Buscar

MICAELE RELATORIO

Prévia do material em texto

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
MICAELE DE DEUS OLIVEIRA, 160107151
Bagé
2018
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
	PEDAGOGIA 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado na Gestão Educacional, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Prof. (a). PROFª SILVIA HOBUS
MICAELE DE DEUS OLIVEIRA, 160107151
BAGÉ
2018
SUMÁRIO PÁGINAS
1 - INTRODUÇÃO............................................................................................4
2 -DESENVOLVIMENTO ................................................................................5
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO....................................................6
2.2 INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA .....................................................7
2.3 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA...........................................8
2.4 DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA ..................................................................9
3- CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................15
4- REFERÊNCIAS .........................................................................................17
5 - ANEXOS ............................................................................................18
Fichas de Avaliação ....................................................................18
Planos de Aula............................................................................22
1 - INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se ao Relatório de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr Darcy Azambuja , cidade de Bagé . Esta etapa do estágio teve uma carga horária total de 100 horas/aulas. O relatório apresentado traz em sua composição a descrição das experiências vivenciadas pelo acadêmico, a relação entre professor e aluno, observando a estrutura f ísica e administrativa, enfim avaliando o ambiente escolar como um todo .
O Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem como objetivo proporcionar ao acadêmico uma previa experiência da pratica docente, através da observação pode-se relacionar a prática com os princípios teóricos estudados até o presente momento, haja vista que o estágio propõe estratégias para que o acadêmico busque uma prática docente realmente significativa. 
 
Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental é um dos níveis da Educação Básica no Brasil , ele tem duração de nove anos . A faxia etária nessa etapa apartir do 6 a 10 anos de idade e tem duração de 5 anos . A organização do ensino fundamental divide-o, na prática, em dois ciclos. O primeiro que corresponde aos primeiros cinco anos (chamados anos iniciais do ensino fundamental) está dividida apartir do 1º Ano: 6 (seis) anos completos até 31 de março do ano letivo , 2º Ano: de 7 a 8 anos ,3º Ano: de 8 a 9 anos , 4º Ano: de 9 a 10 anos , 5º Ano: de 10 a 11 anos , é desenvolvido, usualmente, em classes com um único professor regente. O objetivo com a as crianças e adolescentes são estimula-los através de atividades lúdicas, jogos, leituras, imagens e sons, principalmente no primeiro nível. Através dos vários processos pedagógicos, busca-se conduzir a criança ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social .
 Para a realização deste trabalho foram realizadas observações participantes na escola e em uma das turmas da mesma. Também foram planejados e aplicados 10 planos de aula com temas e conteúdos diversos, que envolveram ao Anos Iniciais do Ensino Fundamental , foi dado ativadade ludica , em grupo , individual , aprimorado a leitura ,coordenação motora e escrita .****
O texto deste relatório está subdividido da seguinte forma: esta Introdução, que apresenta de forma geral o conteúdo do trabalho; o desenvolvimento que apresenta a caracterização da instituição; a observação frente aos processos de inclusão , observação participante da turma , descrição da docência , planos de aulas , foto das atividade realizadas , fichas do estágio ... 
2 - DESENVOLVIMENTO
No estágio, vivenciamos algumas situações complexas e procuramos encontrar soluções e tomar decisões sobre a melhor atividade a desenvolver, como estimular os alunos a participarem das aulas. Todavia, mesmo diante dessas dificuldades, sabemos que é no estágio que temos a oportunidade de adquirir e aperfeiçoar competências. Segundo Freire, apud Weiduschat (2007, p. 50-51).
Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende […] O fato, porém, de que ensinar ensina o ensinante a ensinar certo conteúdo não deve significar, de modo algum, que o ensinante se aventure a ensinar sem competência para fazê-lo. […] A responsabilidade ética, política e profissional do ensinante lhe coloca o dever de se preparar, de se capacitar, de se formar antes mesmo de iniciar sua atividade docente.
Durante o Estágio Supervisionado, foi possível verificar na prática a atuação dos professores, como ensinam, como lidam com os alunos, como falam, quando devem chamar a atenção ou elogiar um aluno, como interferir quando o aluno não está atendendo as expectativas, a melhor maneira de ajudar as crianças em seu aprendizado. 
Na semana de observação e de apoio ao docente , observei que para pra fazer brincadeira,jogos ou alguma atividade com música tinha que ser depois do intervalo porque se fizesse antes já ficavam agitados . Mas todos são obediente e respeitam a professora . Para Pimenta
Aprender a profissão docente no decorrer do estágio supõe estarem atento as particularidades e as interfaces da realidade escolar em sua contextualização na sociedade. Onde a escola está situada? Como são seus alunos? Onde moram? Como é a comunidade, as ruas, as casas que pertencem a adjacências da escola? (PIMENTA, 2010, p.111)
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr Darcy Azambuja, que está situada na Rua Tenente Adriano Ferreira, 581 , bairro : Passo das Pedras , na localidade de Bagé no Estado do Rio Grande do Sul , que foi fundada no dia 22 de março de 1985 e atualmente possui 463 alunos .
Atualmente a escola é composta por 23 funcionarios , são ele 11 professores , 3 servente merendeiras , 1 oficial Administrativo , 2 rondas , 1 diretora , 1 supervisora ,1 tecnico de informatica e 3 estagiarios .
 A escola tem dezessete turmas , divididas em dois períodos manhã e tarde , contendo quatrocento e sessenta e três matriculados , sendo duzentos e cinquenta alunos matriculados no turno da manhã nas série finais e duzentos e treze no turno da tarde nas series iniciais e na educação infantil, divididos em 15 alunos no Pré A , 14 na turma do Pré B , no 1º ano é dividio em duas turmas uma tem 19 alunos e a outra 18 , 15 na turma do 2º ano , 14 na turma do 3º ano , 16 na turma do 4º ano , 16 na turma no 5º ano , 20 na turma no 6º ano , 22 na turma do 7º ano , 21 na turma do 8º ano e 23 na turma do 9° ano , entre uma faixa etária de 4 á 17 anos .
A escola possui doze salas , entre elas duas salas para educação infantil nível A e B com banheiro em anexo, sala de direção, supervisão escolar, secretaria, sala dos professores, sala de recursos multifuncional, laboratório de informática , biblioteca, refeitório, cozinha, dispensa, dois banheiros para os alunos dividido entre masculino e feminino, um banheiros para funcionários, quadra .
 O conselho de classe é realizado todos os finais de bimestres, onde os professores se juntam para discutir osresultados e avanços das turmas e alunos individuais.
A escola também possui o CPM, chamado Associação de Pais e Mestres, é formado por pais de alunos, professores e a diretora da escola.
O PPP da escola não fala na a respeito da incluso, por motivos de estar em faze de remodelação.
2.2 INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA 
Sobre a Inclusão a escola esta em pleno desenvolvimento para receber alunos inclusos, hoje a escola possui 53 alunos inclusos sendo que apenas 5 com laudos médicos , , todos com um rendimento normal com forme sua capacidade, observou-se que o PPP da escola não traz argumentos ou relatos focados para a inclusão no ambiente escolar, mas viu-se que a escola recebe os alunos muito bem, trazendo eles para uma nova etapa, tentando mostrar novos rumos, dentro e dela e fora dela.
Existe na escola uma falta de professores auxiliares, dos quais possam trabalhar mais perto dos alunos inclusos, fazendo que eles tenham mais interesse. A equipe pedagógica da escola da todo o suporte necessário aos professores porem, ainda há uma falta de profissionais especializados para trabalhar com os alunos que precisam de acompanhamento.
Vimos que a relação com os pais dos alunos desta classe incluso, é muito produtiva, a escola faz com que os pais estejam sempre presente juntos com seus filhos auxiliando e ajudando-os nas praticas escolares e dentro de casa com seus filhos. Os alunos inclusos nesta escola estão sempre desenvolvendo suas atividades junto com os demais, seja na hora da aula na recreação. Há na escola a falta de matérias para trabalhar com os alunos, mas o professor tem elaborado jogos e matérias adaptando-os para que possa ser usado com eles. 
 
