Buscar

Aglomerantes (Mat. Constr.)

Prévia do material em texto

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
AGLOMERANTES
Definição:
Aglomerantes são materiais com propriedades ligantes, em geral pulverulentos (que se apresenta em estado de pó fino) e que misturados com a água formam uma pasta que endurece por processos devido às reações químicas ou por simples secagem. São utilizados, também, para ligar agregados (areia, brita, cascalho...), formando um corpo sólido e coeso.
Classificações: 
Esses materiais são classificados, basicamente, de duas formas. Quanto ao seu processo de endurecimento ou quanto à sua composição. 
	Quanto ao Endurecimento:
 AGLOMERANTES
	
		 ATIVOS					 INERTES
PEGA AÉREA	 	 PEGA HIDRAULICA 				 SECAGEM		
		 SIMPLES COMPOSTO MISTO
ATIVOS: endurecem devido a reações químicas. Ex: cimento, cal e gesso.
INERTES: endurecem por simples secagem. Ex: argila, betume. 
PEGA: é o tempo de início do endurecimento. A pega se dá, quando a pasta começa a perder sua plasticidade.
o fim da pega se dá quando a pasta se solidifica totalmente, não significando, no entanto, que ela tenha adquirido toda a sua resistência, o que só será conseguido após anos. 
O fim da pega significa que a pasta não pode mais ser manuseada e, terminada essa fase, inicia o endurecimento. Apesar de no fim da pega a pasta já ter alguma resistência, é durante o endurecimento que os ganhos de resistência são significativos.
PEGA AÉREA: Endurecem pela ação química ao CO2 do ar. Ex: cal aérea.
PEGA HIDRÁULICA: Endurecem pela ação exclusiva da água, esse fenômeno é denominado hidratação. Ex: cal hidráulica, cimento natural e cimento portland.
Hidráulica Simples: São aglomerantes que reagem em presença de água. São constituídos de um único aglomerante, podendo ser misturados a outras substâncias, em pequenas quantidades, com a finalidade de regular sua pega. Ex: Cimento Portland Comum (CPC), Cal Hidráulica.
Hidráulica Composta: São aglomerantes simples, com adição de materiais com propriedades cimentícias, tais como a Pozolana, Escórias, etc. Ex: Cimento Portlan Pozolânico (CPZ).
Hidráulica Mista: É a mistura de dois ou mais aglomerantes simples. Ex: cimento com cal.
	OBSERVAÇÕES:
Aglomerantes Aéreos: Após o endurecimento, NÃO resistem satisfatoriamente quando submetidos à ação da água.
Aglomerantes Hidráulicos: Resistem satisfatoriamente à água após endurecimento.
	Quanto a composição:
SIMPLES: são formados por apenas um produto com pequenas adições de outros componentes com o objetivo de melhorar algumas características do produto final. Normalmente as adições não ultrapassam 5% em peso do material. Ex: Cimento, cal e gesso;
MISTO: Mistura pronta de cimento e cal;
COM ADIÇÕES: é o aglomerante simples ao qual foram feitas adições que excedem os limites estabelecidos em suas especificações para dar-lhes propriedades especiais como diminuir a permeabilidade, reduzir o calor de hidratação, diminuir a retração, aumentar a resistência a agentes agressivos, dar coloração especial, etc.
É possivel classificar ainda os Materiais Aglomerantes Ativos quanto ao tipo de pega:
 AGLOMERANTES
	
		 HIDRAULICA				 AÉREA
	 	 Cimento Natural			 Cal Aérea
 		 Cimento Portland			 Gesso
 		 Cal Hidraulica	 							
	
Os glomerantes encontrados no mercado:
Cimento Natural: O cimento natural é um ligante hidráulico obtido a partir de calcários com 20 a 40% de argila que são queimados a temperaturas abaixo das usadas para produzir o cimento Portland. É também conhecido como "cimento romano", designação comercial de um cimento natural patenteado e comercializado no século XVIII. Sendo constituído principalmente por silicato bicálcico e algum silicato tricálcico, pode em termos de composição considerar-se um meio-termo entre a cal hidráulica, que inclui silicato bicálcico mas também hidróxido de cálcio, e o cimento Portland, que possui maior quantidade de silicato tricálcico e ainda aluminato tricálcico e ferroaluminato tetracálcico.
Cimento Portland: ou popularmente conhecido como cimento – é o produto batizado pelo Construtor Joseph Aspdin, que o descobriu em 1824, na ilha britânica de Portland. Trata-se de um pó fino com propriedades ligantes que endurece sob a ação da água e que, depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à água, não se decompõe mais.
Existem varias composições do cimento portland:
	Cimentos Portland Simples:	> Comum 
						> CP V – ARI
	Cimentos Portland Compostos:	> Cimento Portland composto 
						> Cimento Portland pozolânico 
						> Cimento Portland alto forno
Cal ou Óxido de Cálcio (CaO): mais conhecido comercialmente como cal, é um dos materiais de construção mais antigos do mundo. É obtido pela decomposição térmica, num processo chamado calcinação ou queima, de rochas calcárias moídas em diversos tipos de fornos, a uma temperatura média de 900°C. Sua utilização é muito abrangente nos mais diversos segmentos: construção civil, construção de estradas, siderurgia e metalurgia, indústria química, papel e celulose, indústria alimentícia, agricultura, saúde e preservação ambiental.
A chamada cal virgem, também denominada cal viva, cal aérea ou cal ordinária, é o produto inicial resultante da calcinação, composto predominantemente dos óxidos de cálcio e magnésio. Esta se divide em mais dois tipos:
	CV-C: Cal virgem comum;
	CV-E: Cal virgem especial (mais pura e de melhor qualidade).
Mas a cal virgem não é um produto usado diretamente na construção civil. Em determinados casos até é possivel que seja feito por um proceso de hidratação da cal 
Cal Hidratada: como o próprio nome sugere, é uma combinação da cal virgem com água por um processo chamado extinção. Ou seja, CaO + H2O -> Ca(OH)2. Tem propriedades aglomerantes como o cimento, com a diferença de que o cimento, para endurecer, reage com a água e a cal com o ar. É a chamada cal aérea, enquanto o cimento recebe o nome de aglomerante hidráulico. Mas é um procedimento dispendioso e demorado, pois a mistura precisa descansar por alguns dias, o que compromete a trabalhabilidade.
Cal Hidraulica: A estrutura da cal hidráulica natural é diferente da estrutura das cais aéreas, uma vez que é obtida de rochas constituídas por uma mistura de argila e calcário (marga) e não apenas de calcário. Quando se sujeita a marga a temperaturas da ordem dos 900-1200ºC, formam-se três compostos principais: a cal (CaO), a sílica (SiO2) e a alumina (Al2O3).
A cal hidráulica é um ligante utilizado com sucesso há centenas de anos na construção. A cal hidráulica distingue-se das cais aéreas pela sua capacidade de desenvolvimento de presa hidráulica. A sua utilização é vasta, destacando-se o fabrico de argamassas, tratamento de solos, solo-cal ou fíler para betuminosos.
Gesso: É um aglomerante natural hidraulico conhecido a mais de 9000 anos, resultante da queima da gipsita Ca(SO4) • 2H2O. É uma substância, normalmente vendida na forma de um pó branco, que misturado com agua endurece rapidamente, composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado. 
É produzido através de um processo de esmagamento e calcinação do "gypsum" (rocha sedimentaria). Quando a gipsita é esmagada e calcinada, ela perde água, formando o gesso. Existem muitas variedades de gesso, cada uma adaptada a uma função de determinado trabalho: ceramista, fundidor, decorador, dentista, etc.
FONTES:
http://canteirodiobras.blogspot.com/2011/04/aglomerantes.html
http://moemacastro.weebly.com/uploads/5/7/9/8/57985191/cap_4_aglomerantes_para_construcao_civil.pdf
https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Aglomerantes/31583371.html
https://docgo.net/philosophy-of-money.html?utm_source=materiais-de-construcao-civil-TZycG1F
https://engenhariacivilfsp.files.wordpress.com/2015/03/aula-06-aglomerantes-e-cal.pdf
http://www.lnec.pt/fotos/editor2/cursos/conferencia_patrimonio_industrial-abstract-cimento_natural-sg-tg-ifc.pdf
https://cimentomaua.com.br/blog/cal-hidratada-ou-virgem-conheca-os-diferentes-tipos-de-cal/http://www.cimentoitambe.com.br/cal-virgem-ou-hidratada/
https://civil.fe.up.pt/pub/apoio/ano1/CienciaDosMateriais/apontamentos/teorica_20022003/JSC_031a043.pdf
http://www.apfac.pt/congresso2007/comunicacoes/Paper%2061_07.pdf
http://espacodogesso.blogspot.com/2010/12/gessocomo-e-produzido.html
Nicoleti da Penha Lopes 
20121100165
Trabalho de Materiais de Construção (A1)
15/08/2018

Continue navegando

Outros materiais