Buscar

Organogênese rudimentar

Prévia do material em texto

Organogênese rudimentar
ECTODERME: SNC + Epiderme + pelos Neurulação
MESODERME: Sistema esquelético + muscular + cardiovascular + urogenital Metamerização
ENDODERME: Sistema digestório + respiratório formação do intestino primitivo
O embrião deixa de ser um disco germinativo trilaminar e passa a ter forma cilíndrica.
NEURULAÇÃO ECTODERME
Processo de Indução: notocorda induz o ectoderme sobrejacente a se espessar (esse espessamento denomina-se Placa Neural). Aqui, não há proliferação celular;
Formam-se pregas neurais, nas bordas laterais da placa neural (elevam-se). Elas delimitam o sulco neural, que é mediano e longitidunal;
O tubo neural é formado a partir da fusão das pregas neurais, que se prolongam e se unem medianamente;
O fechamento do tubo neural inicia-se pela região mediodorsal, em direção cranial e caudal;
Isso faz com que haja regiões de placa neural e de tubo neural simultâneas; as regiões em fechamento denominam-se neuróporo cranial/anterior e neuróporo caudal/posterior.
Os ápices das pregas neurais se projetam para o mesoderma durante o fechamento do tubo neural, dando origem às cristas neurais (que, por sua vez, formam os gânglios nervosos, bem como todo SNP).
Quando há o fechamento completo do tubo neural define-se o fim da neurulação. A parte caudal será medula espinal (estreita) e a parte cefálica, vesículas cefálicas (larga com dilatações).
METAMERIZAÇÃO MESODERME
O mesoderma começa a apresentar diferenciações em 3 regiões distintas:
Mesoderma paraxial: adjacente ao tubo neural e à notocorda. Dá origem aos Sômitos, estes, por sua vez, dão origem aos músculos e ossos do antímero em que se encontra
Mesoderma intermediário: interposto entre os dois outros mesodermas. Dá origem ao sistema urogenital
Mesoderma lateral: é lateral aos outros dois e se divide em duas partes: somatoplaura, relacionada ao ectoderme; e esplâncnopleura, relacionado ao endoderme. As duas faces de unem lateralmente, delimitando o celoma intra-embrionário.
FORMANDO O EMBRIÃO DO PLANO AO CILÍNDRICO
À medida que o embrião se desenvolve, formam-se dobras e pregas. A dobra é a circunflexão, a prega é o processo de estruturas que se projeta após a dobra.
Dobramentos no eixo longitudinal Prega cefálica
				 Prega caudal
Dobramentos no eixo transversal pregas laterais
	Parte do endoderme do saco vitelínica é incorporado pelo embrião, formando o intestino anterior, médio e posterior. Isso acontece porque as dobras faz ação centrípeta sobre a parte proximal da endoderme do saco vitelínico.
FORMAÇÃO DO INTESTINO PRIMITIVO ENDODERME
As dobras dão aspecto de bastonete à região proximal do saco vitelínico, que a partir de então torna-se no intestino primitivo, que se divide em: intestino anterior, que possui sua entrada visível pela sobreposição da borda da dobra cefálica; intestino médio, que mantém relação com o ducto vitelínico; e o intestino posterior, que tem relação com a dobra caudal.
Quando as dobras laterais fecham o celoma intraembrionário, o intestino primitivo forma um canal recoberto por esplancnopleura.

Continue navegando