Logo Passei Direto
Buscar

QUESTÕES de penal III

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Dilma subtraiu maliciosamente determinada peça de roupa de alto valor de uma amiga, com a intenção tão somente de utilizá-la na festa de formatura do curso de direito da Ulbra. Após o evento, Dilma, tendo atingido seu objetivo, devolveu a vestimenta. Nessa situação, Dilma praticou conduta típica? Explique.

Marque V para as alternativas Verdadeiras e F para as falsas.
(F) É punível aborto culposo.
(F) A participação em suicídio é delito material, de dano, instantâneo, comissivo, de ação livre, de conteúdo variado ou alternativo, comum, principal, simples e plurissubsistente.
(F) Para que haja delito de participação em suicídio não é necessário que a vítima tenha capacidade de resistência.
(V) No crime de infanticídio, previsto no artigo 123 do CP, a conduta é executada pela mãe durante o parto ou logo após. Antes do início do parto existe aborto.
(V) Responde por delito de infanticídio a mãe que, sob a influência do estado puerperal, mata outra criança supondo tratar-se do próprio filho.
(F) Inexistindo médico em uma longínqua fazenda, no caso de aborto necessário feito por enfermeira, sem o consentimento da vítima a enfermeira deve ser absolvida pela justificativa do estrito cumprimento do dever legal, sob pena de responder por omissão de socorro.
(F) Se o agente lesiona a pessoa ao chegar em casa em razão da esposa não ter feito o café da tarde, mesmo sabendo de seu estado de gravidez, e esta vem a abortar em virtude da ação do réu, o fato é típico, responde por lesões corporais na forma culposa por erro do tipo.
(V) Para a realização do aborto sentimental, é prescindível a existência de autorização judicial.
(F) O namorado que acompanha a gestante que deseja abortar ou pagar o aborto criminoso, a pedido dela, comete o crime de auto aborto na condição de coautor.
(V) Em caso de aborto necessário feito por médico, nenhum crime pratica a enfermeira que o auxiliou.

Paulo com vontade de praticar vingança contra Temer, seu vizinho e desafeto de longo tempo. Um dia, a empregada de Temer sem o consentimento do mesmo, pede a Paulo “um pouco de sal para temperar a comida” e Paulo aproveitando o momento lhe entrega um vidro contendo sal e veneno. A empregada acaba usando, sem saber que se tratava de veneno, para preparar a refeição e temperar a salada, Temer, após comer, é envenenado e morre. Qual foi a conduta típica da empregada? Explique.

O crime previsto no artigo 129 §3 do CP – lesão corporal seguida de morte, que insere-se na categoria dos delitos qualificados pelo resultado, admite a forma tentada? Explique.

Analise as alternativas a seguir:
I – No crime de receptação, qualquer pessoa pode figurar como sujeito ativo, desde que não seja coautor ou partícipe do crime anterior.
II – Lula encomenda a Dirceu que subtraia o carro de Temer, ressaltando que não lhe serve qualquer outro carro. No caso Lula é sujeito ativo do crime de furto, de sorte que não pode ser receptador.
III – Influir para que terceiro de boa-fé a adquira, receba ou oculte coisa é receptação própria, e, se o terceiro estiver de má-fé, será punido como receptador impróprio, caso em que o influenciado será participe.
IV – Fica consumado a receptação quando o agente recebe ou adquire coisa de boa-fé, posteriormente, toma conhecimento que se trata de produto de crime, embora o elemento subjetivo do tipo não estava presente.
a) – zero
b) um
c) dois
d) três
e) quatro

Coutinho entrou em um ônibus de transporte público, após o jogo da seleção brasileira, e, ameaçando os passageiros com uma arma de fogo, subtraiu de diversos deles determinadas quantias em dinheiro. Logo, a consumação do crime de roubo não ocorreu só com a simples inversão da posse dos bens subtraídos, pois, para tal, seria necessária a posse mansa e pacífica ou desvigiada. Verdadeira ou Falsa? Explique.

Maria mediante promessa, contrata Miranda para matar seu esposo, com o fim de ficar com toda sua fortuna, o que foi feito. Assim, de posse dos bens do finado, Maria paga o executor com uma caminhonete, o executor vende a caminhonete para Tião, proprietário de um estabelecimento de peças usadas de veículos. Neste caso hipotético, alguém cometeu crime de receptação? Explique.

No crime de estupro, caso o agente pratique mais de uma das condutas previstas no tipo primário, conjunção carnal e ato libidinoso, o juiz está autorizado a condená-lo por concurso material, ainda que praticado contra a mesma vítima, vedada a aplicação da continuidade delitiva. Verdadeira ou Falsa? Explique.

Se a junta médica, por erro no diagnóstico concluir pela necessidade do aborto (art. 128, inc. I do CP) que se revela ao final absolutamente desnecessário estar-se-á diante de uma situação de: Explique e tipifique sua resposta:
a – erro de tipo;
b – descriminante putativa;
c – erro sobre o objeto;
d – erro de proibição;
e – N. D. A

Com relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a opção correta.
a – Ocorre crime de extorsão indireta quando alguém, abusando da situação do outro, exige, como garantia de dívida, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a vítima ou terceiro.
b – No crime de apropriação indébita, o fato de o agente praticá-lo em razão de ofício, emprego ou profissão não interfere na imposição da pena, por se tratar de elementar do tipo.
c – A conduta da vítima não é fator de distinção entre os delitos de roubo e extorsão.
d – O crime de extorsão mediante sequestro consuma-se no momento em que o resgate é exigido, independentemente do momento da privação da liberdade da vítima.
e – N.D.A.

Bernabe queria matar Rosinha. Para tanto, adquire uma pistola, meio tido como necessário e suficiente para o sucesso do plano criminoso. Quando Rosinha passa pelo local onde Bernabe havia se colocado de tocaia, este efetua o disparo, que causa a morte da vítima. Assim concluímos que:
Ο – o dolo de Bernabe é eventual, pois assumiu o risco de efetuar o disparo contra Rosinha;
Ο – o dolo de Bernabe é de segundo grau, pois que dirigido imediatamente a produzir o resultado morte, previsto pelo tipo penal;
Ο – o dolo de Bernabe é direto, pois que dirigido imediatamente a produzir o resultado morte, previsto pelo tipo penal, podendo ser entendido também como dolo de primeiro grau, em razão do meio por ele selecionado;
Ο – o dolo de Bernabe é indireto alternativo, uma vez que está presente o aspecto volitivo do agente, direcionado de forma direta, seja em relação ao resultado ou em relação à pessoa de Rosinha;
Ο – N.D.A

Altamiro Olegário, querendo a morte de Lucrecia, com 20 (vinte) anos de idade, contra esta desfere um tiro, acertando-a na região do tórax. Embora atingida numa região letal. Lucrecia vem a falecer não em virtude do disparo recebido, mas porque, com intenção suicida, havia feito a ingestão de veneno momentos antes da agressão sofrida, ou seja, Lucrecia morreu envenenada e não em razão do disparo. Marque a alternativa correta:
Ο – Trata-se de uma causa preexistente absolutamente independente.
Ο – Trata-se de uma causa preexistente relativamente independente.
Ο - Trata-se de uma causa concomitante absolutamente independente.
Ο - Trata-se de uma causa concomitante relativamente independente.
Ο - Trata-se de uma causa superveniente absolutamente independente.

"A" desejando matar "B" vai a sua casa e, pela madrugada, penetra no quarto onde "B" dormia, descarregando o revólver que portava. Em seguida se retira. Submetido a exame cadavérico os legistas concluem que "B" morrera em razão de um enfarto horas antes de ser atingido por "A".
Ο – Houve Homicídio doloso com a qualificadora do meio que tornou e impossibilitou a defesa da vítima.
Ο – Houve Homicídio tentado.
Ο – Deu-se o crime impossível por impropriedade do objeto material.
Ο – Deu-se violação a cadáver.
Ο – Deu-se o crime impossível por impropriedade do elemento subjetivo do tipo.

