Buscar

Ética planetária na sociedade globalizada contemporânea

Prévia do material em texto

Ética planetária na sociedade globalizada contemporânea 
 O modelo de vida planetário em vigência e os valores que regem a maioria das sociedades na atualidade são responsáveis por grandes partes da acelerada mudança de estilo de vida no mundo atual. Também observamos a praticidade e os avanços em diversas áreas de estudos, principalmente na ciência, no aprimoramento da internet, podendo assim ter fácil acesso a curiosidades particulares e conversações instantâneas com pessoas de diferentes lugares do mundo. 
 Aliado a esse reconhecimento, encontram-se as ameaças às condições de vida no futuro devido à absolutização dos interesses capitalistas e as certas decisões humanas frente aos avanços científicos e tecnológicos, com isso, as tragédias e crises no âmbito mundial vem sendo cada vez mais constantes. 
 O impacto cultural da globalização foi alvo de muita atenção. Imagens, ideais, produtos e estilos disseminam-se hoje em dia pelo mundo inteiro de uma forma muito mais rápida. O comércio, as novas tecnologias de informação e a migração global fomentaram um fluxo, sem restrições, de cultura que transpõe as fronteiras das diversas nações. Não podemos pensar que perpetuamos a nossa identidade cultural se colocarmos barreiras contras as influências estrangeiras, bem pelo contrario. É a livre circulação das obras e dos talentos que permite a perpetuação das culturas pelo ato da renovação.
 A geração atual está muito comprometida com o mecanismo do mundo moderno , excessivamente dependente deles. Será difícil para ela transformar hábitos adquiridos, tanto do ponto de vista da mente quanto da matéria. Para construir um mundo melhor, será necessário educar as crianças. a estratégia a ser desenvolvida e dupla: 
-Imediata: agir sobre o desequilíbrio do meio ambiente e, em especial, sobre tudo que diz respeito aos direitos humanos.
-Em longo prazo: Desenvolver os conhecimentos filosóficos, científicos e espirituais e adapta-los à sociedade contemporânea.
 Considerando os principais conflitos e ambigüidades promovidas pela globalização, responsável por promover e sustentar a desigualdade social e econômica , além de enfraquecer o estado e contribuir para o individualismo, consumismo e desequilíbrio ecológico. Diante dessas constatações, acentua que a ética planetária deve permear tanto a ética como a educação. O ser humano, hoje, deve se sentir responsável pelas condições de vida no futuro e pela superação dos riscos que ameaçam a vida.

Continue navegando