Buscar

AV HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 2018 7

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
6a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL1334_EX_A6_201801089396_V1 
	13/08/2018 18:12:40 (Finalizada)
	Aluno(a): KELCIANE DE LOURDES RODRIGUES
	2018.3 EAD
	Disciplina: CEL1334 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 
	201801089396
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	No período renascentista, surgido após a Idade Média, iremos observar:
		
	
	a recusa dos valores modernos, com intenso aparecimento de colégios;
	 
	a recusa dos valores medievais, com intenso aparecimento de colégios;
	
	a recusa da razão, da ciência e dos colégios formadores de consciência.
	
	a aceitação dos valores modernos, com intenso aparecimento de colégios;
	
	a recusa dos valores educacionais, com intenso aparecimento de colégios;
	
Explicação:
O período renascentista marca a época das grandes descobertas, das grandes invenções e navegações e os colégios se ampliam com a necessidade de propagar os novos conhecimentos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No processo de colonização do Brasil, os jesuítas tiveram papel de destaque na educação e difusão do catolicismo. Sobre eles é correto afirmar:
I- Detinham o monopólio da educação e, na segunda metade do século XVI, fundaram colégios na cidade de Salvador e na Vila de São Vicente. II- A tarefa missionária era a catequização dos índios, convertendo-os à verdadeira fé e à recuperação de fiéis. III- Foram expulsos de Portugal e das possessões coloniais pelo Marquês de Pombal, após 1750, devido ao seu poder econômico e político.
		
	 
	a) Todas as questões estão corretas
	
	c) Apenas a questão II estã correta.
	
	d) Apenas a questão III está correta.
	
	e) Apenas as questões I e III estão corretas.
	 
	b) Apenas a questão I está correta.
	
Explicação: No processo de colonização do Brasil (sécs. XVI - XVIII), os jesuítas tiveram papel de destaque na difusão do catolicismo. Eles detinham o monopólio da educação e, na segunda metade do século XVI, fundaram colégios na cidade de Salvador e na Vila de São Vicente. Sua tarefa missionária era a catequização dos índios, convertendo-os à verdadeira fé e à recuperação de fiéis. Foram expulsos de Portugal e das possessões coloniais pelo Marquês de Pombal, após 1750, devido ao seu poder econômico e político.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na transição do mundo medieval para o moderno, temos como destaque:
		
	
	O processo de realização das vilas e dos centros urbanos.
	
	A Igreja ,que acatava o lucro.
	
	A educação ministrada pelos leigos nos conventos e nas abadias.
	
	O poder público altamente descentralizado.
	 
	O comércio e o renascimento das cidades.
	
Explicação:
Na transição da era medieval para o mundo moderno tivemos a valorização do comércio, como atividade econômica, sobretudo o das especiarias, e as cidades passam a ter destaque também por causa do comércio.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Reforma Protestante, iniciada por Lutero, foi um movimento de mudanças sociais de caráter fundamentalmente religioso, com importantes desdobramentos políticos e econômicos. No que se refere aos princípios políticos e religiosos, o luteranismo defendia a:
		
	
	o poder papal sobre os Estados;
	 
	submissão da Igreja ao Estado e a valorização da fé individual;
	
	implementação de políticas econômicas na Europa e o aumento da autoridade religiosa;
	
	aumento do poder disciplinar da igreja.
	
	extinção das rendas feudais e dos servos;
	
Explicação:
Para Bertoloti, "Foi com os protestantes que as iniciativas de educação dos pobres conquistara mais espaço, especialmente porque a formação religiosa era mais liberal nesses países e pregava a livre interpretação das Sagradas Escrituras. Dentre os protestante a alfabetização estendeu-se para meninos e meninas e foi, em grande parte, assumida pelas autoridades municipais, que partilhavam a ideia de qua a língua materna deveria ser a base da educação (VEIGA, 2007). Também eram favoráveis ao estudo do grego, do latim e do hebraico, das ciências e das artes, além da leitura dos clássicos traduzidos para o vernáculo". (BERTOLOTI, Karen Fernanda. História da Educação. Rio de Janeiro: SESES, 2015. p. 114)
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A história da educação sofreu a influência de importantes filósofos em diferentes tempos. No século XVII um filósofo transformou a forma de ver o mundo e a visão sobre o ser humano. Um das suas frases mais célebres é : "Penso, logo existo". Estamos falando de :
		
	
	Jean-Jacques Rousseau
	
	Henry Bergson
	
	Voltaire
	
	John Locke
	 
	René Descartes
	
Explicação:
Descartes recebeu uma tradicional educação jesuítica e afirmava que pouco aprendeu com ela. Para ele, para compreender a nartureza, era necessário saber saber matemática. De acordo com BORTOLOTI, "Criou o Princípio da Dúvida Metódica, afirmando que para se chegar à verdade era necessário colocar em dúvida todos os conhecimentos e através de um questionamento rigoroso, chegar à conclusão da existência de algo na realidade de que se pudesse ter certeza. Dessa forma, Descartes colocou em dúvida tudo o que podia perceber através dos sentidos, todos os conceitos acerca de todas as coisas materiais e tudo o que pudesse ser conteúdo de seu pensamento. Feito isso, proclamou a única verdade isenta de qualquer dúvida: “meus pensamentos existem”. E em seguida observou que a existência desses pensamentos se confundia com a essência da sua própria existência como ser pensante". (BORTOLOTI, Karen Fernanda. História da Educação. Rio de Janeiro: SESES, 2015, p. 140)
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O século XVII foi caracterizado por reconfiguração do Estado Moderno, fortalecimento e enriquecimento da burguesia, surgimento das primeiras fábricas. No campo educacional, houve a coexistência de instituições religiosas e laicas. Com relação ao século XVII, é correto afirmar:
		
	
	Em sua obra Didática Magna, Comenius apresentou método que deveria ensinar a todas as crianças a partir da fé.
	
	Fénelon apresentou diretrizes para educação feminina. Em sua obra A educação das jovens, recomendava estudo da gramática, poesia, literatura, história universal, leitura das obras clássicas e religiosa. A intenção deste bispo francês era contribuir para formação de mulheres que assumiriam cargos políticos.
	
	Conforme John Locke, sociedade e Estado são anteriores à existência do indivíduo. Neste sentido, opõem-se ao Liberalismo Político, que é caracterizado por individualidade, direitos individuais e iniciativa privada
	 
	Francis Bacon foi um dos preconizadores do Método Indutivo de investigação científica. Para ele, o conhecimento científico se configurava como um importante instrumento para o controle da realidade. Posicionamento que reflete em seu lema 'Saber é poder'.
	
	Descartes iniciou reflexão filosófica valorizando racionalismo e defendendo permanência da escolástica.
	
Explicação:
De acordo com Bertoloti, o lema "Saber é Poder", de Francis Bacon "revela uma firme disposição de fazer dos conhecimentos científicos um instrumento prático de controle da realidade. Para Bacon, o mais importante seria valorizar a pesquisa experimental, buscando resultados práticos e objetivos para a humanidade. Para isso, porém, era necessário primeiramente desbloquear a mente dos cientistas levando-os a libertar-se de noções distorcidas, de preconceitos e de maus hábitos de pensamento". (BERTOLOTI, Karen Fernanda. História da Educação. Rio de Janeiro: SESES, 2015. p. 137)
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em territórios de maior expansão da Reforma, a educação se constitui em importantealiado na divulgação e fortalecimento dos preceitos religiosos protestantes.
 I. Para as elites e a classe média é reservada a educação em nível médio e superior com predominância de disciplinas de matemática e ciências naturais.
 II. Promovem castigos físicos em suas escolas para o controle disciplinar dos alunos e purificação de sua alma.
III. Incentivam a criação de escolas elementares principalmente de alfabetização, para a leitura e interpretação da Bíblia pelo fiel.
Assinale o item que corresponde às características da Educação Protestante.
		
	
	Somente as opções I e II estão corretas.
	
	Somente a opção III está correta.
	
	Somente a opção II está correta.
	 
	Somente as opções I e III estão corretas.
	
	Somente a opção I está correta.
	
Explicação:
Para a elite e as classes mais altas eram destinados os mais altos níveis do saber e, para a base da pirâmide social, era destinada a alfabetização para que o povo pudesse ler a Bíblia.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O século XVI é marcado pela Reforma e Contra-Reforma. Esses dois movimentos influenciaram a concepção de educação que avança pela modernidade. Assinale a alternativa correta sobre esses dois movimentos.
		
	
	Os dois movimentos defendiam os mesmos princípios, a diferença está na ligação que um tinha com a Igreja Católica e o outro com Lutero.
	
	A Reforma nasce da necessidade de se mudar realidades vivenciadas na Igreja Católica, já a Contra-Reforma é a continuidade desse movimento.
	 
	A Reforma influencia a ideia de uma educação para todos, já que todos deviam ler e interpretar as Sagradas escrituras, já a Contra-Reforma é um movimento da Igreja Católica para afirmar seus dogmas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	A Reforma pregava a leitura da Sagrada Escritura em língua vernácula, enquanto a Contra-Reforma defende a pedagogia existencialista.

Continue navegando