Tião após uma divergência com Tertulio resolve executá-lo. Fica na emboscada, momento em que aparece Tertulio ao lado de Peluquio, Tião rapidamente atira e mata Peluquio, e atinge Tertulio que não veio a morrer em razão de que Paulo prestou socorro imediato. Marque a alternativa correta:
Ο – Erro sobre a pessoa;
Ο – Aberratio ictus de unidade complexa;
Ο – Erro invencível;
Ο – Aberratio ictus de unidade simples;
Ο – Erro acidental.

Se Maria, agindo com animus necandi (vontade de matar) utilizando-se de uma faca, produz em Antônio determinados ferimentos, apontados no exame de corpo de delito, e Antônio vem a falecer, não em razão das lesões produzidas diretamente por Maria, mas em consequência de uma colisão envolvendo a ambulância que o transportava, a responsabilidade penal de Maria caracteriza-se como? Explique sua resposta.
a) – No crime de homicídio, constitui causa especial de diminuição de pena a circunstância de ser praticado por motivo de relevante valor social, que se refere aos interesses e anseios da vida em sociedade.
b) – Constitui crime de homicídio culposo, por excesso, a hipótese de o agente policial acabar por levar a vítima à morte, após torturá-lo para obter informação de que necessita.
c) – O homicídio culposo na modalidade de imperícia consiste na prática de ação profissional ou técnica, por despreparo ou falta de conhecimentos, de que resulta a morte da vítima.
d) – É possível a ocorrência do crime de homicídio por dolo de primeiro e segundo grau.
e) – N. D. A.

Se o agente lesiona a esposa ao chegar em casa em razão da esposa não ter feito o café da tarde, mesmo sabendo de seu estado de gravidez, e esta vem a abortar em virtude da ação do réu, o agente responderá por: Tipifique sua resposta.
a) – aborto sem o consentimento;
b) – Lesões graves;
c) – Lesões gravíssimas;
d) – erro de tipo, o fato é típico, responde lesões corporais na forma culposa.
e) – aborto culposo, pois não tinha a intenção.

"A" está agonizando no hospital, sem poder se mexer, e pede que "B", lhe dê veneno para morrer. Nessa hipótese, caso "B" atenda ao pedido de "A":
a) – responderá por crime de instigação ao suicídio.
b) – responderá por homicídio qualificado pelo emprego de veneno.
c) – responderá por homicídio privilegiado.
d) – responderá por induzimento ao suicídio.
e) – N. D. A

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Dilma subtraiu maliciosamente determinada peça de roupa de alto valor de uma amiga, com a intenção tão somente de utilizá-la na festa de formatura do curso de direito da Ulbra. Após o evento, Dilma, tendo atingido seu objetivo, devolveu a vestimenta. Nessa situação, Dilma praticou conduta típica? Explique.

Marque V para as alternativas Verdadeiras e F para as falsas.
(F) É punível aborto culposo.
(F) A participação em suicídio é delito material, de dano, instantâneo, comissivo, de ação livre, de conteúdo variado ou alternativo, comum, principal, simples e plurissubsistente.
(F) Para que haja delito de participação em suicídio não é necessário que a vítima tenha capacidade de resistência.
(V) No crime de infanticídio, previsto no artigo 123 do CP, a conduta é executada pela mãe durante o parto ou logo após. Antes do início do parto existe aborto.
(V) Responde por delito de infanticídio a mãe que, sob a influência do estado puerperal, mata outra criança supondo tratar-se do próprio filho.
(F) Inexistindo médico em uma longínqua fazenda, no caso de aborto necessário feito por enfermeira, sem o consentimento da vítima a enfermeira deve ser absolvida pela justificativa do estrito cumprimento do dever legal, sob pena de responder por omissão de socorro.
(F) Se o agente lesiona a pessoa ao chegar em casa em razão da esposa não ter feito o café da tarde, mesmo sabendo de seu estado de gravidez, e esta vem a abortar em virtude da ação do réu, o fato é típico, responde por lesões corporais na forma culposa por erro do tipo.
(V) Para a realização do aborto sentimental, é prescindível a existência de autorização judicial.
(F) O namorado que acompanha a gestante que deseja abortar ou pagar o aborto criminoso, a pedido dela, comete o crime de auto aborto na condição de coautor.
(V) Em caso de aborto necessário feito por médico, nenhum crime pratica a enfermeira que o auxiliou.

Paulo com vontade de praticar vingança contra Temer, seu vizinho e desafeto de longo tempo. Um dia, a empregada de Temer sem o consentimento do mesmo, pede a Paulo “um pouco de sal para temperar a comida” e Paulo aproveitando o momento lhe entrega um vidro contendo sal e veneno. A empregada acaba usando, sem saber que se tratava de veneno, para preparar a refeição e temperar a salada, Temer, após comer, é envenenado e morre. Qual foi a conduta típica da empregada? Explique.

O crime previsto no artigo 129 §3 do CP – lesão corporal seguida de morte, que insere-se na categoria dos delitos qualificados pelo resultado, admite a forma tentada? Explique.

Analise as alternativas a seguir:
I – No crime de receptação, qualquer pessoa pode figurar como sujeito ativo, desde que não seja coautor ou partícipe do crime anterior.
II – Lula encomenda a Dirceu que subtraia o carro de Temer, ressaltando que não lhe serve qualquer outro carro. No caso Lula é sujeito ativo do crime de furto, de sorte que não pode ser receptador.
III – Influir para que terceiro de boa-fé a adquira, receba ou oculte coisa é receptação própria, e, se o terceiro estiver de má-fé, será punido como receptador impróprio, caso em que o influenciado será participe.
IV – Fica consumado a receptação quando o agente recebe ou adquire coisa de boa-fé, posteriormente, toma conhecimento que se trata de produto de crime, embora o elemento subjetivo do tipo não estava presente.
a) – zero
b) um
c) dois
d) três
e) quatro

Coutinho entrou em um ônibus de transporte público, após o jogo da seleção brasileira, e, ameaçando os passageiros com uma arma de fogo, subtraiu de diversos deles determinadas quantias em dinheiro. Logo, a consumação do crime de roubo não ocorreu só com a simples inversão da posse dos bens subtraídos, pois, para tal, seria necessária a posse mansa e pacífica ou desvigiada. Verdadeira ou Falsa? Explique.

Maria mediante promessa, contrata Miranda para matar seu esposo, com o fim de ficar com toda sua fortuna, o que foi feito. Assim, de posse dos bens do finado, Maria paga o executor com uma caminhonete, o executor vende a caminhonete para Tião, proprietário de um estabelecimento de peças usadas de veículos. Neste caso hipotético, alguém cometeu crime de receptação? Explique.

No crime de estupro, caso o agente pratique mais de uma das condutas previstas no tipo primário, conjunção carnal e ato libidinoso, o juiz está autorizado a condená-lo por concurso material, ainda que praticado contra a mesma vítima, vedada a aplicação da continuidade delitiva. Verdadeira ou Falsa? Explique.

Se a junta médica, por erro no diagnóstico concluir pela necessidade do aborto (art. 128, inc. I do CP) que se revela ao final absolutamente desnecessário estar-se-á diante de uma situação de: Explique e tipifique sua resposta:
a – erro de tipo;
b – descriminante putativa;
c – erro sobre o objeto;
d – erro de proibição;
e – N. D. A

Com relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a opção correta.
a – Ocorre crime de extorsão indireta quando alguém, abusando da situação do outro, exige, como garantia de dívida, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a vítima ou terceiro.
b – No crime de apropriação indébita, o fato de o agente praticá-lo em razão de ofício, emprego ou profissão não interfere na imposição da pena, por se tratar de elementar do tipo.
c – A conduta da vítima não é fator de distinção entre os delitos de roubo e extorsão.
d – O crime de extorsão mediante sequestro consuma-se no momento em que o resgate é exigido, independentemente do momento da privação da liberdade da vítima.
e – N.D.A.

