Buscar

antropologia unidade 1

Prévia do material em texto

Fórum de Discussão-Unidade I
FECHAR
Parte superior do formulário
Olá, estudantes!
Vamos debater sobre um assunto muito importante para a antropologia contemporânea: a identidade.
A noção de identidade remete, muitas vezes, à ideia de uma construção inconsciente e muito particular de cada indivíduo. Apesar de envolver também estes aspectos, nossas identidades são construídas através de nossas experiências sociais, que, na modernidade, têm como base as instâncias sociais, tais como, a família, a religião, a escola e o trabalho.
No entanto, através dessas instâncias, cada país, lugar social (renda, cultura, escolaridade) e contexto histórico proporcionarão uma determinada experiência social aos indivíduos, que construirão, muitas vezes de forma inconsciente, seus valores, seus gostos e anseios.
Como vocês podem perceber, a construção das identidades é um tema que envolve muitas dimensões intricadas. A sociedade contemporânea, por sua vez, é complexa e gera diversos dilemas para a construção de identidades.
Atualmente, se, por um lado, os indivíduos têm mais possibilidades de se autoconstruírem, há também muita pressão e insegurança sobre a própria identidade.
Se possível, assistam aos vídeos a seguir. Em um vídeo, Alain de Botton e, em outro, Zygmunt Bauman refletem sobre os desafios da construção da identidade do século XXI.
https://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_2190132321&feature=iv&src_vid=sMaWuh6nw3g&v=BoxH807X3xU
https://www.youtube.com/watch?v=sMaWuh6nw3g
Estes vídeos não são fundamentais para responder às perguntas, mas ajudam a compreender melhor este tema.
Proposta
Tendo em vista esta discussão, elaborem seus textos e suas réplicas, respondendo à seguinte proposta:
Cite pelo menos um exemplo de um problema comumente associado somente a  características pessoais/psicológicas, mas que, na verdade, envolvem uma dinâmica histórica, cultural e social.
Diante do exemplo, elabore uma reflexão sobre a importância de se compreender características ou dilemas da identidade através da compreensão de processos sócio históricos.
Critérios de avaliação
1) Apresentação de resposta por meio de um texto de no mínimo 10 linhas.
2) Após participar do Fórum apresentando seu argumento sobre o tema, a próxima etapa é argumentar sobre a resposta dos colegas. Para que o debate ganhe fôlego, faça ao menos duas interações. Obs: opinar é permitido, desrespeitar, não! Procure observar se o seu texto não ofende a nenhum colega e não o coloque em letras maiúsculas (“caixa alta”); evite participações como “sim”, “não”, “concordo” ou “não concordo”. As respostas e intervenções devem ser justificadas.
3) Uso de exemplos para diferenciar/ ilustrar sua postagem em relação às demais.
4) Cópias, transcrições integrais e ou análises cujo fundamento resida na utilização de ideias de terceiros não serão consideradas no Fórum de Discussão. Nesse caso, o (a) aluno (a) terá a sua participação zerada. Por essa razão, peço que evite a cópia integral ou parcial de trabalhos disponíveis na Internet, de obras de referência ou até mesmo de colegas. Fique atento (a) a essa informação. Caso você decida enriquecer seu texto com uma citação, forneça os devidos créditos ao autor da produção original, seguindo as normas da ABNT (acesse o seguinte link para obter informações a respeito do uso de referências em trabalhos acadêmicos: https://www.tecmundo.com.br/tutorial/59480-aprenda-usar-normas-abnt-trabalhos-academicos.htm). Lembre-se que você pode, sim, complementar suas respostas, mas a correção e avaliação tomará como base sua reflexão sobre o tema em foco.
5) Procure desenvolver uma argumentação própria sobre o assunto em pauta, argumentação essa alicerçada na leitura e acompanhamento dos materiais disponíveis na plataforma, bem como de outros que você julgar pertinentes.
6) Estrutura do argumento: deve apresentar desenvolvimento e conclusão sobre a proposta da atividade.
7) Aderência ao conteúdo.
8) Criatividade e autonomia.
9) Participação e colaboração.
10) Clareza: as ideias devem ser apresentadas de forma clara, sem incoerências, e dialogar com o foco geral da atividade.
Bons estudos!
A síndrome do pânico e a ansiedade são elementos que vem crescendo nos últimos tempos, devido a ligação com a sociedade que vivemos hoje.
Para ser mais exato, o dinamismo cotidiano, assim como a introdução do indivíduo nos veículos digitais e crescimento do capitalismo, elevaram o nível da competitividade e individualismo exponencialmente, o que tem vários fatores negativos, como um aumento da criminalidade e a falta de emprego pela escassez de oportunidades.
Deste modo, esses fatores, colocam o homem no centro desse "turbilhão" desencadeando assim problemas psicológicos que dialogam diretamente com o espaço social, a cultura e a identidade de cada um. 
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/17958111#readmore
A desigualdade social é um problema que vivemos até os dias de hoje em todos os países, e que vem diminuindo nos últimos anos no Brasil.
Ao entendermos a situação no processo histórico, e cultural, podemos ligar a desigualdade social com o inicio do capitalismo resultando no comunismo impulsivo das pessoas, onde as mesmas sempre buscam querer sempre mais do que já tem. A mídia, e com a entrada do modo de vida do ‘’American Way of Life’’ no Brasil aumentou mais ainda, pois o individuo brasileiro tenta comprar este estilo americano para a sua vida, e isto afeta o individuo pscicologicamente pois o leva a querer o poder, que quanto mais poder tiver, mais autonomia terá, só que isto acaba gerando o empobrecimento das classes menos favorecidas, logo temos a desigualdade.
Contudo, hoje o Brasil já mudou bastante em relação a desigualdade, mas ainda está longe de se tornar um país desenvolvido, onde as questões sociais são medidas através dos quesitos de pobreza, renda, saúde, educação.
Estes indicadores demonstram que quanto mais próximos de 1,00 melhor é o desenvolvimento do país, e quanto mais distante deste valor significa que o país tem uma piora no seu desenvolvimento.
Uma analise detalhada do IDH, podemos perceber como aquele país se porta durante a sociedade, quanto mais educação, renda, e saúde, menos pobreza poderá se encontrar no mesmo, já por outro lado, se um determinado país não tiver educação, saúde e consequentemente renda, maiores serão os níveis de pobreza.
Parte inferior do formulário

Continue navegando