Buscar

Caso 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA E PRÁTICA DA NARRATIVA JURÍDICA
Prof.ª Tatiana Paixão Queiroz
Aluno. Luciano Rodrigues
Matricula. 201403022623
 Direito/Manhã
Caso Concreto 9
Caio, no verão passado, utilizou-se dos serviços da Empresa Aérea Lost para viajar com sua família, composta de 5 membros. O trajeto contratado com a Empresa aérea foi Rio de Janeiro ? Miami. No entanto, quando chegou ao Aeroporto de Miami, Caio foi surpreendido com a notícia de que suas bagagens foram extraviadas.
Em razão do ocorrido Caio ajuizou ação indenizatória contra a Empresa aérea, na qual alegou: o direito a indenização integral por danos materiais cobrindo o valor correspondente às bagagens, com base nas normas do CDC; que a cláusula de não indenizar prevista no contrato de transporte seja declarada nula, em razão do seu caráter abusivo e indenização por danos morais pelo aborrecimento sofrido na viagem.
Na contestação a Empresa Aérea Lost sustentou a exclusão de sua responsabilidade por fato exclusivo do passageiro, que não tomou o devido cuidado com o trajeto de suas bagagens pelos dois aeroportos, em conformidade com as orientações fornecidas pela Empresa; que caso assim não entenda v. Excelência, seja, por sua vez, reconhecida a indenização limitada prevista na Convenção de Varsóvia (Convenção de Montreal).
 
Questão 1
Produza uma tabela com duas colunas, a fim de elencar, na primeira, as informações que contribuem para reforçar a versão da parte autora e, na segunda, as que podem auxiliar a ré. Lembre-se de apenas selecionar as informações que são juridicamente relevantes para a solução da lide em análise no judiciário.
	Versão da parte autora ( Caio )
	 Versão da parte ré ( Empresa aérea Lost )
	Caio Contratou com a empresa Lost entre o aeroporto do Rio de Janeiro e Miami
	Segundo a empresa o passageiro não teve o devido cuidado com suas bagagens no trajeto entre os aeroportos
	Surpreendido com o extravio de sua bagagem ao chegar em Miami
	Conforme orientação fornecida pela companhia aérea
	Devido ao transtorno sofrido por Caio, cabe indenização por danos morais e materiais.
	E caso o Juiz venha entender como procedente o pedido de Caio, que a indenização seja com base na Convenção de Varsóvia.
	Caio requer indenização com base nas normas do CDC.
	
Questão 2
Tendo em vista que o polo ativo do processo (Caio) pretende a condenação do polo passivo (empresa aérea Lost), produza a narrativa jurídica valorada de acusação, com respeito a todas as orientações dadas ao longo do semestre.
Caio ajuizou uma ação de reparação de danos em face da Empresa Aérea Lost, no qual pleiteia indenização por danos morais e materiais. Caio planejou detalhadamente a viajem de férias com sua família para Miami, no verão passado. Contratou com a Empresa Aérea Lost, a viajem dos seus sonhos, entre o aeroporto do Rio de Janeiro e Miami. Lamentavelmente quando chegou ao aeroporto de Miami verificou que suas malas haviam sumido. Comprovado o defeito na prestação dos serviços, que resultou no extravio da bagagem concluindo-se que a empresa não cumpriu seu dever de transporte do passageiro e da bagagem em segurança até o destino. Ou seja, a obrigação do transportador para com o consumidor é de resultado, de modo que basta que o serviço não seja prestado na forma como contratado para que surja o dever de indenizar.
Questões objetivas
1 - Os fragmentos abaixo foram extraídos de uma peça processual que trata de ação de alimentos. Identifique a tipologia textual de cada fragmento e marque a opção correta. 
I - “A representante legal do autor contraiu matrimônio com o réu em 16 de abril de 1991. Da união matrimonial adveio o menor Rodrigo da Cunha Maia, absolutamente incapaz, que está sendo representado por sua mãe”. II - “Segundo Antunes Varela, os alimentos são tudo que é estritamente necessário para a mantença da vida de uma pessoa, compreendendo a alimentação, a cura, o vestuário, a habitação, nos limites da necessidade de quem os pede.”
a) O texto I é uma narrativa valorada e o texto II é injuntivo. b) O texto I é argumentativo e o texto II é uma narrativa imparcial. c) O texto I é uma narrativa simples e o texto II é descritivo. d) O texto I é uma narrativa simples e o texto II é argumentativo.
2 - A narrativa dos fatos importantes do caso concreto em análise pelo Juízo constitui importante passo para a produção das peças processuais. Sobre a narrativa da petição inicial e da contestação, marque a opção correta. 
a) a petição inicial possui narrativa simples e a contestação, valorada. b) a petição inicial possui narrativa valorada e a contestação, simples. c) tanto a petição inicial quanto a contestação possuem narrativa simples. d) tanto a petição inicial quanto a contestação possuem narrativa valorada.

Continue navegando