Buscar

AOL 6 Ética e Cidadania Fake news


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

É possível acabar com Fake News?
Emerson Ronaldo Santos 
22010009
Engenharia Civil 
A respeito da fake news, em primeiro lugar, devemos nos conscientizar a cerca das informações falsas e buscar por meios de para que as verdadeiras noticias cheguem aos usuários. A partir disso, as empresas, redes sociais e sites devem promover medidas para combatê-las.
O Facebook criou uma ferramenta para dar dicas de como identificar notícias falsas: seja duvidoso com as manchetes; olhe atentamente para o site e vê se é confiável; investigue a fonte; fique atento a erros ortográficos e layouts estranhos; confira as datas; busque outras reportagens; verifique as evidências e sempre pense de forma crítica. Essa ferramenta foi criada juntamente com uma agência de checagem de fatos em 14 países incluindo o Brasil, para descobrir se o conteúdo é verdadeiro e não ser enganado nas eleições 2018 para presidente. 
Uma pesquisa da Universidade de Stanford apontou, em julho deste ano, que estudantes americanos tiveram problema para checar a credibilidade das informações divulgadas na internet. Dentre 7.804 alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, 40% não conseguiram detectar fake news. Então, podemos observar que as notícias falsas influenciam até países com melhores níveis de aprendizado. 
Em uma matéria no site Estadão, escrita por Marina Dayrell, Matheus Riga e Pedro Ramos, destacou-se a fala da editora executiva Tai Nallon que destacou a importância de políticas publicas com foco na análise critica da mídia, “Acho que dificilmente conseguiremos uma mudança cultural sem passar pela educação de massa da sociedade”, afirma.
Contudo, este assunto é extremamente sensível, porque mexe com uma questão fundamental, que é a garantia da liberdade de expressão em uma democracia, e a solução mais viável e acessível é a conscientização dos leitores para que sejam “alfabetizados” virtualmente, usando dicas e estudando as noticias para que não possa repassar o que de fato é fake news.