Buscar

REVISÃO PARA N2

Prévia do material em texto

COMUNICAÇÃO OFICIAL E ORATÓRIA
ESTUDO DIRIGIDO
01 – A AUTOESTIMA NADA MAIS É DO QUÊ?
Do que gostar de si mesmo, valorizar-se; ter uma opinião positiva de si mesmo, ter uma boa imagem de si; ser confiante, acreditar em si e em sua capacidade; ter opinião acerca de si (autoconceito), somada ao valor ou sentimento que se tem de si mesmo (amor próprio, autovalorização), adicionado a todos os demais comportamentos e pensamentos que demonstrem a confiança, segurança e valor que o indivíduo dá a si (autoconfiança), nas relações e interações com outras pessoas e com o mundo.
02 – O QUE É A TEORIA DE MASLOW?
É constituída de Estudos sobre motivação e personalidade na qual o estudioso elaborou uma escala ou hierarquia de especificações motivacionais. Propõe uma Hierarquia das Necessidades Humanas: a Pirâmide de Maslow.
03 – O QUE É MOTIVAÇÃO, NAS RELAÇÕES HUMANAS?
Um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, ou seja, o que faz com que os indivíduos dêem o melhor de si.
04 – COMO PODE SER DEFINIDO O PODER?
Poder é o direito de deliberar, agir, mandar e, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberana, a posse de um domínio, da influência ou da força. Isto é, um termo que se originou a partir do latim possum, que significa “ser capaz de”; portanto, uma palavra que pode ser aplicada em diversas definições e áreas.
05 – A AUTORIDADE, O QUE É?
A autoridade é o poder de influenciar as pessoas de maneira positiva de forma que elas cumpram o que é solicitado de forma proativa e motivada.
06 – QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO PÓS-MODERNO?
A ausência de valores e regras; a imprecisão; o individualismo; a pluralidade; a mistura do real e do imaginário (hiperreal); a produção em série; a espontaneidade; a liberdade de expressão, e as normas dissociadas dos valores que orientam o comportamento da alma e do corpo.
07 – OS ASPECTOS RELIGIOSOS E ESPIRITUAIS TÊM O QUÊ?
 	Têm que ser considerados na atenção integral ao paciente dispensada pela equipe de saúde, bem como de compreender o papel desses aspectos no processo de enfrentamento da doença.
 
08 – A HUMANIZAÇÃO COMPREENDE O QUÊ?
A ação ou o efeito de humanizar, de tornar humano ou mais humano; tornar benévolo, afável, sociável, gentil ou amável. 
09 – A ÉTICA COMPREENDE O QUÊ?
Um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
 
10 – A ESPIRITUALIDADE O QUE É?
É a busca do sentido da vida, por meio que transcende a matéria e a capacidade de explicação concreta; portanto, viver com espírito e, por isso, uma dimensão constitutiva do ser humano. 
11 – QUAL O PAPEL DA ÉTICA NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO?
Sua necessidade e pertinência no processo de humanização do ser humano justifica-se por ser o ingrediente fundamental para uma nova abordagem e fundamento indubitável para a melhoria da qualidade de vida.
12 – AUTOCONCEITO O QUE É?
É a ideia que temos de nós mesmos; a imagem que temos de nós mesmos. 
13 – COMO A AUTOESTIMA PODE SER IDENTIFICADA, SEGUNDO ROSENBERG (1965)? 
Como um conjunto de sentimentos e pensamentos do indivíduo sobre seu próprio valor, competência e adequação, que se reflete em uma atitude positiva ou negativa em relação a si mesmo, ou seja, como uma das características mais associadas aos indivíduos mais felizes.
14 – A PÓS-MODERNIDADE COMPREENDE O QUÊ?
A destruição dos referenciais e substituição das grandes narrativas pelos jogos de linguagem; contudo, os fonoaudiólogos adotam novas condutas e posturas, atitudes diferentes daquelas tomadas pelos que trabalhavam com a fala nos séculos passados; porém, o objetivo ainda é o mesmo: cuidar e dar atenção ao paciente. Bauman, porém, prefere chamá-la de modernidade líquida.
15 – A GLOBALIZAÇÃO OU MUNDIALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO É
CARACTERIZADA PELO?
Pelo processo de interligação econômica, política, social e cultural, em nível global, e por avanços tecnológicos: internet, celular, máquinas. 
16 – O QUE SÃO ESPIRITUALIDADE, RELIGIOSIDADE E RELIGIÃO?
A Espiritualidade tem como meta gerar conforto e dar sentido à vida de quem a busca; a Religiosidade é um conjunto de regras e rituais ensinados por um líder, que coloca o homem em um caminho certo para um relacionamento correto com Deus, e a Religião é um conjunto de símbolos e rituais que possuem significados amparados pela crença de um grupo de fieis que se identificam com a organização religiosa.
17 – A HUMANIZAÇÃO PROPÕE A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE VALORES QUE
RESGATEM A DIGNIDADE HUMANA NA ÁREA DA SAÚDE E O EXERCÍCIO DA ÉTICA, AQUI PENSADA COMO UM PRINCÍPIO ORGANIZADOR DA AÇÃO. NESTE CONTEXTO, A ÉTICA RELACIONADA À HUMANIZAÇÃO, BUSCA O QUÊ?
Preocupar-se com o bem-estar pessoal e da coletividade; respeitar os limites; procurar a proximidade com o paciente, buscando a confiança do mesmo.
18 – A GLOBALIZAÇÃO OU MUNDIALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO É
CONSEQUÊNCIA, PRINCIPALMENTE DO QUÊ?
Da expansão dos sistemas de comunicação por satélites, da telefonia, da presença da informática na maior parte dos setores de produção e de serviços, através da internet.
19 – O QUE É O PODER, SEGUNDO KARL MARX?
Marx via o poder como uma forma negativa, pelo qual a burguesia se utilizava para oprimir, explorar e obter lucros sobre o proletariado (operários e camponeses). Como forma negativa todo progresso era remetido em favor do conforto e do enriquecimento da burguesia.
20 – O PÓS-MODERNISMO OU A PÓS-MODERNIDADE (OU AINDA MOVIMENTO PÓS-INDUSTRIAL), O QUE É?
É um processo contemporâneo de mudanças significativas nas tendências artísticas, filosóficas, sociológicas e científicas que surgiram após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e o movimento Modernista.
21 – O QUE É O PODER, SEGUNDO MICHEL FOUCAULT ?
Para ele não existe o poder, mas sim relações de poder, que através de seus mecanismos atua como uma força coagindo, disciplinando e controlando os indivíduos. 
22 – O QUE A HUMANIZAÇÃO PROPOEM?
Propõe a construção coletiva de valores que resgatem a dignidade humana na área da Saúde e o exercício da ética, aqui pensada como um princípio organizador da ação; ou seja, a ética relacionada à humanização, busca preocupar-se com o bem-estar pessoal e da coletividade, pois visa, respeitar os limites, buscando a proximidade e a confiança com o paciente.
23 – A ESPIRITUALIDADE: VISA DIRETAMENTE O QUÊ?
A interioridade das pessoas. A medida que a espiritualidade as impacta na direção da força espiritual de resistência aos males e as doenças, produz efeitos terapêuticos. 
24 – PARA SE DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É PRECISO:
Motivar a si próprio; fazer autocrítica construtiva; manter um bom ambiente; cultivar o controle emocional; a automotivação; a empatia; a aptidão social; a autoconsciência; manter corpo e mente sãos; ser um interlocutor confiável, e arriscar-se a parecer imperfeito.
25 – A ALTERIDADE O QUE É?
É a capacidade de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, ou seja, é a relação que temos com os outros – com consideração, identificação e diálogo com o outro.
26 – FEEDBACK, O QUE É?
É um termo de origem inglesa que não possui uma tradução fidedigna para o português, mas é comumente utilizado com o significado de retorno, resposta a uma solicitação.
27 – A ÉTICA DA SUSTENTABILIDADE SE CONSTRÓI A PARTIR DE QUAIS PRINCÍPIOS
FUNDAMENTAIS?
Da afetividade; do cuidado/compaixão; da cooperação, e da responsabilidade.
 
28 – A PÓS-MODERNIDADE TRABALHA COM A CITAÇÃO DE ESTILOS ANTERIORES EM
UM MESMO EDIFÍCIO E NA RELAÇÃO COM AMBIENTES HETEROGÊNEOS QUE CONVIVEM LADO A LADO, SEM QUE HAJA A PRETENSÃO DE QUE UM ESTILO DOMINANTE SE IMPONHA SOBRE O CONJUNTO. ESSA NOÇÃO DE PÓS-MODERNO IMPLICAEM QUÊ?
Na ruptura, na introdução de um novo aspecto distinto dos padrões anteriores, estando vinculada ainda a episteme moderna: “de quem é possível romper com a tradição e instaurar uma maneira de viver e de pensar absolutamente novas” (Lyotard, 1993: 94).
29 – ESPIRITUALIDADE PODE SER DEFINIDA COMO UMA CRENÇA QUE PODE?
Que pode mobilizar energias e iniciativas extremamente positivas, com enorme potencial para melhorar a qualidade de vida.
30 – A GLOBALIZAÇÃO TEM SUA EXISTÊNCIA LIGADA AO CAPITALISMO, QUE AO
BUSCAR AMPLIAR O MERCADO CONSUMIDOR E DISSEMINAR UMA CULTURA DE MASSA, CONECTOU O MUNDO POR MEIO DE REDES E FLUXOS. TODA A INTERAÇÃO E TROCA DE CONHECIMENTOS SUBSEQUENTE COLOCOU AS PESSOAS EM CONTATO COM OUTRAS REALIDADES QUE NÃO AS SUAS PRÓPRIAS, ORIGINANDO UMA MULTIPLICIDADE DE INFORMAÇÕES E, POSTERIORMENTE, QUESTIONAMENTOS. O FOCO, AGORA, QUAL É?
Encontrar uma verdade universal, uma certeza irrefutável que desse conta de explicar essa gama de realidades.
31 – O QUE DEVE FAZER A HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO?
Quer seja no Direito ou não, deve valorizar o respeito afetivo ao outro, prestigiando a melhoria na vida, através da relação entre as pessoas em geral.
32 – A ESPIRITUALIDADE PODE SER DEFINIDA COMO?
Tudo aquilo que na existência é visto a partir de um novo olhar onde o ser humano vai construindo a sua integralidade e a sua integração com tudo que o cerca.
33 – A GLOBALIZAÇÃO OU MUNDIALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO, COMO É CARACTERIZADA?
Pela integração entre os diferentes países e regiões do globo, que tem o seu ápice no século xxi, auxiliado pela industrialização, automação, informatização, evolução das telecomunicações e pelo desenvolvimento contínuo de tecnologias; pelo fluxo contínuo de pessoas, informações, mercadorias e bens; reflexo do capitalismo, que em sua busca pelo lucro, expandiu fronteiras e interligou continentes e culturas, transformando-os irremediavelmente.
34 – A HUMANIZAÇÃO É A AÇÃO OU EFEITO DE?
Humanizar;tornar humano ou mais humano;tornar benévolo, e tornar afável.
35 – O QUE É A TEORIA DE MASLOW? 
É uma teoria da motivação, onde as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência
 
36 – EM QUE O TRABALHO DO BACHAREL EM DIREITO É PAUTADO?
Por cuidados complexos, individualizado, integral e humanizado – apesar das grandes dificuldades.
37 – PARA REFLEXÃO CRÍTICA.
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana.” (Carl G. Jung)

Continue navegando

Outros materiais