PCC ECOSSISTEMAS TERRESTRES
8 pág.

PCC ECOSSISTEMAS TERRESTRES


DisciplinaEcossistemas Terrestres130 materiais302 seguidores
Pré-visualização1 página
UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
Amanda Silva Bento
RA1815342
Prática como Componente Curricular
Ciências Biológicas
Cambuí
2018
Amanda Silva Bento
RA1815342
PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
ECOSSISTEMAS TERRESTRES
PARQUES NACIONAIS
Cambuí
2018
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO..........................................................................................1
2.0 CARACTERIZAÇÕES DO PARQUE........................................................1
3.0 ECOSSISTEMA \u2013 CARACTERÍSTICAS...................................................3
4.0 COMPOSIÇÕES FLORÍSTICA E FAUNÍSTICA. .....................................3
5.0 CONCLUSÃO............................................................................................4
 1.0 INTRODUÇÃO
 Em 10 de Janeiro de 1939 foi criado o Parque Nacional do Iguaçu, possuindo uma superfície de 185.262 hectares e um perímetro de mais ou menos 420 km. O Parque (PNI) situa-se no lado sudoeste do Estado do Paraná, fazendo divisa norte com a antiga estrada de rodagem Cascavel \u2013 Foz do Iguaçu e a BR 277, a leste faz divisa com o Rio Gonçalves Dias, a oeste com o Rio São João, e ao sul está limitado com o Rio Iguaçu.
 A primeira proposta para criação do Parque se deu por volta de 1876, pelo Engenheiro André Rebouças. Logo, em 1916, Santo Dumont, ao conhecer as cataratas do Rio Iguaçu pressionou o então governador do Paraná, Afonso Camargo, para que ali viesse a ser um Parque Nacional. A partir daí a área foi desapropriada e o local passou a ser de interesse público.
2.0 CARACTERIZAÇÕES DO PARQUE
 Criado e aprovado em 1939, pelo decreto N° 1035, o Parque Nacional do Iguaçu abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil. A variedade biológica, juntamente com a rara beleza das cataratas, fez do parque a primeira unidade de conservação do Brasil a ser instituída como sítio do Patrimônio mundial natural pela UNESCO, em 1986.
 Unido a Argentina pelo Rio Iguaçu o parque integra o mais importante contínuo biológico do Centro Sul da América do Sul. Brasileiros e Argentinos não medem esforços em relação a preservação deste tão importante patrimônio mundial.
 As cataratas do Iguaçu são sem sombra de dúvidas a mais atraente entre todas as belezas do parque. Esta possui uma queda d\u2019água gigante que acumula tantas outras quedas d\u2019águas, variando seu volume de acordo com as estações do ano. 
Figura 1: Parque Nacional do Iguaçu. (Fonte: http://sigep.cprm.gov.br).
Figura 2: Cataratas do Iguaçu. (Fonte: http://www.iguiecologia.com).
A Vegetação se da por dois tipos de clima: tropical, com intensas chuvas de verão. E subtropical, sem período seco, mas com seca fisiológica provocada pelo intenso frio de inverno.
Quanto a biodiversidade, foram registradas muitas espécies diferentes, sendo, espécies de borboletas, mamíferos, anfíbios, serpentes, lagartos, peixes e aves. 
 Um dos ecossistemas mais importantes do parque é a Mata Atlântica, que esta entre os cinco biomas mais ricos em diversidade biológica do mundo. Entretanto, é um dos ecossistemas mais ameaçados atualmente. Servindo de abrigo, a Mata Atlântica acolhe uma das espécies mais raras como onça pintada.
A mata subtropical é predominantemente na região do Parque Nacional do Iguaçu e Floresta Tropical de várzea, nas margens dos rios Paraná e Iguaçu. Seu relevo apresenta encostas levemente onduladas com altitude média de 192 metros, com solos de textura argilosa, de origem eruptiva, profundos e ricos em matéria orgânica.
3.0 ECOSSISTEMA - CARACTERÍSTICAS:
Identificação do ecossistema:
No Parque Nacional do Iguaçu contém um ecossistema de extrema importância, a Mata Atlântica, sendo ela a única reserva de Mata Atlântica remanescente no oeste do Paraná. Nesse território é possível encontrar espécies raras de animais, jacaré, anta, entre outros.
4.0 COMPOSIÇÕES FLORÍSTICA E FAUNÍSTICA:
FAUNA
 O Parque do Iguaçu possui uma fauna extremamente rica, contendo mais de 700 espécies de animais, inclusive alguns em extinção, como o veado mateiro, a onça pintada e o papagaio-de-peito-roxo. Além desses temos outras espécies, guaxinim, veado, anta, capivara, macaco-prego, jacaré-do-papo-amarelo e o quati, animal que se tornou símbolo do parque. Como representantes da classe dos ofídios, tem coral, cascavel, jararaca, jararacuçu. 
 Já nas águas do parque são encontrados peixes como o pintado, o dourado, a saicanga, o cascudinho, o lambari e o canivete.
Figura 3: Guaxinins que habitam o parque.
 (Fonte: http://www.comboiguassu.com.br).
Figura 4: Papagaio-do-peito-roxo (Fonte: http://g1.globo.com).
FLORA
 Possuindo figueiras bravas , a mata densa também é rica em canelas, imbuias, pau marfim, cedro, peroba, ipês, e tantos outros, Não menos importantes são os vegetais de tamanho pequeno e médio, como xaxim, o palmito, a laranjeira-do-mato, as bromélias e orquídeas, sem falar das lindas araucárias, que tem como principal representante o pinheiro-do-paraná.
Figura 5: Flora do Parque do Iguaçu. (Fonte: http://puertoiguazu.net)
5.0 CONCLUSÃO
 A Mata Atlântica é um ecossistema muito rico em biodiversidades, no entanto, é um dos biomas mais ameaçados do planeta. Esta região abriga belíssimas paisagens, cuja proteção é essencial ao desenvolvimento do ecoturismo, um das atividades econômicas que mais cresce no mundo.
 O cuidar desse ecossistema significa zelar pelo lar de cerca de 60% da população brasileira, sua preservação é de extrema importância, além de assegurar a fertilidade do solo da região,ela também regula o fluxo dos mananciais hídricos, controla o equilíbrio climático, serve de fonte de alimentos e plantas medicinais, entre outros.
 Zelar deste bem é zelar pela nossa própria vida!
6.0 REFERÊNCIAS 
http://www.caravanadaaventura.com.br/mapa-da-aventura/parques/sul/item/parque-nacional-do-iguacu
http://sigep.cprm.gov.br/sitio011/sitio011.htm
http://puertoiguazu.net
http://g1.globo.com
http://www.comboiguassu.com.br
Lucilene
Lucilene fez um comentário
Oi vc tem o pcc de ecossistemas aquáticos?
0 aprovações
Carregar mais