Buscar

Ginastica artistica Provas e aparelhos

Prévia do material em texto

*
CARACTERÍSTICAS DAS PROVAS
OFICIAIS DA G A
*
Ginástica Artística
A Ginástica Artística é praticada por homens e mulheres. As provas da ginástica mudaram muito ao longo das décadas, até chegarmos ao formato atual, onde há provas comuns aos dois gêneros e provas exclusivas para cada naipe.
*
 SETOR MASCULINO
•SOLO
•CAVALO COM ALÇAS
•ARGOLAS
•SALTO
•BARRAS PARALELAS SIMÉTRICAS
•BARRA FIXA
*
 SETOR FEMININO
•SALTO
•BARRAS PARALELAS ASSIMÉTRICAS
•TRAVE DE EQUILÍBRIO
•SOLO
*
Provas e exercícios de solo
A prova de solo da Ginástica Artística, seja para homens ou para mulheres, é realizada sobre o tablado, uma superfície quadrada de, aproximadamente, 14 x 14 metros (12 x 12 é a área de competição do ginasta). Esse aparelho é composto de várias camadas, cada qual com uma finalidade específica. 
*
Solo
*
Solo Masculino
No solo masculino, o ginasta realiza movimentos e ligações acrobáticas (mortais), associados a exercícios de velocidade, força, flexibilidade e equilíbrio. A duração da rotina masculina deve ser de no mínimo 50 e no máximo 70 segundos. A série masculina não é acompanhada por música e nem há a avaliação da parte coreográfica da série.
*
Solo Masculino
*
Solo masculino
*
Solo Feminino
No solo feminino a ginasta será avaliada não só por sua destreza em realizar movimentos acrobáticos difíceis, mas também por sua expressão corporal e artística. Nenhuma das duas partes (acrobacias ou coreografia) deve prevalecer, devendo haver um equilíbrio entre elas na série, realizada ao som da música. A duração da apresentação feminina não deve ser menor que 1’10 (70 segundos) e não deve exceder 1’30 (90 segundos).
*
Solo Feminino
*
Salto sobre a Mesa
Originalmente, conhecida como Salto sobre o Cavalo, essa prova faz parte dos programas masculino e feminino. Atualmente, a única diferenciação entre as provas de homens e mulheres é a altura na qual a mesa é colocada. Na regra oficial da FIG para o masculino a altura é de 1,35m; para o feminino a mesa é colocada a 1,25m. O salto é uma prova onde a velocidade e a potência são fundamentais.
*
Salto sobre a Mesa
A prova de Salto apresenta três fases bem distintas durante a sua execução:
a abordagem do trampolim;
o primeiro voo – ou “entrada” do salto;
o segundo voo – que compreende o momento entre a perda de contato das mãos do ginasta com a mesa de salto e é finalizado com a aterrissagem sobre os colchões.
*
Salto sobre a Mesa
O salto se caracteriza por uma corrida de aproximação, impulso simultâneo dos pés sobre o trampolim, de frente ou de costas ( rodante), segue a 1ª fase de vôo e um rápido apoio das duas mãos sobre o aparelho - repulsão.
Na 2ª fase de vôo, apresenta- se rotações simples ou múltiplas em torno dos eixos corporais- ET e EL.
Finalizando com a aterrissagem sobre os dois pés, de frente ou de costas para o aparelho.
*
Salto sobre a Mesa
O colchão onde o ginasta aterrissa possui linhas demarcatórias que determinam o espaço ideal para a chegada e servem de referência visual para os árbitros. Se, ao aterrissar, o ginasta se desviar do centro, pisar nas linhas laterais, ou além delas, irá sofrer penalizações na avaliação do salto.
*
Salto sobre a Mesa
*
A prova de Cavalo com Alças
A prova de Cavalo com Alças ou Arções pertence à ginástica masculina. Nessa prova, o ginasta precisa deslocar-se sobre os braços por toda a extensão do aparelho, em movimentos de tesoura, volteios com pernas unidas e afastadas, elevações à parada de mãos, elementos esses executados sobre o corpo do cavalo e sobre as alças. O ginasta não pode fazer elementos estáticos durante a execução da rotina, que deve ser contínua.
*
Cavalo com Alças
O aparelho tem 1,15 de altura, medidos a partir do chão, comprimento total de 1,60m e 35cm de largura. As alças, feitas de material plástico e recoberta com madeira, se ajustam entre 40 e 45cm e têm 12cm de altura.
A prova requer do executante muita resistência, equilíbrio e agilidade, além da sempre necessária coordenação motora.
