Buscar

prova desenvolvimento gerencial e liderança III discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A subordinação é um tema obrigatório no estudo sobre liderança. A subordinação está em contraposição à liderança e, portanto, deve ser entendida sob a perspectiva de duas vias: comportamento da liderança e comportamento do subordinado. Sob a perspectiva do comportamento do seguidor, pode-se considerar duas linhas de análise: grau de atividade e passividade; independência e dependência. Dessa maneira, Nelson e Quick (2012) classificam os quatro tipos de subordinação: seguidores alienados, seguidores efetivos, ovelhas e 'pessoas sim'. Conceitue esses quatro modelos de subordinação.
FONTE: NELSON, Debra L.; QUICK, James Campbell. Comportamento organizacional. São Paulo: Cenagage Learning, 2012.
	Resposta Esperada:
Seguidores alienados: são aqueles subordinados que se distanciam do líder nos aspectos psicológicos e emocionais, pensam de forma independente e crítica, entretanto são passivos.
Seguidores efetivos: são aqueles subordinados com atuação ativa, em que são comprometidos, honestos, confiáveis e corajosos. Esses seguidores se autogerenciam e têm completa noção de suas responsabilidades.
Ovelhas: são os seguidores totalmente passivos e que necessitam do líder para agir.
"Pessoas sim": modelo de subordinado que faz o que o líder quer sem questionar, através de uma reação falsa positiva, e não avisam à liderança sob possíveis falhas.
	2.
	Dentro de uma gestão empresarial, é importante que três aspectos sejam tratados, são eles: metas, planos e planejamento. É necessário que se defina qual a direção a ser seguida e como atingir o propósito da empresa. Diante do mercado globalizado, premissa básica para se manter, é estruturar claramente esses três aspectos. Diante do exposto, diferencie metas x plano x planejamento.
	Resposta Esperada:
A meta é onde a empresa deseja chegar, é o futuro que ela quer atingir. É importante que a meta seja difundida dentro da organização.
O plano deve estar nivelado sempre com a missão da empresa, de nada adianta um plano que não compactue com os objetivos da empresa. Plano é um roteiro a ser seguido para que possamos atingir as metas da empresa, eles podem ser estratégicos, táticos e operacionais, ou seja, de longo prazo, médio prazo e curto prazo, respectivamente.
O planejamento é a forma como o plano será colocado dentro da empresa, ou seja, são os procedimentos, políticas, projetos, programas etc. Dentro deste panorama, existe a necessidade constante de acompanhamento e retorno de todos os processos que estão sendo desenvolvidos, a fim de que se mensure positiva ou negativamente o planejamento, para possíveis adequações.

Continue navegando