Buscar

prova 2 sociologias

Prévia do material em texto

1.	O estudioso Wilmar L. Barth (2007) relaciona que o modo de vida do homem pós-moderno é marcado por determinadas ideologias que comprometem os valores do homem com ele mesmo, determinam o comportamento na esfera social e no ambiente de trabalho, assim como sua perspectiva de futuro. Diante desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- As concepções do ?ter?, ?consumir?, ?explorar? e ?extinguir? superam os aspectos de ser, saberes, cuidar, da racionalidade, da justa medida, da temperança.
II- Os aspectos que se encontram em voga são o relativismo dos valores, o consumismo de produtos de forma não planejada e a indiferença social.
III- Os valores religiosos, da responsabilidade e ética social são amplamente amadurecidos e consolidados no homem e no interior da sociedade.
IV- Os objetivos em relação ao trabalho estão em obter satisfação financeira e a obtenção de reconhecimento social mediante a aquisição de bens de consumo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARTH, Wilmar Luiz. O homem pós-moderno, religião e ética. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 37, n. 155, p. 89-108, mar. 2007.
 a)	As sentenças III e IV estão corretas.
 b)	As sentenças I, III e IV estão corretas.
 c)	Somente a sentença III está correta.
 d)	As sentenças I, II e IV estão corretas.
 
 
2.	A "crise" da Modernidade é um processo de passagem para a Pós-modernidade, é um momento no qual a sociedade tem buscado afastar-se da racionalização e do cientificismo. Segundo Barth (2007), algumas das ideologias presentes na vida do homem pós-moderno são perfeitamente claras e observáveis. Sobre essas ideologias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Permissivismo. 
II- Hedonismo.
III- Relativismo.
( ) O que se postula é o prazer acima de tudo, a qualquer preço, não importando, muitas vezes, as consequências.
( ) Tudo é permitido e, neste sentido, tudo é bom, desde que você se sinta bem.
( ) A subjetividade dita as regras, e não há nada absoluto, nada totalmente bom ou mau e as verdades são oscilantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BARTH, Wilmar Luiz. O homem pós-moderno, religião e ética. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 37, n. 155, p. 89-108, mar. 2007.
 a)	III - I - II.
 b)	II - I - III.
 c)	I - II - III.
 d)	II - III - I.
 
 
3.	Para fins de tornar mais eficientes os mecanismos de produção e prestação de serviços, os ambientes e os espaços de trabalho têm sido estruturados e geridos a partir de sistemas de organizações. Conforme as características, as dinâmicas e as configurações internas que possuem são identificados de formas diferentes. Com relação às organizações vistas como máquinas, analise as sentenças a seguir:
I- O cotidiano no interior dessas organizações é marcado pela constante rotinização e o controle preciso das funções, tarefas, produtos e horários.
II- Os processos no interior dessas organizações são fortemente burocratizados, ordenados claramente e definidos previsivelmente. 
III- Estas organizações encontram-se lideradas por famílias detentoras do capital, sobre a qual reside a tomada e a deliberação de decisões, às demais instâncias caberá o cumprimento.
IV- Segundo o sociólogo Max Weber (1864-1920), esse tipo de organização tende a se tornar um aparelho de dominação humana, por priorizar o exercício do poder, tendo por base o saber técnico e burocrático.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As sentenças I, III e IV estão corretas.
 b)	As sentenças I e III estão corretas.
 c)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d)	As sentenças I, II e IV estão corretas.
 
 
4.	Na atualidade, os espaços de trabalho de empresas e corporações nos ambiente produtivos são formados cada vez mais por integrantes oriundos de diferentes gerações. Neste quadro, foram identificadas as gerações X e Y, que foram influenciadas por diferentes vivências históricas, as influências que receberam ao longo do processo de desenvolvimento e formação, bem como o acesso que tiveram com relação às ferramentas tecnológicas. Com relação à geração X, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	É uma geração que está acostumada com a informação imediata e visual, com os videogames, realidades em 3D; para se expressar e comunicar com o mundo se utilizam das redes sociais, blogs e SMS.
 b)	Corresponde à geração que nasceu entre os anos 1960 e início dos anos 1980. Foi uma geração que conviveu com os momentos históricos da Guerra Fria e a queda do Muro de Berlim; apresentam uma espécie de cinismo e desilusão com relação aos valores de sua época.
 c)	Esta geração costuma ser silenciosa e contundente, sabem o que querem alcançar, não são polemizadores, possuem alto nível de formação e não costumam obedecer a hierarquias.
 d)	São fortemente estimulados pela internet e videogames, o que, conforme o entendimento de alguns especialistas, é responsável pelo desenvolvimento do hemisfério direito do cérebro.
 
 
5.	Alberto Guerreiro Ramos, um sociólogo da administração, analisou diferentes teorias da organização e do comportamento dos trabalhadores no interior dos espaços de trabalho. Propôs as definições de Homem Operacional, Homem Reativo e Homem Parentético. Com relação aos aspectos que diferenciam o comportamento de cada modelo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Homem Operacional.
II- Homem Reativo.
II- Homem Parentético.
( ) Este modelo exige a adaptação do indivíduo ao contexto de trabalho e não às suas ambições pessoais. Por outro lado, ocorre também o aproveitamento das relações humanas, a fim de adaptá-las às metas da empresa.
( ) Descreve um modelo de homem passivo, que através de treinamentos é ajustado e moldado para atender às demandas da empresa, o que, por sua vez, representa um homem preocupado somente com recompensas econômicas.
( ) Neste modelo está contemplado o indivíduo que está preocupado com os resultados, mesmo sendo contrário a sistemas rígidos e burocráticos e esforça-se em influenciar o ambiente para torná-lo satisfatório.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	III - I - II.
 b)	II - III - I.
 c)	I - II - III.
 d)	II - I - III.
 
 
6.	Se por um lado vivemos em um período em que as pessoas têm como meta consumir, por outro lado, há a necessidade de termos matérias-primas suficientes para atender às necessidades humanas. No entanto, muitas das matérias-primas não serão suficientes para atender à grande demanda de consumo, além de haver recursos que não são renováveis. Sobre a necessidade de conservar recursos que não são renováveis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As empresas não são questionadas pela comunidade, dessa forma, temas como poluição, desperdícios de recursos naturais, vantagens tiradas de crises, abuso de autoridade, segurança de usuários e consumidores, qualidade de vida e pagamentos inadequados, tem sido uma luta solitária do setor empresarial.
( ) O quadro apresentado poderia ser desanimador para um futuro próximo, no qual o planeta não teria mais recursos para atender às necessidades humanas. Entretanto, a sociedade de forma lenta tem ficado atenta às consequências que o consumismo desenfreado traz ao meio ambiente.
( ) Estas questões têm deixado muitas organizações em alerta quanto às formas de usufruir os recursos naturais face às exigências da sociedade, dos tratados ou da legislação e tendem a redirecionar suas condutas perante às formas de conduzir os negócios.
( ) Um dos maiores desafios que o mundo enfrentará no próximo milênio será fazer com que as forças de mercado protejam e melhorem a qualidade do ambiente, com a ajuda de padrões baseados no desempenho e no uso criterioso de instrumentos econômicos, em um contexto harmonioso de regulamentação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	V - F - V - F.
 b)	F - F - V - V.
 c)	F - V - V - V.
 d)	V - V - F - F.
 
 7.	Houve recentemente, no interior de empresas, corporações e ambientesprodutivos, adequações e reorientações diante do fato de que diferentes gerações estão convivendo, relacionando-se e produzindo. Foram sistematicamente definidas como Geração X e Geração Y e, por sua vez, cada qual foi influenciada por tecnologias, programas de entretenimento, fatos históricos e fenômenos sociais específicos. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Geração X.
II- Geração Y. 
( ) Os integrantes dessa geração viveram o cenário político da Guerra Fria, que foi marcado pelo estadismo de governantes, como Ronald Reagan, Margareth Thatcher e Mikhail Gorbatchov.
( ) São representantes de uma geração que ainda não tem muita experiência política e/ou participam de movimentos sociais tradicionais, porém atuam amplamente através de espaços virtuais, como redes sociais e blogs.
( ) Apresentam facilidade com idiomas, vivem em busca de novas tecnologias, possuem níveis de formação elevados, procuram atuar em empresas de caráter multinacional.
( ) É identificada como a geração que está em busca do sucesso profissional, almeja alto poder aquisitivo e o consumismo acaba por ser o valor mais prezado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	II - I - I - II.
 b)	II - II - I - I.
 c)	I - I - II - II.
 d)	I - II - II - I.
 
 
8.	A modernidade e a pós-modernidade são dois movimentos que abarcaram a sociedade ocidental após o término da Idade Média e com o desenrolar da Revolução Industrial. A primeira preparou o terreno para o surgimento da segunda. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modernidade.
II- Pós-modernidade.
( ) É o momento em que é utilizada a tecnologia mecânica, a produção de energia, produtos e bens.
( ) É conhecida como a sociedade da informação, da produção, da sistematização e socialização do conhecimento. 
( ) É um período no qual ocorrerá a desconstrução dos discursos totalizadores e globalizantes. 
( ) É o momento em que a razão, o progresso e a ciência serão tomados como fundamentais ao funcionamento da sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	II - I - I - II.
 b)	I - I - II - II.
 c)	I - II - II - I.
 d)	II - II - I - I.
 9.	A pós-modernidade é um fenômeno que se desenrolou ao longo da segunda metade do século XX e de certa forma atingiu as mais diversas áreas da sociedade. Dentre os estudiosos, existem teses diferentes para esse fenômeno, porém são unânimes no momento de identificá-la. Com relação às características da pós-modernidade, analise as sentenças a seguir:
I- A pós-modernidade caracteriza-se por ser um movimento de crítica, ruptura e fragmentação diante do discurso de progresso, verdade e razão proposto ao longo da Modernidade.
II- Clonagem, internet, biogenética, androides, robótica, entre outras invenções, são resultantes do período compreendido como pós-modernidade.
III- As concepções de pós-modernidade sugerem que se rompa com o passado, que se aposte e viva intensamente o momento presente e que se tenha descaso ou que se deixe por conta do acaso a ideia/dimensão de futuro.
IV- A pós-modernidade defende o engajamento social, a centralização do poder político, a periodização do tempo, a hierarquia das funções e espaços de trabalho, a crença no progresso e na razão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b)	Somente a sentença I está correta.
 c)	As sentenças I e IV estão corretas.
 d)	As sentenças I, II e III estão corretas.
 10.	O período histórico e filosófico que antecede a pós-modernidade é amplamente conhecido como modernidade. A interpretação dos autores sobre estas duas fases não é consensual. Para alguns autores, a pós-modernidade não existe. O que ocorre é a continuação da modernidade. Com relação aos aspectos que definem a modernidade, analise as sentenças a seguir:
Nesse momento, ocorreu a retração da produção do conhecimento, e a população migrou gradativamente das cidades para o campo
II- Esta época da humanidade é marcada pela Revolução Industrial, baseada na tecnologia mecânica e pela organização e ampliação do capitalismo.
III- É o momento em que a anarquia, as invasões bárbaras e a irracionalidade se fizeram presentes nas concepções e valores de mundo e de sociedade.
IV- Este período foi marcado pela forte hierarquização da sociedade e de processos institucionais, a convicção plena na razão e no progresso como responsáveis pela felicidade humana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As sentenças III e IV estão corretas.
 b)	As sentenças II e IV estão corretas.
 c)	As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d)	As sentenças I e III estão corretas

Continue navegando