Bernabe queria matar Rosinha. Para tanto, adquire uma pistola, meio tido como necessário e suficiente para o sucesso do plano criminoso. Quando Rosinha passa pelo local onde Bernabe havia se colocado de tocaia, este efetua o disparo, que causa a morte da vítima. Assim concluímos que:
Ο – o dolo de Bernabe é eventual, pois assumiu o risco de efetuar o disparo contra Rosinha;
Ο – o dolo de Bernabe é de segundo grau, pois que dirigido imediatamente a produzir o resultado morte, previsto pelo tipo penal;
Ο – o dolo de Bernabe é direto, pois que dirigido imediatamente a produzir o resultado morte, previsto pelo tipo penal, podendo ser entendido também como dolo de primeiro grau, em razão do meio por ele selecionado;
Ο – o dolo de Bernabe é indireto alternativo, uma vez que está presente o aspecto volitivo do agente, direcionado de forma direta, seja em relação ao resultado ou em relação à pessoa de Rosinha;
Ο – N.D.A

Altamiro Olegário, querendo a morte de Lucrecia, com 20 (vinte) anos de idade, contra esta desfere um tiro, acertando-a na região do tórax. Embora atingida numa região letal. Lucrecia vem a falecer não em virtude do disparo recebido, mas porque, com intenção suicida, havia feito a ingestão de veneno momentos antes da agressão sofrida, ou seja, Lucrecia morreu envenenada e não em razão do disparo. Marque a alternativa correta:
Ο – Trata-se de uma causa preexistente absolutamente independente.
Ο – Trata-se de uma causa preexistente relativamente independente.
Ο - Trata-se de uma causa concomitante absolutamente independente.
Ο - Trata-se de uma causa concomitante relativamente independente.
Ο - Trata-se de uma causa superveniente absolutamente independente.

"A" desejando matar "B" vai a sua casa e, pela madrugada, penetra no quarto onde "B" dormia, descarregando o revólver que portava. Em seguida se retira. Submetido a exame cadavérico os legistas concluem que "B" morrera em razão de um enfarto horas antes de ser atingido por "A".
Ο – Houve Homicídio doloso com a qualificadora do meio que tornou e impossibilitou a defesa da vítima.
Ο – Houve Homicídio tentado.
Ο – Deu-se o crime impossível por impropriedade do objeto material.
Ο – Deu-se violação a cadáver.
Ο – Deu-se o crime impossível por impropriedade do elemento subjetivo do tipo.

Tião após uma divergência com Tertulio resolve executá-lo. Fica na emboscada, momento em que aparece Tertulio ao lado de Peluquio, Tião rapidamente atira e mata Peluquio, e atinge Tertulio que não veio a morrer em razão de que Paulo prestou socorro imediato. Marque a alternativa correta:
Ο – Erro sobre a pessoa;
Ο – Aberratio ictus de unidade complexa;
Ο – Erro invencível;
Ο – Aberratio ictus de unidade simples;
Ο – Erro acidental.

Se Maria, agindo com animus necandi (vontade de matar) utilizando-se de uma faca, produz em Antônio determinados ferimentos, apontados no exame de corpo de delito, e Antônio vem a falecer, não em razão das lesões produzidas diretamente por Maria, mas em consequência de uma colisão envolvendo a ambulância que o transportava, a responsabilidade penal de Maria caracteriza-se como? Explique sua resposta.
a) – No crime de homicídio, constitui causa especial de diminuição de pena a circunstância de ser praticado por motivo de relevante valor social, que se refere aos interesses e anseios da vida em sociedade.
b) – Constitui crime de homicídio culposo, por excesso, a hipótese de o agente policial acabar por levar a vítima à morte, após torturá-lo para obter informação de que necessita.
c) – O homicídio culposo na modalidade de imperícia consiste na prática de ação profissional ou técnica, por despreparo ou falta de conhecimentos, de que resulta a morte da vítima.
d) – É possível a ocorrência do crime de homicídio por dolo de primeiro e segundo grau.
e) – N. D. A.

Se o agente lesiona a esposa ao chegar em casa em razão da esposa não ter feito o café da tarde, mesmo sabendo de seu estado de gravidez, e esta vem a abortar em virtude da ação do réu, o agente responderá por: Tipifique sua resposta.
a) – aborto sem o consentimento;
b) – Lesões graves;
c) – Lesões gravíssimas;
d) – erro de tipo, o fato é típico, responde lesões corporais na forma culposa.
e) – aborto culposo, pois não tinha a intenção.

"A" está agonizando no hospital, sem poder se mexer, e pede que "B", lhe dê veneno para morrer. Nessa hipótese, caso "B" atenda ao pedido de "A":
a) – responderá por crime de instigação ao suicídio.
b) – responderá por homicídio qualificado pelo emprego de veneno.
c) – responderá por homicídio privilegiado.
d) – responderá por induzimento ao suicídio.
e) – N. D. A

