A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
34 pág.
QUESTIONÁRIO EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Pré-visualização | Página 1 de 9

QUESTIONÁRIO EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
1 – Se pensarmos em softwares educacionais como recursos tecnológicos milagrosos, capazes de curar todos os males da educação, temos a falsa ideia de que eles, por si só, garantem o sucesso e a qualidade dos processos educativos, o que sabemos não ser algo assim tão simples. Com relação aos aspectos que devem ser considerados pelo professor e pela escola na utilização dos softwares educacionais, analise as seguintes sentenças:
I – Os softwares educacionais são autoinstrutivos, dispensando as metodologias adequadas ou que envolvam reflexão.
II - Os softwares educacionais existem unicamente para auxiliar nas questões avaliativas de alunos com dificuldades de aprendizagem.
III - Os softwares educacionais devem ser analisados por professores e gestores, levando em conta exclusivamente o pedagógico.
IV - Os softwares educacionais, podem auxiliar os alunos na construção da própria história, a partir dos conteúdos estudados.
( X) A s sentenças III e IV estão corretas 
( X) F – F – V – V 
2 – As novas tecnologias têm papel fundamental na vida de muitas pessoas, especialmente dos considerados “nativos digitais puros”, ou seja, os nascidos a partir de 1995, chamado de geração Z. A respeito das características que definem os “nativos digitais puros”, analise as seguintes sentenças:
I – Nasceram rodeados de tecnologia, por toda.
II – Adoram brincar ao ar livre com os amigos, de forma pura e natural.
III – Não sabem viver sem o computador e seus derivados.
IV – Fazem muitas coisas ao mesmo tempo, conectados.
( X) As sentenças I – III - IV estão corretas.
3 – Quando o aluno aprende utilizando diferentes recursos e metodologias inovadoras, ele apresenta-se mais feliz, motivado e interessado nos estudos. Os softwares educacionais são um bom exemplo disso, pois possibilitam uma interação maior entre o conhecimento e os alunos. Com relação a elaboração e à utilização destes softwares, classifique V ou F.
( F) Os softwares são instrumentos instrutivos,, de fácil manuseio e aplicação, sem objetivos pedagógicos.
( V) Os softwares são instrumentos pedagógicos, criados para auxiliar o professor em sala de aula, atrelando-os aos conteúdo.
( V) Os softwares deveriam ser construídos pelos próprios professores, que conhecem os alunos e entendem de educação.
( F) Os softwares são criados por especialistas e, por isso dispensam qualquer tipo de seleção por parte dos educadores.
3.1 - Quando o aluno aprende utilizando diferentes recursos e metodologias inovadoras, ele apresenta-se mais feliz, motivado e interessado nos estudos. Os softwares educacionais são um bom exemplo disso, pois possibilitam uma interação maior entre o conhecimento e os alunos, o que torna o ensino ainda mais significativo e prazeroso. Com relação a elaboração e à utilização destes softwares, classifique V ou F.
( F) Os softwares são instrumentos instrutivos,, de fácil manuseio e aplicação, sem objetivos pedagógicos.
( V) Os softwares são instrumentos pedagógicos, criados para auxiliar o professor em sala de aula, atrelando-os aos conteúdo.
( V) Os softwares deveriam ser construídos pelos próprios professores, que conhecem os alunos e entendem de educação.
( F) Os softwares são criados por especialistas e, por isso dispensam qualquer tipo de seleção por parte dos educadores.
4 - Quando pensamos na utilização das novas tecnologias em sala de aula, nos reportamos automaticamente aos computadores, talvez por serem as ferramentas mais utilizadas na atualidade e por serem caracterizados como uma hipermídia. Com relação ao significado da expressão hipermídia, assinale a alternativa correta.
( x) São chamados assim, pois, dentro de um único programa, diferentes mídias podem ser encontradas, como vídeos, músicas e textos.
5 – A internet quando bem utilizada, é um recurso que possibilita uma tecnologia de ensino mais dinâmica, pois ela oferece uma vasta quantidade de ferramentas que enriquecem o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, assinale a alternativa correta:
( X) A internet é uma aliada do processo de formação pessoal e profissional. No entanto é necessário utilizar esses recursos para desenvolver competências.
6 – Para ocorrer uma mudança significativa no ensino, é primordial que sejam concretizadas ações que englobem políticas públicas de educação e, também, ações concretas dos participes que compõem o processo de ensino e aprendizagem. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir:
I – Existem propostas de modernização do ensino, desde a década de 1970, que estão alicerçadas no uso das TIC.
II – As Tecnologias de Comunicação e Informação, até meados de 1960, encontravam -se baseadas na concepção Progressista Libertária. Esta continha a função de priorizar a otimização do processo de ensino.
III – As TIC cumpririam a função de eliminar as falhas que a educação continha baseadas na transmissão de informações do docente para o discente.
( X) As afirmativas I e III estão corretas 
7 - As tecnologias ampliam o potencial humano quando são empregadas com finalidade educacional. Elas contribuem para ampliar as possibilidades do educador de ensinar e dos discentes de aprender. Considerando que falar das tecnologias da educação é pensar o uso da informática no e para o ensino, analise as afirmativas a seguir:
I – As tecnologias na área educacional devem ser utilizadas com o objetivo de transformar o ensino tradicional e criar um ambiente em que a aprendizagem ocorra de maneira criativa e participativa.
II – As novas tecnologias devem ser compreendidas como um dos meios alternativos na construção do conhecimento, pois permite que as pessoas estabeleçam ligação com o mundo.
III – Torna-se papel da família do aluno introduzir em suas atividades o potencial modificador dessa ferramenta e de outras que permitam maneiras de conhecimento.
( X) As sentenças I - II estão corretas.
8 – Muitas escolas perceberam o grande potencial do computador para promover o intercambio entre as disciplinas, mas para que haja uma aprendizagem significativa, as atividades desenvolvidas devem ser prazerosas e motivadoras para os alunos. Diante disso classifique V ou F. 
( F) Para ter sucesso no processo de aprendizagem, a forma de ensinar deve estar pautada no instrucionismo, no qual o computador serve para reforçar os métodos tradicionais.
( F) A aprendizagem por meio do computador deve estar pautada em perguntas e respostas, em que o computador é o detentor do saber;
( V) É necessário que a aprendizagem realizada por meio do computador seja uma voltada às situações do dia a dia, considerando os conhecimentos dos alunos.
( V) Para alcançar uma aprendizagem significativa o professor deve partir de uma proposta pedagógica que desenvolva competências e habilidades nos alunos.
9 – A webquest é uma atividade de cunho investigativo que o professor elabora para que os alunos resolvam, interagindo com as informações da internet. Essas atividades podem ser de curta ou longa duração. Com relação aos itens que são seguidos numa atividade de webquest, classifique V ou F.
( V) Na introdução, o professor comunica a atividade que será investigada.
( V) Na tarefa, o professor explicará o que deve ser feito.
( V) No processo, o professor definirá o roteiro completo.
( F) Na avaliação, o professor faz uma prova surpresa.
10 – O papel desempenhado pelo professor com a webquest é imenso, pois ele lidará com a metodologia de projetos, via internet, o que refletirá na educação dos seus alunos e na formação integral deles. Acerca das principais características do professor na utilização da webquest, analise as sentenças a seguir:
I – O professor necessita acompanhar, assegurar e provocar o pensamento investigativo em seus alunos ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem, como apoio da internet.
II – O professor não deve envolver-se nos processos de elaboração das atividades que serão entregues aos alunos, buscando-as na internet já prontas isentando se desta

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.