Buscar

Gestão da Qualidade de Produtos e Processos (EPR10)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão da Qualidade de Produtos e Processos (EPR10)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:431935) ( peso.:1,50)
	Prova:
	8642985
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Os indicadores de desempenho são utilizados nas organizações para demonstrar, por exemplo, a evolução de um dado índice ao longo de um dado período de tempo. Em processos produtivos, é comum a utilização do indicador de percentual de defeitos apontados ao longo de um mês. Sobre os indicadores, analise as seguintes sentenças: 
I- É importante que sejam confiáveis e compreensíveis.
II- Deve mostrar qual o seu objetivo ou meta.
III- Não devem apresentar gráficos.
IV- Apresentam uma formatação normatizada.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	2.
	Após a conclusão da etapa de projeto de um novo produto, é necessário por em prática a execução do projeto, resultando na fabricação do produto. Quando existe uma distância entre quem projetou e quem irá executar, existem grandes chances de ocorrência de erros, retrabalhos e aumento nos gastos. A Engenharia Simultânea, por outro lado, visa solucionar esses e outros problemas relacionados à interface projeto/produção. Nesse contexto, analise as seguintes sentenças:
I- Busca-se, através da Engenharia Simultânea, promover a integração entre os diversos setores envolvidos para a criação de novos produtos.
II- O conceito de Engenharia Simultânea não exclui a participação dos clientes no processo. Especificamente, essa relação é chamada de ?Comakership?.
III- Na Engenharia Simultânea, o produto é projetado dentro do processo produtivo, simultaneamente ao processo de fabricação, em que todas as suas particularidades são projetadas junto aos operadores e equipamentos.
IV- Como nesse processo projetamos simultaneamente ao processo produtivo, os erros se restringem aos primeiros testes piloto, e não existem conflitos entre setores, pois o projeto é criado no ambiente produtivo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	3.
	Uma característica importante relacionada a um processo produtivo é sua capacidade de gerar resultados consistentes e com repetibilidade. Um processo estável é mais fácil de ser controlado e gerenciado. Com relação às ações que contribuem para a estabilidade dos processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Manutenção preventiva dos equipamentos.
(    ) Padronização dos métodos de operação.
(    ) Aumento na quantidade de processos manuais.
(    ) Implantação de Programa 5S.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	4.
	Segundo Abraham Maslow (1908-1970), as pessoas possuem diferentes necessidades e motivações. Quando tratamos das necessidades dos clientes, é muito importante a sua compreensão, pois esta se relaciona com a qualidade e o sucesso do negócio. As necessidades humanas, de acordo com os princípios de Maslow, são hierarquizadas da seguinte forma:
	 a)
	Necessidades de segurança, sociais, autorrealização, fisiológicas e estima.
	 b)
	Necessidades fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização.
	 c)
	Necessidades de estima, fisiológicas, autorrealização, sociais e segurança.
	 d)
	Necessidades sociais, segurança, estima, fisiológicas e autorrealização.
	5.
	Como o cinto de segurança, o ?airbag? é um dispositivo com a finalidade de proteger os ocupantes dos veículos em casos de colisão, evitando danos físicos mais graves aos motoristas e passageiros. Ele é composto por um sensor que ativa o processo de inflação de uma bolsa, quando se atinge um determinado valor mínimo de força de colisão. Quando consideramos esse tipo de sistema, estamos tratando de um exemplo de projeto de um princípio de método à prova de erros, denominado:
	 a)
	Facilitação, pois, com a aplicação do airbag, o processo de fabricação de veículo torna-se simplificado e mais seguro.
	 b)
	Substituição, pois o cinto de segurança é substituído pelo airbag, sendo ativado por dispositivo automático, enquanto o cinto de segurança permite a falha humana.
	 c)
	Eliminação, pois airbag é uma tecnologia que substitui outros itens de segurança, como o cinto de segurança.
	 d)
	Mitigação, pois o airbag não evita que o acidente aconteça, mas faz com que as consequências do acidente sejam reduzidas para os ocupantes do veículo.
	6.
	Os gestores das empresas detêm algumas atribuições no âmbito da qualidade. Nesse sentido, é importante a criação de uma visão da qualidade, que deve envolver todos os colaboradores. Como nesse processo são envolvidas pessoas com diversas funções dentro da hierarquia, que apresentam ideias e cultura muitas vezes bastante distintas, faz-se necessário transformar a qualidade em um valor para os colaboradores. Sobre o papel dos gestores e a qualidade nas empresas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É importante que os colaboradores entendam e acreditem que a qualidade é importante para eles.
(    ) Os gestores precisam, acima de tudo, passar segurança para os colaboradores, alterando os números reais da qualidade, se necessário.
(    ) Embora seja comum a ideia de que a qualidade deva envolver todos os colaboradores, o processo de controle da qualidade deve ficar a encargo de especialistas.
(    ) A remuneração variável (participação nos resultados) de uma empresa pode ser considerada uma forma de vincular valor à qualidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	?Andon? é uma expressão japonesa que exprime sinal sonoro ou visual, com a utilização de cores ou números. A sua função é informar quando da ocorrência de problemas nas linhas de produção. Esses problemas podem ser produtos não conformes, necessidade de manutenção ou falta de matéria-prima para abastecer o equipamento. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma vantagem da implantação dos ?Andons? consiste na possibilidade de gerenciamento em tempo real dos processos.
(    ) Com a implantação de ?Andons?, os problemas são resolvidos imediatamente, sem a necessidade de parada da linha de produção.
(    ) É possível acompanhar o volume de produção em tempo real, informação importante para o gerenciamento de processos com remuneração variável vinculada ao desempenho.
(    ) Trata-se de um dispositivo à prova de erros, que é instalado nos processos de produção. Ele elimina a chance de ocorrência de falha.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	8.
	Na implantação de controles em um processo produtivo, são considerados alguns itens e suas respectivas especificidades. Nesses casos, os objetos de controle resultantes são uma combinação de certas características. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta características inerentes aos objetos de controle em processos produtivos:
	 a)
	Características gerenciais, do processo e dos sistemas de gestão.
	 b)
	Características organizacionais, de projeto e de execução.
	 c)
	Características do produto, do processo e dos efeitos secundários.
	 d)
	Características do processo, dos equipamentos e dos operadores.9.
	Os processos usualmente são implantados considerando os dados provenientes de projetos. Na etapa de projeto, são consideradas e analisadas as diversas probabilidades de falhas, quando esse processo estiver em operação em condições normais ou adversas. O conjunto de condições no qual o processo está inserido normalmente sofre diversos tipos e níveis de variações. Sobre as características inerentes aos processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ser humano, no que envolve a sua atuação direta nos processos, dificilmente consegue manter um padrão durante um longo período de tempo. A fadiga, dentre outros fatores, afeta o nível e a probabilidade de ocorrência de erros operacionais.
(    ) Em processos que dependem diretamente de mão de obra, o principal causador de defeitos é o próprio operador. Assim, automatizando as etapas do processo, eliminamos todas as causas dos erros, obtendo-se qualidade 100%.
(    ) Os processos podem sofrer com erros causados por falhas mecânicas, elétricas, desgaste, dentre outras. Assim, é sempre conveniente evitar a automatização, pois essa gera maiores custos com manutenção.
(    ) A ocorrência de falhas em processos produtivos se relaciona tanto aos erros humanos como aos erros provocados por desvios de diversas naturezas, que podem ser influenciados por diversos fatores, incluindo a temperatura e a umidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	Para um bom gerenciamento dos processos, é importante o desenvolvimento de indicadores adequados, os quais têm por finalidade fornecer informações sobre o desempenho dos mesmos. Com base nesses índices, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Percentual de segunda qualidade.
II- Eficiência da mão de obra.
III- Lead time. 
(    ) Produtividade.
(    ) Qualidade.
(    ) Velocidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - III - I.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando