Buscar

Relatório AQO C2H2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
IFSul, Campus Pelotas
Coordenadoria de Química
Hidrocarbonetos: Acetileno
Análise Orgânica
SEMESTRE II
PROF.: Rodrigo Olendzki
ALUNOS: Thales Melo, Tiéser Centeno Abelaira
Pelotas - RS
05/2017
Introdução:
O composto acetileno faz parte da classe de alcinos (hidrocarbonetos acíclicos insaturados com uma ligação tripla). O acetileno é um gás incolor, instável, altamente combustível, e produz uma chama de elevada temperatura (mais de 3000° C ou 5400°F) em presença de oxigênio. O gás acetileno tem cheiro agradável quando está na forma pura, mas em geral possui odor irritante em razão das impurezas que o acompanham.
O acetileno é usado na fabricação dos seguintes materiais: explosivos, solventes industriais, plásticos de borracha sintética. Este composto também é empregado na síntese de compostos orgânicos como ácido acético e álcool etílico. É possível fabricar acetileno através das matérias primas: calcário e o carvão de pedra (hulha), os quais são abundantes na natureza. O acetileno é um gás asfixiante com grande grau de inflamabilidade (grau 4: maior da escala), porém não é tão nocivo ao organismo humano se exposto à níveis moderados. O maior risco do acetileno é a sua capacidade de deslocar massas de ar, e consequentemente, oxigênio atmosférico. É muito reativo com halogênios, oxigênio, cobre, mercúrio e prata. Por isso deve ser mantido longe dessas substâncias; e seu transporte deve sempre ser feito em automóveis abertos em cilindro apropriados.
Hulha: combustível fóssil que é encontrado geralmente em florestas antigas (pântanos). Essas florestas possuem propriedades diferentes, por terem passado por transformações da natureza, já foram encobertas pelas águas do mar e soterradas pelo acúmulo de detritos e sedimentos. Esses fatores proporcionam a formação de materiais ricos em carbono e após altas temperaturas e pressões se transformam em hulha, também conhecida como carvão mineral.
Objetivo:
Sintetizar acetileno e verificar suas propriedades físicas e químicas.
Materiais e Métodos
Materiais:
Kitassato, funil de separação, rolha, tubo de desprendimento, tubos de ensaio, cuba, capela, palito de fósforo, pinça de madeira.
Substâncias:
Acetileno, tetracloreto de carbono, carbureto de cálcio, água, bromo, solução a 0,5% de KMnO4, cloreto cuproso amoniacal, reagentes de Tollens, HNO3 concentrado.
Métodos:
Primeiramente, foi-se sintetizado o acetileno, e logo após posto à combustão, e exposto a reações com bromo, e oxidando-o com permanganato de potássio e feito o teste de alcinos verdadeiros.
Resultados e Discussão:
Para sintetizar o acetileno foi adicionado uma quantidade de carbureto de cálcio em um kitassato, colocou-se água emum funil adaptado a rolha que fecha o kitassato, conectou-se um tubo para conduzir o gás formado e este gás foi recolhido em tubos de ensaio invertidos dentro do sistema. A formação do acetileno é representada pela reação:
CaC2 + 2H2O  HCCH + Ca(OH)2
Aproximou-se um palito de fósforo aceso à boca de um tubo de ensaio contendo acetileno e observou-se a formação de fuligem representado pela reação:
H CCH + 3/2O2CO2 + C+H2O.
Adicionou-se 2 gotas de bromo com tetracloreto de carbono em um outro tubo de ensaio contendo acetileno e se observou uma coloração avermelhada conforme a reação:
Foi adicionado 1 ml de solução de 0,5% de KMnO4 em a um tubo de ensaio contendo acetileno, tampou-se o tubo e observou a presença de uma coloração marrom conforme a reação:
Em dois tubos de ensaio contendo acetileno adicionou-se separadamente cloreto mercuroso e nitrato de prata amoniacal, tampou-se e se observou que no tubo de ensaio contendo o cloreto se obteve coloração branco (/transparente) e no tubo de ensaio com nitrato de prata amoniacal se obteve coloração amarela nas paredes com corpo de fundo. Os produtos deste teste foram destruídos com 5ml de HNO3 concentrado em capela por que quando o acetileno seca ele se torna altamente explosivo conforme as reações:
HCCH + Ag+  AgCCAg + HNO3-H+ + AgNO3
HCCH + Hg2+ CCHg+HNO3H+Hg(N03) 2
Conclusão:
Concluiu-se que a combustão do acetileno foi incompleta havendo presença de carbono, na reação com o bromo concluiu-se que o acetileno descolore o bromo, na reação com o KMnO4 ocorreu oxidação branda quebrando somente a ligação dupla e no teste para alcinos verdadeiros foi confirmado que o alcino é verdadeiro.
Referências:
FELTRE, Ricardo, 1928 – QUÍMICA, vol. 3, Química Orgânica – 6ª edição, rev. Marcia Benjamim – São Paulo, 2004. Lido em Abril de 2017.
SOUZA, Líria Alves de – Brasil Escola < http://brasilescola.uol.com.br/ > Acessado em Maio de 2017.
FERNÁNDES, Germán – Química Orgânica < http://www.quimicaorganica.net/ > Acessado em Maio de 2017.
LIRA, Júlio César Lima – Infoescola, Navegando e Aprendendo < http://www.infoescola.com/ > Acessado em Maio de 2017.
SOUZA, Líria Alves de – Mundo Educação < http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/ > Acessado em Maio de 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando