Buscar

Biblioteca 1430070

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PROCESSO CIVIL 2
EMMANUEL
	
	
MUSIC
Considerando as disposições do CPC responda de forma fundamentada os seguintes casos:
1. Em processo que tramita sob o rito ordinário, Paul McCartney postula que o Município seja obrigado a arcar com um tratamento médico. As partes e o Ministério Público não pretendem a produção de outras provas. Contudo, o juiz determina, de ofício, a produção de prova pericial. Sobre o caso em questão, responda de forma fundamentada:
a) Como ambas as partes não pretendem produzir provas, e o juiz tenha determinado a produção de provas pericial, as partes poderiam se negar a pagar o perito? Caso não haja essa possibilidade, como ficaria o pagamento dos honorários periciais?
Não poderiam negar, sendo o pagamento Cada parte adiantará a remuneração do assistente técnico que houver indicado, sendo a do perito adiantada pela parte que houver requerido a perícia ou rateada quando a perícia for determinada de ofício ou requerida por ambas as partes.
2. Na petição inicial Ringo indicou o pedido, os fatos e os seus fundamentos jurídicos, mencionou também o desinteresse na realização de eventual audiência de conciliação ou mediação e requereu ao juiz diligências necessárias para a obtenção do endereço eletrônico, o domicílio ou a residência do réu. Nesse cenário, responda:
a) a petição poderá ser indeferida por ausência dos dados manifestamente relevantes para o processo?
3. Em uma ação que tramita na 47ª Vara Cível, John Lennon, parte ré, alegou falsidade de diversos documentos apresentados pelo Zezo, autor, que, por sua vez, afirmava serem autênticos. Não sendo possível verificar a autenticidade dos documentos pela simples análise superficial, o magistrado determinou que se procedesse à perícia dos documentos por profissional qualificado.
Com base no caso hipotético responda:
a) A quem caberá o pagamento da perícia realizada? 
Comentários: Art. 95.  Cada parte adiantará a remuneração do assistente técnico que houver indicado, sendo a do perito adiantada pela parte que houver requerido a perícia ou rateada quando a perícia for determinada de ofício ou requerida por ambas as partes.
b) De acordo com o CPC, a concessão de gratuidade não afasta a responsabilidade do beneficiário pelas despesas processuais e pelos honorários advocatícios decorrentes de sua sucumbência. Vencido o beneficiário, como ficam as despesas decorrentes de sua sucumbência? 
Art. 98 3o Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 5 (cinco) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.
4. A audiência de divórcio litigioso do ex-casal Chimbinha e Joelma estava designada para 13:00 horas. Ocorre que todos estavam esperando e, a despeito de o juiz estar em seu gabinete, já eram 13:20 horas e o pregão não havia sido realizado. Os advogados tentaram saber o que estava acontecendo, e a resposta do escrivão foi que o juiz estava repousando do almoço. Acerca do caso em tela, responda:
a) o ex-casal deviria aguardar o inicio da audiência ou poderiam se ausentar dado ao atraso?
Art. 362.  A audiência poderá ser adiada:
I - por convenção das partes;
II - se não puder comparecer, por motivo justificado, qualquer pessoa que dela deva necessariamente participar;
III - por atraso injustificado de seu início em tempo superior a 30 (trinta) minutos do horário marcado.
b) no caso de haver atraso das partes (autor/réu) existe algum prazo de tolerância?
Não existe
5. Zezé de Camargo, advogado, postulando em causa própria, pede a condenação de Luciano em perdas e danos no valor de dez mil reais, por força de prejuízos materiais que este causou em seu imóvel. Para tanto, o autor declarou, na petição inicial, seu endereço e seu número de inscrição na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). No curso do processo, Zezé de Camargo muda de endereço e não comunica esse fato ao juízo. O julgador intima o autor, no endereço constante dos autos, por carta registrada, para dar andamento ao feito, sob pena de extinção do processo. Acerca do caso em tela, responda de forma fundamentada:
a) A intimação será válida?
Sim, Art. 274.  Não dispondo a lei de outro modo, as intimações serão feitas às partes, aos seus representantes legais, aos advogados e aos demais sujeitos do processo pelo correio ou, se presentes em cartório, diretamente pelo escrivão ou chefe de secretaria.
Parágrafo único.  Presumem-se válidas as intimações dirigidas ao endereço constante dos autos, ainda que não recebidas pessoalmente pelo interessado, se a modificação temporária ou definitiva não tiver sido devidamente comunicada ao juízo, fluindo os prazos a partir da juntada aos autos do comprovante de entrega da correspondência no primitivo endereço.

Continue navegando