A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
arqueologia

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Arqueologia
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Do mesmo modo, a confiança de que dados objetivos podiam ser confrontados para verificar a validade de hipóteses explicativas que nortearam a arqueologia processual foi seriamente posta em questão pela convicção dos pós-processualistas de que os registros materiais são suficientemente ambíguos e que sua percepção depende de variantes subjetivas e culturais, em um processo cognitivo no qual são construídos os elementos de compreensão do objeto. O objeto deixa, portanto, de ser um dado inerte a ser captado para ser visto como resultado da intervenção do sujeito, de modo similar aos significados criados pelos leitores na interação dinâmica com o texto”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REDE, M. História e cultura material. In: CARDOSO, C. F; VAINFAS, R. (Org.). Os Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 140-141. 
Tendo em vista o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas sobre as escolas processualista e pós-processualista em Arqueologia, analise as seguintes proposições:
I. Arqueólogos insatisfeitos com o processualismo fundaram uma nova escola denominada pós-processualismo, cujo objetivo era reinserir indivíduos como transformadores sociais, bem como valorizar estudos de cunho ideacional.
PORQUE
II. As concepções processualistas anteriores enfatizaram sobremaneira análises de cunho tecnológico e econômico deixando de lado temas que envolviam as formas de pensamento dos povos do passado. 
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras.
Você acertou!
“No início da década de 1980, arqueólogos ingleses apresentavam um descontentamento com o processualismo. [...] esse descontentamento não estava relacionado ao campo metodológico proposto pela new archaeology, que enriquecera a forma de fazer antropologia, mas sim com o descompasso que a escola norte-americana tinha em relação às teorias sociais em curso. Pesavam, de forma decisiva, uma crítica ao funcionalismo proposto por autores como Binford e a necessidade de reinserir dois pontos na análise arqueológica: os indivíduos como agentes transformadores da sociedade e os estudos de aspectos ideacionais (como pinturas rupestres, os sistemas religiosos e outros)” (livro-base, p. 88).
	
	B
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	C
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 2/5 - Arqueologia
Atente para o fragmento de texto a seguir: 
“Arqueólogos podem trabalhar em museus, atuando como curador de exposições e de acervos arqueológicos, além de poder contribuir na restauração de alguns objetos sendo está apenas uma parte dos trabalhos que o arqueólogo pode realizar. Há ainda a pesquisa acadêmica, realizada por instituições brasileiras como estes mesmos museus e universidades com seus departamentos de arqueologia, antropologia, história, biologia, geologia e outras áreas afins”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://arqueologiaeprehistoria.com/o-que-e-arqueologia/>. Trabalho do arqueólogo. Acesso em 13 out. 2017. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas, assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir: ao serem encontradas estruturas, é importante que sejam evidenciadas com o uso de:
Nota: 20.0
	
	A
	tesoura e agulha
	
	B
	pás e pincéis
Você acertou!
“Ao serem encontradas estruturas, é importante que sejam evidenciadas com o uso de pás de arqueólogo, trinchas ou pincéis [...]” (livro-base, p. 152).
	
	C
	pás e cerrote
	
	D
	tintas e pincéis
	
	E
	bússola e cronômetro
Questão 3/5 - Arqueologia
Atente para o extrato de texto a seguir: 
“Maior que a de outros campos do conhecimento que também utilizam a cultura material como dado, essa forte identificação tem suas raízes, certamente, no fato de que, por não poder contar mais com os atores sociais em cena, ela constitui a fonte primária da Arqueologia para o acesso ao passado da humanidade, quando não a única, como ocorre na arqueologia pré-histórica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Lima, T. A. Cultura material: a dimensão concreta das relações sociais. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 6, n. 1, p. 11-23, jan./abr., 2011. p. 12. 
Com base no fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas, assinale a alternativa que apresenta corretamente um exemplo de cultura material.
Nota: 20.0
	
	A
	Animais vivos.
	
	B
	Plantas na natureza.
	
	C
	Construções.
Você acertou!
A cultura material é a base do trabalho do arqueólogo. “É encarado como aquele segmento do meio físico que é socialmente apropriado pelo homem. Por apropriação social convém pressupor que o homem intervém, modela, dá forma a elementos do meio físico, segundo propósitos e normas culturais” (livro-base, p. 51).
	
	D
	Pensamento dos indivíduos.
	
	E
	Comportamento humano.
Questão 4/5 - Arqueologia
Atente para a seguinte afirmação: 
“O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente. Está previsto na Portaria Interministerial nº 60, de 24 de março de 2015, envolvendo várias áreas do governo federal, inclusive o Iphan, uma vez que o patrimônio cultural é uma das dimensões do meio ambiente, compreendido além da dimensão dos aspectos meramente naturalísticos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1032>. Licenciamento Ambiental. Acesso em 11 out. 2017. 
Com base no fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas sobre licenciamento ambiental, no que concerne à concessão de licenças para prática arqueológica, relacione os itens a seguir às respectivas características:
1. Licença de Instalação
2. Licença de Operação
3. Licença Prévia
(  ) Uma vez cumpridas todas as exigências, autoriza o começo das atividades.
(  ) Concessão dada no começo das atividades mediante viabilidade ambiental.
(  ) Permite que a atividade seja instalada, desde que se cumpram medidas de controle do ambiente.
Agora, aponte a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 3 – 2
	
	B
	2 – 3 – 1
Você acertou!
A sequência correta é 2 – 3 – 1. Segundo o livro-base: a chamada Licença Prévia (LP) é “[...] concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação”. A seguinte é a chamada Licença de Instalação (LI) que “autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivos determinantes”. A última fase é a concessão da Licença de Operação (LO) que “autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação” (livro-base, p. 111).
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	2 – 1 – 3