Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Apanhado de Educação de jovens e Adultos (EJA) 
01- “A alfabetização e a escolarização são apenas alguns dos tipos de práticas de letramento e o processo de interação com o contexto social é um dos fatores determinantes para o processo de aprendizagem, desenvolvimento e letramento” (Kleiman, 1995). Em relação ao letramento, Kleiman defende que: 
I- A alfabetização (domínio do sistema alfabético) constitui apenas um tipo de prática de letramento. 
II- Entendendo o letramento como um conjunto de práticas sociais que se utiliza da escrita, ampliam-se as agências de letramento para além da escola, abrangendo a família, a Igreja, o trabalho, as organizações populares.
 III- O processo de letramento tem de considerar a sua dimensão social, o significado que a escrita tem para determinado grupo social e em que tipo de instituição foi adquirida. 
IV- As mudanças pretendidas através do processo de letramento visam à formação de um indivíduo consciente, crítico e transformado, que participe do poder da língua escrita na sociedade letrada.
 Está correta a alternativa: E) I, II,III e IV PAG- 61 UNIDADE II 
02- A campanha de 1947 possibilitou a instauração no Brasil de um campo de reflexão pedagógica em torno do analfabetismo, entretanto, ele não chegou produzir nenhum proposta metodologia específica para a alfabetização de adultos. Isso só ocorreu: PAG 41 á PAG 46 
Assinale a opção correta: b) No início dos anos 60, quando o trabalho de Paulo Freire passou a direcionar diversas experiências de educação de adultos. 
 03- A seguir, leia algumas considerações sobre o trabalho da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: 
I - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394 de 1996) não garante nenhum direito àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. 
II - Melhoria da educação das crianças não elimina, em curto prazo, o analfabetismo da população jovem e adulta, por isso pensar na EJA é muito importante. 
III - O texto da Constituição é apenas um momento inicial na luta pela extensão dos direitos educacionais da cidadania. A União determina as diretrizes políticas da educação, garantindo a atuação solidária dos sistemas (União, Estados e Municípios). 
IV - O desafio do Brasil é a efetivação de políticas de Educação que levem em conta o povo e suas lutas, garantindo o direito à educação, à escolarização, dando novo significando à escola pública. 
A alternativa correta é: B) II, III e IV Pag 24 a 30 
4- A idade mínima para matricula em cursos ou para inscrição em exames da EJA tem sido objeto de debates e de controvérsias. A tendência dominante é a favor da restrição da idade de acesso dos exames assim como aos cursos. As posições favoráveis às restrições de idade apoiam-se nos seguintes fundamentos. Pag 36 
a. Os adolescentes necessitam da frequência regular à escola para a formação intelectual e para a socialização. 
5. A iniciativa partiu da miséria do povo. A constatação de milhões de brasileiros analfabetos motivou a iniciativa de intelectuais e estudantes para promover a educação de adultos, com o propósito de formar uma consciência política e social nos trabalhadores. O resultado dessa iniciativa foi a criação em 1960, em Recife (PE)? PAG 45 UNIDADE 1 
b. do Movimento de Cultura Popular (MCP). 
6- A investigação realizada por Luria e colaboradores na década de 1930 com moradores de aldeias do Uzbequistão e de Khirgisia, na Ásia Central – e que tem sido muito utilizada para análise dos efeitos de escolarização e aquisição da escrita no desenvolvimento cognitivo – apontou para resultados. pag 60 Indique a al ternativa que não se traduz em um desses resultados: 
a) Os indivíduos que tinham alguma instrução e trabalhado nas fazendas coletivas tendiam a utilizar categorias abstratas na resolução de tarefas independente de suas experiências, isto é, utilizam o pensamento categorial. 
7- Afirmar que os cursos da EJA e exames supletivos devem habilitar ao prosseguimento de estudos em caráter regular significa que: pagina 29 
E) As certificações obtidas, após a conclusão do ensino médio, asseguram aos estudantes da EJA o direito ao prosseguimento dos estudos em nível superior 
8- Analise as afirmativas em seguidas, marcando V para verdadeira e F para falsa: 
( V ) Atualmente, a EJA tem uma função reparadora, o que significa não só o direito a uma escola de qualidade, mas também o reconhecimento da igualdade d todo e qualquer ser humano. 
( V ) A função equalizadora da EJA dá coberta quanto à reentrada no sistema educacional a trabalhadores e a tantos outros segmentos sociais daqueles que tiveram uma interrupção forçada seja pela repetência ou pela evasão. 
( F ) Hoje em dia, o termo suplência é bastante utilizado está para dominar a EJA. 
( V ) A qualidade na produção adequada de matéria didático está relacionada à função qualificadora da EJA. 
Marque a alternat iva que relaci ona resposta respectivamente corretas: b) V,V,F,V. 
9- As políticas públicas em educação pretendem interferir na realidade social e atingir os fins e princípios da legislação educacional, tornando a educação escolar um direito a todos os cidadãos brasileiros na educação básica, inclusive para os que não estudaram na idade própria. O jornal O Estado de São Paulo, de 28 de setembro de 2013, noticiou os dados da Pnad 2012 que apontam que na faixa etário de 6 a 14 anos, 98,2% estão na escola, e na faixa etária de 15 a 17 anos, somente 84,2% estão matriculados na escola. Ainda segundo a Pnad 2012, um em cada três brasileiros de 25 anos ou mais,33,5%, não completou o ensino fundamental. pagina 12 a 18 
e) A faixa etária de 6 a 17 anos é a obrigatória para todo o cidadão brasileiro,inclusive para os que não estudaram na idade própria. A Educação de jovens e Adultos e os dados do Pnad 2012 mostram que um terço dos brasileiros não completou o ensino fundamental. 
10- A partir de 1969, o governo federal organizou o Mobral, Movimento Brasileiro de alfabetização, um programa de proporções nacionais. Pode-se apontar como marcante nesse projeto: pagina 49 
d) O atendimento aos interesses ideológicos da Ditadura Militar. 
11- A LDB 9394/96 estabelece que: Art. 37 A Educação de Jovens e Adultos será destinada aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. 
§1° Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. 
§2° O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanecia do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. Há que se pontuar que nesse artigo: c) Considera-se que as características dos alunos, seus interesses, condições de vida e de trabalho podem permitir a constituição de programas voltados aos interesses dessa população. 
12- Art. 38- Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a Bse nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. § 1° Os exames a que se refere est e artigo realizar-se-ão: 
I- No nível de conclusão de ensino fundamental, para os maiores de quinze anos; 
II- No nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos. 
§2° Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames. 
No artigo 38, ambos os parágrafos retomam a nomenclatura “ensino supletivo” empregado pela LDB 5.692/71, colocando ênfase nos exames. Segundo os comentários de Sérgio Haddad, enfatizar a possibilidade de realização de exames pode determinar: 
I- A ideia de diminuição das responsabilidades dos sistema público frente aos processos de ensino-aprendizagem presentes nos cursos de formação de 
jovens e adultos.II- A possibilidade de não valorizar as bases necessárias para a aquisição do conhecimento que são: a atuação dos professores, o currículo, os materiais 
didáticos, as metodologias, dentre outros. 
III- A preocupação em avaliar apenas a produto, desconsiderando todo o processo. 
IV - A preocupação apenas com os mecanismos de certificação. 
V- A preocupação com o processo de ensi no-aprendizagem e também com a certificação de todo a escolarização. pag 30 
Responda: e) São corretas a I, II, III e IV.
13- A Educação de Jovens e Adultos t em como referência uma educação que promova a relação, sem hierarquização e sem preconceito ou 
discriminação entre pessoas com diferenças de cultura, etnia, cor, idade, gênero, orientação sexual, ascendência nacional, origem e posição social, profissão, religião, estado de saúde, opinião política ou qualquer outra questão. 
De acordo com o texto acima, a Educação de Jovens e Adultos tem como princípio: 
B) Resgatar as funções reparadoras, equalizadoras e qualificadoras da educação. 
14- A educação de jovens e adultos é um campo de praticas e reflexão que inevitavelmente transborda os limites da escolarização em sentido estrito, pela seguinte razão: 
A) Porque abarca processos formativos diversos, onde podem ser incluídas iniciativas visando a qualificação profissional. 
15-A Educação de Jovens e Adultos( EJA) ainda é vista por muitos como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram que abandonar a escola. Felizmente, o conceito vem mudando. Qual é o grande desafio atual desse tipo de ensino hoje? 
I- A preparação para o ingresso no mercado de trabalho. 
II- Tornar o aluno capaz de conviver numa sociedade capitalista. 
III- Apresentar ao aluno a cultura clássica. 
IV - Oferecer condições para que o aluno possa dar continuidade aos estudos,completando sua escolaridade básica. 
V- Ensinar os cidadãos brasileira a escrever seus nomes. 
Escolha a alternativa que contém a afirmativa correta: d) IV. 
16- Ao contrário das crianças, os adul tos são resistentes para escrever baseando-se no conhecimento que tem do sistema de escrita; no entanto, eles dispõem da capacidade de compreender a importância da segmentação do texto, estabelecendo correspondência entre as partes do enunciando. A interpretação do texto acima não permite afirmar que: 
E) São os diferentes potenciais cognitivos que permitem a aprendizagem do adulto e a sua interação em meios socioculturais.
17- Alfabetizar jovens e adultos tem sido um desafio para o sistema educacional brasileiro, pois ainda constatamos a existência de pessoas adultas pouco ou não alfabetizadas. Essa constatação fere um dos principais princípios do direito à cidadania, que é o direito á Educação básica em qualquer idade e para t oda a vida. A conclusão da Educação Básica é importante devido: 
I- Ao fato desse conhecimento não se construir só por meio das relações estabelecidas no desenvolvimento das atividades diárias. 
II- Á inclusão social de quem está excluído por conta do analfabetismo ou alfabetização funcional. 
III- Ao fato de que para se ter uma sociedade mais justa e democrática, a educação para pessoas jovens e adultas significa resgatar aquilo que lhes fi negado na idade própria e garantir-lhes a plena cidadania. 
V - Os jovens e adultos devem procurar seu direito à Educação Básica para serem atendidos. pagina 11 
Escolha a alternativa que contem a(s) afirmação (ões) correta( s): a) I, II e III. 
18-Como ajudar o adulto, em sua diversidade, a aprender a Língua Portuguesa? A proposta Curricular para o EJA/2001 oferece algumas orientações para o professor, entre elas: 
I- Quanto à ortografia, é melhor corrigir do que comentar e sugerir, por que as normas da ortograf ia são mais lentamente incorporadas pelos alunos 
II- 8 Para o aprendizado da leitura,iniciar com a leitura de textos curtos e de conteúdos significativos para os alunos e, voz alta. 
III- Para a produção de textos, é importante o professor compreender o processo de elaboração do al uno, entendendo o erro como objeto de aprendizagem. 
Assinale a alternativa CORRETA: B) Apenas II e III estão corretas 
 19- Cabe ao educador da EJA, exceto: 
Assinale a resposta correta; c) Facilitar aprendizagens significativas. 
 20- Celso Beisegel (1997) destaca o caráter exemplar da Campanha Nacional de Educação de Adultos, iniciada em 1947, capitaneada por Lourenço Filho como política governamental que exprimia o entendimento da educação de adultos como peça fundamental na elevação dos níveis educacionais da população em seu conjunto. Beisegel chama a atenção ainda para: pagina 41 
Marque a opção de afirmativa correta: b) A políti ca que viabilizou a criação e permanência do ensino supletivo integrado às estruturas dos sistemas estaduais de ensino. 
21 – Cícero tem 16 anos e trabalha em uma marcenaria em São Paulo. Em 2009, aos14 anos , concluiu o ensino fundamental, mas não deu prosseguimento aos estudos no ensino médio por motivos familiares. Há alguns dias, ele recebeu uma oferta de trabalho com melhor salário, contudo, com a exigência mínima de escolarização media. Cícero decidi u então agilizar o processo de escolarizaçao e procurou a diretora da escola em que concluiu o ensino fundamental para receber orientações. Qual das alternativas abaixo pode ser oferecida pela diretora? 
d) Cícero devera cursar regularmente uma escola de ensino médio porque não tem a idade mínima exigida para os cursos e exames do EJA. 
 22-Conforme a proposta curricular da EJA 2001 uma nova proposta de educação matemática para adulto baseia-se nos seguintes entendimentos: 
I- Os adultos dominam as situações simbólicas convencionais da matemática como a escrita numérica, mas não dispõe de conhecimentos de contagem de cálculos. 
II- A matemática na sala de aula deve sugerir caminhos, orientar a atividade interpretar os erros como meios de aprendizagem. 
III- Enfatizar o caráter instrumental da matemática, no inicio da escolaridade, por meio da proposição de atividades de resolução de problemas. 
IV - Os materiais didáticos devem ser uti lizados desde que sirvam para desencadear situações de aprendizagens significativas aos adultos. 
Qual das afirmações estão corretas? E- Apenas a II, III e IV estão corretas. 
23-Considere os itens abaixo no que se refere às determinações legislativas e assinale a alternativa correta. pagina 64 
I- São adequadas para serem trabalhados em uma sala de Educação de Jove ns e Adultos textos que tratem da realidade mais próxima do aluno, pois as determinações legislativas focam a construção do conhecimento de uma forma própria, ou seja, exatamente vinculada às questões do trabalho e das experiências de vida. 
II- A prática pedagógica a ser trabalhada em uma sala de Educação de jovens e Adultos deve envolver o conteúdo que apresenta características adequadas às necessidades dos que freqüentam esta modalidade de ensino sem descuidar do conhecimento cientifico, e por isso atende as determinações legais. 
III- São adequados para serem trabalhados com uma sala de Educação, de Jovens e Adultos textos cujas informações não estejam em conformidade com as vivências cotidianas e sociais dos alunos, uma exigência legal. 
IV - O texto a ser trabalhado com os alunos de Educação de Jovens e Adultos, conforme a legislação estabelece, deve estar estritamente vinculado às 
diretrizes curriculares desenvolvi das com os alunos em idade escolar que freqüentam o Ensino Fundamental. 
e) A alternativa II é correta. 
24- Durante as aulas, e analisando as entrevistas, percebemos que os alunos do EJA são geralmente trabahadores/as, empregados/as desempregados/as que não tiveram acesso à escola e à cultura letrada. 
Sendo assim, para a concreti zação de uma prática administrativa e pedagógica verdadeiramente voltada para o cidadão, é necessário que o processo de ensino e aprendi zagem na Educação de Jovens e Adultos seja coerentecom os seguintes ideiais: 
I- A alfabetização de adultos deve partir da realidade dos educandos, da origem dos seus problemas e conhecimentos e das possibilidade de superá-los, da sua realidade sócio-econômica e cultural. 
II - O educando deve ser reconhecido como pessoa produtiva cultura e conhecimento construídos em sua vida. 
III- O educando deve ser considerado como sujeito de sua aprendizagem. 
Assinale a alternativa correta; C) As alternativas I, II e III são corretas. 
25- De acordo com Haddad (2003) , mesmo que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 considere uma seção para a Educação de Jovens e Adultos e ainda Institua em suas normas uma aparente flexibilidade, estas determinações não foram sufi cientes para alterar as evidências que demonstram que esta modalidade de ensino é considerada como uma educação de segunda ordem. Segundo o mesmo autor, isso ocorre porque: 
I- Apenas os alunos não alfabetizados pertencentes às classes econômicas mais favorecidas têm o direito de frequentar esse nível de ensino. 
II- A Educação de Jovens e Adultos é retratada nas normas legislativas sob a ótica de reformas que priorizam a Educação Fundamental das crianças em 
detrimento dos outros níveis e grupos sociais. 
III- Na legislação, nenhuma palavra foi di ta sobre o analfabetismo. Nesse sentido, fecham-se os olhos para o enorme contingente de pessoas jovens e adultas que não tem o domínio da leitura, da escrita e do cálculo. 
IV - A forma de organização dos sistemas que atuam com a Educação de Jovens e Adultos, conforme a Lei 9.394/96, deve ser focada em questões relativas às práticas sociais e ao mundo do trabalho. 
V- A Educação de Jovens e Adultos é retratada nas normas legislativas como uma modalidade de ensino que deve ser frequentada por aqueles que têm condições econômicas de financiar esse tipo de educação. 
Responda: a)Apenas a II e a III são corretas. 
26- De acordo com Beisiegel, só depois de 1940 f oi possível falar na existência de uma política de educação de jovens e adultos no Brasil. Antes disso, as iniciativas foram sempre esparsas e descontínuas, sem dar uma forma de ação mais global e sistemática dessa modalidade de educação. A única ação de amplitude nacional nesse sentido f oi: pagina 41 
a) Desenvolvida pela UNESCO, implementando a educação de jovens e adultos. 
27- De acordo com Ferreiro, toda pessoa que aprende a ler e escrever passa por um processo peculiar. Um Individuo não aprende sozinho, ele precisa de informações, explicações especificas que podem ser fornecidas pelo professor, pais, irmãos, etc. Os adultos analfabetos também constroem hipóteses, testando formas de ler e escrever, passando pelos mesmos níveis de aquisição dos conhecimentos, como a criança. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo, quanto ao nível silábico alfabético, e depois escolha a opção verdadeira: pagina 17 
I- Nesse nível usem letras variadas e diferentes, representando diferenças quantitativas e qualitativas. 
II- Usam valores sonoros com as respectivas vogais. 
III- Usam uma letra para cada som emitido. 
IV - Descobre que a escrita é a própria representação da f ala. 
a)Apenas a I, III e IV são verdadeiras. 
