EX 02 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
7 pág.

EX 02 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO


DisciplinaIntrodução Administação558 materiais632 seguidores
Pré-visualização2 páginas
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST1712_EX_A2_201808237439_V2 
	19/09/2018 22:30:35 (Finalizada)
	Aluno(a): LUAN FELIPE VIEIRA DE MELO
	2018.3 EAD
	Disciplina: GST1712 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 
	201808237439
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	As empresas não agem na pura improvisação e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível, da primeira vez e sem erro. Assim, sobre planejamento podemos afirmar:
		
	
	O planejamento é feito de modo igual nos vários níveis organizacionais.
	
	Lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz. Os planos operacionais estão relacionados no nível institucional da organização.
	
	O planejamento tático é elaborado a partir de três atividades básicas: a análise ambiental, a análise empresarial e a formulação de estratégias capazes de compatibilizar as condições internas da empresa às condições externas do ambiente.
	
	O planejamento estratégico da empresa apresenta três características principais: é projetado no médio prazo, está voltado para as relações entre a empresa e o seu ambiente de tarefa, e envolve o departamento da empresa, sem considerar sua totalidade.
	 
	O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções (organização, direção e controle).
	
Explicação:
A questão se refere ao planejamento como função fundamental para as organizações, já que é dela que partem as demais funções administrativas, assim como todas as ações previstas da organização, é com base nela também que temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado e da própria organização. Outro ponto é a elaboração dos objetivos organizacionais. O planejamento é uma peça fundamental que formula os objetivos organizacionais e estes estão ligados a visão desta organização.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	As empresas não agem na pura improvisação e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível, da primeira vez e sem erro. Podemos afirmar sobre a função Planejamento:
		
	
	Dispensa como uma de suas etapas o reconhecimento inicial da organização.
	
	Identifica e considera no ambiente interno as ameaças e oportunidades para o negócio.
	
	Utiliza a função direção na análise do ambiente interno para a formulação dos planos.
	 
	Representa a primeira função administrativa por servir de base para as demais funções.
	
	Prioriza a execução das operações por meio da tecnologia para elaborar os planos.
	
Explicação:
A questão se refere ao planejamento como função fundamental para as organizações, já que é dela que partem as demais funções administrativas, assim como todas as ações previstas da organização, é com base nela também que temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado e da própria organização. Outro ponto é a elaboração dos objetivos organizacionais. O planejamento é uma peça fundamental que formula os objetivos organizacionais, e estes estão ligados a visão desta organização.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O planejamento é uma função primordial às organização. Antes de qualquer ação é preciso definir quais os objetivos e resultados esperados. Considerando os níveis da organização, em qual, ou quais, deles podemos encontrar essa tão importante função?
		
	
	Nos níveis gerencial e operacional.
	 
	Em todos os níveis.
	
	Nos níveis institucional e operacional.
	
	No nível institucional.
	
	Nos níveis gerencial e institucional.
	
Explicação:
A questão afirma a importância do planejamento e pede que seja escolhida a alternativa que diga para quais níveis ele é importante. A escolhida e correta é a quei diz em todos os níveis, já que há diferentes, mas igualmente importantes, níveis de planejamento, como o planejamento estratégico se desdobra para toda a organização, o planejamento tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta. É o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. Interpreta as decisões do nível estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa. O planejamento operacional com planos bem mais focados no curto prazo, geralmente elaborados para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, com as definições de métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O conceito de EFICIÊNCIA estar relacionada com DUAS PALAVRAS. Quais são?
		
	
	Pendência e Prosperidade
	 
	Racionalidade e Produtividade
	
	Problema e Produção
	
	Resultados e Pendências
	
	Solução e Problemas
	
Explicação:
Racionalidade
Dentro dos processos (macroprocessos e microprocessos) da empresa com a ação de Racionalidade (custo/tempo/decisão) para obter maiores resultados de produção
Produtividade
Com a melhoria progressiva dos processos (macroprocessos e microprocessos) gera um aumento da produtividade na empresa.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em relação à gestão estratégica e à ferramenta de análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, é correto afirmar que essa ferramenta:
		
	
	consiste em uma teoria criada por Michael Porter, especificamente a teoria da vantagem competitiva.
	 
	é também conhecida pela sigla SWOT, e caracteriza-se pelo cruzamento entre as forças e fraquezas internas com as oportunidades e ameaças externas.
	
	diz respeito exclusivamente à formulação tática de processos e serviços a serem prestados pelas organizações públicas, ou seja, a própria finalidade.
	
	apresenta fatores externos, que se referem ao microambiente, e fatores internos, que se referem ao macroambiente.
	
	é utilizada apenas por organizações privadas que atuam em um mercado altamente competitivo e, por isso, precisam fazer uma análise estratégica mais aprofundada.
	
Explicação:
Justificativa na aula 2: "A Análise SWOT é uma ferramenta largamente utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa. Ela pode também, em razão de sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenários."
"AMBIENTE EXTERNO
A empresa deve olhar para fora de si, para o ambiente externo onde estão as oportunidades e ameaças. Esta verificação visa estudar melhores maneiras de evitar ou usufruir dessas situações.
Oportunidades:
São as variáveis externas e não controláveis pela entidade, que podem criar condições favoráveis, desde que a mesma tenha condições e/ou interesse de usufruí-las. Mudanças e tendências ambientais que têm impacto positivo na Organização.
Ameaças:
São as variáveis externas e não controláveis pela Entidade que podem criar condições desfavoráveis para a mesma. Mudanças e tendências ambientais que apresentam impacto negativo."
"AMBIENTE INTERNO
A empresa deve olhar seu ambiente interno, analisar os seus recursos e as capacidades da organização que determinam sua competitividade.
Forças (Pontos fortes):
São as variáveis internas e controláveis pela entidade, que propiciam condições favoráveis para empresa em relação ao seu ambiente.
Fraquezas (Pontos fracos):
São as variáveis internas e controláveis pela entidade, que propiciam condições desfavoráveis para empresa em relação ao seu ambiente."
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Vimos que há diferentes