Buscar

Teoria sócio histórica metodologia e intervenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria sócio histórica metodologia e intervenção
Metodologia de intervenção
Metodologia significa caminho ou via para a realização de algo. Método é um processo depara se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Campo que estuda os métodos pratico sem determinada área para a produção de um conhecimento ou a realização de um objetivo.
Intervenção apresenta um significado de exercer influência em determinada situação na tentativa de alterar seu resultado, interferência. Ao preceder qualquer método de intervenção deve se dar o conhecimento da realidade que se quer intervir objetivando sua transformação. 
Como se dá o conhecimento da realidade? O método cientifico de conhecimento se refere a um aglomerado de regras básicas dos procedimentos que produzem o conhecimento cientifico. É o conjunto de procedimento que cada ciência utiliza para conhecer seu objeto de estudo. 
O que é conhecimento? No cotidiano o conhecimento parece ser alguma coisa tão corriqueira que nós não nos perguntamos pelo que ele é, pelo seu processo, pela sua origem, pela sua forma de apropriação. Aos poucos vamos adquirindo entendimentos das coisas que compõem o mundo que nos cerca, nós nos acostumamos a esse entendimento, a partir do momento em que fomos adquirindo espontaneamente. Quase nunca nos perguntamos o que é o conhecimento, sem significado, origem. 
Conhecimento: de onde adquirimos? Livros, professores, pais. O que é? A elucidação da realidade. Elucidação significa trazer a luz. 
Conhecer = elucidar a realidade = iluminar, trazer a luz a realidade tem a ver com a incidência da luz da inteligência sobre a realidade da luz da inteligência sobre a realidade tem a ver com a inteligibilidade. Conhecimento como elucidação da realidade, é a forma de tornar inteligível, clara. Realidade se manifesta como misteriosa, opaca, impenetrável, oferece resistência ao seu desvendamento por parte do ser humano. Elucidação seria iluminação e compreensão. O ato do conhecer/elucidar é o esforço de enfrentar o desafio da realidade buscando sentido a verdade. 
Conhecimento é tornar essa realidade compreendida, clara, iluminada, podendo ser uma rede deles formando um todo, mesmo porque nenhum objeto se da isolado. O que importa para o conhecimento, e tornar essa realidade compreendida. 
Teoria geral do conhecimento
Elemento indispensável ao ato de conhecer algo: sujeito que conhece, objeto que é conhecido, um ato de conhecer, um resultado que é a compreensão da realidade ou o conhecimento propriamente dito. 
Sujeito constrói a capacidade de inteligibilidade por um interior capaz de se apropriar simbolicamente do exterior operando de forma abstrata com símbolo e representação. Objeto é o mundo exterior do sujeito, representado em seu pensamento a partir da manipulação que executa com ele. Conceito nasce da apropriação adequada que faz do exterior. Iluminação da realidade é um ato que se processa dialeticamente por meio da realidade exterior. 
O sujeito ilumina a realidade com sua inteligência a partir dos fragmentos da luz que a própria realidade oferece. O sujeito no nível da teoria explica um objeto não porque ele voluntariamente queira que a explicação seja esta e não outra, mas sim por que os fragmentos da realidade com os quais ele trabalha lhe ofereceu uma lógica de compreensão lhe permitem descobrir uma inteligibilidade entre eles, formando assim, um conceito que nada mais é do que a expressão pensada de um objeto. 
O ato de conhecer é esse processo de interação que o sujeito efetua com o objeto, tentando captar do objeto sua lógica ou forma de ser e a possiblidade de expressa-lo conceitualmente. Então o sujeito interage com o objeto para descobrir lhe, teoricamente, a forma de ser. E o resultado do ato de conhecer e o conceito produzido, o conhecimento propriamente dito, a explicação ou a compreensão estabelecido que podem ser expostas e comunicadas. Enquanto o ato de conhecer é analítico por exige a análise dos elementos, dos fragmentos da realidade, o conhecimento é sintético, pois apresenta apenas a lógica cultural dos dados da realidade que sustentam o conceito formulado. 
Resumindo: O conhecimento é a compreensão/explicação sintética produzida pelo sujeito por meio de um esforço metodológico de análise dos elementos da realidade, desvendando a sua logica, tornando0a inteligível. O conhecimento, como elucidação da realidade, decorre de um esforço de investigação de um esforço para descobrir aquilo que está oculto, que não está compreendido ainda. Só depois de compreendido em seu modo de ser é que um objeto pode ser considerado conhecido. Nos apropriamos dos resultados do processo do conhecer e da explicação ponta e elaborada por alguém sem tornar uma compressão efetiva da realidade. 
O processo de produção do conhecimento 
O conceito explicativo da realidade nunca está pronto. É uma construção que o sujeito faz a partir da lógica que encontra nos fragmentos da realidade. Para tanto, utiliza-se de recursos metodológicos de meios e processos de investigação. A elucidação do mundo exterior exige imaginação investida, busca disciplinada e metodológica, tudo em vista captar os meandros do real. Ao se deparar com um desafio o sujeito do conhecimento passa ao esforço de elucida-lo. Ele trabalha para desvendar a trama de relações que constitui a realidade. 
Para conseguir isso, começa por produzir a resposta decorrentes dos esclarecimentos que já possui, adquiridos pela experiencia pessoal ou de estudos com outras pessoas ou com os livros. Caso essas respostas não satisfaçam importa investir nas outras explicações até encontrar aquela que seja satisfatória. Só após verificar a veracidade de sua hipótese é que o cientista expõe suas certezas. 
Como saber qual é a resposta satisfatória se a realidade não se expressa? Somente parece que a realidade não se expressa. De fato, ela sempre se manifesta, então torna-se necessário saber entender a sua expressão. É preciso saber lê-la para se entender o que ela diz. É preciso ser alfabetizado na aprendizagem do desvendamento da realidade para poder entende-la. Daí a necessidade que o sujeito do conhecimento tem de se utilizar de recuso método logico para fazer a realidade dizer o que ela é. Diante do desafio, o sujeito do conhecimento formula resposta plausíveis e procura ver nas manifestações da realidade se a resposta que formular é adequada ou não. Por vezes, essa resposta é encontrada e confirmada rapidamente e outras vezes exige anos de trabalho.

Continue navegando

Outros materiais