Buscar

Previsão de Demanda

Prévia do material em texto

CENTRO EDUCACIONAL FUNDAÇÃO SALVADOR ARENA
FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECÂNICA
ADMINISTRAÇÃO V
	
Gestão da Cadeia de Suprimentos
São Bernardo do Campo
2018
SUMÁRIO
Definição...........................................................................................................2
Método de Previsão de Demanda....................................................................3
Sistema e Previsões.........................................................................................4
Conclusão.........................................................................................................5
Referencias Bibliograficas................................................................................6
DEFINIÇÃO 
Consiste basicamente em tentar prever o futuro do seu estoque. Mas, obviamente, essa tentativa não se baseia em “achismos”, e sim numa análise de especialistas ou do histórico da empresa. Sua responsabilidade é definir o lugar, o tempo e a quantidade em que um produto será solicitado pelo cliente, com o objetivo de atender esta demanda de forma eficiente.
É importante destacar que cada mercado possui suas necessidades particulares. Em alguns, a previsão de demanda é direcionada pelas ações da área de marketing. Já em outros, é necessário que todas as áreas da organização colaborem para a previsão.
Todavia, em qualquer mercado é preciso agregar ações qualitativas e quantitativas para se obter uma boa previsão de demanda. E cada empresa deve colocar estas ações em prática de acordo com seus objetivos e necessidades. A previsão de demanda se adequa a todos os mercados, os quais têm suas particularidades que devem ser levadas em conta em sua execução.
MÉTODO DE PREVISÃO DE DEMANDA
As previsões de demanda são cruciais para ajudar na determinação dos recursos necessários para uma organização. Para conseguir e assegurar uma demanda futura, possibilitando a programação de recursos e garantindo o ganho de uma oportunidade de mercado, faz-se necessário a utilização de métodos. Existe uma série de métodos disponíveis, com diferenças consideráveis entre, porém com características gerais presentes em todas elas.
Acredita-se que as razões que induziram a demanda passada continuarão a agir no futuro;
As previsões não são ideais, pois não somos habilitados de prever todas as variações aleatórias que acontecerão;
A exatidão das previsões minimiza com o aumento do período de tempo percebido;
A previsão para grupos de produtos é mais exata do que para os produtos individualmente, visto que no grupo os erros individuais de previsão se anulam.
Os métodos de previsão podem ser fragmentados em dois grupos qualitativos e quantitativos. As qualitativas favorecem dados subjetivos, os quais são difíceis de representar numericamente. Estão baseadas na opinião e no julgamento de pessoas especialistas nos produtos ou nos mercados onde atuam estes produtos. As quantitativas envolvem a análise numérica dos dados passados, isentando-se de opiniões pessoais ou palpites. Empregam-se modelos matemáticos para projetar a demanda futura. Podem ser subdivididas em dois grandes grupos: as técnicas baseadas em séries temporais, e as técnicas causais (Mais conhecidos: Regressão Simples e Múltipla). 
SISTEMA DE PREVISÕES
As repetições observadas na demanda de um produto em ordem de ocorrência forma sérias temporais há cinco padrões básico de series temporais de demanda:
Horizontal: dados flutuantes em torno de uma média constante.
Tendência: aumento ou redução sistemática nas médias das series ao longo do tempo.
Sazonal: aumento ou redução na demanda que se repete dependendo da hora, do dia, da semana, do mês ou da estação.
Cíclico: aumento ou redução gradual menos previsível na demanda em períodos mais longos como anos ou décadas.
Aleatório: Variação imprevisível de demanda, resultada por causas eventuais, o que torna as previsões inseguras.
Métodos de se fazer a previsão de demanda
Previsão Ingênua: método que se baseia o aumento ou redução da demanda ocorrida entre dois períodos é usado como base para chegar a uma previsão ele funciona melhor para padrões estáveis com variação aleatória pequena.
Estimando a média: método que pode apresentar cinco padrões de demanda, mas sempre tem dois deles que é o horizontal que se baseia nas medias das demandas.
Média Móvel Simples: Método usado para estimar as médias de uma serie temporal da demanda, eliminando o efeito da flutuação aleatória, mais utilizado em tendências sazonais.
Média Móvel Ponderada: nesse método cada demanda histórica da média pode ter seu próprio peso, aqui a soma dos pesos é igual, a vantagem desse método é que permite enfatizar a demanda recente em relação a anterior.
Suavização exponencial: método chega a medias de uma seria temporal atribuindo mais peso as demandas recentes do que as anteriores, ele é mais utilizado por ser o mais simples e exige menos dado.
CONCLUSÃO
Tendo em vista os aspectos analisados é muito importante que as organizações conheçam e saibam utilizar as ferramentas e metodologias para conseguir se planejar e possam controlar sua demanda futura com maior proximidade porque isso permite um planejamento eficiente e pode manter a empresa competitiva no mercado e atender seus clientes satisfatoriamente sem que tenha que elevar seus estoques e aumentar seus custos e que independente do modelo escolhido para realizar a previsão da demanda podem ocorrer variações dos dados.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1.Lelis, Eliacy Cavalcanti, Administração da produção / organizadora Eliacy Cavalcanti Lelis,1°Ed- São Paulo: Editora Person Education do Brasil, 2012 Cap3 pág. 124

Continue navegando