Buscar

estudo de caso sistemas de informações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estudo de caso:
Os Gigants, os Patriots, o dinheiro e os tweets
 O estudo de caso apresenta o uso das redes sociais na divulgação das empresas, apontando as oportunidades que os anunciantes encontram para aumentar a exposição dos produtos e serviços oferecidos pelas organizações, durante os eventos de maiores repercussão, como o exemplo desse caso citado em que a liga nacional de futebol (NFL, national football league) promoveu um campeonato em 2012, o super bowl 46, na qual a final foi assistida por quase 100 milhões de telespectadores. A relevância da rede social é notada quando se analisa a quantidade de postagens referente ao jogo, cerca de 7.366.400 tweets. 
O que mais chama atenção é quantidade de anúncios visualizados durante as postagens. Os anunciantes visualizam a mídia social como indicador de retorno financeiro. Como é possível, ter retorno financeiro? como as empresas podem saber se o investimento em mídia social está dando lucratividade? como medir a eficiência desses anúncios? embora pareça complexo, é possível responder a esses questionamentos. Os anunciadores aproveitam a gigantesca quantidade de acessos dos internautas para apresentar seus produtos, serviços e suas marcas, e pagam caro por isso. Nem sempre os anúncios são de fatos observados pelos internautas, isso depende muito do interesse pelo produto, marca ou serviço. 
Para medir esses indicadores e a eficiência destes, o caso apresenta a Brandwatch, uma empresa que analisa grandes dados na web. O processo inicial é juntar os dados e monitorar todas as mídias sociais, em seguida limpar os dados, removendo as duplicações e realizando uma espécie de filtro. O terceiro passo é analisar os dados para detectar a tendência através do tempo. Finalizando, a Brandwatch apresenta os dados de diversos modos, inclusive em painel digital, sendo esse o resultado líquido. Resultado que é conhecido como insight de sucesso, isto é, compreensão dos indicadores que tem como finalidade ser usado pela empresa que contrata esse serviço independente do resultado sendo ele negativo ou positivo.
Q1: A brandwatch pode criar um gráfico de atividades sobre a evolução do Twitter. O tempo que um comercial esta no ar pode ser indicado naquele gráfico. O que um anunciante poderia fazer com essa informação? 
DISCUSSÃO
Através desses gráficos o anunciante poderá observar e analisar o impacto do comercial aos usuários do Twitter no período em questão e qual publico teve maior interesse em ver o comercial completo. Observar também os que demonstraram rejeição e tentar entender quais foram os seus sentimentos, o porquê e estudar como poderão conquistar esse público.
Q2: Suponha que você seja um gestor de anúncios da Hyundai nos Estados Unidos. Seu superior pede um explicação sobre o pobre desempenho de seu anúncio com relação ao concorrente, a Volkswagen, conforme medido por meio do custo por tweet. Como você responderia?
Como a Volkswagen tem mais tempo de mercado e por ser relativamente mais conhecida, pode ter sido mais compartilhada por terem maior conhecimento e confiança sobre a marca. Deverá ser feita uma analise sobre os sentimentos dos tweets, especialmente os negativos e tentar entende-los e reverte-los. Assim como investir na divulgação da marca, suas qualidades e formas e/ou facilidades na aquisição de seus produtos.
Q1: Esboce um diagrama entidade-relacionamento para as tabelas que o banco de dados poderia precisar para armazenar informações sobre os tweets relacionados ao anúncio da Super Bowl depois que a limpeza dos dados estiver completa. Liste os atributos que o banco de dados deve guardar para cada entidade. 
ANÁLISE
A brandwatch monitora e junta todos os tweets nas redes sociais a respeito do jogo. Em seguida identifica quais mencionavam um ou mais anunciantes;
Limpa e filtra as informações, removendo duplicidades de tweets e outras informações desnecessárias e armazena apenas os tweets reais;
Analisa os dados;
Analisa os sentimentos;
Associa informações e apresenta os dados ao anunciante.
Brandwatch
Analisa os dados 
Analisa os sentimentos
Apresenta os dados 
H & M
Nº de tweets
Custo anuncio
Duração do anuncio
Tempo disponível
Nº de tweets por sentimento
Pepsi
Nº de tweets
Tempo disponível
Nº de tweets por sentimento
Duração do anuncio
Custo anuncio
Budweiser
Custo anuncio
Nº de tweets
Tempo disponível
Duração do anuncio
Nº de tweets por sentimento
Q2: Bandas de pesquisa na web são uma fonte de big data. Como uma empresa como o Google pode utilizá-las para melhorar seus resultados de pesquisa? Se você pesquisar por Robert Smith, por exemplo, a probabilidade de seus tops hits serem o Robert Smith que você quer e não qualquer outro dos milhares de existentes no mundo?
Inserir filtros que façam a seleção por categorias predeterminadas que irão contribuir para a qualidade dos resultados das buscas. Essas categorias poderão ser determinadas através da analise de frequência das pesquisas relacionadas ao mesmo assunto. Com categorias definidas, ao inserir novas informações no banco de dados do Google devem aprimorar as palavras-chaves para que a mesma se encaixe em uma ou mais categorias, a fim de facilitar a busca.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando