Buscar

Resenha A Educação Proibida

Prévia do material em texto

Filme: A Educação Proibida
Gravado em oito países da América Latina, o documentário problematiza a escola moderna e apresenta alternativas educacionais em mais de 90 entrevistas com educadores. O filme é independente e foi financiado de forma coletiva.
Duração: 145 minutos 
Ano de lançamento: 2012 (Argentina) 
Direção: German Doin e Verónica Guzzo 
A EDUCAÇÃO PROIBIDA é um Documentário produzido em 2012, que questiona a escolarização moderna e propõem um novo modelo de educação..
O objetivo do filme é dar visibilidade a experiências na educação, indo contra ao modelo pedagógico tradicional. O documentário propõe o questionamento das lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação, mostrando experiências educativas não convencionais que mostram a necessidade de um novo modelo educativo, através do depoimento de diversos educadores da América Latina. 
Foram coletadas mais de 90 entrevistas com educadores, acadêmicos, autores, mães e pais, em oito países da América Latina através de 45 experiências educativas não convencionais. 
Um projeto completamente independente de uma magnitude sem precedentes, o que explica a necessidade latente para o crescimento e o surgimento de novas formas de educação.
Existe hoje uma necessidade de se refletir sobre o papel da escola, que precisa se democratizar profundamente. “Muitas vezes, o que acontece nas aulas não coincide com o que se espera dos alunos. Isso ocorre porque a escola mantém uma estrutura rígida, que impõe ideias e esquece- se de promover as experiências de vida”, afirma um dos educadores.
O modelo atual de escola, já existe a mais de 200 anos e ainda é considerado a principal forma de acesso à educação. Atualmente, escola e educação são conceitos muito discutidos em fóruns acadêmicos, políticas públicas, instituições educativas, meios de comunicação e espaços da sociedade civil.
Desde sua origem, a escola tem sido caracterizada por estruturas e práticas que hoje são consideradas obsoletas e ultrapassadas, que não acompanham as necessidades do século XXI. 
O atual sistema "PRUSSIANO" originado do padrão militar de educação da Prússia, no século 18, tem como objetivo gerar pessoas obedientes e competitivas.
As escolas podem ser comparadas à fábricas e presídios, com seus portões, grades e muros; com horários estipulados de entrada e de saída, fardamento obrigatório, intervalos e sirenes indicando o início e o fim das aulas.
Ao longo dos anos, novas propostas de educação, pondo em prática formas de pensar diferentes. "A Educação Proibida" é um documentário que procura recuperar muitas dessas propostas, explorar as ideias e experiências daqueles que ousaram mudar a estrutura do modelo educativo da escola tradicional.
Alguns educadores opinam que a escola é autoritária e possui um sistema seletivo de instrução, visando que apenas alguns cheguem à universidade. 
A Educação Proibida pretende refletir, alimentar e promover o debate social sobre os fundamentos que sustentam a escola, promover o desenvolvimento de uma educação integral centrada no amor, respeito, liberdade e aprendizagem.
Conclusão Pessoal: O documentário nos faz refletir o que pode ser possível fazer para obtermos uma educação de maior qualidade, onde não haja um número tão alto de abandono e desinteresse dos alunos. É preciso estarmos atentos a esta dura realidade para que como futuros profissionais possamos fazer a diferença. 
Bibliografia: 
https://youtu.be/OTerSwwxR9Y

Continue navegando