Buscar

AV1 NOVAS FRONTEIRAS VEIGA

Prévia do material em texto

MULTILATERALISMO E O BRASIL
 O multilateralismo é fundamental nas Relações Internacionais contemporâneas, visto que, com o aumento da globalização, o trabalho em grupo entre os países é cada vez mais exigido em diversos fatores, buscando um ponto de convergência necessário entre os Estados.
 A ONU, a OMC e a OTAN são destaques de organizações multilaterais, cada uma exercendo sua função diante dos Estados, vale destacar a Assembleia Geral da ONU, onde diversos temas são debatidos entre os países, e com isso, os países membros da assembleia tendem a entrar em acordo visando o ponto de interesse em comum entre os presentes. 
 O Brasil historicamente sempre teve boas relações externas com diversos países, diante disso a cooperação internacional sempre foi vista com bons olhos. Por ser um país que teve seu processo de industrialização tardio, o Brasil precisou de processos de cooperação com grandes potências, deste modo conseguindo atingir metas econômicas e industriais. 
G7 E AS CRÍTICAS AO SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL 
 O G7 é formado por Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão e Reino Unido, sendo as 7 economias mais avançadas do mundo. 
 A crítica Brasileira em relação ao G7, vem diretamente relacionada a cúpula do G7 não estar se adaptando a um modo de acabar com a crise mundial, e sim de manter aqueles países presentes com o poder a si próprios. 
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA: 
Lafer, C. (2019). o brasil e o multilateralismo. estadao. https://www.academia.org.br/artigos/o-brasil-e-o-multilateralismo

Continue navegando