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE PROVA DE DIREITO PENAL III – PROF. CLEBER
***************************	INTERMEDIÁRIA DE G1	***************************
1- Marque V para verdadeiro e F para falso.
(F) Inexistindo médico em uma longínqua fazenda, no caso de aborte humanitário feito por enfermeira, sem o consentimento da vítima, a enfermeira deve ser absolvida pela justificativa do estado de necessidade de terceiro.
(V) Dilma confessou a seu namorado Lula que está grávida. Lula extremamente irritado com a notícia, passou a agredir Dilma, provocando-lhe vários hematomas. Vendo sua namorada desfalecida, lula imediatamente levou-a ao pronto socorro, onde os médicos constataram que Dilma não estava grávida, assim, Lula responderá apenas pelo crime de lesões corporais e poderá ser beneficiado por uma circunstância atenuante, uma vez que socorreu a vítima procurando minorar as consequências de seus atos.
(V) Dois indivíduos, previamente ajustados, saem do supermercado com mercadorias, sem passar pelo caixa, vindo um deles a ser preso em flagrante no estacionamento do supermercado, com parte das mercadorias, enquanto seu comparsa consegue fugir com o restante das mercadorias, assim, o indivíduo preso em flagrante responderá por furto qualificado consumado.
(V) O crime de aborto adota o concurso formal impróprio de crimes.
(F) Para a consumação do crime de calúnia, basta que a vítima tome ciência de que o agente lhe atribuiu, falsamente, a prática de fato definido como crime, sendo prescindível a ciência de terceiro a respeito do fato.
(F) A conduta da gestante que, no intuito de provocar o aborto, ingere substância que acredita ser abortiva, mas que não tem esse efeito, caracteriza crime impossível por absoluta impropriedade do objeto.
(V) Não constituem injuria ou difamação punível a ofensa não excessiva praticada em juízo, na discussão da causa, pela parte ou por seu advogado, pois trata-se de imunidade judiciaria, garantidora do princípio da ampla defesa.
(F) O CP prevê, para os crumes de calunia, de difamação e de injúria, o instituto da exceção da verdade, que consiste na possibilidade de o acusado comprovar a veracidade de suas alegações, para a exclusão do elemento objetivo do tipo.
(V) O furto de energia elétrica, por meio de extensão clandestina (Art 155, §3), é crime permanente.
(V) Se alguém subtrai dinheiro de outra pessoa e depois devolve porque se arrependeu, sem ocasionar qualquer prejuízo, antes do início formal do processo penal com a denúncia a ser oferecida pelo MP, o agente responderá normalmente pelo delito de furto, no entanto com o direito de uma causa de diminuição em sua pena.
2- É admissível a tentativa de lesão corporal seguida de morte? Explique.
Não é possível pois se trata de crime preterdoloso, o agente tem dolo no fato anterior e culpa no fato posterior.	
Ex: A De férias na praia encontra seu desafeto B, ao agredi-lo com um soco, B cai e bate a cabeça numa pedra escondida na areia e morre.
3- A dor por si só consuma o crime de lesão corporal?
4- Cite os requisitos necessários para o reconhecimento do furto privilegiado.
Ser o agente for: RÉU PRIMÁRIO, BONS ANTECEDENTES, A COISA DE PEQUENO VALOR.
O Autoaborto e o aborto consentido são crimes de mão própria – só a gestante pode cometer e, sendo assim, não admite coautoria, e sim participação. Já no aborto provocado por terceiro, trata-se de crime comum, qualquer pessoa pode cometer o delito, exigindo apenas um resultado naturalístico, portanto é material, podendo ser praticado de forma livre, mas permite que sua consumação se prolonga no tempo, portanto é permanente. Verdadeira ou Falsa? Explique.
***************************		G1 2017/1		***************************
1- Lula com o fim de receber seu salário se dirigiu até o banco do brasil e antes de passar pela porta giratória de segurança, deixou seu aparelho celular na caixa de vidro ao lado dessa porta, para entrar. Quando foi recolher o seu celular, por engano, apropriou-se de um aparelho idêntico ao seu, mas que pertencia a outro cliente. Nessa situação, Lula responderá por crime de furto? explique.
Lula não responderá por furto, o erro exclui o dolo. O fato é justificável.
2- O uso de violência ou grave ameaça à pessoa é elementar dos tipos de roubo e de extorsão, razão pela qual o emprego de arma não é causa de aumento de pena desses particulares crimes, estando descritos nas formas simples dos crimes. Verdadeira ou falsa? Explique.
Falsa, o emprego de arma é causa de aumento de pena em ambos os crimes. A diferença entre os dois delitos consiste no verbo do tipo. Subtrair e constranger respectivamente.
3- Dirceu, Cabral e Dilma planejaram praticar um crime de roubo de uma caminhonete. Dirceu forneceu a arma e Cabral ficou responsável por transportar em seu veículo os corréus ao local do crime e dar-lhes fuga. A Dilma coube a tarefa de atrair e conduzir a vítima ao local ermo onde foi praticado o crume. Dirceu em poder do objeto material do crume, segue rumo a Bolívia com o fim de trocar o veículo em outros objetos ilícitos. A polícia agiu rápido prendendo Cabral e Dilma os quais entregaram Dirceu, o qual foi preso na cidade de Guajará Mirim com o veículo. Assim, tipifique a conduta dos autores do delito.
4- Tião, considerando a crise financeira que passa o país, desempregado, fez uma ligação clandestina em sua casa para o desvio e a captação irregular de água que, não passando pelo hidrômetro o isentava do pagamento de qualquer valor para a CAERD. Nessa situação, a conduta de Tião caracteriza qual crime?
5- O que diferencia o delito previsto no 129, §2, V do CP com o delito de Aborto provocado sem o consentimento da gestante (Art 125 CP)?
A diferença consiste no elemento subjetivo, o dolo. No artigo 129 §2 o agente pretendia ofender a integridade corporal, porem o resultado também o aborto. No tocante ao artigo 125, o agente tem como intenção inicial de interromper a gestação do feto sem consentimento.
6- Qual a principal diferença entre a conduta ilícita do crume de apropriação indébita e estelionato? Explique demonstrando a consumação de ambos.
Na apropriação a conduta inicial do agente é licita; posteriormente tornará ilícita. Consuma-se nesta fase (recusa em entregar o objeto) no estelionato há o emprego de uma fraude para obtenção do resultado. Consuma-se com o prejuízo da vítima.
7- Adelaide, empregada doméstica, logo depois de subtrair um colar de ouro de sua patroa, empregou violência contra sua patroa, a fim de assegurar a sua impunidade do crume ou para garantir a detenção tranquila da coisa, assim, responde por:
Roubo Impróprio
8- No Roubo Impróprio, o crime:
Não admite a forma tentada porque sua tentativa configuraria furto consumado ou tentado.
9- Com relação ao Aborto, explique o Dissentimento Real descrevendo em qual modalidade de aborto pode ser enquadrado o agente que o pratica.
10- um indivíduo, mediante violência e grave ameaça exercida com o emprego de um revolver municiado, exigiu que a vitima preenchesse um cheque no valor de R$ 10.000,00, entregando-o posteriormente para ser sacado no banco. Nessa situação, o indivíduo praticou um crime de roubo, com a causa de aumento de pena devido ao emprego de arma. Explique sua resposta.
Errado. O crime praticado pelo agente foi a extorsão, pois era para obter vantagem indevida. ***
***************************		G1 2018/1		***************************
1- Marque a alternativa correta:
( ) A instigação no suicídio pode ser realizada até mesmo por omissão daquele que está na posição de garantidor e a vítima pode esperar uma intervenção franca no sentido da não realização do ato suicida.
( ) A tentativa de participar em suicídio é admissível quando o meio de execução da condita proibida escolhido pelo sujeito possa ser fracionada.
( ) o infanticídio só ocorre na modalidade comissiva.
( ) Antes de iniciado o parto, a morte do fruto da concepção somente poderá caracterizar o infanticídio, vez que a mãe já tinha a intenção, ou seja, o dolo em sua conduta.
( ) o crime de infanticídio visa protegera vida humana dependente.
2- Lula, Dirceu e Temer integram uma organização criminosa que opera com o gráfico de drogas e comete vários crimes na cidade de Porto Velho e região. Dirceu ocupa uma posição mais alta na organização, sendo responsável por punir quem não correspondesse às expectativas do grupo. Certo dia, tendo Temer falhado na cobrança de uma dívida do tráfico, Dirceu com ajuda de Lula, deu-lhe uma surra. Com o objetivo de se vingar de ambos, Temer armou um plano para acabar com a vida de Dirceu e atribuir a responsabilidade a Lula. Assim, durante um tiroteio entre integrantes da organização criminosa e policiais, Temer apontando na direção de Dirceu, que estava atrás de um poste no escuro, orientou Lula a atirar nele sob a alegação de que se tratava de um policial. O tiro atingiu Dirceu e Temer fugiu. Tendo percebido o erro Lula levou Dirceu ao hospital, o que evitou sua morte. Desta feita, considerando que, conforme o CP, o crime de homicídio consistem em matar alguém e o crime de lesão corporal em ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem, qual será a responsabilidade penal de Temer e Lula na situação hipotética apresentada?
3- Tratando-se de crime de induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio, a pena será duplicada se a vítima for menor de quatorze anos ou incapaz, por qualquer causa, de impor resistência ao agente. A afirmativa é verdadeira ou falsa? Explique.
4- Dilma, desejando a morte de sua amiga Carmem, por vingança, mediante ameaça com uma faca, obrigou-a a ingerir “chumbinho”, substancia utilizada para matar ratos, a despeito das suplicas da vpitima que sabia que a ingestão daquela substancia poderia leva-la à morte, após a ingestão do veneno, a vítima permaneceu agonizando por duas horas, vinda a óbito. Logo Dilma deve responder pelo crime de homicídio doloso:
( ) Simples consumado.
( ) Qualificado por meio insidioso.
( ) Qualificado por meio cruel
( ) Duplamente qualificado por motivo torpe e por meio insidioso.
( ) Duplamente qualificado por motivo torpe e por motivo fútil.
5- Jéssica, que estava sob a influência do estado puerperal, em face de ter acabado de dar à luz, estando sonolenta pela medicação que lhe foi ministrada, ao revirar na cama, acabou sufocando seu filho, que se encontrava ao seu lado na cama, matando-o. Logo Jéssica responderá a que crime?
Homicídio culposo. Ela não responderá por infanticídio, tendo em vista que a mesma não tinha intenção de preaticar o ato, mesmo em estado puerperal.
6- Tiana, em período gestacional, foi informada de que seu bebe sofria de anencefalia, diagnostico confirmado por laudos médicos. Após ter certeza da irreversibilidade da situação, Tiana, mesmo sem estar correndo risco de morte, pediu aos médicos que interrompessem sua gravidez, o que foi feito logo em seguida. Nessa situação hipotética, de acordo com a jurisprudência dominante do STF, a interrupção da gravidez:
Deve ser interpretada como conduta atípica e portanto, não criminosa.
Deveria ter sido autorizada pela justiça para não configurar crime.
É isenta de punição por ter ocorrido em situação de aborto necessário.
Configurou o crime de aborto praticado por Tiana.
Configurou crime de aborto praticado pelos médicos com consentimento da gestante.
7- Se da lesão corporal dolosa resulta morte e as circunstâncias evidenciam que o agente não quis o resultado morte, nem assumiu o risco de produzi-lo, responderá a que tipo penal?
Lesão corporal com resultado morte. Crime preterdoloso. Ele tinha o dolo na lesão corporal, mas tinha culpa na morte, não queria o resultado.
***************************		G1		***************************
1- Cunha induziu Gedel a cometer suicídio, além de auxiliá-lo nesse ato, entregando-lhe as chaves de um apartamento localizado no 9º andar de um prédio na cidade de Salvador. Gedel, influenciado pela conduta de Cunha, considerando os últimos acontecimentos em sua vida, pois está na eminencia de ser preso, jogou-se da janela do apartamento, mas foi salvo pelo Corpo de Bombeiros, vindo a sofrer lesões leves em decorrência do evento. Nessa situação, Cunha praticou crime de induzimento, instigação ou auxílio a suicídio? Explique.
Nenhuma das hipóteses, pois o crime de suicídio somente adota lesões graves ou gravíssimas e morte.
2- O estado puerperal, na hipótese do infanticídio, é elementar do tipo que torna o agente do fato isento de pena, conforme preconiza o CP ao tratar da inimputabilidade. Verdadeira ou falsa?
Falso. O infanticídio apenas reduz a pena, porém o agente responde de qualquer forma e não está isento da pena.
3- Referente ao tipo penal de lesões corporais seguida de morte, por excelência, considere as seguintes alternativas.
I – exige para sua caracterização que fique demonstrado que o agente não quis o resultado obtido com sua ação ou que esse lhe fosse imprevisível.
II – insere-se na categoria dos delitos qualificados pelo resultado e, portanto, não admite a forma tentada.
III – é punível ainda que a morte seja fruto do acaso ou imprevisível.
IV – a assunção do risco do resultado exige a verificação da relação de causalidade formal e a imputabilidade plena do agente nas circunstancias pra a complementação do tipo penal.
A quantidade de afirmativa incorreta é igual a: três (I, III, IV).
4- Conforme o texto da lei penal objetiva, haverá roubo impróprio sem a subtração anterior do bem móvel quando a conduta do agente for seguida de grave ameaça ou violência para garantir a detenção de res furtive. Verdadeira ou falsa? Explique.
Falso. O roubo impróprio se caracteriza por uma subtração anterior e para garantir o roubo, o agente usa de violência ou grave ameaça após o roubo. Caso a violência e grave ameaça seja antes dou durante o fato, caracteriza o crime próprio.
5- Leia os itens abaixo e responda:
I – Tião com a intenção de furtar, entrou no carro de Paulo, cuja a porta estava destravada, e acionou o motor por meio de uma chave falsa na ignição do veículo. Nessa situação, Tião responde por crume de furto simples.
II – Entende-se ser impossível em sede de furto qualificado a aplicação da majorante decorrente do cometimento do delito durante o repouso noturno, mas nada impede que essa situação seja considerada na primeira fase da dosimetria da pena como circunstancia judicial nos termos do artigo 59 do CP.
III – Consoante o valor da coisa subtraída e os antecedentes do agente, o juiz poderá substituir a pena privativa de liberdade por uma pena de multa ou aplicar somente multa.
IV – Comete o crume de roubo o agente que pratica a conduta simulando a posse de arma.
A quantidade de itens corretos é igual a:
a) um b) dois c) três d) quatro e) zero 
6- Dilma subtraiu maliciosamente determinada peça de roupa de alto valor de uma amiga, com a intenção tão somente de utilizá-la na festa de formatura do curso de direito da Ulbra. Após o evento, Dilma, tendo atingido seu objetivo, devolveu a vestimenta. Nessa situação, Dilma praticou conduta típica? Explique
Furto de uso não é conduta típica, a menos que cause prejuízo a outrem, o que não é o caso.
7- Cite e explique a elementar do tipo do crime de extorsão indireta.
Abusar de alguém **
8- Qual é o bem jurídico predominantemente protegido pela norma penal brasileira no crime de roubo com resultado morte, conhecido pela sociedade como latrocínio?
Vida
9- Assinale a opção incorreta:
a) Há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração dos bens da vítima.
b) O crime de extorsão consuma-se independentemente da obtenção da vantagem indevida.
c) No crime de roubo, a intimidação feita com arma de brinquedo autoriza o aumento de pena.
d) Comprovando não ter havido fraude, não se configura o crime de emissão de cheques sem fundos.
10- O crime de aborto adota o concurso formal impróprio de crimes? Explique e exemplifique
Sim, ex. aborto e lesão corporal grave.
***************************	 INTERMERDIÁRIA DE G1 2017/2	***************************
1- Marque V para as alternativas Verdadeiras eF para as falsas.
(F) É punível aborto culposo
(F) A participação em suicídio é delito material, de dano, instantâneo, comissivo, de ação livre, de conteúdo variado ou alternativo, comum, principal, simples e plurissubsistente.
(F) Para que haja delito de participação em suicídio não é necessário que a vítima tenha capacidade de resistência.
(V) No crime de infanticídio, previsto no artigo 123 do CP, a condita é executada pela mãe durante o parto ou logo após, Antes do início do parto existe aborto.
(V) Responde por delito de infanticídio a mãe que, sob a influência do estado puerperal, mata outra criança supondo tratar-se do próprio filho.
(F) Inexistindo médico em uma longínqua fazenda, no caso de aborto necessário feito por enfermeira, sem o consentimento da vítima a enfermeira deve ser absolvida pela justificativa do estrito cumprimento do dever legal, sob pena de responder por omissão de socorro.
(F) Se o agente lesiona a pessoa ao chegar em casa em razão da esposa não ter feito o café da tarde, mesmo sabendo de seu estado de gravidez, e esta vem a abortar em virtude da ação do réu, o fato é típico, responde por lesões corporais na forma culposa por erro do tipo.
(V) Para a realização do aborto sentimental, é prescindível a existência de autorização judicial.
(F) O namorado que acompanha a gestante que deseja abortar ou pagar o aborto criminoso, a pedido dela, comete o crime de auto aborto na condição de coautor.
(V) Em caso de aborto necessário feito por médico, nenhum crime pratica a enfermeira que o auxiliou.
2- Paulo com vontade de praticar vingança contra Temer, seu vizinho e desafeto de longo tempo. Um dia, a empregada de Temer sem o consentimento do mesmo, pede a Paulo “um pouco de sal para temperar a comida” e Paulo aproveitando o momento lhe entrega um vidro contendo sal e veneno. A empregada acaba usando, sem saber que se tratava de veneno, para preparar a refeição e temperar a salada, Temer, após comer, é envenenado e morre. Qual foi a conduta típica da empregada? Explique.
Conduta atípica, pois a mesma desconhecia a presença de veneno, portanto, não se pode condenar uma pessoa que foi usada como instrumento de outrem.
3- O crime previsto no artigo 129 §3 do CP – lesão corporal seguida de morte, que insere-se na categoria dos delitos qualificados pelo resultado, admite a forma tentada? Explique.
Não, o agente possui o dolo na ação e culpa no resultado. Lesão corporal = dolo | morte = culpa
***************************		G2 2018/1		***************************
1- Maradona revoltado com o jogo da argentina, após discussão com a jornalista Paula da Globo, que estava grávida, desferiu-lhe um chute com a intenção de apenas machuca-la. Entretanto, em decorrência da conduta de Maradona, Paula entrou antecipadamente em trabalho de parto, conseguindo os médicos salvar a criança. Assim, Maradona responde ao tipo penal de:
Lesão corporal grave.
2- Anita com a idade de dezessete anos foi explorada sexualmente por Fábio em uma casa de prostituição da cidade de Porto Velho, Anita por enfermidade não tinha completo discernimento para a prática do ato. Nesse caso, Fábio que praticou conjunção carnal com Anita responderá por:
Favorecimento a prostituição
3- Gabriel convidou Bruna, 16 anos de idade, para ir a uma festa comemorara a classificação do Brasil para as oitavas de final, após a prova de Penal III. Estando na festa, de forma dissimulada, Gabriel colocou determinada substancia na bebida de Bruna, que após alguns minutos, ficou totalmente alucinada, alegre e doidona. Aproveitando-se do estado momentâneo da Bruna, que não poderia oferecer resistência, Gabriel levou-a para o estacionamento da festa, onde com ela manteve conjunção carnal. Passado o efeito da substancia constante na bebida, Bruna de nada se lembrava, disse que sua noite foi maravilhosa e apenas pediu para Gabriel deixa-la em casa. No dia seguinte ficou sabendo de todo o ocorrido e ficou revoltada, pois a pratica da conjunção carnal tinha sido vista por outras pessoas. Nessa situação a conduta de Gabriel é:
Típica, responde a estupro de vulnerável.
4- Analise as alternativas a seguir:
I – No crime de receptação, qualquer pessoa pode figurar como sujeito ativo, desde que não seja coautor ou partícipe do crime anterior.
II – Lula encomenda a Dirceu que subtraia o carro de Temer, ressaltando que não lhe serve qualquer outro carro. No caso Lula é sujeito ativo do crime de furto, de sorte que não pode ser receptador.
III – Influir para que terceiro de boa-fé a adquira, receba ou oculte coisa é receptação própria, e, se o terceiro estiver de má-fé, será punido como receptador impróprio, caso em que o influenciado será participe.
IV – Fica consumado a receptação quando o agente recebe ou adquire coisa de boa-fé, posteriormente, toma conhecimento que se trata de produto de crime, embora o elemento subjetivo do tipo não estava presente.
A quantidade de alternativas incorreta é igual a:
a) – zero	b) um	c) dois	d) três	e) quatro
5- O filho de Cunha tem grave problema de saúde e precisa realizar uma cirurgia em caráter de urgência, Cunha e sua família no momento não tem condições de pagar. Contudo, Beira Mar, sócio de Cunha em uma empresa de construção civil, fica sabendo e empresta para Cunha o valor de R$ 100.000,00, mas como garantia de tal dívida exige que Cunha, de próprio punho e em documento escrito, confessa ter traído a própria esposa com a mulher de seu irmão, bem como ter fraudado a empresa em que ambos são proprietários, desviando recursos em proveio além de sua cota parte. Cunha cede à exigência a fim de obter o empréstimo de salvar seu filho. A conduta de Beira Mar:
Configura Extorsão indireta.
6- Coutinho entrou em um ônibus de transporte público, após o jogo da seleção brasileira, e, ameaçando os passageiros com uma arma de fogo, subtraiu de diversos deles determinadas quantias em dinheiro. Logo, a consumação do crume de roubo não ocorreu só com a simples inversão da posse dos bens subtraídos, pois, para tal, seria necessária a posse mansa e pacífica ou desvigiada. Verdadeira ou Falsa? Explique.
7- Maria mediante promessa, contrata Miranda para matar seu esposo, com o fim de ficar com toda sua fortuna, o que foi feito. Assim, de posse dos bens do finado, Maria paga o executor com uma caminhonete, o executor vende a caminhonete para Tião, proprietário de um estabelecimento de peças usadas de veículos. Neste caso hipotético, alguém cometeu crime de receptação? Explique.
8- No crime de estupro, caso o agente pratique mais de uma das condutas previstas no tipo primário, conjunção carnal e ato libidinoso, o juiz está autorizado a condená-lo por concurso material, ainda que praticado contra a mesma vítima, vedada a aplicação da continuidade delitiva. Verdadeira ou Falsa? Explique.
***************************	INTERMEDIÁRIA DE G2 2017/2	***************************
1- Lulala, maior de idade, subtrai joias de alto valor que sua mãe (55 anos) guardava debaixo do colchão para despesas de remédio. O fato descrito pode ser classificado como:
Típico, ilícito e culpável, mas isento de pena.
2- Autor de estupro, em que a vítima venha a falecer, em decorrência da violência praticada, responde por:
Estupro qualificado pelo resultado.
3- Adelaide, empregada doméstica, logo depois de subtrair um colar de ouro de sua patroa, empregou violência contra sua patroa, a fim de assegurar a sua impunidade do crume ou para garantir a detenção tranquila da coisa, assim, responde por:
Roubo Impróprio
4- Marque a alternativa que não é verdadeira:
( ) Tanto o homem quanto a mulher podem ser sujeitos ativos do crume de estupro.
( ) Vários estupros contra a mesma vítima na mesma ocasião, há um só crime, ainda que o agente tenha mantido mais de uma relação sexual com a mesma vítima, na ocasião.
( ) Crime de estupro somente se consuma por meio de conduta comissiva. Sendo fundamental que haja resistência séria e inequívoca da vítima.
( ) O crime de quadrilha exige o concurso necessário de pessoas.
5- Marque a alternativaincorreta.
( ) Há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, ainda que não realiza o agente a subtração dos bens da vítima.
( ) O crime de extorsão consuma-se independentemente da obtenção da vantagem indevida.
( ) Comprovando não ter havido fraude, não se configura o crume de emissão de cheques sem fundos.
( ) O bem jurídico do latrocínio é o patrimônio.
( ) NDA
6- Assinale a alternativa correta. No Roubo impróprio, o crime:
( ) não admite a forma tentada porque sua tentativa configuraria furto consumado ou tentado.
( ) se consuma com a subtração da coisa móvel alheia.
( ) se consuma com a retirada da coisa móvel subtraída da esfera de vigilância da vítima.
( ) não admite a forma tentada porque se trata de crime formal.
( ) se consuma quando o agente subtrai a coisa alheia móvel mediante violência imprópria.
João, tesoureiro de uma determinada empresa, paga suas contas particulares no valor de R$ 10.000,00 com dinheiro da empresa de que tinha a posse. Cometeu o crime de:
Furto, Apropriação indébita, estelionato, roubo com violência imprópria, furto com violência imprópria.
***************************		G2 2017/2		***************************
1- Anita com idade de dezessete anos foi explorada sexualmente por Fábio em uma casa de prostituição na cidade de Porto Velho. Nesse caso, Fábio que praticou conjunção carnal com Anita responderá por qual crime? Explique.
2- O agente de polícia que recebe dinheiro da vítima para utilizá-lo na aquisição de gasolina para a viatura, a fim de ir ao local do crime investigar, pratica corrupção passiva. Verdadeira ou falsa? Explique.
Verdadeira. Corrente majoritária entende desta forma.
3- Tião convidou Maria, 19 anos de idade, para ir a uma festa de formatura do curso de Direito da Ulbra. De forma dissimulada, Tião colocou determinada substância na bebida de Maria, que após alguns minutos. Ficou totalmente alucinada. Aproveitando-se do estado momentâneo de Maria, que não poderia oferecer resistência, Tião levou-a para o estacionamento da festa, onde com ela manteve conjunção carnal. Passado o efeito da substância, Maria de nada se lembrava, disse que sua noite foi maravilhosa e apenas pediu para Tião deixa-la em casa. No dia seguinte ficou sabendo de todo o ocorrido. Nessa situação Tião praticou algum ato ilícito? Explique.
4- Marque a alternativa que não é errada:
A conduta de oferecer propina a policial militar com o objetivo de safar-se de prisão em flagrante insere-se no âmbito da autodefesa, de modo que não deve ser tipificada como crime de corrupção ativa.
