Buscar

PORTFOLIO C I Adaptando Atividades

Prévia do material em texto

Módulo C – Fase I/2018
Adaptação de atividade
	Nome: Osmar Luciano dos Santos RU: 1317307
Polo: Bragança Paulista
	Ano/Série e idade do aluno:
2018/ 6º Série/ 14 Anos
	Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais:
A aluna em questão para qual a atividade será adaptada, é caracterizada com Síndrome de Down. A aluna se comunica mais através de gestos, pois não fala muito, é bastante calma e independente, sempre procura fazer as coisas sozinha. Sua relação com a turma tem melhorado a cada dia. 
A síndrome de Down (Trissomia do 21 ou SD) é uma alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo extra nas células de um indivíduo. Tal condição causa problemas no desenvolvimento corporal e cognitivo, promovendo características físicas típicas e deficiência intelectual em diferentes graus.
Não só as características físicas são influenciadas pela síndrome de Down. Sabe-se que as capacidades cognitivas dos indivíduos com a síndrome são um pouco menores do que a média, uma vez que o sistema nervoso dessas pessoas apresenta anormalidades estruturais e funcionais, que podem caracterizar retardo mental de leve a moderado.
Crianças com síndrome de Down não estão simplesmente atrasadas no seu desenvolvimento ou meramente com a necessidade de programas facilitados. Elas têm um perfil de aprendizagem específico com características fortes e fracas. Cada criança é única e, para além da deficiência, guarda características próprias. Decorre daí que o perfil e o estilo de aprendizagem típico da criança com síndrome de Down, associados às suas necessidades individuais e variações dentro do perfil, precisam ser considerados. (Blog Movimento Down, 2013).
Entre as características que facilitam a aprendizagem podemos destacar uma forte consciência visual e habilidades de aprendizagem visual, incluindo as capacidades de: Aprender e usar sinais, gestos e apoio visual; Copiar o comportamento e as atitudes de colegas e adultos; Aprender com atividades práticas.
	Atividade escolhida (marque um X):
( X ) Atividade 1
( ) Atividade 2
( ) Atividade 3
	Proposta de adaptação da atividade:
A proposta é utilizar um recurso que torne possível facilitar o aprendizado aos alunos com deficiência que, no caso será analisar no mapa o rio Nilo no Egito, onde nasce, a extensão, onde deságua a ocupação dos egípcios e cachoeiras.
Tendo em vista que a diversidade deve estar contemplada na maneira como o conteúdo é apresentado e nas múltiplas formas de representá-lo, na ampliação de oportunidades de ação e expressão dos alunos e no desenvolvimento de estratégias que garantam o envolvimento dos atores da aprendizagem, o recurso que será utilizado é a técnica do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).
O Desenho Universal da Aprendizagem é um conjunto de estratégias, técnicas e materiais flexíveis, ele ajuda para que os alunos com ou sem deficiência aprendam. As informações são apresentadas de diversas maneiras. os alunos podem expressar o que sabem de diferentes formas. São criadas estratégias múltiplas de fazer com que o aluno tenha desejo de continuar estudando e seja responsável pela sua aprendizagem. o desenho universal da aprendizagem é importante para todos, mas é determinante na vida das pessoas com deficiência intelectual.
Antes de iniciar a aula o professor apresentará este pequeno vídeo à turma, que conta a história de uma garotinha que, embora tenha Síndrome de Down, não quer ser tratada como diferente. https://www.youtube.com/watch?v=l_QGlbwwCy4.
Como os deficientes com Síndrome de Down tem as suas habilidades de aprendizagem mais com o visual e a repetição, a aula será planejada da seguinte forma: Um mapa grande contemplando uma visão geral do rio; os temas da aula serão divididos separadamente em cartazes com letras coloridas; gráficos; mapa conceitual e apresentação de vídeo (curto) de documentário, com paradas programadas para explicação. Após a aula, grupos prévia e intencionalmente divididos farão a apresentação dos trabalhos realizados, cada um discorrendo sobre um tópico, também mostrando cartazes.
	Objetivos da adaptação:
O objetivo desta adaptação é proporcionar condições iguais de aprendizagem aos alunos com necessidades especiais. 
Como o currículo atual é padronizado e ilusório, marginaliza os estudantes, cujo planejamento, nunca funciona para todos. Independente de ter ou não alguma deficiência os neurocientistas cognitivos nos mostram que, de fato, não existe um estudante padrão em nenhum lugar, há os mais auditivos, os mais visuais, os sinestésicos, etc. Esta adaptação tem também por objetivo, projetar experiências de aprendizagem que funcionem para todos.
	Resultados esperados:
 Os resultados esperados são que os alunos com deficiência tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e que, cada um deve aprender o máximo possível dentro de suas possibilidades.
Protocolo: 201811041317307B8E3DAE

Continue navegando