Buscar

Simulado f4

Prévia do material em texto

Simulado: CEL0810_SM_201704007372 V.1 
	Aluno (a): GABRIELA PRADO LORENÇO
	Matrícula: 201704007372
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 09/11/2017 12:24:10 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201704019838)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	Aristóteles, ao criar sua escola, teve como uma de suas preocupações a classificação da filosofia ou do conhecimento. São campos do conhecimento, segundo a classificação de Aristóteles:
		
	
	Ciências físicas; ciências naturais; ciências humanas
	
	Ciências naturais; ciências mecânicas; ciências teóricas
	 
	Ciências produtivas; ciências práticas; ciências teóricas
	
	Ciências cósmicas; ciências biológicas; ciências humanas
	
	Ciências físicas; ciências químicas; ciências sociais
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704736995)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	CONSIDERE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR EM RELAÇÃO ÀS IDEIAS DE COMENIUS. 1) Comenius defendia que a salvação do homem dependia de sua atividade espiritual e da educação. 2) Para Comenius o projeto pedagógico deveria envolver os aspectos lógicos e teleológicos. 3) para este pensador a humanidade dos indivíduos é construída pela educação. 4) este autor partia da tese que haveria uma separação da qualidade racional do homem e de seu processo educativo. São corretos os itens.
		
	
	1 e 2
	
	1, 2, 3 e 4.
	
	3 e 4
	
	2, 3 e 4.
	 
	1, 2 e 3
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704611303)
	Pontos: 0,0 / 0,1
	(UEM ¿ 2008) "Sócrates: Imaginemos que existam pessoas morando numa caverna. Pela entrada dessa caverna entra a luz vinda de uma fogueira situada sobre uma pequena elevação que existe na frente dela. Os seus habitantes estão lá dentro desde a infância, algemados por correntes nas pernas e no pescoço, de modo que não conseguem mover-se nem olhar para trás, e só podem ver o que ocorre à sua frente. (...) naquela situação, você acha que os habitantes da caverna, a respeito de si mesmos e dos outros, consigam ver outra coisa além das sombras que o fogo projeta na parede ao fundo da caverna?". (PLATÃO. A República [adaptação de Marcelo Perine]. São Paulo: Editora Scipione, 2002. p. 83). Em relação ao célebre mito da caverna e às doutrinas que ele representa, assinale V para as questões verdadeiras e F para as Falsas.
		
	 
	É uma característica essencial da filosofia de Platão a distinção entre mundo inteligível e mundo sensível; o primeiro ocupado pelas Ideias perfeitas, o segundo pelos objetos físicos, que participam daquelas Ideias ou são suas cópias imperfeitas.
	 
	No mito da caverna, o prisioneiro que se liberta e contempla a realidade fora da caverna, devendo voltar à caverna para libertar seus companheiros, representa o filósofo que, na concepção platônica, conhecedor do Bem e da Verdade, é o mais apto a governar a cidade.
	 
	O mito da caverna faz referência ao contraste ser e parecer, isto é, realidade e aparência, que marca o pensamento filosófico desde sua origem e que é assumido por Platão em sua famosa teoria das Ideias.
	 
	O mito da caverna simboliza o processo de emancipação espiritual que o exercício da filosofia é capaz de promover, libertando o indivíduo das sombras da ignorância e dos preconceitos.
	 
	No mito da caverna, Platão pretende descrever os primórdios da existência humana, relatando como eram a vida e a organização social dos homens no princípio de seu processo evolutivo, quando habitavam em cavernas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201704242950)
	Pontos: 0,0 / 0,1
	No contexto da filosofia contemporânea, a filosofia analítica de positivismo lógico rompe com a tradição da lógica de maneira geral, uma vez que passa a considerar o:
		
	 
	Juízo como um ato de pensamento, e não mais como estruturado pelo enunciado
	
	Juízo como uma estrutura da própria realidade, e não mais algo advindo do sujeito
	
	Sujeito como um efeito da significação estruturada pela rede simbólica
	
	Pensamento como o centrado no sujeito transcendental, de onde se derivam os juízos
	 
	Juízo não como um ato mental, mas como o conteúdo de uma proposição dotada de forma lógica
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201704016559)
	Pontos: 0,1 / 0,1
	NÃO representa uma característica da filosofia socrática
		
	
	O direcionamento da filosofia para a definição de virtudes políticas.
	
	A preocupação com questões morais e políticas, pois a filosofia se volta para as questões humanas.
	
	A separação racional entre a opinião e a imagem das coisas.
	 
	O crédito às percepções e imagens sensoriais, pois demonstram com precisão a verdade das coisas.
	
	O pensamento como ponto central do conhecimento, pois a capacidade racional do homem permite a reflexão que gera o conhecimento de si mesmo.

Continue navegando