28-De acordo com os comentários de Sérgio Haddad, a LDB 9.394/96, no que se refere à educação de Jovens e Adultos, é ambígua em suas determinações. contudo, há algumas propostas em que a condição de imprecisão do texto legal não se faz presente. Assinale a alternativa em que a legisl ação não deixa duvidas sobre as suas determinações; 
e) Compete aos Estados e aos Municipios em regime de colaboração com a Uniao, recensear a população em idade escolar para a educação básica e os jovens e adultos que a ela não tiveram acesso e ainda fazer-lhes a chamada publica para a matricula na escola, oferecendo vagas para t odos. pagina 26 
29-- Existem al guns fatores que contribuem para a unificação do sistema escolar brasileiro, dentre eles: 
I- O fato óbvio de as escolas estarem localizadas dentro dos limites do território nacional. 
II- O fato de o sistema escolar estar a serviço da cultura brasileira, de tal maneira que escolar e cultura se influenciam mutuamente. 
III- O fato de o ensino ser desenvolvi do na língua nacional. 
IV - O fato de todas as escolas estarem sujeitas a um legislação comum. 
V- O fato de existirem disposições legais que determinam, ao menos formalmente, a articulação entre os graus e equivalência entre as modalidades de ensino. 
VI- O fato evidente de, por se situar no território brasileiro, constituir um sistema fechado. 
Estão corretas as afirmativas: d) I,II,III,IV,V.
30- Em 1964, o Ministério da Educação organizou a última etapa do Programa Nacional de Alfabetização de Adul tos cujo planejamento incorporou largamente as orientações de Paulo Freire. Essa e outras experiências acabaram por desaparecer ou desestruturar-se sob a violentar repressão: 
Marque a opção correta: d) Da ditadura Militar. 
31- Em relação ao Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), é correto afirmar que: 
I – Assumiu uma posição de independência institucional e financeira face aos sistemas regulares de ensino. 
II- Procurou instalar cursos preferencialmente em núcleos rurais. 
III- Foi uma campanha de massa com controle ideológico e doutrinário garantindo pela centralização dos objetivos e das orientações de base conservadora. 
IV - Cabia a União o planejamento, a orientação técnica e o auxilio financeiro e as Unidades Federadas instalar 
b) As alternativas I, III, IV são corretas. 
32- Em relação ao processo de avali ação, seria importante que os cursos do EJA tivessem como prática a concepção de avaliação: 
e. Após realizar uma avaliação diagnostica no grupo classe, procurar acompanhar o processo individual de aprendizagem do aluno (avaliação formativa). 
33-Em conferência em 1948, Lourenço Filho afirmava que;“ No caso específico do Brasil, atribuía-se ao ensino supletivo o esforço de fornecer 
a todos a educação de base ou educação fundamental, entendendo-se por educação de base o processo educativo dedicado o proporcionar a cada indivíduo os instrumentos indispensáveis da cultura do seu tempo, em técnicas que facilitassem o acesso a essa cultura, como a leitura, a escrita, aritmética elementar, noções de ciências, de vida social de civismo e de higiene. E com os quais segundo suas capacidades, cada homem pudesse desenvolver -se e procurar melhor o ajustamento social”: 
Com este pronunciamento, pode-se afirmar que a campanha de Lourenço Filho: a) Atendia às exigências da cidadania, de educação para todos. 
34-- Haddad levantava críticas à LDB 9394/96( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) por não levar em consideração algumas condições fundamentais à frequência e permanência dos alunos na Educação de Jovens e Adultos, uma vez que eles têm que realizar um esforço redobrado para frequentar esses programas de educação. Algumas dessas condições seriam: 
A) Escolas próximas do trabalho e da residência, programas soci ais de alimentação, saúde, material escolar e transporte, independente do horário e da modalidade de ensino. 
35- Leia o texto a seguir: 
“ A valorização da escola entre os adultos das comunidades rústicas estenderi a os efeitos da campanha `própria educação das crianças. O nível de vida em cada comunidade condicionaria as possibilidades de desenvolvimento da educação das crianças: se um meio adverso lhes impede o desenvolvimento, o meio culturalmente elevado produz um efeito contrário.” ( Beisiegel, 1974). 
Após a leitura do texto acima, responda: 
I- A educação do adulto teria consequências sobre a educação das crianças. 
II- O adulto provido de instrução em meio rude pode contribuir para modificá-lo, atuando no seio do lar, sobre os filhos, e nas relações com a comunidade. 
III- Atuando diretamente sobre a população adulta, não contribui para as exigência da cidadania. 
Aponte a alternativa correta: e) É correto apenas o contido em I eII

Mais conteúdos dessa disciplina