Buscar

Caso Concreto 12 Ciencia Politica ok

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA
Prof.ª Leide Oliveira Ramos da Silva
Aluno. Luciano Rodrigues
Matricula. 201403022623
 Direito/Manhã
Caso concreto 12
É correto afirmar: 
a) Parlamentarismo é a forma de governo em que há profunda independência entre os Poderes Legislativo e Executivo, que são exercidos por pessoas diferentes, podendo o Primeiro-Ministro indicado pelo Chefe do Executivo, ser destituído por decisão da maioria do Legislativo, através da aprovação de moção de desconfiança. 
b) Sistema diretorial de governo é aquele no qual existe total subordinação do Poder Legislativo ao Executivo, que concentra, em sua totalidade, o poder político estatal, sendo que o colegiado de governantes é indicado pelo Chefe do Executivo, para exercício do mandato com prazo indeterminado. 
c) Democracia direta é aquela que se caracteriza pela eleição de representantes do povo, por meio do voto, dotada de mecanismos de participação popular direta, como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular. 
d) Federação é a união permanente de dois ou mais Estados-membros, os quais, conservando sua autonomia político-administrativa, abrem mão de sua soberania, em favor do Estado Federal. 
e) Estado simples é aquele formado por mais de um Estado com alguns ou vários poderes públicos internos funcionando ao mesmo tempo.
Caso concreto 1: 
Leia o texto abaixo e responda:
“A enorme visibilidade do poder era sem dúvida em parte devida à própria Monarquia com suas pompas, seus rituais, com o carisma da figura real. Mas era também fruto da centralização política do Estado. Havia quase unanimidade de opinião sobre o poder do Estado como sendo excessivo e opressor ou, pelo menos, inibidor da iniciativa pessoal, da liberdade individual. Mas (...) este poder era em boa parte ilusório. A burocracia do Estado era macrocefálica: tinha cabeça grande mais braços muito curtos. Agigantava-se na Corte mas não alcançava as municipalidades e mal atingia as províncias. (...) Daí a observação de que, apesar de suas limitações no que se referia à formulação e implementação de políticas, o governo passava a imagem do todo-poderoso, era visto como responsável por todo o bem e todo o mal do Império.” (Carvalho, J. Murilo de. Teatro de Sombras. Rio de Janeiro, IUPERJ/ Vértice, 1988).
O fragmento acima se refere ao Segundo Império brasileiro, controlado por D. Pedro II e ocorrido entre 1840 e 1889. Do ponto de vista da forma de estado, o Brasil no Segundo Império seria classificado?
O Brasil no segundo império adotou a forma de estado unitario que durou até 1889, a partir de quando passou a adotar a forma de estado federal. Sendo certo que no estado unitário o poder politico é centralizado em um único nível de exercício de poder, somente é possível em um estado unitário a descentralização administrativa, autonomia administrativa para executar as ordens recebidas.

Continue navegando