2.3 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA 
Observou-se que a professora regente da turma, tem uma rotina traçada para seus dias de aula : fazer a oração , perguntar o dia da semana , o numero e como está o tempo . Sobre a organização dos cartazes em sala de aula, a professora tem vários painéis espalhado dentro da sala onde se é colado os trabalhos dos alunos. A professora organiza os alunos um atrás do outro , foramando 4 coluna e em cada coluna 5 alunos e cada um sabe o seu lugar certinho . 
Percebe-se que a professora tem um segurança no que diz e explica , é exigente com alunos , atenciosa com os alunos que tem uma certa dificuldade. A professora da turma tem seu tempo para planejar suas aulas, usando sua hora atividade, a qual ela tira uma vez por mês para preparar as aulas para turma, de acordo com oque vai passando a professora já vai corregindo ou então correge no quadro junto com o aluno e logo depois passa nas classes , os alunos são avaliados através da observação e de algumas atividades desenvolvidas em folhas ou no quadro também é avaliado pelos nivés da escrita : nível pré-silábico , silábico , silábico- alfabético e e alfabético que a Secretaria da escola manda e a professora preenche de acordo com a cor que se pede e tema para fazer em casa a professora não manda .
2.4 DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA
 No 1° dia, aplicou-se o plano de aula abordando o conteúdo Contagem dos números até 20 que diz respeito à disciplina Matemática. Rotina da turma, coloquei no quadro os números até o 20 e depois pedi pra eles fazerem a contagem dos números de 0 a 20 em ordem crescente e depois decrescente (com auxílio de um cartaz com os números). Fazer contagem com os dedos, e peça aos alunos para repetirem. Com objetos (palitos, fósforo, quadrinho com EVA) e colocar na mesa a quantidade de 1 á 5 . Entreguei uma folha com cálculo de adição e subtração e os alunos tinha que fazer os cálculos e com ajuda dos objetos e alguns alunos usando o dedo mesmo, auxiliei alguns alunos que tiveram uma certa dificuldade, mas foi feito completamente a tarefa pedida. 
No 2° dia, aplicou-se o plano de aula abordando o conteúdo Sistema Numérico que diz respeito à disciplina de Matemática, cujo objetivo era explorar e reconhecer os números e fazer relações entre quantidades e números. Rotina da turma, explicar que os números estão presentes no nosso dia a dia e questiona- lós em quais situações do dia a dia eles utilizam os números. Dividir a sala em dois grupos. Cada criança do grupo receberá uma placa com os números entre 0 e 10 que deverá colocar no pescoço. Em seguida colocar uma música bem animada e quando a música parar eles deverão se organizar de forma que a sequência numérica esteja em ordem crescente dos números. Perguntar a cada aluno de cada vez se, levando-se em conta a sequência numérica correta, se ele está no lugar certo da fila. Se a resposta for não, ele deve mudar de lugar e ir para sua posição certa. 
No 3° dia, aplicou-se o plano de aula abordando o conteúdo Sistema Numérico que diz respeito à disciplina de matemática, cujo objetivo é fazer cálculo mental, relacionar o numeral a sua quantidade. Rotina da turma, irá apresentar as cartas de 1 baralho para grupos de 2 a 4 jogadores, depois pedir que separem as cartas de 1 (A vale 1) a 9 com os 4 tipos de naipes, totalizando 36 cartas. O objetivo do jogo é fazer pares com cartas que somando cheguem ao resultado 10. O jogo dever ser iniciado com um dos jogadores embaralhando as cartas e colocando sobre a mesa 10 cartas viradas para cima. As outras cartas ficarão sobre a mesa em um monte, voltadas para baixo. O primeiro jogador dever virar uma carta do monte e tentar somá-la com uma das cartas da mesa, visando formar par com o total 10. Se conseguir, ficará com o par para si, se não conseguir somar, deixará a carta sobre a mesa, virada para cima, ao lado das outras, passando para o próximo jogador. Fui interagindo com os grupos perguntando se realmente não há sobre a mesa nenhuma carta que é possível somar 10 ou se realmente o par formado pelo jogador somou 10. Incentivei os outros jogadores ajudar os colegas a somar de suas cartas. Essa atividade no começo e confundiram, mas depois que entenderam fizeram. 
 
No 4° dia, aplicou-se o plano de aula abordando o conteúdo Partes do corpo humano que diz respeito à disciplina de Ciência, cujo o objetivo é identificar as diferentes partes do corpo humano. Rotina da turma, Logo em seguida na sala de aula com a cantiga popular “Cabeça, ombro, joelho e pé” da Xuxa, fazendo os alunos cantar e participar junto. Interagir sobre o assunto, perguntar quais foram as parte do corpo que tocaram na música e dar a folha mas fazer junto com eles pergunta " Quanta orelhas temos?", quantas bocas, quantos olhos, quantos pés, quantas maões , quantos nariz , atividade resolvida com sucesso . Entregar a folha explicar que primeiro pintar, recorta e depois colar. Ajudar, orientar se necessário á recortar. Nessa atividade teve alunos que não souberam recortar, então orientei e todos os alunos colocaram as partes do corpo no eu devido lugar. 
No 5º dia , aplicou-se o plano de aula abordando o conteúdo tabuada que diz respeito à disciplina Matemática ,cujo o objetivo é Desenvolver noções de adição , Memorizar a tabuada .Rotina da turma, levar para os alunos uma tabuada e apresentar a eles , a tabuada do 1 que todo número multiplicado por 1 é ele mesmo ,exemplo , 20x1 é 1 , 200x1 é 200 e assim todos os números. Fazer no quadro a tabuada do 1 para completarem, todos entenderam. Agora vamos para a tabuada do 2, expliquei que sabemos já que 2+2 é 4, então quanto seria 2x2? Dei um tempo para eles pensarem e responderem , não souberam responder , então continuei no quadro coloquei a tabuada do 2 , fiz a tabuada até 2x2 , ensinei aos aluno que a tabuada não passa além de uma soma que a tabuada é do 2 , vai somar mais 2 , se é do 3 vai somar mais 3 , 2x1 é 2 , então quando é 2x2 é 4 porque somamos mais 2 , e 2x3 seria 4+2=6 , fizeram até o 20 , completaram todos tiveram um certa dificuldade em contar então deixei que fizessem bolinha ou palitinhos no caderno . 
 
No 6° dia, aplicou-se o plano de aula abordando o conteúdo animais doméstico e selvagens que diz respeito à disciplina de Ciências cujo o objetivo saber a diferença entre animais domésticoe selvagens. Rotina da turma, interagir com os alunos e perguntar "se eles sabem me disse o nome de algum animal doméstico? " . Um aluno soube me responder falou cachorro, perguntei porque tu achas que o cachorro é um animal doméstico o aluno respondeu que a palavra doméstica lembra casa e como tem animal em casa falou cachorro. Expliquei que os animais domésticos não têm medo da presença do homem. Pelo contrário, gostam de ter nossa companhia e de receber carinho, quando vê o homem não foge, exemplo: gato, cachorro, coelho, vaca já os animais selvagens quando nos aproximamos, podem avançar, morder, arranhar, como forma de defesa, achando que vamos fazer algum mal a eles como leão, elefante, macaco. Passei no quadro exatamente isso e copiaram, entreguei uma folha para eles que tinham que colocar D nos animais domésticos e S e fosse selvagem, atividade completa e feita sem dificuldade. 
No 7° dia, aplicou-se o plano de aula abordando o conteúdo família silábica do b e c que diz respeito à disciplina Português, cujo objetivo é reconhecimento da letra B e C, formação de palavras com as letras “B e C. Rotina da turma, apresentar a música: “Ciranda Cirandinha” - DVD Galinha Pintadinha em forma de som/vídeo. Conversar sobre a música, quem são os personagens; quais palavras começam com a letra b e c, quais outras palavras existem com a letra b e c. Com uma folha de papel sulfite e lápis, escrever ou desenhar objetos/personagens, etc, que viram e ouvirão da música ou fora da música com a letra B e C. Escreve no quadro a família silábica do b e do c , exemplo , BA BE BI BO BU BÃO , CA CO CU CÃO passei no quadro e fui perguntando a palavra BALA começa com que silaba e CAFÉ , BOCA , CABO ? . Entreguei um folha que eles tinham que olhar a imagem e ler, para completar a palavra com a família do B e outra folha com a família do C, exemplo, tinha um desenho com uma aBElha na folha e eles tinham que completar com o BE . Esperei todos fazerem como entenderam e chamei pra corrigir cada um, os que erraram eu repetia a palavra devagar e com clareza pra ele completar, mas não disse a resposta em nenhum momento, queria ver se eles sabiam ou copiava do colega do lado e conclui que alguns simplesmente chutava e outros copiava do colega, mas completei a atividade. 
No 8° dia, aplicou-se o plano de aula abordando o conteúdo os cinco sentidos do corpo humano que diz respeito à disciplina de Matemática, cujo o objetivo é conhecer os cinco sentidos e identificar a diferença dos cincos sentidos. Rotina da turma , trabalhei com eles cada sentido separados , coloquei uma venda na criança e dei pra elas experimentarem doce ou salgado é trabalhado o paladar , com potinhos com diversos cheiros pra experimentarem e identificarem é trabalhado o olfato , pedi pra elas baterem palma e esse om que elas escutando é a audição , mostra um dado pra eles e pergunta o que estão vendo aqui na minha mão é trabalhado a visão e por final dar um caixa com objetos com textura diferentes como um bola, carrinho ,lápis ,borracha ,papel ,tenaz e explicar que o é nosso tato . De acordo que eu ia terminando as atividades eu ia explicando. 
Afinal entreguei pros alunos uma folha aonde eles tinham que recortar os olhos, boca, nariz e sobrancelha, colar no boneco nos seus devidos lugares, essa atividade auxilia a recortar porque alguns tem dificuldade, mas a atividade foi completa. 
No 9° dia, aplicou-se o plano de aula abordando o conteúdo Formas Geométrica que diz respeito à disciplina de Coordenação Motora e Arte, cujo o objetivo é reconhecer as formas geométricas, saber identificar as formas e desenhar alguma delas. Rotina da turma, apresentar as formas aos alunos no quadro, perguntar se alguém conhece ou já viu em algum lugar esses desenhos .Se por acaso dentro da sala de aula tem alguma delas ( mesa , janela , quadro da aula , cadeira ,teto da aula ) . Organizei eles em dupla para que se precisar um colega auxilie o outro , então entreguei uma folha que nela havia um quadrado, triângulo ,retângulo e um círculo primeiro tinham que pintar e logo em seguida dei um pedaço de lã para cada um mas entreguei pedaços aleatório eles tinham que medir o tamanho dos desenhos e recortar . Como já observei e trabalhei com ele então conheci o ritmo da turma e sabia que eles iam levar mais tempo nessa atividade porque tinham que pintar, recortar e depois colar, por isso deixei só essa atividade. 
No 10° dia, aplicou-se o plano de aula abordando o conteúdo adição e Subtração que diz respeito à disciplina de Matemática, cujo o objetivo é resolver situações problema no campo da adição e subtração e reconhecer as propriedades da adição. Rotina da turma, realizei o jogo dos dados cada grupo receberá um dado, o líder de cada equipe começará o jogo lançando o dado 3 vezes e o grupo fará a soma dos pontos lançados. Serão 4 rodadas para cada grupo só vende o grupo que acertar todas as operações. Logo em seguida, entreguei para cada grupo um problema e o grupo que terminasse primeiro ganhava um prêmio, exemplo dos problemas: Carla tem 15 anos e sua irmã tem 10. Qual a diferença de idade entre elas? , Sérgio ganhou um livro de história com 45 folhas escritas e 27 com ilustrações . Quantas folha tem o livro? . Por fim passei no quadro cálculos de adição e subtração. Atividade foi completada, mas os problemas foi o mais demorado e caminhei pela pelos grupos pra olhar, orientar, portanto, terminando a atividade. 
 