*
Cavalo com alças
*
A prova de Argolas
O equipamento compreende um pórtico de metal de aproximadamente 6,0m de altura, fixado ao solo por meio de cabos de aço. Dele, pendem dois cabos de aço, que, em sua extremidade inferior, se unem a duas faixas de couro ou outro material resistente que, por sua vez, sustentam as argolas.
*
A prova de Argolas
Força e equilíbrio são fundamentais para a realização dos movimentos nas argolas, o único aparelho móvel da ginástica. Posições estáticas de força, embalos da suspensão ao apoio e movimentos de rotação compõe essa prova. Durante os movimentos dinâmicos, as argolas se movimentam junto com o ginasta, porém, quando o atleta executa uma posição estática, as argolas devem permanecer imóveis.
*
Argolas
*
Cavalo com Alças e Argolas
*
A prova de Barras Paralelas Simétricas
O aparelho consiste em dois barrotes de fibra de vidro recobertos com uma capa de madeira, colocados paralelamente a uma altura de 2m do solo. O corpo do aparelho é de ferro e, pelo fato de ser bem pesado, dispensa o uso de cabos de aço para fixação. As barras têm 3,50m de comprimento e um diâmetro entre 41 e 51mm.
*
A prova de Barras Paralelas Simétricas
A prova de paralelas é constituída basicamente de movimentos de embalo (balanços) entre as barras e elementos de voo com retomada, além de passagens pela parada de mãos, elementos de força e posições corporais como diversos tipos de esquadros. A rotina de paralela exige do ginasta muito equilíbrio, coordenação e agilidade.
*
Barras Paralelas Simétricas
*
Barras Paralelas Simétricas
*
A prova de Barra Fixa
A barra deve estar a 2,80m do solo, tem comprimento total de 2,40m e 28mm de diâmetro. É feita em aço, porém, possui elasticidade suficiente para acompanhar os movimentos sem, contudo, se deformar com o uso.
*
A prova de Barra Fixa
Os movimentos característicos da Barra Fixa são os grandes balanços (giros gigantes), as largadas e retomadas e as trocas constantes de posicionamento das mãos (tomadas dorsal, palmar, mista e cubital) e direções dos movimentos. A rotina deve ser contínua, pois as pausas ao longo da série são penalizadas pela arbitragem.
*
Barra Fixa
*
Barra Fixa
*
A prova de Barras Paralelas Assimétricas
A prova de Barras Paralelas Assimétricas é exclusiva do gênero feminino. O aparelho consiste de duas barras horizontais posicionadas em alturas diferentes, daí a denominação “assimétricas”. A barra baixa está posicionada a 1,70m e a alta a 2,50m do solo.
*
A prova de Barras Paralelas Assimétricas
Ao longo da rotina nas paralelas, as ginastas precisam alternar seus movimentos entre as barras, ora na baixa, ora na alta. E é justamente essa troca constante entre elas, realizada com belos elementos de voo, que torna a prova interessante e complexa.
*
A prova de Barras Paralelas Assimétricas
As séries nas paralelas são compostas por elementos de impulso – giros ( rotações no ET e EL) e voos, sem pausa, sem balanços intermediários, observando-se a 
 continuidade e a fluência.
*
Paralelas Assimétricas
*
Paralelas Assimétricas
*
A prova de Trave de Equilíbrio
A Trave de Equilíbrio certamente é o aparelho mais desafiador da Ginástica Artística feminina.
A trave, apesar de ter 5,0m de comprimento, tem apenas 10cm de largura e está a 1,25m de altura do solo.
O tempo da rotina é igual a do solo, mínimo de 70 e máximo de 90 segundos.
*
A prova de Trave de Equilíbrio
A série caracteriza-se por combinações de elementos acrobáticos, elementos de dança e coreográficos, apresentando um trabalho artístico, executado com beleza, elegância e estilo pessoal.
*
A prova de Trave de Equilíbrio
Equilíbrio:
estático – movimentos que demonstram o domínio dasposições específicas do aparelho;
dinâmico – elementos acrobáticos, saltos, giros da dança durante toda a apresentação;
recuperado – finalização e manutenção do equilíbrio nos elementos acrobáticos, saltos de dança e saída.
*
Trave de Equilíbrio
*
Trave de Equilíbrio
*
Trave de Equilíbrio
*

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes