Buscar

A INFLUÊNCIA DA w 4

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Curso de Tecnologia em Gestão Financeira
POLO: ANHANGUERA CAMPUS MARTE
ACADÊMICO: Janilene Nazario dos Santos – RA: 8798019676
TUTOR A DISTÂNCIA: Elaine Oliveira Foster Reis
ELAINE OLIVEIRA FOSTER REIS
DESAFIO PROFISSIONAL
SUZANO – SÃO PAULO
MAIO, 2017
ACADÊMICO: Janilene Nazario Dos Santos – RA: 8798019676
TUTOR A DISTÂNCIA: Elaine Oliveira Foster Reis
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Financeira do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
SUZANO – SÃO PAULO
MAIO, 2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ........................................................................................................................ 3
1. A INFLUÊNCIA DA “VISÃO DE MUNDO” NAS NEGOCIAÇÕES .............................. 4
2. NOVAS FERRAMENTAS PARA MOLDAR A CULTURA ORGANIZACIONAL........ 6
3. EMPREENDEDORISMO .................................................................................................... 7
4. ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO ...................................................... 8
5. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL .................................................. 10
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................. 11
REFERÊNCIAS.............................................................................................. ....................... 12
INTRODUÇÃO
Neste trabalho fiz uma análise crítica do comportamento organizacional da empresa Nike, com o intuito de apresentar o conhecimento adquirido nas disciplinas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Emprendedorismo, Etica e Relações Humanas no trabalho.
Observei as diferentes visões de mundo e influência nas negociações, quais as ferramentas para moldar uma cultura organizacional, as características empreendedoras da empresa Nike, como a Ética e as Relações Humanas se apresentam nessa organização, e por fim como desenvolvem questões de Desenvolvimentos pessoal e profissional.
A INFLUÊNCIA DA “VISÃO DE MUNDO” NAS NEGOCIAÇÕES
A weltanschauungen diz respeito as diferentes visões de mundo. Existem vários conceitos e definições de “W”, a importância de considerar essas diferentes visões de mundo nas negociações, deve-se ao simples fato de influenciar diretamente no planejamento e no bom andamento de uma negociação, de uma empresa.
Quando analisamos as “W”, consideramos os valores, as crenças, as habilidades, as necessidades, motivações e valores, que o negociador pode apresentar. Essas diferenças que vão influenciar na maneira como as pessoas vão se comportar e o papel dentro do ambiente onde vão estar.Inclusive que podem se alterar ao longo do tempo, com suas experiências. É importante compreender essas diferentes “W”, para desempenhar uma melhor negociação, atingindo satisfação de ambas partes.
Um profissional que se adapta a multiplicidade, que enxerga as mudanças no ambiente de trabalho e as novas formas e funções intelectuais, provavelmente vai desempenhar melhor suas competências técnicas, habilidades sóciais e comunicativas, aspectos importantes no desempenho de um bom planejamento ou na tomada de decisões, nas formas de negociações.
As diferentes “w” dos países presentes na empresa Nike, poderiam afetar diretamente nas negociações e estratégias desenvolvidas, por meio da comunicação. Através de fatores culturais, políticos, econômicos, sociais e legais, até porque sua empresa alcança mais de 140 países. 
Com o intuito de buscar uma visão sistêmica para melhorar o desempenho nas negociações das organizações, Peter Checkland, criou o SSM, Soft System Methodology, traduzido como Sistemas Flexíveis, uma ferramenta apropriada para trabalhar situações organizacionais que envolve atividades humanas, explorando a ambiguidade e suas possíveis mudanças. Essa ferramenta direciona a discussão das mudanças objetivando a solução e melhorias de possíveis problemas complexos.
Essa metodologia e definida em duas versões, uma simples em sete estágios, e outra mais complexaque consiste nas etapas de seleção, descrição e modelagem. Seriam as sete etapas: 1ª - contextualização (situação problema mal definida); 2ª - coleta de dados (expressão da situação problema); 3ª - a estruturação do problema (o que o sistema é); 4ª - modelo conceitual (”como”); 5ª – comparação (compara modelo conceituale mundo real; 6ª – plano de ação(mudanças sistematicamente desejáveis e culturalmente viáveis; e 7ª implementação – (acompanhamento e avaliação em um processo de realimentação).
Um exemplo de organização ao qual foi aplicada essa metodologia foi a entidade filantrópica porto alegrense Pão dos Pobres de Santo Antonio, que resultou de forma positiva para a entidade e pesquisadores, permitindo uma visão global e sistêmica da realidade do Pao dos Pobres.
A partir do diagnóstico da organização, ações foram priorizadas no sentido de se desenvolver um programa de arrecadação de recursos financeiros, materiais e de pessoal para a manutenção da mesma em termos de estrutura física e necessidades específicas dos meninos internos. No programa sugerido, verificou-se que alguns de seus componentes já são realidade no Pão dos Pobres, embora alguns precariamente; outros, contudo, devem ser implementados desde o início, pois problemas operacionais e de percepção bloquearam a sua efetividade até o momento.
NOVAS FERRAMENTAS PARA MOLDAR A CULTURA ORGANIZACIONAL
A storytelling, ou contação de história, é utilizada como ferramenta de comunicação e transmissão de informações e objetivos, de forma relevante. Geralmente através de palavras ou recursos visuais. Nós utilizamos essa ferramenta para estabelecer relações interpessoais em diversas áreas de expressão, como cinema, televisão, teatro...e em diversas outras. Em uma empresa, essa ferramenta serve como uma ferramenta na gestão de colaboradores, motivando-os e incentivando-os mais, em sua rotina de trabalho, nas estratégias de marketing, como também no lançamento de um produto ou campanhas publicitárias.
Através da storytelling, as pessoas se lembram melhor das informações transmitidas, pois ela tem o poder de criar conexões emocionais envolvendo as pessoas de forma que elas tendem a se mobilizar e formar novas crenças. A partir dessa ferramenta, a empresa poderá alcançar grande impactos em sua cultura de organização.
Para que haja essas transformações que visam a melhoria, e o desenvolvimento das empresas, é necessário um envolvimento de todos os interessados. É necessário conscientizar os gerentes do significado e o poder transformador da arte de contar histórias, organizar um repertório e currículo que demonstre a aplicação estratégica da ferramenta nas funções organizacionais, capacitar os gestores para pratica-los com habilidade de comunicação e liderança, criar uma plataforma para a ampla utilização e captação de histórias dentre os departamentos, e garantir a recompensa dos líderes pela sua efetiva aplicação.
EMPRENDEDORISMO
A Nike é considerada uma empresa inovadora por se reorganizar sempre, por manter a conectividade com seu colaboradores e consumidores. Tem apresentado melhorias no setor de produção, melhorando a remuneração e condições de trabalho. No setor de pesquisa, estudando as necessidades e se preocupando com a performance de atletas, inovando assim em seus produtos. Tem demonstrado responsabilidade social, apoiando Ongs e eventos esportivos. Em sua estrutura Física, tem proporcionado espaços planejados para a praticade esportes, tendo todo o funcionário como laboratório de testes, benefiaciando-os, e criando produtos de forma a conquistar demanda universal.
Segundo o pensador Joseph Schumpeter (1950) empreendedor é a pessoa capaz converter uma nova idéia ou invenção em uma inovação de sucesso.
A teoria do ciclo econômico desenvolvida por este pensador é fundamental para a ciência econômica contemporânea e ainda amplamente estudada. A razão, segundo o autor, para que a economia saia de um estado de equilíbrio e entre em um processo de expansão é o surgimento de alguma inovação que altere consideravelmente as condições prévias de equilíbrio.
Alguns exemplos de inovações que alteram o estado de equilíbrio são: A introdução de um novo bem no mercado tal como a descoberta de um novo método de produção ou de comercialização de mercadorias; A descoberta de novas fontes de matérias-primas, A alteração da estrutura de mercado vigente como a quebra de monopólios.
Tem sido inovadora por se adaptar e relacionar sua inovação com o fator sustentabilidade, se superando nas criações utilizando de tecnologias cada vez mais avançadas, atingindo lucros e destaque no mercado global.
Ao criar tênis inspirados em o filme “De volta para o futuro”, ele apresenta um produto criativo, inovador e que atinge as necessidades dos seus consumidores dando a sensação de estar no futuro, com sensores que se ajustam e regulam, trazendo todo o praticidade e conforto aos pés. 
ETICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
O sucesso das corporações atualmente estão relacionadas com a ética corporativa. Diferente de 150 anos, hoje essas corporações são dominantes e influenciam diretamente nas questões políticas, econômica, culturais e destino dos países, interferindo em nós.
O documentário The Corporation, faz uma crítica que demonstram as corporações como empresas cujo o principal objetivo e obter lucros, riquezas a todo custo, deixando de lado questões de ética e respeito.
Esse perfil de corporação traz com ela um perfil considerado segundo especialistas, de psicopatia, onde os responsáveis não apresentam culpa pelos atos de selvageria no que se refere ao capitalismo, trazendo consequências gravíssimas a sociedade.
Questões de descaso e exploração de trabalho, inclusive infantil, danos a saúde humana, danos ambientais, com poluições, produtos químicos e sintéticos, sem contar as fraudes contábeis, são relatados nesse documentário como algo comum para as corporações. 
É interessante observar pontos que levaram essas corporações a exercer tanta dominação. Com o tempo essas empresas adquiriram grande capital, o que facilitaria nas negociações e no mercado, o relaxamento do controle por parte do governo nas negociações e a influencia no marketing sobre a sociedade influenciaram muito nisso.
Contudo, ao perceber o grande desenvolvimento tecnológico e a preocupação que surgia em relação as questões sociais, ambientais e sustentáveis, essas corporações foram se adaptando, em busca de maior destaque, mantendo ou até mesmo elevando seu nível de atuação no mercado de negócios.
Devemos enfatizar que as corporações apesar de ter como objetivo principal a obtenção de lucros, ela geram empregos e desenvolvimento econômico que de fato é importante a sociedade, e que cabe a nós ficarmos atentos aos nossos direitos e exigir delas melhores condições de atuação no mercado, adotando sim uma postura de responsabilidade ética e social.
Essa relação entre ativistas e corporações, embora preocupantes tem trazido resultados positivos as empresas que automaticamente tem se esforçado para demonstrar imagens contrárias aquelas que são apresentadas de início.
A Nike por exemplo, nas décadas de 80 a 90, negou qualquer responsabilidade por condições de trabalho escravo em suas empresas. Em 1999, ela criou um código de conduta para as fábricas às quais terceirizou o trabalho e começou a auditá-las, visando garantir a conformidade. Em 2001, a empresa criou um Comitê de Responsabilidade Corporativa e publicou para os acionistas o primeiro relatório de responsabilidade social.
A empresa Nike vem se destacando com sua inovação, utilizando como recurso a prática sustentável na fabricação de seus produtos, desde o designer ao resultado final. Vem reduzindo o desperdício de materiais e aumentando o uso de matérias primas mais verdes na fabricação. Alguns que posso citar são, Nike Colorbry, 2013 apresentou um equipamento de alta tecnologia que elimina o uso de água e processos químicos no tingimento de tecidos. Reciclando CO2(dióxido de carbono);Flyknit,2012 avanço em calçados resultando na redução de peso, de desperdício, eliminando materiais; e incorporou também poliéster reciclado em seus projetos, desde 2010, o equivalente a mais de dois bilhões de garrafas plásticas.
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Tratando do desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, a Nike tem disponibilizado a eles uma melhor remuneração, embora pequena e tem disponibilizado quadras e espaços esportivos para a prática dos mesmos, porem visando também como laboratório, testando seu produtos. Apesar de toda essa adaptação e esforço para inovação e destaque gerindo seu negocios de forma sustentável, considerando fatores sociais, incentivando a pratica de esportes não vejo uma preocupação aprofundada e direta com o desenvolvimento pessoal e profissional, percebo interesses voltados especialmente para obtenção de lucros e destaque no mercado global.
A Nike se preocupa em passar sua imagem associada a tecnologia esportiva, paixão pelo esporte e responsabilidade social através de apoio a ONGs, eventos com cunho ecológico, e integração de jovens carentes. Procuram criar produtos com demanda universal identificando e definindo seus consumidores, atingindo seu publico alvo, através de suas diferentes características, por meio da comunicação global.
No cage, percebo que a Nike traz questões de desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, como consequência de suas necessidades de criação, inovação e desenvolvimento, não necessariamente pela preocupação com seus colaboradores, mas pelos interesses corporativos na geração de lucros. Seus colaboradores precisam estar preparados, ter espirito empreendedor, criativo e inovador. Presente em tantos países diferentes, em continua expansão, não teria alcançado seus objetivos sem relacionar questões éticas de forma relevante Suas habilidades comunicativas e de multiplicidade são de extrema importância desde o processo de desenvolvimento do produto ao marketing e sua distribuição.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As diferentes visões de mundo interferem diretamente nas negociações, sendo de extrema importância a identificação e análise para melhor comunicação e solução de possíveis problemas.
As características empreendedoras são presentes na Nike que tem alcançado maior destaque por buscar inovação tecnológica, na criação de seus produtos considerando questões sustentáveis em seu desenvolvimento.
Sua habilidade comunicativa tem sido positiva levando em conta questões de éticas e multiplicidade, já que sua empresa se encontra presente em mais de 140 países.
O desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores se mostram necessários para o alcance de suas metas, levando em consideração que precisam estar preparados e capacitados para o ritmo criativo e inovador que a empresa exige, embora em andamento, há muito a evoluir.
REFERÊNCIAS 
http://up.mackenzie.br/extensao/cursos-de-extensao-2016/gestao-e-negocios/estrategia-e-inovacao/storytelling-como-ferramenta-para-cultura-organizacional-2811-a-1212/
http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/negocios/storytelling-como-habilidade-para-a-lideranca/99433/
http://www.portal-administracao.com/2014/05/storytelling-o-que-e-e-pra-que-serve.html
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI113186-16380,00-POR+DENTRO+DO+PLANETA+NIKE.html
http://sinop.unemat.br/site_antigo/prof/foto_p_downloads/fot_7471schumpeteb_pob_costa_pdf.pdfhttps://insight.kellogg.northwestern.edu/pt/article/how-do-activists-create-changehttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482004000100007

Continue navegando