Buscar

AV2 ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0521_AV2_» ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	MARCIO GONCALVES DE PINHO
	Turma: 9006/AF
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 15/06/2013 16:19:55
	
	 1a Questão (Cód.: 29470)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Administração de Pessoal gerencia SOMENTE a folha de pagamento. Considerando a afirmação anterior, é possivel afirmar que:
		
	
	A firmação é falsa, pois a administração de pessoal abrange várias outras rotinas, menos esta.
	
	A firmação é verdadeira, pois a administração de pessoal apenas inclui esta rotina e as outras pertencem a outros subsistemas da Administração de Recursos Humanos.
	
	A firmação é falsa, pois a administração de pessoal dedica-se ao bem-estar dos funcionários da empresa e a folha de pagamentos é atividade de terceiros.
	 
	A afirmação é limitada, pois a administração de pessoal inclui esta rotina e várias outras.
	
	A firmação é falsa, pois a administração de pessoal não inclui esta rotina, mas várias outras.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 41912)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O acidente de trabalho acarreta, no contrato de trabalho:
		
	
	Rescisão;
	
	Interrupção.
	 
	Suspensão;
	
	Dispensa.
	
	Inexecução;
	
	
	 3a Questão (Cód.: 22149)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O horário do funcionário é das 08:15 às 18:00 horas com intervalo de descanso e alimentação de 1 hora, sábado compensado e domingo como descanso remunerado. Ao realizar horas extras em decorrência de um problema na folha de pagamento, este funcionário encerrou a sua jornada de trabalho às 22:00 horas, ou seja, realizou 4 horas extras. Com base na legislação trabalhista, este funcionário só poderá iniciar sua jornada de trabalho no dia seguinte, a partir das:
		
	
	10:00 h
	
	08:15 h
	
	09:15 h
	
	10:15 h
	 
	09:00 h
	
	
	 4a Questão (Cód.: 30012)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O contrato individual de trabalho dará origem às anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social, que serão feitas na data-base; a qualquer tempo, por solicitação do trabalhador; no caso de rescisão contratual ou na necessidade de comprovação perante a Previdência Social. Quando requerido pelo empregado, o empregador estará obrigado a informar as alterações referentes a salários ocorridas após a última constante da Carteira. Alterações podem ser feitas no contrato individual de trabalho e transcritas na CTPS. Estas situações só serão permitidas caso não tragam nenhum tipo de prejuízo ao trabalhador; algumas são apresentadas a seguir, EXCETO a alteração quanto à(ao):
		
	
	Local de trabalho - transferência
	
	Jornada de trabalho - aumento, redução ou alteração do horário
	 
	Função - mudança de cargo para um escalão inferior
	
	Quantidade de trabalho - aumento ou redução
	
	Remuneração - aumento, redução ou alteração na forma de pagamento
	
	
	 5a Questão (Cód.: 22162)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Todo empregado urbano, rural e doméstico tem direito ao Repouso Semanal Remunerado (RSR) de 24 horas consecutivas, preferencialmente aos domingos. Logo, além do descanso, faz jus também a respectiva remuneração, conforme Lei 605/49. Assim sendo, um empregado horista que sofre uma penalidade de suspensão:
		
	 
	Perderá o RSR, porque seu horário de trabalho não foi integralmente cumprido;
	 
	Perderá Descanso Remunerado porque a suspensão será considerada como uma falta justificada.
	
	Não perderá o RSR, porque o não cumprimento integral de seu horário de trabalho foi por um motivo justificado;
	
	Irá depender do motivo da suspensão;
	
	Não perderá o RSR, porque para os funcionários horistas o RSR está incluído em seu salário hora;
	
	
	 6a Questão (Cód.: 41902)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As anotações feitas na CTPS pelo empregador valem:
		
	
	Apenas para a previdência social;
	
	Só acompanhadas do contrato de trabalho onde empregado e empregador assinaram;
	
	Apenas para as autoridades públicas (fiscais do MTb);
	 
	Como ajuste entre as partes e para todos os fins legais.
	
	Para impedir que o empregado seja enquadrado no crime de vadiagem;
	
	
	 7a Questão (Cód.: 44856)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sabemos que com exceção da anotação na CTPS, não há obrigatoriedade legal de serem celebrados contratos de trabalho por escrito, entre empregador e empregado. É claro que é altamente recomendável que sejam firmados contratos por escrito, mas não é um desrespeito à legislação se ele não existir. Em face desta afirmação, indique abaixo quais as formas de celebração de um contrato de trabalho.
		
	 
	Os contratos de trabalho, podem ser celebrados de forma Tácita, Verbal ou por Escrito, podem ser celebrados por prazo determinado ou indeterminado.
	
	Dependendo do grupo econômico ou categoria profissional a qual pertence o empregado, o contrato poderá ser ou não celebrado por escrito, mas sempre será independente da forma, por prazo determinado.
	 
	Contratos de trabalho necessariamente devem ser celebrados por escrito, não existe previsão legal de contratos de trabalho celebrados de outra forma.
	
	Todos os contratos de trabalho, sejam eles celebrados por escrito ou não, serão celebrados por prazo determinado, ou seja, terão obrigatoriamente data fixada para seu final.
	
	Todos os contratos de trabalho, sejam eles celebrados por escrito ou não, serão celebrados por prazo indeterminado, ou seja, sem data fixada para seu final.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 56392)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das afirmativas abaixo é FALSO afirmar que alguns dos principais documentos exigidos pelas empresas na contratação de empregados são?
		
	
	Título de Eleitor, Certidão de Nascimento de filhos (se houver)
	 
	Carteira Nacional de Habilitação (Independente do Cargo a ser ocupado), PIS, CTPS
	
	CTPS, Exame Médico Pré-Admissional
	
	de Vacinação do Filhos (Se houver), Certidão de Casamento, PIS
	
	PIS, CPF, Identidade
	
	
	 9a Questão (Cód.: 64916)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Empresa Cramo Ltda. atua em um mercado com alta sazonalidade, tendo períodos de baixíssima produção e demanda e outros períodos de muito alta demanda e produção, quando é necessário contratar mais funcionários. Seu Augusto, dono da empresa, contrata por prazo determinado nestes períodos. Indique quais as características do contrato de trabalho por prazo determinado.
		
	
Resposta: Devem ser celebrados por escrito. Ao término do contrato, o funcionário não tem direito ao aviso prévio e se o contrato for inferior a seis meses, também não fará juz ao auxilio desemprego.
	
Gabarito: O aluno deverá responder que esses contratatos são regidos pela Lei 6019/74, são contratos por prazo determinado prestados por pessoa física a uma empresa, para atender à necessidades transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de trabalho e duram no máximo 180 com autorização do ministério do trabalho.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 64843)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Pedro Henrique tem uma jornada de trabalho das 10:00 às 20:00 h, de segunda a sexta, com horário de almoço das 14:00 às 15:12 h, com o sábado compensado, conforme reza acordo com a entidade sindical e domingo como descanso semanal remunerado. Segundo os dados citados acima, responda se essa jornada de trabalho adotada por Pedro Henrique está dentro dos padrões legais. Justifique sua resposta.
		
	
Resposta: A jornada está dentro dos padrões. A legislação trabalhista diz que a carga horária so trabalhador não deve ultrapasar 44 horas semanais. Exatamente o que completa no horário citado acima, com 8:48h diárias.
	
Gabarito: O aluno deverá ter em sua resposta pelo menos a afirmaçãode que a Jornada de trabalho adotada por Pedro Henrique está dentro dos padrões legais porque está dentro das 44 horas semanais previstas por lei.

Continue navegando