Buscar

PG1 aula 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		Um jovem numa festa apresenta vários comportamentos diferentes. Assim para conseguir se aproximar da pessoa que lhe interessou na festa e iniciar uma conversa, é preciso agressividade que é entendida como:
	
	
	
	sendo inerente a todo ser humano, garante a sobrevivência e a disposição para vencer obstáculos.
	
	
	imperando nos âmbitos onde a presença da lei e o exercício da autoridade se encontra presente ou muito fragilizado
	
	
	um comportamento que não existe nas diferentes formas e lugares e poderia ser diferente uma vez que traz consigo a energia vital.
	
	
	referindo -se às consequências das manifestações do sujeito e se inicia aos poucos meses de vida da criança, como parte da formação do EU e do seu ideal próprio de estádio do e espelho.
	
	
	sendo um comportamento que muitas vezes não se pode evitar e conter, mas, pode sim ser identificada.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Nem todas as crianças expostas à violência doméstica apresentam níveis importantes de desajustamento, mas as crianças podem reagir de muitas maneiras diferentes ao presenciar violência doméstica: podem intervir, se isolarem ou se tornarem agressivas.Como exemplos de problemas observados nessas crianças, é comum:
	
	
	
	os vários níveis clínicos de angústia, como também a depressão das crianças
	
	
	formas mais extremas de violência (estrangulamento, pancadas) e formas mais brandas (empurrar, dar um tranco).
	
	
	uma série de problemas psicossociais, mesmo sempre quando não são o alvo da agressão física.
	
	
	menos riscos presumivelmente devido a suas limitações para a compreensão de conflitos
	
	
	sentimentos de insegurança em relação ao convívio social; pessoas passam a ser percebidas como potenciais agressoras
	
	
	
	
		
	
		3.
		A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de forma silenciosa e dissimuladamente. Trata-se de um problema que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, econômico, religioso ou cultural específico, como poderiam pensar alguns.Neste caso sabe-se que:
	
	
	
	A vítima de Violência Doméstica geralmente, tem pouca auto-estima e se encontra atada na relação com quem agride, seja por dependência emocional ou material.
	
	
	A violência verbal só existe na ausência da palavra, ou seja, até em pessoas que permanecem em silêncio absoluto, por diversas razões.
	
	
	À situação conflitante do lar, a violência física dificilmente pode perpetuar-se mediante ameaças de "ser pior" se a vítima reclamar à autoridades ou parentes.
	
	
	A Violência Psicológica, menos prejudicial que a física, é caracterizada por rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas.
	
	
	A maioria das vítimas de abuso pelo companheiro procura sistematicamente assistência médica para tratamento das seqüelas decorrentes do mesmo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Não é raro, na assistência ao parto em maternidades públicas, casos que têm sido apontados como uma violência a que frequentemente são submetidas as parturientes com intervenções e procedimentos muitas vezes desnecessários. Alertar para este tipo de violência, é muito importante, pois as pessoas estão especialmente vulneráveis aos seus efeitos e em especial este tipo que se caracteriza com sendo:
	
	
	
	violência sexual
	
	
	violência física
	
	
	violência institucional
	
	
	violência moral
	
	
	violência verbal
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		A maneira de reagir frente à agressividade varia de sociedade e de cultura, pois cada uma tem as suas leis, valores, crenças, etc. Alguns comportamentos agressivos são tolerados, porém, outros são proibidos. Todo o ato que cause dano à integridade psíquica ou física de outrem pode ser considerado como um fator agressivo. Além disso, precisa ser levado em conta:
	
	
	
	que a agressividade pode variar de acordo com o crescimento do indivíduo e da sua idade, contudo, na realidade, existem respostas impróprias a cada idade.
	
	
	que as diferenças sexuais no comportamento agressivo não são encontradas em todas as classes sociais, culturas e nem em todas as idades.
	
	
	que a pessoa agressiva sempre deve utilizar-se de forças e energias procurando apropriar-se de outra pessoa ou de um objeto.
	
	
	que tanto os fatores individuais, familiares e ambientais são de grande influência, mas não atingem todas as pessoas da mesma e sim submete todos à mesma situação de risco.
	
	
	o contexto social, isto é, dentre os fatores que influenciam a agressividade, encontramos o meio ambiente e contexto social no qual a pessoa está inserida.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		"É aquela exercida nos/pelos próprios serviços públicos, por ação ou omissão. Pode incluir desde a dimensão mais ampla da falta de acesso à má qualidade dos serviços. Abrange abusos cometidos em virtude das relações de poder desiguais entre usuários e profissionais dentro das instituições, até por uma noção mais restrita de dano físico intencional". A definição anterior refere-se ao seguinte tipo de violência:
	
	
	
	violência física
	
	
	violência sexual
	
	
	violência psicológica
	
	
	violência financeira
	
	
	violência institucional
	
	
	
	
		
	
		7.
		Sobre o impacto psicológico da violência sobre as crianças, considere as seguintes afirmativas: I - elas reforçam seus sentimentos de segurança em relação ao convívio social; as pessoas passam a ser percebidas como potenciais agressoras. II - elas perdem o sentido de proteção que a família lhes proporcionam; se o pai pode ser ferido sem que nada aconteça, o que não poderá acontecer com elas, mais frágeis e indefesas? III - elas criam ideias a respeito de valores como o respeito ao próximo, a convivência pacífica e o reforço dos laços coletivos. Observando as afirmativas anteriores, assinale a alternativa certa:
	
	
	
	as afirmativas II e III estão corretas
	
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
	as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	apenas a afirmativa II está correta.
	
	
	apenas a afirmativa III está correta
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Em geral, os casos de violência no Brasil são registrados em situações policiais, tratando-se, pois, de casos de violência explícita, facilmente constatada. Porém, existem casos de violência psicológica, difíceis de serem percebidos e diagnosticados, tanto no nível institucional quanto pelo agressor ou pela própria vítima. A constante desmoralização do outro, por exemplo, é uma dessas formas. Os efeitos morais da desqualificação sistemática de uma pessoa, principalmente nas relações familiares, representam uma forma perversa e cotidiana de:
	
	
	
	Coerção
	
	
	Discriminação.
	
	
	Reforço. .
	
	
	Persuasão.
	
	
	Abuso.

Outros materiais