Buscar

Gestão Educacional

Prévia do material em texto

Gestão Educacional
1/5 “Podemos conceber a Gestão de Qualidade Total – GQT como um conjunto estrategicamente organizado de princípios e métodos, que visa à mobilização e à cooperação de todos os membros de uma unidade de produção, com o intuito de melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, de suas atividades e de seus objetivos, para obter a satisfação dos clientes e um acréscimo de bem-estar para os seus membros, de acordo com as exigências da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: XAVIER, Antonio Carlos da R. Gestão da qualidade total nas escolas: Um novo modelo gerencial para a educação. http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_0234.pdf. Acesso em 25 jan. 2017.
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, para a gestão da qualidade total na gestão escolar, a qualidade é realizada em três dimensões. Quais são elas? 
A	Controle do processo, inspeção e garantia de qualidade. 
B	Inspeção, controle do processo e desenvolvimento de novos produtos.
C	Garantia de qualidade, controle do processo e desenvolvimento de novos produtos.
D	Garantia de qualidade, controle do processo e inspeção.
E	Controle, percepção e avaliação da qualidade.
 2/5 “De acordo com Paro [...], existem duas concepções quanto à administração escolar. A primeira é a mais difundida, ela se fundamenta na universalidade dos princípios adotados na empresa capitalista, embora adaptados para cada situação específica. A segunda opõe-se radicalmente a esta, pois é contrária a qualquer tipo de organização burocrática na escola. Ainda para o autor ambas as concepções são insuficientes, o que a gestão da educação precisa é de uma administração escolar voltada para a transformação social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAYER, Polyane Passos; CANOPF, Liliane. A correlação entre a administração geral e a administração escolar. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fVn30s4pZv4J:revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/download/421/197+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 22 dez. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional com relação às implicações do uso da administração empresarial na gestão escolar, analise as afirmativas a seguir:
I. Quando se utiliza a administração empresarial na escola, ocorre o direcionamento das atividades com base nos princípios da gestão estratégica empresarial.
II. Quando se utiliza a administração empresarial na escola, refere-se ao uso de conteúdo técnico (mecanismos gerenciais e controle do trabalho alheio), aspectos priorizados na administração empresarial.
III. Justifica-se o uso da administração empresarial na gestão escolar por meio da pedagogia tecnicista com o argumento de que não há necessidade de racionalidade na utilização dos recursos disponíveis na escola.
A	I e II apenas.
B	I apenas.
C	I e III apenas.
D	II e III apenas.
E	III apenas.
3/5 “Segundo Félix [...], a administração de empresas discorre sobre a organização do trabalho nas empresas capitalistas, enquanto a administração escolar propõe teorias sobre a organização do trabalho na escola e no sistema escolar. A administração escolar tem como referencial as teorias da administração de empresas no que diz respeito à estrutura, funcionamento do sistema escolar e na proposição de modelos organizacionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAYER, Polyane Passos; CANOPF, Liliane. A correlação entre a administração geral e a administração escolar. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fVn30s4pZv4J:revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/download/421/197+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 22 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: qual é a relação entre a teoria geral da administração empresarial e a administração escolar? 
A	Administração escolar e administração empresarial são dois termos mutuamente excludentes, pois estão amparados por pressupostos divergentes, tanto em aspectos teóricos quanto práticos.
B	Apenas na prática é possível dizer que existe uma correlação entre administração escolar e administração empresarial, pois é no momento de realizar as ações que percebemos as semelhanças na forma de administrar.
C	A administração escolar precisa adotar completamente os princípios da administração empresarial, já que é das empresas que advêm os recursos que possibilitam a manutenção do sistema capitalista no qual estamos inseridos.
D	Os termos administração escolar e administração empresarial apontam para a necessidade de possuirmos uma visão clara dos pressupostos da administração, pois eles são referência para as organizações sociais.
E	Não existe relação entre a administração escolar e a administração empresarial, pois a escola foca no social, e a empresa visa lucros.
4/5 “A participação constitui uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles. Portanto, a participação está centrada na busca de formas mais democráticas de promover a gestão de uma unidade social. As oportunidades de participação se justificam e se explicam, em decorrência, como uma íntima interação entre direitos e deveres, marcados pela responsabilidade social e valores compartilhados e o esforço conjunto para a realização de objetivos educacionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LÜCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. p. 71.
Considerando os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as características das concepções de gestão escolar, no que diz respeito à concepção democrático-participativa, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Enfatiza tanto as tarefas quanto as relações.
II. ( ) Defende a articulação da atividade de direção com a iniciativa e a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com elas.
III. ( ) Dá mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas.
IV. ( ) Prima pela objetividade no trato das questões da organização e da gestão mediante coleta de informações reais.
A	F – F – V – F
B	V – V – F – V
C	F – V – F – 
D	V – F – V – F
E	V – V – V – F
5/5 “[As] concepções de gestão sustentam que a cultura escolar é um fenómeno interno [e tem] um papel muito mais significativo na gestão escolar do que os fatores externos, uma vez que estes últimos são menos influenciadores do que o primeiro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POL, Milan; HLOUSKOVÁ, Lenka et al. Em busca do conceito de cultura escolar: Uma contribuição para as discussões atuais. Revista lusófona de educação, n. 10, p. 63-79, 2007. 26 mar. 2011. http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/634/529. Acesso em 25 jan. 2017.
Os gestores dos sistemas de ensino e os diretores de escolas organizam a gestão da educação influenciados por fatores internos e externos. Em relação a esses fatores, de acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, analise as afirmativas a seguir:
I. No que se refere aos fatores internos, destaca-se a influência da internacionalização da economia e das novas tecnologias da informação.
II. Os fatores externos são de ordem social, econômico-cultural, científica e tecnológica.
III. Os fatores internos são aqueles relacionados ao desenvolvimento do conhecimento sobre o processo educativo.
IV. No que se refere aos fatores internos, estão as iniciativas compromissadas dos profissionais da educação com a qualidade de ensino, como a construção e a implementação de projetos político-pedagógicos nas escolas.
A	I, II e III apenas.
B	I, II e IV apenas.
C	I, III e IV apenas.
D	II, III e IV apenas. E	II e IV apenas.

Continue navegando

Outros materiais