Buscar

Apol História Antiga Nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 História Antiga
“O meio século seguinte [à Guerra do Peloponeso] é o de uma impossível estabilidade: nele estão às voltas três potências, Esparta, Atenas e Tebas, com a arbitragem do grande Rei e, por fim, um único derrotado, Esparta, mas nenhum verdadeiro vencedor numa Grécia exangue”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEFEVRE, F. História do mundo grego antigo. Trad. Rosemary C. Abilio. São Paulo: Martins Fontes, 2013. p. 221. 
A partir destas informações e dos conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre o período posterior à Guerra do Peloponeso (431-405 a.C.), é correto afirmar que:
	A	
Com a vitória espartana, tem início o longo período de domínio de Esparta sobre a geopolítica do Mediterrâneo Oriental.
	B	
No fim da Guerra do Peloponeso, emerge como potência a cidade de Tebas, que seria a potência hegemônica ao longo do século seguinte.
	C	
Apesar da derrota, Atenas reconstituiu seu império e, após novos conflitos, conseguiu estabelecer um domínio duradouro sobre toda a Grécia.
	D	
Após a Guerra do Peloponeso, não houve uma cidade grega que prevalecesse sobre as outras, até que o reino macedônio submetesse a Grécia ao seu domínio.
	E	
Os traumas gerados pela Guerra do Peloponeso favoreceram a consolidação de um longo período de paz entre as cidades gregas, interrompido apenas com a invasão romana dois séculos depois.
Resposta Letra D.
Questão 2/5 - História Antiga 
Considere a citação: 
“Nem todos os estrangeiros, no entanto, se tornaram escravos. As cidades portuárias, em especial, formaram a base de um fluxo de pessoas através do Mediterrâneo, sobretudo artesãos, comerciantes, mercenários e pensadores. Em Atenas, por exemplo, possuíam um estatuto especial, eram metecos, ou coabitantes. Concentravam-se no porto da cidade, o Pireu, e participavam da vida social dos atenienses, embora fossem excluídos da vida política. Os escravos, quando libertados, assumiam um estatuto similar ao dos metecos. Já em Roma, um escravo libertado podia tornar-se cidadão. Essas diferenças mostram como cada cidade ou região lidou com a questão do fechamento de seus territórios e com a mobilidade mediterrânica de modo específico”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. Tese de Livre-Docência. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 250. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a escravidão na Roma Antiga, leia as afirmativas que seguem e marque (V) para as afirmativas verdadeiras, e (F) para as afirmativas falsas:
I. ( ) A escravidão romana era vitalícia, não havendo possibilidade de mudança de status da parte do escravizado.
II. ( ) Os libertos romanos, ainda que não gozassem de direitos cívicos plenos, poderiam ascender socialmente.
III. ( ) Todos os escravizados romanos eram tratados da mesma forma pelos seus senhores, independentemente da função exercida.
VI. ( ) A escravidão romana era limitada ao espaço doméstico, pois os campos eram cultivados por trabalhadores livres. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A	V – F – F – V
	B	V – F – V – V
	C	F – V – V – F
	D	F – V – F – V
	E F – V – F – F
Resposta Letra E.
Questão 3/5 - História Antiga 
Considere a seguinte passagem: 
“A expansão romana em meados da república foi impiedosa. Assim que acabava uma guerra, outra começava. A Roma republicana tinha às vezes inúmeras frentes abertas ao mesmo tempo, e raramente havia um intervalo de dois anos seguidos entre uma guerra e outra. A guerra afetava todos os níveis da sociedade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WOOLF, G. Roma: a história de um império. Trad. Mário Molina. São Paulo: Cultrix, 2017, p. 107. 
Conforme a passagem acima e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre as consequências das Guerras Púnicas para a sociedade romana, leia as afirmativas a seguir:
I. Devido à ameaça cartaginesa, o exército romano passou por uma crescente profissionalização.
II. A conquista de novos territórios fez com que os romanos reorganizassem a administração do império, criando províncias colocadas sob a responsabilidade de governadores.
III. A libertação contra Cartago resultou na abolição do trabalho escravo em Roma.
IV. A vitória sobre Cartago marcou o início da expansão romana sobre todo o Mediterrâneo. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	A	I, II e III
	B	I, II e IV
	C	II, III e IV
	D	I, III e IV
	E	I e II
Resposta Letra B.
Questão 4/5 - História Antiga 
Leia a citação: 
“As mulheres romanas, no final a República romana, nem sempre foram passivas em relação aos homens; pelo contrário, se opuseram de uma forma ou de outra à sua opressão, ao seu poder, mesmo quando aprisionadas no espaço doméstico (na casa romana). Usavam de todos os argumentos, do próprio poder de sedução para romper ‘as brechas do domínio masculino’, razão pela qual afirmamos que as mulheres romanas do II e I séculos a.C. não aceitaram os padrões que lhes foram impostos e, por isso, precisam passar a ser vistas com um novo olhar, podendo mesmo ser consideradas como pioneiras do feminismo e reformadoras sociais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CIRIBELLI, M. C. Emancipação e liberação sexual das mulheres na República Romana (II e I séculos a.C.). Phoinix, Rio de Janeiro, v. 8, p. 259-278, 2002, p. 263. 
Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre o papel da mulher na sociedade romana, analise as seguintes asserções:
I. As mulheres romanas de diversas classes sociais encontravam espaços de liberdade.
PORQUE
II. A cultura romana concedia à mulher o papel central da organização da vida pública. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	A	
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	B	
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	C	
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	D	
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	E	
As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta Letra C.
Questão 5/5 - História Antiga
Leia a citação: 
“Roma era agora [no século I a.C.] uma estado-cidade de quase seis milhões de habitantes. Seu território era toda a Itália. Suas estruturas políticas tornaram-se claramente inadequadas para dar conta dessa expansão da cidadania. Os soldados que voltavam das guerras no exterior, sob a proteção de seus generais, pediam mais terras, que só podiam ser conseguidas, agora, pela confiscação de outros cidadãos. Entre 80 e 30 a.C., Roma e a Itália viveram sob o vendaval da guerra civil. Ditaduras, rebeliões, reação senatorial, lutas entre generais e seus seguidores. Momentos de conflito aberto foram entremeados por outros de relativa paz, quando aparecia um vencedor claro”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. Tese de Livre-Docência. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 291. 
Tendo em vista a citação e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre o imperialismo romano, analise as seguintes asserções:
I. Os generais do exército romano tornaram-se particularmente poderosos no século I a.C.
PORQUE
II. A expansão do império ao mesmo tempo ampliou o prestígio dos generais e aumentou a dependência dos soldados em relação a seus comandantes. 
A respeito dessas asserções, assinale a
alternativa correta:
	A	
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	B	
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	C	
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	D	
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	E	
As asserções I e II são proposições falsas.
Letra A.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais