Buscar

Avaliação On-Line 4



Continue navegando


Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário 
Conteúdo
	Usuário
	Maria Daniele da Silva 
	Curso
	6756 . 5 - Sagah - Comunicação e Expressão - 20182.AB 
	Teste
	Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário 
	Iniciado
	16-11-2018 22:23 
	Enviado
	16-11-2018 22:47 
	Status
	Completada 
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos   
 1 em 1 pontos
	
	
	
	Com o objetivo de trazer vivência de um tema estudado em sala de aula, um professor levou os seus alunos até um museu interativo. Lá, além de explorar e conhecer os objetos e fatos históricos, os estudantes puderam conhecer os fenômenos sociais e culturais de vários lugares. Ao retornar à sala de aula, os alunos terão de entregar ao professor um texto que registre a experiência vivida. O gênero textual mais adequado para alcançar o objetivo proposto é: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
Um relatório.
	Respostas: 
	a. 
Um projeto de pesquisa
	
	b. 
Uma crônica
	
	c. 
Um paper.
	
	d. 
Um relatório.
	
	e. 
Um ensaio
	
	
	
 Pergunta 2 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o que segue:
“Somos muitos Severinos iguais em tudo na vida: na mesma cabeça grande que o corpo se equilibra, no mesmo ventre crescido sobre as mesmas pernas grandes finas, e iguais também porque o sangue que usamos tem pouca tinta.” (Melo Neto, 1975).
O tipo textual transcrito é uma:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
Descrição.
	Respostas: 
	a. 
Narração.
	
	b. 
Narração / Dissertativa.
	
	c. 
Injunção.
	
	d. 
Dissertação.
	
	e. 
Descrição.
	
	
	
 Pergunta 3 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Dificilmente você encontrará um texto de tipo exclusivamente descritivo. O que ocorre mais comumente é encontrar trechos descritivos inseridos em um texto de tipo predominantemente narrativo ou dissertativo. Diante disso, assinale a alternativa que define corretamente a “narração”:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
Narrar é contar um ou mais fatos que ocorreram com determinadas personagens, em local e tempo definidos. Dito de outra forma, é contar uma história, que pode ser real ou imaginária.
	Respostas: 
	a. 
É o discurso que ocorre em situações em que o emissor tem o objetivo de orientar alguém na realização de tarefas ou para regulamentar práticas sociais.
	
	b. 
A narração é estática, não é dinâmica e nela não predominam os verbos.
	
	c. 
A narração deve ser predisposta a fazer o que lhe pedem e que valoriza o papel e a injunção do emissor.
	
	d. 
Narração diz respeito ao tipo textual cujo intuito é levar alguém a fazer algo.
	
	e. 
Narrar é contar um ou mais fatos que ocorreram com determinadas personagens, em local e tempo definidos. Dito de outra forma, é contar uma história, que pode ser real ou imaginária.
	
	
	
 Pergunta 4 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Com base nas funções da linguagem, leia e identifique a principal função do excerto abaixo e seu gênero textual, respectivamente: 
Sossego na xícara 
Os chás são poderosos aliados na hora de se desligar do que já passou. Trocar o café por um chá quentinho pode trazer um enorme conforto, já que muitas ervas têm propriedades calmantes. 
"A cafeína presente no chá é muitas vezes menor do que a do café. Mas, mesmo assim, para pessoas que prefiram não consumir cafeína à noite, recomendo infusões, que, além de muito saborosas, relaxam a mente e o corpo", explica Monica Rennó, da Talchá, loja especializada em chás de São Paulo. 
Monica sugere uma bebida que combina camomila, menta e rooibos para criar esse momento de relaxamento. Mas quem quiser algo mais leve, a pedida é fazer uma infusão de erva doce e sementes de anis à noite. 
LUIGGI, Mirella. Veja hábitos que ajudam a descansar corpo e alma. Matéria para a equipe Natura, 2014. Disponível em: < https://goo.gl/w86cM6>. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
Função referencial; matéria jornalística.
	Respostas: 
	a. 
Função poética; narração.
	
	b. 
Função emotiva; matéria jornalística.
	
	c. 
Função conativa; matéria jornalística. 
	
	d. 
Função referencial; matéria jornalística.
	
	e. 
Função fática; coluna.
	
	
	
 Pergunta 5 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Nas produções textuais o emissor lança objetivo a ser atingido a partir da recepção da mensagem, neste sentido convencer o receptor a consumir produto, acatar ideias ou contratar serviços entre outros pontos, figura como propósito do domínio discursivo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
Publicitário.
	Respostas: 
	a. 
Pessoal.
	
	b. 
Instrucional.
	
	c. 
Publicitário.
	
	d. 
Acadêmico.
	
	e. 
Documental.
	
	
	
 Pergunta 6 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Observe:
“Um beijo fala mais que mil palavras Um toque é bem mais que poesia No seu olhar enxergo a sua alma Sua fala é uma linda melodia”
(Luan Santana)
No trecho da música de Luan Santana quando diz: “Um beijo fala mais que mil palavras” a expressão em negrito caracteriza a figura da linguagem conhecida como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
Hipérbole.
	Respostas: 
	a. 
Pleonasmo.
	
	b. 
Hipérbole.
	
	c. 
Paradoxo.
	
	d. 
Eufemismo.
	
	e. 
Gradação.
	
	
	
 Pergunta 7 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considere a seguinte situação: Katya morava sozinha em um apartamento que teve o aluguel reajustado. Na intenção de organizar melhor as finanças, resolveu dividir o aluguel, sublocando um dos quartos para Trixie. Depois de dois meses, o ferro a vapor parou de funcionar e Katya acusou Trixie de tê-lo quebrado, utilizando o seguinte argumento: “Nunca tive problemas com este ferro a vapor até você se mudar para cá, logo, você é a causa de ele ter quebrado”.
Na situação ilustrada existe uma correlação coincidente que situa dois eventos cronologicamente distintos como sendo causa e consequência direta. Qual das falácias listadas abaixo representa esse mecanismo linguístico?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
Post hoc ergo propter hoc
	Respostas: 
	a. 
Supressão
	
	b. 
Pergunta complexa
	
	c. 
Petitio principii
	
	d. 
Post hoc ergo propter hoc
	
	e. 
Provincianismo
	
	
	
 Pergunta 8 
1 em 1 pontos
	
	
	
	O domínio discursivo jornalístico é composto por variados gêneros textuais, orais e híbridos e tem ampla circulação social. Seu objetivo é divulgar, relatar e comentar fatos rotineiros, opiniões, debates e pontos de vista sobre conteúdos, desde matérias e assuntos de interesse social e cultural até acontecimentos mais corriqueiros do dia a dia. Com base nessa informação, assinale a alternativa que contenha apenas gêneros jornalísticos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
Notícia; artigo de opinião; carta do leitor; editoriais.
	Respostas: 
	a. 
bilhetes; cartões; cartas; telegramas; diários.
 
	
	b. 
enciclopédias; teses;  monografias; ensaios; relatórios.
	
	c. 
Notícia; artigo de opinião; carta do leitor; editoriais.
	
	d. 
Crônica; lenda; peças de teatro; filmes; histórias em quadrinhos.
	
	e. 
petição; sentença; lei; recurso; decisão judicial.
	
	
	
 Pergunta 9 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o excerto a seguir:“Coisas desse tipo me levam a indagar se não é necessário refletir sobre certas atribuições no que tange à participação dos homens no feminismo. Refiro-me, particularmente, a um ponto crucial: nós, homens, somos aliados do feminismo, não seus protagonistas. Esse protagonismo sempre foi, e sempre será, um apanágio das mulheres: foram elas — e continuam a ser — as construtoras do movimento feminista, precisamente na medida em que sobre elas incide, ao longo da história e de modo imediato, a opressão patriarcal. Ainda que nós, homens, também soframos efeitos opressores do patriarcado, todos somos seus beneficiários, mesmo que nem todos sejamos seus signatários. Daí que nossamais importante contribuição para o feminismo seja precisamente combater as múltiplas formas pelas quais colaboramos para a perpetuação das estruturas patriarcais, revisando nossos privilégios e questionando como atuamos em favor da opressão sexista.”. (LEAL, Welthon. 12 de março de 2014, discussão em fórum feminista).
Com base na leitura proposta, indique qual das alternativas abaixo melhor arquiteta comentários acerca do gênero, tipo e análise de conteúdo do texto-base, levando em consideração as definições corretas sobre os conceitos mobilizados.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	d. 
Ainda que o gênero não seja de fácil identificação, pode-se afirmar que o tipo predominante na sequência é o dissertativo. A intenção comunicativa, nesse caso, é a de argumentar sobre a necessidade de os homens reconhecerem-se integrantes do patriarcado, para então combate-lo, revisando a maneira como direta ou indiretamente contribuem para a opressão de sexo. A consciência de que o homem tem, historicamente, privilégios dos quais as mulheres não desfrutam é o primeiro passo para entender a luta pela igualdade de sexos.
	Respostas: 
	a. 
Os apontamentos sobre o patriarcado, neste caso, validam a agência masculina em detrimento da feminina no interior dos movimentos feministas, sem prejuízos ao protagonismo e ao lugar de fala. Explicar esse tipo de temática ao público feminino é necessário para validação da discussão e consequente inclusão dos homens no movimento, sem resistência das radicais.
	
	b. 
Existe uma inadequação genérica operada pela confusão entre sexo e gênero na sequência apresentada.
	
	c. 
O gênero, neste caso, não é facilmente identificado, já que, pela natureza da discussão, poderia configurar-se como debate, defesa ou artigo de opinião. Entretanto, e conforme apontado na referência do material, o ensaio do qual foi retirado o excerto ajuda a delinear um tipo específico, qual seja: a injunção.
	
	d. 
Ainda que o gênero não seja de fácil identificação, pode-se afirmar que o tipo predominante na sequência é o dissertativo. A intenção comunicativa, nesse caso, é a de argumentar sobre a necessidade de os homens reconhecerem-se integrantes do patriarcado, para então combate-lo, revisando a maneira como direta ou indiretamente contribuem para a opressão de sexo. A consciência de que o homem tem, historicamente, privilégios dos quais as mulheres não desfrutam é o primeiro passo para entender a luta pela igualdade de sexos.
	
	e. 
Segundo a crônica argumentativa apresentada, existe uma exclusão do público masculino dos movimentos feministas devido à crença indevida em um suposto estado de patriarcado em que a sociedade se encontra. Na prática, a reflexão feminista opera com mecanismos de segregação. Esse tipo de condita é melhor descrita em tipos como o narrativo, por exemplo, predominante no excerto, que dá conta de explicar a complexidade da questão levantada por meio do detalhamento de fatos e opiniões. 
	
	
	
 Pergunta 10 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Você pode utilizar as figuras de linguagem ou de estilo para valorizar seu texto. Com esse recurso linguístico, é possível expressar experiências comuns de formas diferentes, conferindo originalidade, emotividade e/ou poeticidade ao seu discurso. 
Assinale a alternativa onde há ERRO quanto à classificação das figuras de linguagem.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. 
Figuras de postura.
	Respostas: 
	a. 
Figuras de postura.
	
	b. 
Figuras de pensamento ou estilo.
	
	c. 
Figuras de construção ou sintaxe.
	
	d. 
Figuras de palavras.
	
	e. 
Figuras de harmonia ou de som.