Buscar

Resenha Maquiavel.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Príncipe foi escrito por Nicolau Maquiavel, nascido no ano de 1527 em Florença, na Itália. Foi um grande filósofo do período Renascentista, onde serviu a corte de Cesare Borgia ate 1512 quando foi deposto e exilado. Sua obra consiste em analisar os modelos de governo. Maquiavel se esquiva do politicamente correto ao afirmar que tudo é válido para se manter no poder.
Em sua obra Maquiavel buscou investigar a politica pela politica, desconsiderando princípios morais, éticos e religiosos, observou que o contexto europeu era de guerra e que era preciso uma estabilidade social e governamental.
O autor disserta que para assegurar o poder deveria se fazer uso de força militar, sorte, habilidade entre outros ou uma combinação das mesmas para garantir a supremacia nos seus domínios. No caso dos principados hereditários havia duas opções possíveis, das quais eram manter os costumes como estão ou realizar pequenos ajustes para conquistar seus súditos, já nos adquiridos o temor era ser recebido com ódio pelo povo, uma vez que os costumes da população seriam alterados em virtude do novo governante. Para tal conduta o novo príncipe usaria de extrema violência para que as leis por ele impostas fossem acatadas. Maquiavel afirma que o príncipe deve ser temido, mas ainda sim ser benevolente com seu povo.
Em seu livro Maquiavel discorre sobre como assegurar uma república recém-conquistada, onde seu foco maior é que as tais sejam destruídas, pois seria a maneira mais eficaz de assegurar os domínios conquistados. Alguns principados são conquistados pela virtude e armas próprias, neste é necessário ter a virtude como aliada para que o governante não encontre a necessidade de pedir favores a outros, já principados que foram conquistados com fortuna e virtude de outros tende ao fracasso, pois o governante se torna um escravo de seus ajudantes para se manter no poder. Outra maneira não menos importante se se conquistar domínios e talvez o mais difundido no tempo dos impérios seja por meio de crimes, onde o governante pra se manter, faz uso de mentiras e violência para com o povo, um bom exemplo disso seria Agátocles da Silícia , embora Maquiavel afirme que o mesmo foi um bom governante para seu povo, afirmando que o príncipe deve ser temido mas ao mesmo tempo permanecer afastado do ódio . 
Na obra Maquiavel tenta indicar um caminho viável para que o Príncipe consiga governar de forma unilateral, mesmo a par das impossibilidades geradas pelo povo e até mesmo pelo próprio estado, ainda que o monarca siga as instruções dadas pelo autor o destino do príncipe vai depender de fatores externos e não apenas de suas ações.
Maquiavel aconselha o príncipe a não confiar nos homens que o cercam, pois para se possa ter conhecimento sobre o Príncipe, basta conhecer os homens a sua volta, pois os mesmos devem sempre pensar no melhor pra o principado deixando de lado suas ambições, fama e qualquer outra grandeza.
Analisando aspectos gerais da obra citada, podemos observar a clara divisão de opiniões que a cerca. Alguns de seus ensinamentos não se alteram ao longo dos anos, ou seja, o uso de ações como mentiras, uso de força e opressão ainda estão presentes em nossa sociedade. Assim a manutenção do governo atualmente se dá por meio de manobras visando benefício próprio tais como enriquecimento ilícito, jogos de poder, entre outros. Essas atitudes mantem o governo no poder prejudicando e enganando o povo.

Outros materiais