Buscar

coluna vertebral

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COLUNA VERTEBRAL
A coluna vertebral é constituída por uma série de ossos, que são chamados de vértebras. 
A coluna vertebral se estende desde a base do crânio até a extremidade caudal do tronco. É constituída de 33 ou 34 vértebras superpostas e intercaladas por discos intervertebrais. 
COLUNA VERTEBRAL
2
FUNÇÃO DA COLUNA
A coluna vertebral está ligada à medula espinhal finalizando-a e a protegendo. Ela é a responsável pela sustentação da cabeça, fixação das costelas e os músculos do dorso. Suas curvaturas são responsáveis pela força, sustentação e equilíbrio corporal.
COLUNA VERTEBRAL
A coluna vertebral de uma pessoa adulta é composta por 26 ossos e 33 vértebras, sendo 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 vértebras lombares, 1 sacro (formado por 5 vértebras fusionadas) e 1 cóccix (formado por 4 vértebras fusionadas).
 
Dentre todas as vértebras, somente duas (o sacro e o cóccix) não se movimentam, as vértebras restantes (cervicais, torácicas e lombares) são móveis.
 
Entre as vértebras há discos que formam articulações, que propiciam a movimentação da coluna e a absorção de impactos.
DIVISÃO DA COLUNA VERTEBRAL
Cervicais: 7 vértebras.
Torácicas: 12 vértebras.
Lombar: 5 vértebras.
Sacro: 5 vértebras
Cóccix: 4 a 5 vértebras.
Coluna Cervical (pescoço) – C1 a C7 
Na parte alta, encontramos a coluna cervical (pescoço) e suas sete vértebras . Desse conjunto, apenas duas vértebras da coluna cervical não têm um disco intervertebral interposto entre elas: C1 e C2. 
DISCO INTERVERTEBRAL
C1
C3
C4
C6
C2
C7
C5
Esse é o segmento de maior mobilidade da coluna vertebral. Quando essas curvaturas não existem ou estão alteradas, isso é sinal de problema postural e geralmente é causa de dores e degeneração dos discos e de vértebras. A coluna vertebral e os discos aumentam de tamanho e de volume da região cervical para lombar. Portanto, as vértebras e os discos intervertebrais na coluna cervical são os mais estreitos.
Coluna Torácica (tronco)
Na parte média, encontramos a coluna torácica com suas 12 vértebras. 
T4
T8
T1
T2
T7
T3
T9
T6
T10
T12
T11
T5
Temos nessa região 12 pares de costelas, dos quais 7 pares se articulam com o osso esterno (o osso que fica entre o lado direito e o lado esquerdo do peito).
7
 Os 7 pares que se articulam com o osso esterno são chamadas também de costelas verdadeiras. 
 
Os outros três pares de costelas que se articulam com a cartilagem do esterno – são chamadas de falsas.
As duas últimas são flutuantes, pois estão soltas, fixas apenas na porção lateral da coluna vertebral. Elas não se articulam com o esterno.
 
A curvatura do segmento torácico é oposta às curvaturas da lombar e cervical – é chamada de cifose torácica. Na pessoa idosa, essa região tende a ficar mais proeminente, devido à franqueza muscular, à desidratação e degeneração dos discos. O idoso tem uma tendência de ficar com o tronco mais curvado para frente e de olhar para baixo, além de uma certa dificuldade respiratória. Essa curvatura, quando é acentuada, é chamada de hipercifose. O mais importante é que existem técnicas posturais de fisioterapia que auxiliam o idoso a se manter bem posturado. Em função do gradil costal, essa região tem pouca mobilidade. Conseqüentemente, os discos e as vértebras são mais protegidos de lesões.
Coluna Lombar (região da cintura)
Na região baixa, encontra-se a coluna lombar com suas cinco vértebras lombares. A sua curvatura é lordótica. Essa é a região da coluna que mais recebe carga entre as vértebras. Como consequência, é o segmento mais acometido de toda a coluna vertebral. Essa região realiza grandes movimentos de flexão anterior e posterior, um bom movimento de lateralidade e poucos graus de rotação. Alguns autores descrevem que as curvaturas lordóticas têm como função realizar movimentos.
Sacro
No segmento mais inferior da coluna, encontramos o sacro e o cóccix. O sacro tem um papel fundamental na biomecânica da coluna vertebral. Devido às suas comunicações com os ossos da bacia, ele tem uma função fundamental na nossa postura e determina a angulação da nossa coluna. Estamos falando do ângulo formado entre o sacro e cabeça do fêmur, chamado ângulo de incidência pélvica, ele determina o equilíbrio entre o quadril e a coluna vertebral.
Cifose: é um desvio exagerado da curvatura torácica que deixa a pessoa com as costas arqueadas, tórax retraído e com projeção dos ombros para frente;
 
PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE ACOMETEM A COLUNA VERTEBRAL:
Escoliose: desvio lateral da coluna vertebral, geralmente localizado na região torácica;
PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE ACOMETEM A COLUNA VERTEBRAL:
Lordose: desvio que geralmente ocorre na região da bacia e que resulta numa curvatura exagerada;
PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE ACOMETEM A COLUNA VERTEBRAL
Hérnia de disco: deslocamento do disco que se localiza entre as vértebras, ocorre com maior freqüência na região lombar, pois esta, é a região da coluna que suporta maior peso, além de ser a que apresenta maior curvatura;
 
PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE ACOMETEM A COLUNA VERTEBRAL:
Artrose: popularmente conhecida como bico de papagaio, é originada pelo atrito entre as vértebras.
PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE ACOMETEM A COLUNA VERTEBRAL:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando