Buscar

Atividade Discursiva Competências Profissionais

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva
Competências Profissionais - Atuação na Saúde
2º BIMESTRE
Darcy Ribeiro foi um antropólogo, escritor e político brasileiro, com atuação voltada para a educação brasileira, nasceu em Montes Claros em de 26 de outubro de 1922 e faleceu em Brasília no dia 17 de fevereiro de 1997. Foi o principal responsável pelo projeto de lei que deu origem a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, mais conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
As Diretrizes Curriculares Nacionais de todos os cursos da área da saúde foram promulgadas entre os anos de 2001 a 2004, resultado de vários documentos, sendo que um dos principais foram as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Com base em todas estas informações o que a LDB garantiu as universidades?
A implementação das LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) garantiu a independência das faculdades privadas, garantindo o aumento de vagas ofertadas nos vestibulares, logo, maior número de pessoas no nível superior. A lei permite a existência e permanência de programas muito importantes, como o Prouni, por exemplo, que também garante a permanência e ingresso de pessoa. Só em 1996, com a nova LDB, as instituições que oferecem ensino superior ganharam mais autonomia.
A autonomia – que garantiu a liberdade de criação de novos cursos e aumento de vagas sem autorização do Ministério da Educação – impulsionou o crescimento das matrículas nas universidades, especialmente no ensino privado. Na década de 1970, a diferença entre os alunos das instituições particulares (214.285) e das públicas (210.613) era pequena. Em 1997, as matrículas já se concentravam, como hoje, nas privadas. Dos 1,9 milhão de universitários brasileiros daquele ano, 1,1 milhão estudavam em instituições particulares.
“A lei deu espaço para as universidades, mas estabeleceu cobranças do governo ao mesmo tempo. Se olharmos a lei de forma nua e crua, ela engessa algumas atividades, mas como modelo é um avanço”, pondera. Cristiane lembra que a nova lei ampliou os modelos de instituições, dando espaço para centros universitários e faculdades. Por outro lado, determinou que somente as universidades podem validar diplomas.

Continue navegando