Buscar

Quais são os objetivos macroeconômicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quais são os objetivos macroeconômicos?
A macroeconomia trata a evolução da economia como um todo, efetuando analise de comportamento dos agregados. Tratando situações de curto prazo como o desemprego e inflação para isso têm como objetivos:
Instabilidade dos preços: controlando a oferta e demanda para evitar grandes aumentos nos preço, assim por sua vez controla a inflação.
Crescimento Econômico: visa aumentar a renda per capta Nacional, controlando o emprego, a capacidade ociosa, o aumento do produto e estimulando a produtividade estipulando limites para que não haja aumento dos recursos e de avanços tecnológicos.
Distribuição de renda: utiliza como instrumento a politica fiscal para estabelecer uma renda igual e justa entre a população.
Crescimento do Emprego: visa na recuperação do nível potencial de empregos.
Estes objetivos da politica econômica não são independentes uns dos outros, podendo ser conflitante. Crescimento econômico X Distribuição de renda; Redução do desemprego X Preços.
Preocupações/ocupações da macroeconomia?
As principais preocupações da macroeconomia são: 
Constante abertura de novos mercados. 
Aumento constante dos níveis de produção de bens de consumo duráveis e não duráveis. 
Aumento constante dos capitais das empresas.
Quais são as politicas e os instrumentos macroeconômicos?
As politicas Fiscais; Monetária; Cambial e Comercial; e de Renda são o instrumentos utilizados pela macroeconomia.
Explique o que é o principio das vantagens comparativas?
A teoria das vantagens comparativas explica por que o comércio entre dois países, regiões ou pessoas pode ser benéfico, mesmo quando um deles é mais produtivo na fabricação de todos os bens. O que importa aqui não é o custo absoluto de produção, mas a razão de produtividade que cada país possui. O conceito é muito importante para a teoria do comércio internacional moderno.
O que é taxa de câmbio?
A taxa de câmbio é uma relação entre moedas de dois países que resulta no preço de uma delas medido em relação à outra. Mas, além de expressar quantitativamente a condição de troca entre duas moedas, à taxa de câmbio expressa as relações de troca entre dois países. 
O que é concorrência perfeita e monopólio?
Concorrência perfeita descreve tipo de mercados onde mesmo com o grande numero de empresas onde nenhuma tem o poder de mercado para definir o preço de um produto. 
O monopólio caracteriza uma condição contraria sendo um comércio abusivo que consiste em um indivíduo ou grupo que tornar-se único possuidor de determinado produto para, na falta de competidores, poder vendê-lo por preço exorbitante.
Explique o que é inflação?
É o aumento persistente e generalizado nos valores dos preços, quando a inflação chega a zero, dizemos que houve uma instabilidade dos preços.
O que é crescimento econômico e desenvolvimento econômico?
O crescimento econômico é a mudança quantitativa ou expansão na economia de um país. E o desenvolvimento econômico é a mudança qualitativa na economia de um país em conectado com o processo tecnológico social.
O que é função de crescimento ou função de produção agregada?
É o índice ou a forma utilizado para analisar as diferenças de desenvolvimento entre os países a partir dos elementos que constituem a camada função de produção agregada do país. O crescimento da produção e da renda decorre das variações na quantidade e na qualidade de dois insumos básicos: capital e mão-de-obra.
Quais os passos da teoria de Rostow?
Rostow dividiu sua teoria em cinco passos sendo:
 
Sociedade tradicional: aquela em que o nível de produção per capita é limitado. Essa limitação ocorre graças à baixa produtividade ocasionada principalmente pela falta de tecnologia.
 
Precondições para o arranco: Nessa fase, passa a haver a aplicação da ciência moderna na produção agrícola e industrial, num ambiente de expansão internacional, surgindo grandes empreendedores visando a obtenção de polpudos lucros, embora correndo riscos.
 
O arranco: representa o rompimento de todas as resistências ao desenvolvimento e à difusão do progresso tecnológico por toda a sociedade. Surgem novas técnicas agrícolas e industriais. Onde a agricultura sofre um profundo processo de mudança, transformando o antigo fazendeiro em empresário agrícola.
A marcha para a maturidade: representando o momento em que o crescimento da produção já supera o crescimento demográfico Nesse período, a economia experimenta o surgimento de inúmeras novas indústrias, além de inédita expansão do comércio internacional.
A era do consumo em massa: período em que a renda per capita já garante para uma grande maioria dos consumidores um elevado padrão de vida. Nessa fase, a população é predominantemente urbana e o consumo é direcionado para os bens duráveis; a preocupação com o desenvolvimento tecnológico cede seu espaço aos anseios por bem-estar social.
O que eram os títulos subprime? Em que consistiam estes empréstimos?
Subprime  é nome dado aos títulos de créditos sem muito valor? Consiste na liberação de créditos bancário para pessoas sem capacidade financeira com a utilização de imóveis onde os mesmo eram dados como garantia na obtenção de empréstimo.

Continue navegando