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio nos deu a oportunidade de estar, efetivamente, frente à sala de aula. Tem-se a oportunidade de estar na pele do professor, literalmente. Percebemos como será nossa prática, nosso dia a dia em um Centro de Educação Infantil, como educador.Meu propósito, meu objetivo foi e ainda é de aprender e de exercer uma prática educativa cheia de desejo de mudança e de transformação sendo significativa para eles. 
Ser professor é uma profissão que exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação, mais ainda, que requer compromisso e comprometimento . Durante as atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula todos os alunos participavam ativamente, desenvolveram as atividades em duplas, em grupos e individualmente também, percebi que eles se sentem muito mais felizes ao realizar atividades de forma lúdica, penso que o lado intelectual de cada um foi aflorado. 
Procurei fazer um planejamento bem elaborado da aula, utilizei atividades
envolventes e diversificadas, evitando a rotina, realizei trabalhos em grupo, em dupla, trabalhos práticos e teóricos; caminhe pela sala de aula para ver se todos os alunos estavam trabalhando e assim procurava orientá-los, dei atenção à todos, valorizei os esforços na realização das atividades; salientei os aspectos positivos da turma; dialoguei franca e abertamente com os alunos, procurando sempre resolver os problemas primeiramente em sala de aula; defini, já no início das aulas, um contrato pedagógico com os alunos estipulando as regras disciplinares da sala de aula, os objetivos do projeto, de forma que houvesse conscientização e o comprometimento de todos na execução. 
Percebi que na hora de alguns ler , teve alunos que tinham uma certa vergonha , nessa turma não tem nenhum incluso com laudo mas a professora tem um certa duvida de um aluno que ao invez de escrever letras escreve só bolinhas , esse aluno a professora fazia material separado e eu auxiliava ele sempre que podia . Coloquei ele sempre bem na frente tentando dar um certa atenção que ele precisava , pra mim foi essa minha dificuldade tive que atender ele e os outros alunos e como já dei aulas antes então tive uma certa facilidade .
A cada atividade executada, a cada resposta correta, a cada demonstração
de aprendizagem, a cada registro escrito percebi que tudo isso foi conquistado, e o principal instrumento dessa conquista foi o “afeto”. Tenho a certeza de que muitas das minhas ações vão ser lembradas de uma forma carinhosa por aquelas crianças.
De forma geral fiquei bastante satisfeito com o meu estágio.Pude aprender bastante, mas também pude aplicar bastante do que já havia aprendido. Conheci novas pessoas e aprendi como me relacionar com elas no ambiente de trabalho para que tanto o meu rendimento como o deles fosse o melhor possível. Acredito que durante esse período eu pude obter um amadurecimento tanto profissional quanto pessoal que será extremamente importante para mim no futuro.
REFERÊNCIAS
GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de professores na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção docência em formação. Série educação infantil).
PIMENTA, Selma G.; SOCORRO, Maria L. O estágio e a formação inicial e contínua de professores. In: Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2010. 5 ed. ( Coleção Docência em formação. Serie Saberes Pedagógicos).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
SELAU, Bento. Inclusão na sala de aula. Porto Alegre, RS: Editora Evangraf,
2007. 
BONDÍA, Jorge Larrosa. (2002). Notas sobre a experiência e o saber de
experiência. Revista Brasileira de Educação, N. 19.
MÜLLER, Ana Paula Pamplona da Silva. Pedagogia da Educação Infantil. Centro Universitário Leonardo da Vinci. – Indaial: ASSELVI, 2008.
SCHOTTEN, Neuzi. Processos de Alfabetização. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). Indaial: Ed. ASSELVI, 2006
ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo
PLANO DE AULA 
DATA DE APLICAÇÃO: 10/05/2018
ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Darcy Azambuja
INTEGRANTES DA EQUIPE: Micaele de Deus Oliveira
DISCIPLINA : Matemática
TURMA EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: 1º ano 
DURAÇÃO: 2 horas
OBJETIVOS
CONTEÚDO
METODOLOGIA
CRONOGRAMA
AVALIAÇÃO
RECURSOS
REFERENCIAS
Objetivo geral: 
Reconhecer os números até 20
Objetivo especifico:
Fazer relações entre quantidades .
Fazer relação entre a adição e subtração 
Contagem dos números até 20 
Sensibilização:
⦁ Rotina da turma
Escreve no quadro os números até o 20 e depois pedir pra eles fazerem a contagem dos números de 0 a 20 em ordem crescente e depois decrescente (com auxílio de um cartaz com os números). 
Desenvolvimento: 
Fazer contagem com os dedos, e peça aos alunos para repetirem. Com objetos (palitos, fósforo, quadrinho com EVA) e colocar na mesa a quantidade de 1 á 5 . 
Atividade de fixação:
Entreguei uma folha com cálculo de adição e subtração e os alunos tinha que fazer os cálculos e com ajuda dos objetos e alguns alunos usando o dedo mesmo, auxiliei alguns alunos que tiveram uma certa dificuldade, mas foi feito completamente a tarefa pedida. 
 
 
 
Sensibilização: 30 min
 
 
Desenvolvimento: 30 min
 
Atividade de fixação: 1 hora
Avaliação será direta e permanente observando o trabalho dos alunos no desenvolvimento diário.
Palitos
Tampinha de garrafa pet
Folha de oficio 
READ, Herbert, A educação pela arte, São Paulo, Martins Fontes, 1958.
 
DOLL Jr., W. E. (1997). Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA
Sensibilização:
 Rotina da turma , escreve no quadro os números até o 20 e depois pedir pra eles fazerem a contagem dos números de 0 a 20 em ordem crescente e depois decrescente (com auxílio de um cartaz com os números). 
Desenvolvimento: 
Fazer contagem com os dedos, e peça aos alunos para repetirem. Com objetos (palitos, fósforo, quadrinho com EVA) e colocar na mesa a quantidade de 1 á 5 . 
Atividade de fixação:
Entreguei uma folha com cálculo de adição e subtração e os alunos tinha que fazer os cálculos e com ajuda dos objetos e alguns alunos usando o dedo mesmo e auxiliar se for necessário .
 
PLANO DE AULA
DATA DE APLICAÇÃO: 11/05/2018
ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Darcy Azambuja
INTEGRANTES DA EQUIPE: Micaele de Deus Oliveira
DISCIPLINA : Matemática
TURMA EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: 1º ano 
DURAÇÃO: 2 horas
OBJETIVOS
CONTEÚDO
METODOLOGIA
CRONOGRAMA
AVALIAÇÃO
RECURSOS
REFERENCIAS
Objetivo geral: 
Reconhecer os números até 10 .
Objetivo especifico:
Fazer relações entre quantidades e números .
Identificar todos os números .
Sistema Numérico 
Sensibilização:
⦁ Rotina da turma
Explicar que os números estão presentes no nosso dia a dia e questiona- lós em quais situações do dia a dia eles utilizam os números.
 
Desenvolvimento: 
Dividir a sala em dois grupos. Cada criança do grupo receberá uma placa com os números entre 0 e 10 que deverá colocar no pescoço. Em seguida colocar uma música bem animada e quando a música parar eles deverão se organizar de forma que a sequência numérica esteja em ordem crescente dos números . Logo depois fazer a mesma atividade só que de 0 á 20 .
Atividade de fixação:
Perguntar a cada aluno de cada vez se, levando-se em conta a sequência numérica correta, se ele está no lugar certo da fila. Se a resposta for não, ele deve mudar de lugar e ir para sua posição certa. 
 
 
Sensibilização: 30 min
 
 
Desenvolvimento: 1 hora
 
Atividade de fixação: 30 min
Avaliação será direta e permanente observando o trabalho dos alunos no desenvolvimento diário.
Radio
Pendrive
SENNA (1995). Psicogênese da Língua escrita, universais lingüísticos e teorias da Alfabetização. São Paulo: Alfa, 39: 221-241.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA
 Sensibilização:
 Rotina da turma , explicar que os números estão presentes no nosso dia a dia e questiona- lós em quais situações do dia a dia eles utilizam os números.
 
Desenvolvimento: 
Dividir a sala em dois grupos. Cada criança do grupo receberá uma placa com os números entre 0 e 10 que deverá colocar no pescoço. Em seguida colocar uma música bem animada e quando a música parar eles deverão se organizar de forma que a sequência numérica esteja em ordem crescente dos números. Logo depois fazer a mesma atividade só que de 0 á 20.
Atividade de fixação:
Perguntar a cada aluno de cada vez se, levando-se em conta a sequência numérica correta, se ele está no lugar certo da fila. Se a resposta for não, ele deve mudar de lugar e ir para sua posição certa. 
Cada um deve escrever no seu caderno os números de 2 em 2 até o 20.
 
PLANO DE AULA
DATA DE APLICAÇÃO: 14/05/2018
ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Darcy Azambuja
INTEGRANTES DA EQUIPE: Micaele de Deus Oliveira
DISCIPLINA: Matemática
TURMA EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: 1º ano 
DURAÇÃO: 2 horas
OBJETIVOS
CONTEÚDO
METODOLOGIA
CRONOGRAMA
AVALIAÇÃO
RECURSOS
REFERENCIAS
Objetivo geral: 
Relacionar número/quantidade 
Objetivo especifico:
Fazer cálculo mental .
Entender as regras do jogo.
Entender noções de adição
Grandezas e medidas
Sensibilização:
Rotina da turma.
Irei apresentar aos alunos a carta do baralho e dividir a sala em grupos.
 
 
Desenvolvimento: Apresentar as cartas de 1 baralho para grupos de 2 a 4 jogadores, depois pedir que separem as cartas de 1 (A vale 1) a 9 com os 4 tipos de naipes, totalizando 36 cartas. Objetivo é que fazer com que os pare cheguem ao resultado 10 .
 
Atividade de fixação
: . O jogo dever ser iniciado com um dos jogadores embaralhando as cartas e colocando sobre a mesa 10 cartas viradas para cima. As outras cartas ficarão sobre a mesa em um monte, voltadas para baixo. O primeiro jogador dever virar uma carta do monte e tentar somá-la com uma das cartas da mesa, visando formar par com o total 10. 
Sensibilização: 30 min
 
 
Desenvolvimento: 30 min
 
Atividade de fixação: 1 hora
Avaliação será direta e permanente observando o trabalho dos alunos no desenvolvimento diário.
2 Baralhos de cartas 
YANEZ, Zulema Garcia. Psicomotricidade e seus conceitos fundamentais. Esquema e imagem corporal. Conferência proferida na III Jornada de Psicomotricidade, Porto Alegre (1994).
LORENZATO, S. Para Aprender Matemática. Autores Associados. Campinas, 2006.
DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA
Sensibilização:
Rotinada turma , irei apresentar aos alunos a carta do baralho e dividir a sala em grupos .
 
 
Desenvolvimento: 
Apresentar as cartas de 1 baralho para grupos de 2 a 4 jogadores, depois pedir que separem as cartas de 1 (A vale 1) a 9 com os 4 tipos de naipes, totalizando 36 cartas. Objetivo é que fazer com que os pare cheguem ao resultado 10 .
 
Atividade de fixação: 
O jogo dever ser iniciado com um dos jogadores embaralhando as cartas e colocando sobre a mesa 10 cartas viradas para cima. As outras cartas ficarão sobre a mesa em um monte, voltadas para baixo. O primeiro jogador dever virar uma carta do monte e tentar somá-la com uma das cartas da mesa, visando formar par com o total 10. Se conseguir, ficará com o par para si, se não conseguir somar, deixará a carta sobre a mesa, virada para cima, ao lado das outras, passando para o próximo jogador. É preciso incentivar os outros jogadores do grupo a ajudar o colega com a soma de suas cartas. 
PLANO DE AULA
DATA DE APLICAÇÃO: 15/05/2018
ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Darcy Azambuja
INTEGRANTES DA EQUIPE: Micaele de Deus Oliveira
DISCIPLINA: Ciência 
TURMA EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: 1º ano 
DURAÇÃO: 2 horas
OBJETIVOS
CONTEÚDO
METODOLOGIA
CRONOGRAMA
AVALIAÇÃO
RECURSOS
REFERENCIAS
Objetivo geral:
identificar as diferentes partes do corpo humano
Objetivo especifico:
Verificar o conhecimento dos alunos sobre o corpo humano;
· Propiciar as interações criança/crianças e criança/professora por meio da do canto e da dança. 
Partes do corpo humano.
Sensibilização:
Rotina da turma
Logo em seguida na sala de aula com a cantiga popular “Cabeça, ombro, joelho e pé” da Xuxa, fazendo os alunos cantar e participar junto. 
 
Desenvolvimento: 
 Interagir sobre o assunto, perguntar quais foram as parte do corpo que tocaram na música e dar a folha mas fazer junto com eles pergunta " Quanta orelhas temos?", quantas bocas, quantos olhos, quantos pés, quantas maões ...
 
Atividade de fixação: 
Entregar a folha explicar que primeiro pintar, recorta e depois colar. Ajudar, orientar se necessário á recortar. 
 
Sensibilização: 30 min
 
 
Desenvolvimento: 30 min
 
Atividade de fixação: 1 hora
Avaliação será direta e permanente observando o trabalho dos alunos no desenvolvimento diário.
Caixa de som
Pendrive
Tesoura 
Giz de cera
Lápis de cor
Folha de oficio 
Tenaz
BEÇAK, M ª LUÍZA E WILLY. Aprendendo Ciências. Ed. FTD, 1976.
GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de professores na educação infantil. São
DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA
Sensibilização:
Rotina da turma , logo em seguida na sala de aula com a cantiga popular “Cabeça, ombro, joelho e pé” da Xuxa, fazendo os alunos cantar e participar junto.
 
Desenvolvimento: 
 Interagir sobre o assunto, perguntar quais foram as parte do corpo que tocaram na música e dar a folha mas fazer junto com eles pergunta " Quanta orelhas temos?", quantas bocas, quantos olhos, quantos pés, quantas maões ...
 
Atividade de fixação: 
Entregar a folha explicar que primeiro pintar, recorta e depois colar. Ajudar, orientar se necessário á recortar. 
PLANO DE AULA
DATA DE APLICAÇÃO: 16/05/2018
ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Darcy Azambuja
INTEGRANTES DA EQUIPE: Micaele de Deus Oliveira
DISCIPLINA: Matemática
TURMA EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: 1º ano 
DURAÇÃO: 2 horas
OBJETIVOS
CONTEÚDO
METODOLOGIA
CRONOGRAMA
AVALIAÇÃO
RECURSOS
REFERENCIAS
Objetivo geral:
Memorizar a tabuada.
Objetivo especifico:
Desenvolver noções de adição.
Utilizar os dedos para fazer contagem.
Tabuada 
 Sensibilização: 
Rotina da turma, levar para os alunos uma tabuada e apresentar a eles, a tabuada do 1 que todo número multiplicado por 1 é ele mesmo, exemplo, 20x1 é 1, 200x1 é 200 e assim todos os números. Fazer no quadro a tabuada do 1 para completarem.
Desenvolvimento: 
 
 Agora vamos para a tabuada do 2, explicar que sabemos já que 2+2 é 4, então quanto seria 2x2? Dei um tempo para eles pensarem e responderem , então continuei no quadro coloquei a tabuada do 2 , fiz a tabuada até 2x2 , explicar aos aluno que a tabuada não passa além de uma soma , que a tabuada é do 2 , vai somar mais 2 sempre, se é do 3 vai somar mais 3 , 2x1 é 2 , então quando é 2x2 é 4 porque somamos mais 2 , e 2x3 seria 4+2=6 .
Atividade de fixação: 
Colocar no quadro toda a tabuada do 2, deixar terminar e corrigir junto com eles . Passa para a tabuada do três .
 
 
 
 
Sensibilização: 30 min
 
 
Desenvolvimento: 40 min
 
Atividade de fixação: 50 min
Avaliação será direta e permanente observando o trabalho dos alunos no desenvolvimento diário.
Caixa de som
Pendrive
Tesoura 
Giz de cera
Lápis de cor
Folha de oficio 
Tenaz
DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educação. Petrópolis: Vozes, 1993.
CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Tipografia Matemática, 1951.
DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA
 Sensibilização: 
Rotina da turma, levar para os alunos uma tabuada e apresentar a eles, a tabuada do 1 que todo número multiplicado por 1 é ele mesmo, exemplo, 20x1 é 1 , 200x1 é 200 e assim todos os números. Fazer no quadro a tabuada do 1 para completarem.
Desenvolvimento: 
 
 Agora vamos para a tabuada do 2, explicar que sabemos já que 2+2 é 4, então quanto seria 2x2? Dei um tempo para eles pensarem e responderem , então continuei no quadro coloquei a tabuada do 2 , fiz a tabuada até 2x2 , explicar aos aluno que a tabuada não passa além de uma soma , que a tabuada é do 2 , vai somar mais 2 sempre, se é do 3 vai somar mais 3 , 2x1 é 2 , então quando é 2x2 é 4 porque somamos mais 2 , e 2x3 seria 4+2=6 .
Atividade de fixação: 
Colocar no quadro toda a tabuada do 2, deixar terminar e corrigir junto com eles. Se precisar dar a tampinha de garrafa pet ou deixar fazerem bolinha no caderno para ajudar a fazer a tabuada. Passa para a tabuada do três . 
PLANO DE AULA
DATA DE APLICAÇÃO: 17/05/2018
ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Darcy Azambuja
INTEGRANTES DA EQUIPE: Micaele de Deus Oliveira
DISCIPLINA: Português
TURMA EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: 1º ano 
DURAÇÃO: 2 horas
OBJETIVOS
CONTEÚDO
METODOLOGIA
CRONOGRAMA
AVALIAÇÃO
RECURSOS
REFERENCIAS
Objetivo geral:
Reconhecer o som silábico do B e C .
Objetivo especifico: 
Reconhecer da letra B e C .
Saber formar palavras com as letras B e C
.
Família silábica do B e C
 Sensibilização: 
Rotina da turma, apresentar a música: “Ciranda Cirandinha” - DVD Galinha Pintadinha em forma de som/vídeo. Conversar sobre a música, quem são os personagens; quais palavras começam com a letra b e c, quais outras palavras existem com a letra b e c. 
Desenvolvimento: 
 Com uma folha de papel sulfite e lápis, escrever ou desenhar objetos/personagens, etc, que viram e ouvirão da música ou fora da música com a letra B e C. 
 
Atividade de fixação: 
Escreve no quadro a família silábica do b e do c , exemplo , BA BE BI BO BU BÃO , CA CO CU CÃO passei no quadro e fui perguntando a palavra BALA começa com que silaba e CAFÉ , BOCA , CABO ? . Entreguei um folha que eles tinham que olhar a imagem e ler, para completar a palavra com a família do B e outra folha com a família do C, exemplo, tinha um desenho com uma aBElha na folha e eles tinham que completar com o BE. 
 
 
 
 
Sensibilização: 30 min
 
 
Desenvolvimento: 30
 
Atividade de fixação: 1 hora 
Avaliação será direta e permanente observando o trabalho dos alunos no desenvolvimento diário.
Radio
folha de papel sulfite 
Giz
Lápis de cor
BARBOSA, Ana Mae, Recorte e Colagem, São Paulo, Cortez Editora, 1982.
 
KISHIMOTO, Tisuko M. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 1996
DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA
 Sensibilização: 
Rotina da turma, apresentar a música: “Ciranda Cirandinha” - DVD Galinha Pintadinha em forma de som/vídeo. Conversar sobre a música, quem são os personagens; quais palavras começamcom a letra b e c, quais outras palavras existem com a letra b e c. 
Desenvolvimento: 
 Com uma folha de papel sulfite e lápis, escrever ou desenhar objetos/personagens, etc, que viram e ouvirão da música ou fora da música com a letra B e C. 
 
Atividade de fixação: 
Escreve no quadro a família silábica do b e do c , exemplo , BA BE BI BO BU BÃO , CA CO CU CÃO passei no quadro e fui perguntando a palavra BALA começa com que silaba e CAFÉ , BOCA , CABO ? . Entreguei um folha que eles tinham que olhar a imagem e ler, para completar a palavra com a família do B e outra folha com a família do C, exemplo, tinha um desenho com uma aBElha na folha e eles tinham que completar com o BE . 
PLANO DE AULA
DATA DE APLICAÇÃO: 21/05/2018
ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Darcy Azambuja
INTEGRANTES DA EQUIPE: Micaele de Deus Oliveira
DISCIPLINA: Português
TURMA EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: 1º ano 
DURAÇÃO: 2 horas
OBJETIVOS
CONTEÚDO
METODOLOGIA
CRONOGRAMA
AVALIAÇÃO
RECURSOS
REFERENCIAS
Objetivo geral:
Conhecer os cinco sentidos e identificar a diferença dos cincos sentidos
Objetivo especifico: 
Identificar os órgãos dos sentidos e sua função. 
Conhecer a importância do sentido para nossa sobrevivência.
Os cinco sentidos do corpo humano 
 Sensibilização: 
Rotina da turma , trabalharei com eles cada sentido separados , colocarei uma venda numa criança e dar pra elas experimentarem doce ou salgado ai é trabalhado o paladar , com potinhos com diversos cheiros pra experimentarem e identificarem é trabalhado o olfato , pedi pra elas baterem palma e esse om que elas escutando é a audição , mostra um dado pra eles e pergunta o que estão vendo aqui na minha mão é trabalhado a visão e por final dar um caixa com objetos com textura diferentes como um bola, carrinho ,lápis ,borracha ,papel ,tenaz e explicar oque é nosso tato .
Desenvolvimento: 
Entregar uma folha aonde eles terão que marcar um X aonde tem um desenho que significa o paladar .
 
 
Atividade de fixação: 
Afinal entregar pros alunos uma folha aonde eles tinham que recortar os olhos, boca, nariz e sobrancelha, colar no boneco nos seus devidos lugares. 
 
 
 
 
Sensibilização: 30 min
 
 
Desenvolvimento: 30 min
 
Atividade de fixação: 1 hora 
Avaliação será direta e permanente observando o trabalho dos alunos no desenvolvimento diário.
Giz
Lápis de cor
Tesoura
Tenaz
Canetinha
LIBÂNEO, José
Carlos. Organização e
Gestão da Escola: teoria e prática. 5ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
 
BARRY J. Wadsworth. Inteligência e Afetividade da Criança na Teoria de Piaget. Editora Pioneira, São Paulo. s/d
DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA
 Sensibilização: 
Rotina da turma , trabalharei com eles cada sentido separados , colocarei uma venda numa criança e dar pra elas experimentarem doce ou salgado ai é trabalhado o paladar , com potinhos com diversos cheiros pra experimentarem e identificarem é trabalhado o olfato , pedi pra elas baterem palma e esse om que elas escutando é a audição , mostra um dado pra eles e pergunta o que estão vendo aqui na minha mão é trabalhado a visão e por final dar um caixa com objetos com textura diferentes como um bola, carrinho ,lápis ,borracha ,papel ,tenaz e explicar oque é nosso tato .
Desenvolvimento: 
Entregar uma folha aonde eles terão que marcar um X aonde tem um desenho que significa o paladar .
 
 
Atividade de fixação: 
Afinal entregar pros alunos uma folha aonde eles tinham que recortar os olhos, boca, nariz e sobrancelha, colar no boneco nos seus devidos lugares . 
PLANO DE AULA
DATA DE APLICAÇÃO: 22/05/2018
ESCOLA: Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Darcy Azambuja
INTEGRANTES DA EQUIPE: Micaele de Deus Oliveira
DISCIPLINA: Matemática
TURMA EM QUE O PLANO SERÁ APLICADO: 1º ano 
DURAÇÃO: 2 horas
OBJETIVOS
CONTEÚDO
METODOLOGIA
CRONOGRAMA
AVALIAÇÃO
RECURSOS
REFERENCIAS
Objetivo geral:
Situações problema no campo da adição e subtração
Objetivo especifico: 
Reconhecer as propriedades da adição. 
Reconhecer as propriedades da subtração
Fazer calculo mental 
Adição e Subtração 
 Sensibilização: 
Rotina da turma, realizei o jogo dos dados cada grupo receberá um dado, o líder de cada equipe começará o jogo lançando o dado 3 vezes e o grupo fará a soma dos pontos lançados. Rotina da turma, realizei o jogo dos dados cada grupo receberá um dado, o líder de cada equipe começará o jogo lançando o dado 3 vezes e o grupo fará a soma dos pontos lançados. 
Desenvolvimento: 
Logo em seguida, entreguei para cada grupo um problema e o grupo que terminasse primeiro ganhava um prêmio, exemplo dos problemas: Carla tem 15 anos e sua irmã tem 10. Qual a diferença de idade entre elas? Sérgio ganhou um livro de história com 45 folhas escritas e 27 com ilustrações . Quantas folha tem o livro? . 
 
 
Atividade de fixação: 
Por fim passei no quadro cálculos de adição e subtração e probleminhas.
 
 
 
 
Sensibilização: 30 min
 
 
Desenvolvimento: 1 hora
 
Atividade de fixação: 30 min
Avaliação será direta e permanente observando o trabalho dos alunos no desenvolvimento diário.
 
Dado
Folha de oficio 
JACQUES, Eleide Mônica da Veiga. Metodologia e Conteúdos Básicos de Matemática. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). – Indaial: Ed. ASSELVI, 2007.
REVISTA NOVA ESCOLA. Machado para todas as idades. Ed. Abril, n. 215, set, 2008.
DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA
 Sensibilização: 
Rotina da turma, realizei o jogo dos dados cada grupo receberá um dado, o líder de cada equipe começará o jogo lançando o dado 3 vezes e o grupo fará a soma dos pontos lançados. Rotina da turma, realizei o jogo dos dados cada grupo receberá um dado, o líder de cada equipe começará o jogo lançando o dado 3 vezes e o grupo fará a soma dos pontos lançados. 
Desenvolvimento: 
Logo em seguida, entreguei para cada grupo um problema e o grupo que terminasse primeiro ganhava um prêmio, exemplo dos problemas: Carla tem 15 anos e sua irmã tem 10. Qual a diferença de idade entre elas? Sérgio ganhou um livro de história com 45 folhas escritas e 27 com ilustrações . Quantas folha tem o livro? . 
 
 
Atividade de fixação: 
Por fim passei no quadro cálculos de adição e subtração e probleminhas.

Continue navegando