Buscar

Anna 20151101651 Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Características do c onhecimento científico e filosófico 
Disciplina: Filosofia
Aluno: Anna Beatriz Braga
Matrícula: 20151101651
Concepção de ética planetária no contexto da sociedade globalizada contemporânea.
Rio de Janeiro
Novembro, 2018
Introdução 
O modelo de vida planetário em vigência e os valores que regem a maioria das sociedades no presente são responsáveis por grande parte das tragédias e crises no âmbito mundial. Aliado a esse reconhecimento, encontram-se as ameaças às condições de vida no futuro devido a absolutização dos interesses capitalistas e às certas decisões humanas frente aos avanços científicos e tecnológicos. Por isso, considera os principais conflitos e ambiguidades promovidas pela globalização, responsável por promover e sustentar a desigualdade social e econômica, além de enfraquecer o Estado e contribuir para o individualismo, consumismo e desequilíbrio ecológico. Diante destas constatações devemos permear tanto a ética como a educação.
Ética Planetária
As definições filológicas e os comentários sobre ethos serão determinantes para a noção e significado de ética planetária, a qual aponta para adaptação e a recriação de uma ética em dimensões planetárias e, acima de tudo, preocupada com o futuro do ser humano. Essa ética é pertinente e propícia no contexto de globalização em que vivemos, já que ética tem a ver com a concepção integral de bem-estar da vida humana. 
Ética – do grego ethos significa originalmente morada, seja o habitat dos animais, seja a morada do homem, lugar onde ele se sente acolhido e abrigado. O segundo sentido, proveniente deste, é costume, modo ou estilo habitual de ser. A morada, vista metaforicamente, indica justamente que, a partir do ethos, o espaço do mundo torna-se habitável para o homem. Assim, o espaço do ethos enquanto espaço humano, não é dado ao homem, mas por ele construído ou incessantemente reconstruído. 
Como percebemos pelas definições apresentadas, o significado de ethos envolve uma série de princípios e costumes que devem nortear o comportamento e a ação humana em relação ao mundo natural, político e social. Nesse sentido, ética está relacionado aos acertos e erros dos esforços humanos. Envolve a organização das nossas metas e a responsabilidade em cumpri-las a fim de concretizarmos os mais importantes valores que regem o nosso ser e o nosso bem viver no planeta Terra.
Tendo o ethos a característica da concepção elevada e abrangente da vida humana, no que diz respeito ao seu agir e aos seus costumes em relação a sua morada natural, política e social a ética planetária não deixa de valorizar a conscientização do planeta Terra como nosso lar (morada), nossa casa, lugar do qual dependemos para viver bem e satisfatoriamente, não se reduzindo à preservação do ecossistema natural, como bem destacou Vaz (1999, p. 40) ao comentar o referido conceito: 
 A simples preservação do ecossistema natural perderia toda significação humana se não se operasse a partir de uma concepção ética da vida e não fosse entendida como pressuposto necessário, mas não suficiente para a satisfação das necessidades não apenas física, mas sobretudo espirituais do homem. (Grifo do autor)
A ética planetária também implica o bem-estar coletivo, ou seja, o bem-estar de toda a humanidade, por isso não deve ser interpretada de modo individualista e nem concebida de forma isolada dos demais elementos e necessidades da vida e existência humana. Como já destacado, relacionado ao ethos, a ética planetária aponta para a perspectiva do cuidado, da preservação e da proteção, tanto do planeta Terra como da própria vida e relações político-sociais visando ao bem viver. Sobre a dimensão social e individual do ethos.
Racionalidade, universalidade e individualidade
A partir da filosofia antiga, três conceitos serão centrais na reflexão e no desenvolvimento filosófico da ética: racionalidade, universalidade e individualidade. Sobre a racionalidade e universalidade destacam-se a busca e o estabelecimento de uma norma constante e imutável, a qual será responsável pela fundamentação racional da ética em detrimento do relativismo e do subjetivismo. Nesse sentido, Sócrates foi um dos primeiros filósofos a nortear sua ética por meio de um conhecimento racional que pudesse ser universalmente válido. Sobre a individualidade, o saber fundamental ético-filosófico é o saber acerca do ser humano e do seu ser verdadeiro. Para Sócrates, a reflexão filosófica é marcada pela noção do autoconhecimento. A famosa frase conhece-te a ti mesmo é central em seu pensamento. Esse conhecimento deve ser, antes de tudo, conhecimento moral e deve se tornar prático. Ao considerar o problema ético individual como central na filosofia socrática.
Os três conceitos mencionados acima referentes às discussões éticas na filosofia antiga serão utilizados de maneira específica na reflexão ética da modernidade. Eles se associarão com outros e farão parte de um projeto que tem como ideal a busca pela emancipação do ser humano. A noção de bem e de dever são outros dois conceitos, presentes desde a filosofia antiga, que constituem a estrutura fundamental do saber ético, obtendo destacada importância em grandes sistemas da ética.
Referências Bibliográficas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ethos
http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/dissertacoes/2010/2010%20-%20ZUBEN,%20Reginaldo%20Von.pdf
https://www.recantodasletras.com.br/artigos/1923985

Continue navegando