Buscar

Aula nº. 03. Princípios que regem o DT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito do Trabalho I
Direito do Trabalho I
Professor: 
 
 Francisco Valdece Ferreira de Sousa
valdece@fvadvogados.adv.br
Direito do Trabalho I
VERBETE: Princípios (prin.cí.pi:os) smpl.
1. Noções básicas de uma área de conhecimento: 
 Aprendemos os princípios da geometria.
2. Regras de comportamento moral de uma pessoa ou de um grupo: 
 Cuidado, ele não tem princípios.
3. Proposições, opiniões que o espírito admite como ponto de partida; regra
 Read more: http://www.aulete.com.br/princ%C3%ADpios#ixzz3Pq957JZ2
Aula nº.03
Direito do Trabalho I
01.- PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO
No estudo das ciências a palavra princípio corresponde à noção de proposição ideal, fundamental, construída a partir de uma certa realidade e que direcionam a compreensão da realidade examinada. Ou, segundo ministério de Cretella Júnior, princípios são “proposições que se colocam na base de uma ciência, informando-a”.
Direito do Trabalho I
01.- PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO
…
“Princípios são enunciados genéricos, explicitados ou deduzidos do ordenamento jurídico pertinente, destinados a iluminar tanto o legislador, ao elaborar as leis dos respectivos sistemas, como o intérprete, ao aplicar as normas ou sanar omissões”. 
 ARNALDO SUSSEKIND.
“Princípios jurídicos são valores que o direito reconhece como idéias fundante do ordenamento jurídico, dos quais as regras jurídicas não devem afastar-se para que possam cumprir adequadamente os seus fins”. 
 AMAURI MASCARO NASCIMENTO.
“Certos enunciados lógicos admitidos como condição ou base de validade das demais asserções que compõem dado campo do saber”. 
MIGUEL REALE.
Direito do Trabalho I
02.- PRINCÍPIOS GERAIS APLICÁVEIS 
AO DIREITO DO TRABALHO. 
I - INALTERABILIDADE DOS CONTRATOS - A adequação desse princípio desfigurou a matriz civilista dando origem a uma diretriz própria, gerando o princípio da inalterabilidade contratual lesiva.
II - LEALDADE E BOA-FÉ - incontinência de conduta, mau procedimento, desídia, negociação habitual desleal…
III - NÃO ALEGAÇÃO DA PRÓPRIA TORPEZA - dispensa simulada para saque do FGTS e percepção de seguro desemprego…
IV - VEDAÇÃO À PRÁTICA DO ABUSO DO DIREITO - intimamente ligado ao princípio da razoabilidade , dispõe que as condutas devem ser avaliadas segundo um critério associativo de de verossimilhança, sensatez e ponderação.
Direito do Trabalho I
03.- PRINCÍPIOS DO DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO.
I - PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO ao empregado, considerado “hipossuficiente” na relação empregatícia, visando atenuar, no plano jurídico, o desequilíbrio do plano fático.
II - PRINCÍPIO DA NORMA MAIS FAVORÁVEL ao obreiro que atua de forma tridimensional: informadora, interpretativa/normativa e hierarquizante.
III - PRINCÍPIO DA IMPERATIVIDADE DAS NORMAS TRABALHISTAS em detrimento das poucas regras dispositivas.
IV - PRINCÍPIO DA INDISPONIBILIDADE OU IRRENUNCIABILIDADE DOS DIREITOS TRABALHISTAS traduz a inviabilidade técnico-jurídica de poder o empregado despojar-se de seus direitos.
V - PRINCIPIO DA CONDIÇÃO MAIS BENÉFICA assegura a manutenção, ao longo da vigência do contrato, da cláusula mais favorável ao trabalhador.
…
Direito do Trabalho I
03.- PRINCÍPIOS DO DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO.
VI - PRINCÍPIO DA INALTERABILIDADE CONTRATUAL LESIVA admite eventuais alterações no contrato de emprego, desde quando sejam favoráveis ao empregado. 
 
