Buscar

TIPOS DE LAYOUT X PROCESSOS DE PRODUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TIPOS DE LAYOUT X PROCESSOS DE PRODUÇÃO
Posicional: o produto permanece em uma posição fixa. Seus componentes são produzidos em estações de trabalho remotas e levadas para a área de montagem final. Costuma ser usado para produtos que são complexos e difíceis de montar ou tão grandes que movimentá-los de uma estação de trabalho para outra poderia ser difícil como jatos, mainframes, turbinas a gás, navios.
Funcional ou por processo: Equipamentos fixos e agrupados em função da similaridade de operações. Normalmente é adequado para ambientes fabris que produzem uma série de produtos sob encomenda, cada um deles adequado às necessidades de um diferente tipo de cliente. Oferece a flexibilidade necessária para mudar o produto, mas, normalmente reduz a eficiência, pois tem um alto custo. 
Fábrica: tornos na tornearia, furadeira no setor de furação 
Loja de departamentos: roupas femininas, roupas masculinas, eletrodomésticos Supermercado: material de limpeza, congelados 
Hospital: setor de radiologia, setor de ortopedia, análises clínicas
Linha ou por produto: As máquinas são organizadas de modo que cada operação necessária para fabricar um produto seja realizada em estações de trabalho dispostas em uma sequência fixa. Normalmente os operários ficam parados nesse arranjo e uma esteira transportadora move o produto que está sendo trabalhado para a estação de trabalho seguinte, e assim ele é montado progressivamente. Linha de montagem de veículos, aparelhos eletrônicos, impressoras, televisores, indústria química, commodities etc.
PROCESSOS DE PRODUÇÃO
Processos contínuos: Produção constante, sem qualquer tipo de pausa ou interrupção. Mais frequentemente utilizada na produção processos que não podem ou não devem jamais ser interrompidos. Exemplo Processamento químico: integração (plásticos, borrachas) ou desintegração (destilaria, refinaria), energia elétrica, petróleo e derivados.
Processo repetitivo: o produto é processado em lotes; um item segue no fluxo igual a todos os outros itens do lote. Se os produtos de um lote seguem rigidamente as mesmas sequências, em tempos uniformes; o processo assume, para efeitos de estudo de layout, as características de um processo contínuo. Ex: Fabricação de produtos têxteis, alimentos industrializados, ferragens, serviços como laboratório de análises químicas e restaurantes.
Processo intermitente: não há regularidade de período ou tamanho do lote. Pode haver alterações de especificações; produtos por encomenda. É um sistema de produção onde o processo é puxado pelo cliente final. Ex: Dell.

Continue navegando