O agente não integrante dos quadros da administração pública não pode ser sujeito ativo do crime de concussão.
Para a caracterização do crime de concussão, a conduta do servidor público deve consistir na exigência da vantagem indevida, necessariamente em dinheiro, para si ou para outrem, em razão da função que o servidor exerce.
O agente que não é funcionário público não pode configurar como sujeito ativo do crume de peculato.
Oficial de justiça que solicita determinada quantia em dinheiro a advogado, para deixar de cumprir diligência de que estava incumbido. Comete o crime de corrupção passiva.
5- Assinale as alternativas a seguir: 
I – Paulo, funcionário público municipal, guarda de transito, em serviço solicitou de Fabio duzentos reais por este dirigir veículo sem habilitação. Em troca Paulo não apreenderia o bem nem multaria Fabio pela infração de transito. Paulo praticou o crime de concussão.
II – O funcionário público que exigir vantagem indevida, para si ou para outrem apenas poderá ser responsabilizado pelo delito de concussão se estiver, no momento da exigência, em pleno e efetivo exercício da função pública.
III – Em razão do princípio da moralidade, ocorrerá crime de concussão mesmo se a exigência, para si ou para outrem versar sobre vantagem devida.
IV – O crime de concussão é formal, necessitando do resultado naturalístico do tipo, recebimento da vantagem indevida, para a efetiva e completa consumação.
A quantidade de alternativas que é INCORRETA é igual a: Demonstre quais.
Zero – um – dois – três – quatro 
6- Moro, Funcionário público que durante a madrugada, arromba a porta da repartição pública e pega um bem para sua utilização particular. Jano, funcionário público, durante o final de semana, identifica-se ao vigia, entra na repartição pública e pega um bem sem ser percebido. Assim, Moro e Jano responderão respectivamente:
Moro praticou furto e Jano praticou peculato-estelionato;
Moro praticou peculato e Jano praticou furto qualificado;
Moro praticou furto qualificado e Jano peculato-furto;
Ambos praticaram furto qualificado.
Ambos praticaram peculato-furto.
7- O funcionário público que, por impudência, deixar aberta a porta do setor em que trabalha, facilitando, assim, a entrada de terceiros que furtem bens da administração pública, deverá responder pelo crime de peculato furto, pois, concorreu de qualquer forma para o crime. Verdadeira ou Falsa? Explique.
Falsa. Responderá pelo crime de peculato culposo, pois, não existiu o dolo em sua conduta.
O crime de estupro admite o arrependimento eficaz?
Qual é o bem jurídico preponderantemente no crime de latrocínio?
Quais são as premissas (elementar do tipo) do crime de satisfação de lascívia (art 218-A)? Qual é o seu bem jurídico?
Paulo de porte de uma arma aterroriza mediante grave ameaça Tina enquanto Nicolau a possui sexualmente. Consumado o ato ilícito por Nicolau o mesmo oportuniza a vez para Paulo também praticar o ato sexual, o qual não aceitou. Paulo responde por ato ilícito? Explique.
***************************	 INTERMERDIÁRIA DE G2 2018/1	***************************
1- Marque nas alternativas V para verdadeira e F para falsas.
(V) No furto é importante ressaltar que é exigido pelo tipo penal o conhecimento pelo agente de que a coisa subtraída não seja sua, caso contrário, poderá incidir em erro de tipo.
(F) O agente que, executando um roubo mediante grave ameaça exercida com arma de fogo, atira na vítima e, por aberratio ictus, mata o comparsa, comete latrocínio tentado.
(V) Se o marido subtrai as joias de sua esposa, na constância da sociedade conjugal, com o auxílio de um terceiro, este responderá por furto qualificado pelo concurso de agente, ao passo que o marido da vítima estará isente de pena.
(F) O roubo, tanto próprio quanto impróprio, pode ser praticado mediante violência imprópria (por exemplo quando o agente faz a vítima, sem esta saber, ingerir substancia que lhe deixa totalmente dopada, e depois subtrai seus bens.)
(V) Nos casos de furto de veículo automotor, o transporte deste para outro Estado é circunstancia impositiva de pena mais grave.
(F) Uma das formas de materialização da apropriação indébita ocorre quando a vítima, previamente enganada pelo criminoso, entrega para este algum bem de sua propriedade.
(V) O delito popularmente conhecido como sequestro relâmpago, na realidade trata-se de extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima, exigindo um determinado comportamento (fazer, não fazer ou tolerar que se faça).
(F) Considere a seguinte situação hipotética: Ana subtraiu maliciosamente determinada peça de roupa de alto valor de uma amiga, com a intenção tão só de utilizá-la em uma festa de casamento. Após o evento, Ana, tendo atingido seu objetivo, devolveu a vestimenta nas mesmas condições. Nesta situação, Ana responderá pelo delito de furto.
(V) Quanto ao possuidor, não pode ele ser sujeito ativo do crime de furto, já que se encontra na posse da coisa ou exerce algum direito inerente a propriedade, podendo responder unicamente por apropriação indébita.
(F) No furto, a qualificadora pela destreza incide quando o ladrão é surpreendido pela vítima.
(F) A extorsão mediante sequestro é crime de natureza permanente e sendo crime contra o patrimônio tem sua consumação quando o valor do resgate é efetivamente pago, pois é nesse momento que ocorre o concreto dano ao patrimônio, ou seja, a real intenção do agente de locupletar de forma ilícitaem detrimento da vítima ou de qualquer outra pessoa física ou jurídica ligada ao mesmo.
(F) Indivíduo que subtrai o relógio de uma pessoa, após ter colocado substância entorpecente na bebida que ela estava ingerindo, fazendo-a ficar em estado de sono profundo, pratica o delito de roubo impróprio com violência própria.
(V) No crime de estelionato e extorsão, em ambos os delitos, a vítima entrega a coisa ao agente. No entanto no estelionato a migração do bem é levada a efeito por erro da vítima, que tem a sua vontade viciada pela fraude perpetrada pelo agente, enquanto na extorsão a entrega é efetuada pela coação exercida mediante violência ou grave ameaça, de modo que o sujeito passivo torna-se mero instrumento nas mãos do agente.
(F) O roubo é um delito complexo, separando-se as condutas praticadas pelo autor, identificam-se elementos constitutivos de dois crimes.
( ) A subtração de coisa comum admite a coautoria com terceiro que não tenha a qualidade especial exigida, tendo em vista que é elementar do crime e, em consequência, comunica-se nos termos do artigo 30 do CP.
(V) Para a configuração do delito de apropriação é necessário e suficiente é que a ilícita apropriação preexista a justa posse ou detenção exercida pelo agente, em nome de outrem, sobre a coisa.
(F) É possível a ocorrência de apropriação indébita na forma culposa uma vez que a conduta pode ser praticada por ação ou omissão.
(V) No sequestro relâmpago o agente não consegue por si só, obter o que pretende, necessitando que a vítima adote determinado comportamento comissivo ou omissivo.
(F) Pode ocorrer o reconhecimento da insignificância da conduta em furto praticado com o rompimento de obstáculo.
(V) A extorsão mediante sequestro nada mais é do que a extorsão qualificada pelo caráter constitutivo da violência ou do meio empregado para tornar premente ou eficaz a ameaça, sempre se caracterizando pelo sequestro.
(F) A extorsão mediante sequestro é crime permanente, formal, comissivo, omissivo e comum, uma vez que não exige qualquer condição especial do agente.
(V) O empregado que trabalha na mesma sala que o patrão recebendo dinheiro dos clientes, e aproveitando um descuido do seu empregador, pega para si certa quantia em dinheiro, comete o crime de furto.
(F) Pratica o crime de furto de coisa comum, o sócio que, para si ou para outrem, subtrai a coisa comum, a quem legitimamente a detém, ainda que se trate de coisa fungível e cujo valor não excede a quota a quem tem direito.
(F) O sujeito que aponta um revolver para a cabeça da vítima, fazendo com que esta lhe entregue sua carteira com dinheiro, comete crume de extorsão, visto ter sido o comportamento da vítima útil para a subtração. 
===========================	INTERDISCIPLINAR 2018/1	============================
1 - Adelaide, empregada doméstica, logo depois de subtrair um colar de ouro de sua patroa, empregou violência contra sua patroa, a fim de assegurar a sua impunidade do crime ou para garantir a detenção tranquila da coisa, assim, responde por: 
a – Adelaide praticou o delito de furto simples;
b – Adelaide praticou o delito de furto qualificado pelo abuso de confiança;
c – Adelaide praticou o delito de roubo impróprio;
d – Adelaide praticou o delito de roubo próprio.
e – Adelaide praticou o delito de furto tentado com concurso com roubo impróprio.