VII - PRINCÍPIO DA INTANGIBILIDADE CONTRATUAL OBJETIVA o contrato de trabalho não perde sua eficácia ainda que seja modificada a estrutura no plano do empregador 
VIII - PRINCÍPIO DA INTANGIBILIDADE SALARIAL o salário é intocável, exceto no tange aos descontos legais - INSS, IRRF, Imposto Sindical e alimentos(*). 
IX - PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE SOBRE A FORMA…
X - PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE DA RELAÇÃO DE EMPREGO objetiva assegurar a continuidade do contrato de trabalho por entender que o direito ao trabalho integra o principio da dignidade da pessoa humana. 
Direito do Trabalho I
04.- PRINCÍPIOS ESPECIAIS. 
…
I - PRINCÍPIO “IN DÚBIO PRÓ OPERÁRIO” inspirado no direito Penal - in dúbio pro réu - já não tem grande acolhida, a uma, face a existência do princípio da norma mais favorável; a duas, pelas inúmeras possibilidades que o Direito Processual coloca à disposição dos litigantes, permitindo sanar eventuais dúvidas. 
II - PRINCÍPIO DO MAIOR RENDIMENTO tem sido rejeitado pelos doutrinadores que o vêm como uma projeção da lealdade.
Direito do Trabalho I
05.- INTERPRETAÇÃO, INTEGRAÇÃO E APLICAÇÃO
DO DIREITO DO TRABALHO. 
INTERPRETAÇÃO é o processo analítico de compreensão e determinação do sentido e extensão da norma jurídica enfocada.
INTEGRAÇÃO é o processo lógico de suprimento das lacunas percebidas nas fontes principais do Direito em face de um caso concreto, mediante o recurso a fontes normativas subsidiárias.
APLICAÇÃO é o processo de incidência e adaptação das normas jurídicas aos casos concretos.
Direito do Trabalho I
05.- INTERPRETAÇÃO, INTEGRAÇÃO E APLICAÇÃO
DO DIREITO DO TRABALHO. 
INTERPRETAÇÃO …
Quanto a origem: 
Autêntica (do construtor, emissor), jurisprudencial e doutrinária.
Quanto aos resultados da interpretação: 
Declarativa, extensiva e restritiva.
Quanto aos métodos de interpretação: 
Gramatical (linguistica), lógica (racional), sistemática, teleológico (finalística) e histórica.
Direito do Trabalho I
05.- INTERPRETAÇÃO, INTEGRAÇÃO E APLICAÇÃO
DO DIREITO DO TRABALHO. 
INTEGRAÇÃO …
É pela integração que que se busca atender o “princípio da plenitude da ordem jurídica”, preenchendo as lacunas eventualmente existentes mediante a aplicação da(o, os) jurisprudência, analogia, costumes e princípio gerais do direito, pois não é dado ao juiz se eximir de decidir uma questão alegando lacuna ou obscuridade da lei.
APLICAÇÃO…
… EM RELAÇÃO AO TEMPO, as normas do Direito do Trabalho submetem-se as regras gerais que regem o conflito das normas jurídicas no tempo, de tal que, a norma jurídica emergente produzirá efeitos imediatos, respeitando o direito adquirido,l o ato jurídico perfeito e a coisa julgada. Somente em caráter excepcional, se e quando previstas na Constituição Federal, um regra jurídica poderá afrontar situações passadas, já devidamente constituídas.
Direito do Trabalho I
05.- INTERPRETAÇÃO, INTEGRAÇÃO E APLICAÇÃO
DO DIREITO DO TRABALHO. 
APLICAÇÃO…
… EM RELAÇÃO AO ESPAÇO, as normas do Direito do Trabalho são aplicadas às relações trabalho - relação de emprego e conexas - que ocorram no território brasileiro.
Impõe-se admitir a existência de algumas exceções, como o caso do técnico estrangeiro domiciliado no exterior que venha a ser alocado, em caráter provisório, na execução de serviços no território Brasileiro. Contrato dessa natureza poderá receber tratamento jurídico específico, nos moldes do que dispõe o DL 691/1969.
Em relação aos trabalhadores contratados no Brasil e eventualmente transferidos para prestar serviços em território estrangeiro, a Lei 11.962/2009 fixou entendimento de que o princípio da territorialidade deve ser aplicado de forma mitigada, aplicando-se a esses contatos a legislação territorial estrangeira, quando mais favorável aos interesses dos trabalhadores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando