funções. 
Finalize com uma roda de conversa sobre a relação do esporte escolhido com o mundo ao seu redor. 
	Avaliação:Com base nas rodas de conversa, nas pesquisas e na participação nas atividades práticas, verifique o aprendizado, prestando atenção especialmente se cada um experimentou diferentes funções 
	
	
	
		PLANO DE AULA NÚMERO 2 
x Observação Coparticipação Intervenção 
	Data: 14/09/17 
	Horário: 08:30 as 09:30 
	Ano: 4º ano Turma: u 
	Nº de alunos: 08 
	Tema:atividade fisica Subtema: estilo de vida saudável 
	Conteúdo: Saúde e atividade física 
	Objetivo: Objetivo desta atividade é entender o funcionamento de alguns sistemas e como eles interagem entre si em situações conhecidas do aluno. 
	Recursos materiais:A situação ideal exigiria um espaço amplo para a prática de atividades 
físicas, colchonetes, e cronômetros. 
	Procedimentos didáticos: 
Medindo a freqüência cardíaca de repouso: peça aos alunos que identifiquem em que parte do corpo conseguem perceber seus batimentos cardíacos (têmporas, pescoço, pulso ou peito) e que procurem uma posição confortável, de preferência deitados sobre um colchonete. 
Em seguida, instrua-os a contar os batimentos durante 10 segundos (pode ser feito em conjunto, com o professor cronometrando, ou em duplas, sendo que um aluno cronometra enquanto o outro fica em repouso e depois trocam de papéis) e calcular os dados para o período de um minuto (basta multiplicar por seis). Esse procedimento será repetido mais duas vezes, para que se determine o valor da freqüência média de repouso de cada aluno. 
Atividade física: os alunos deverão ser submetidos a diferentes atividades físicas após as quais farão contagens das freqüências cardíaca e respiratória. As contagens serão repetidas após um minuto e após três minutos do término da atividade física. Os valores, bem como as observações do estado geral (cansaço, vermelhidão, suor, dores musculares, tonturas) deverão ser organizados em uma grande tabela. 
As sugestões de atividades físicas são: trotar durante três minutos, caminhar durante 3 minutos, fazer um tiro (uma certa distância no menor tempo possível) e uma atividade muscular, como banco sueco ou polichinelo. Nesse momento, os professores de Educação Física podem ajudar novamente, pois conhecem o desenvolvimento e a limitação dos alunos e sabem, melhor que ninguém, as condições físicas dos alunos e quais as atividades que permitirão uma coleta adequada de dados sem oferecer nenhum risco aos alunos. 
	Avaliação: Além de poder avaliar os conteúdos de procedimentos e atitudes, nas várias etapas, o professor poderá avaliar a capacidade dos alunos de coletar e de organizar dados experimentais, a habilidade de interpretá-los e de relacioná-los e, por fim, de argumentar, uma vez que todos deverão propor explicações para as variações encontradas. 
	
	
	
	
		PLANO DE AULA NÚMERO3 
x Observação Coparticipação Intervenção 
	Data: 14/09/17 
	Horário: 09:30 as 10:30 
	Ano: 5º ano Turma: u 
	Nº de alunos: 16 
	Tema: Brincadeira Subtema: brincadeiras lúdicas 
	Conteúdo: Pular corda 
	Objetivo: Realizar os movimentos básicos de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se e suas relações com o ritmo em que esses movimentos são executados; 
	Recursos materiais:Espaço físico plano e desimpedindo (sala de aula, quadra, pátio, rua, ou similar), Cordas individuais (1,5 metro), Cordas coletivas (6 metros).CD Player 
	Procedimentos didáticos: 
"Um homem bateu à sua porta..." 
"Com que você pretende se casar..." 
"Rei, capitão, soldado, ladrão..." 
"Salada, saladinha..."Existe uma enorme diversidade de brincadeiras de pular corda em nosso país. Essas sequências variam de região para região em relação aos gestos que compõem as sequências e às músicas cantadas durante a realização. 
No entanto, o princípio geral é basicamente o mesmo, ou seja, sequências de movimentos realizados em torno de uma corda em movimento (principalmente saltos e giros), acompanhados de uma música cantada por todos. 
Faça um levantamento com os alunos de todas as sequências de pular corda que eles conhecem e confeccione uma lista com o nome das sequências e a descrição dos movimentos de cada uma delas. Os alunos devem participar da confecção deste registro. 
Ajude-os a se organizar em pequenos grupos de 5 elementos e distribua uma seqüência de pular corda para cada grupo realizar. 
Percorra os grupos durante a atividade, observando se o ritmo de movimentação da corda é condizente com a capacidade de saltar dos participantes e oriente as crianças fazendo ajustes quando for necessário. 
	Avaliação: Volte seu olhar para os aspectos relacionados com a inclusão de todos os jogadores na vivência das atividades e com a experimentação de todas as funções existentes dentro dos jogos propostos.

Continue navegando