2 –Se a junta médica, por erro no diagnóstico concluir pela necessidade do aborto (art. 128, inc. I do CP) que se revela ao final absolutamente desnecessário estar-se-á diante de uma situação de: Explique e tipifique sua resposta: 
a – erro de tipo;
b – descriminante putativa;
c – erro sobre o objeto;
d – erro de proibição;
e – N. D. A
3 - Com relação aos crimes contra o patrimônio, assinale a opção correta. 
a – Ocorre crime de extorsão indireta quando alguém, abusando da situação do outro, exige, como garantia de dívida, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a vítima ou terceiro.
b –No crime de apropriação indébita, o fato de o agente praticá-lo em razão de ofício, emprego ou profissão não interfere na imposição da pena, por se tratar de elementar do tipo.
c –A conduta da vítima não é fator de distinção entre os delitos de roubo e extorsão.
d – O crime de extorsão mediante sequestro consuma-se no momento em que o resgate é exigido, independentemente do momento da privação da liberdade da vítima.
e – N.D.A.
4 – O delito previsto no art. 157, § 1º, do Código Penal, consuma-se no momento em que a violência é empregada, uma vez que esta é posterior à subtração da coisa de modo que não se há que falar em tentativa. Verdadeira ou Falsa? Explique o porquê de sua resposta. 
Verdadeira 
===========================	INTERDISCIPLINAR 2018/2	============================
1- João da Silva e Antônio Soares, após adquirirem na Praça da Sé um talão de cheques e a carteira de identidade de Ernesto Alves, dirigiram-se à agencia bancária e, falsificando a assinatura do correntista, tentaram descontar um cheque no valor de R$ 500,00. Desconfiado, o caixa acionou a segurança do banco que deteve ambos. João reagiu à prisão e acertou um tiro em um cliente do banco, que veio a falecer. Pode-se dizer que:
João e Antônio responderão por crime de homicídio qualificado em concurso material com o crime de estelionato.
2- José, querendo matar João, desfecha-lhe duas facadas no Abdômen e foge. Arrependido, volta ao local do crime para prestar socorro, mas não mais encontra João, pois ele já havia sido removido pela ambulância chamada por Josué, que a tudo assistira. Trata-se de uma hipótese de:
Tentativa de Homicídio.
3- Autor de estupro, em que a vítima venha a falecer, em decorrência da violência praticada, responde por:
Estupro qualificado pelo resultado.
4- O Auto Aborto e o Aborto Consentido são crimes de mão própria – só a gestante pode cometer. Sendo assim, não admite coautoria e sim participação. Já no aborto provocado por terceiro, trata-se de crime comum, qualquer pessoa pode cometer o delito, exigindo apenas um resultado naturalístico, portanto é material, podendo ser praticado de forma livre, mas permite que sua consumação se prolongue no tempo, portanto é permanente. Verdadeira ou Falsa? Explique.
1 - Bernabe queria mata Rosinha. Para tanto, adquire uma pistola, meio tido como necessário e suficiente para o sucesso do plano criminoso. Quando Rosinha passa pelo local onde Bernabe havia se colocado de tocaia, este efetua o disparo, que causa a morte da vítima. Assim concluímos que: 
Ο – o dolo de Bernabe é eventual, pois assumiu o risco de efetuar o disparo contra Rosinha;
Ο – o dolo de Bernabe é de segundo grau, pois que dirigido imediatamente a produzir o resultado morte, previsto pelo tipo penal;
Ο – o dolo de Bernabe é direto, pois que dirigido imediatamente a produzir o resultado morte, previsto pelo tipo penal, podendo ser entendido também como dolo de primeiro grau, em razão do meio por ele selecionado; 
Ο – o dolo de Bernabe é indireto alternativo, uma vez que está presente o aspecto volitivo do agente, direcionado de forma direta, seja em relação ao resultado ou em relação à pessoa de Rosinha;
Ο – N.D.A
2 -Altamiro Olegário, querendo a morte de Lucrecia, com 20 (vinte) anos de idade, contra esta desfere um tiro, acertando-a na região do tórax. Embora atingida numa região letal. Lucrecia vem a falecer não em virtude do disparo recebido, mas porque, com intenção suicida, havia feito a ingestão de veneno momentos antes da agressão sofrida, ou seja, Lucrecia morreu envenenada e não em razão do disparo. Marque a alternativa correta: 
Ο – Trata-se de uma causa preexistente absolutamente independente.
Ο – Trata-se de uma causa preexistente relativamente independente.
Ο - Trata-se de uma causa concomitante absolutamente independente.
Ο - Trata-se de uma causa concomitante relativamente independente.
Ο - Trata-se de uma causa superveniente absolutamente independente.
3 - "A" desejando matar "B" vai a sua casa e, pela madrugada, penetra no quarto onde "B" dormia,descarregando o revólver que portava. Em seguida se retira. Submetido a exame cadavérico os legistas concluem que "B" morrera em razão de um enfarto horas antes de ser atingido por "A". 
Ο – Houve Homicídio doloso com a qualificadora do meio que tornou e impossibilitou a defesa da vítima.
Ο – Houve Homicídio tentado.
Ο – Deu-se o crime impossível por impropriedade do objeto material.
Ο – Deu-se violação a cadáver.
Ο – Deu-se o crime impossível por impropriedade do elemento subjetivo do tipo.
4 - Tião após uma divergência com Tertulio resolve executá-lo. Fica na emboscada, momento em que aparece Tertulio ao lado de Peluquio, Tião rapidamente atira e mata Peluquio, e atinge Tertulio que não veio a morrer em razão de que Paulo prestou socorro imediato. Marque a alternativa correta: 
Ο – Erro sobre a pessoa;
Ο – Aberratio ictus de unidade complexa;
Ο – Erro invencível;
Ο – Aberratio ictus de unidade simples;
Ο – Erro acidental.
5 - Se Maria, agindo com animus necandi (vontade de matar) utilizando-se de uma faca, produz em Antônio determinados ferimentos, apontados no exame de corpo de delito, e Antônio vem a falecer, não em razão das lesões produzidas diretamente por Maria, mas em consequência de uma colisão envolvendo a ambulância que o transportava, a responsabilidade penal de Maria caracteriza-se como? Explique sua resposta. 
====================================================================================================================
1 - Assinale a alternativa incorreta:
a) – No crime de homicídio, constitui causa especial de diminuição de pena a circunstância de ser praticado por motivo de relevante valor social, que se refere aos interesses e anseios da vida em sociedade.
b) – Constitui crime de homicídio culposo, por excesso, a hipótese de o agente policial acabar por levar a vítima à morte, após torturá-lo para obter informação de que necessita.
c) – O homicídio culposo na modalidade de imperícia consiste na prática de ação profissional ou técnica, por despreparo ou falta de conhecimentos, de que resulta a morte da vítima.
d) – É possível a ocorrência do crime de homicídio por dolo de primeiro e segundo grau.
e) – N. D. A. 
2 - É correto afirmar que:
I) É punível o aborto culposo.
II) A participação em suicídio é delito material, de dano, instantâneo, comissivo, de ação livre, de conteúdo variado ou alternativo, comum, principal, simples e plurissubsistente.
III) Para que haja delito de participação em suicídio não é necessário que a vítima tenha capacidade de resistência.
IV) No crime de infanticídio, previsto no art. 123 do CP, a conduta é executada pela mãe durante o parto ou logo após. Antes do início do parto existe aborto;
V) Responde por delito de infanticídio a mãe que, sob a influência do estado puerperal, mata outra criança supondo tratar-se do próprio filho.
a) – Somente as assertivas II, IV e V estão corretas.
b) – Todas estão corretas.
c) – Somente II, III e IV estão corretas.
d) – Nenhuma está correta.
e) – Somente II e III estão corretas.
3 – Se o agente lesiona a esposa ao chegar em casa em razão da esposa não ter feito o café da tarde, mesmo sabendo de seu estado de gravidez, e esta vem a abortar em virtude da ação do réu, o agente responderá por: Tipifique sua resposta. 
a) – aborto sem o consentimento;
b) – Lesões graves;
c) – Lesões gravíssimas;
d) – erro de tipo, o fato é típico, responde lesões corporais na forma culposa.
e) – aborto culposo, pois não tinha a intenção.
4 - "A" está agonizando no hospital, sem poder se mexer, e pede que "B", lhe dê veneno para morrer. Nessa hipótese, caso "B" atenda ao pedido de "A":(0,3)
a) – responderá por crime de instigação ao suicídio.
b) – responderá por homicídio qualificado pelo emprego de veneno.
c) – respondera por homicídio privilegiado.
d) – responderá por induzimento ao suicídio.
e) – N. D. A
5 - Grávida de nove meses, Maria se desespera e, visando evitar o nascimento de seu filho, toma um comprimido contendo um complexo vitamínico, achando, equivocadamente, tratar- se de uma pílula abortiva. Ao entrar em trabalho de parto, poucos minutos depois, Maria dá à luz um bebê saudável. Todavia, Maria, lança a criança pela janela do hospital, causando-lhe o óbito em razão da queda. Qual foi o crime praticado por Maria? 
Homicídio qualificado

Mais conteúdos dessa disciplina