Buscar

Questão 4 5 Antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 4/5 - Antropologia 
Observe o seguinte excerto de texto:
“A última onda de determinismo biológico é uma continuação dessa longa tradição, mas com diferenças significativas em relação aos enfoques do passado. Estamos na alvorada da era genômica; uma era na qual os avanços na biologia molecular permitem medir de forma muito precisa as mais ínfimas diferenças genéticas entre humanos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEHTA, P. O ressurgimento do determinismo biológico na era neoliberal. <http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/O-ressurgimento-do-determinismo-biologico-na-era-neoliberal/4/30516>. Acesso 26 jan. 2017.
Considerando o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre as ideias e políticas decorrentes do determinismo biológico, marque as assertivas, assinalando V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
I.  ( ) Está diretamente relacionado ao biocriminalismo, segundo o qual determinadas características físicas correspondem a determinadas tendências criminosas.
II. ( ) Foi muitas vezes revestido por argumentos ideológicos, sendo utilizado para a perseguição de minorias éticas e raciais.
III.(  )Foi apropriado pelas teorias da eugenia, que pressupõem a purificação racial e o melhoramento genético da espécie.
IV. ( )Não esteve vinculado às teorias raciais, já que destacava apenas as características positivas de todas as raças humanas.
Assinale agora a alternativa que apresenta a sequencia correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – F – F – V   
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	V – F – F – V

Continue navegando